Avançar para o conteúdo principal

O Segredo (Parte VIII)


                                                                        Foto by Pinterest

Parte I/ Parte II/ Parte III/ Parte IV/ Parte V/ Parte VI/ 

Olá! Com o aproximar do fim desta história, ainda nem tudo foi revelado, para não perderem no que já foi relatado aqui fica os vários Posts onde podem ler a historia do inicio.

"(Lisy espreguiça-se e Nanny ao ouvir o barulho diz:

Nanny- Então, dormiram ai?

Lisy- Bom dia, Nanny. O pequeno – almoço já está pronto?
É que eu estou a morrer de fome...

Nanny- Sim menina, tal como gosta, bacon, ovos mexidos, salsichas e o resto que a menina possa imaginar.

Lisy- Já estou com água na boca.
Frank...acorda. Oh dorminhoco, está na hora de levantar.

Frank- Sim... ai, ai as minhas costas...

Lisy- Pois, é que isto não é propriamente uma cama.
Levanta-te que isso já passa, vá lá...

(Lisy levanta-se e dirige-se à mesa, ouve-se Frank a pensar):

Voz Off de Frank- Assustei-me tanto ontem à noite, estou sempre com medo que aconteça alguma coisa de mal a Lisy.
Todas aquelas histórias que ela me conta, as coisas que ela diz ver e sonhar...será que ela tem algum problema?
Ouve-se tanto falar de esquizofrenia. Não, não pode ser...ela sempre foi muito saudável.

Lisy- Frank? Acorda dorminhoco, se não vens vou comer o teu pequeno – almoço também, olha que está delicioso!

(Frank levanta-se, dá um beijo na testa de Lisy, olha para a mesa e diz):

Frank- O teu pequeno – almoço é assim todos os dias?

Lisy- Ás vezes, sabes o ar do campo abre-me o apetite.

Frank- Pois, eu é que não estou habituado a comer tanto de manhã.
Se comesse, por esta altura já não me mexia de tão gordo que estava...

Lisy- Mas hoje vais comer... vá serve-te.

(Peter entra em cena, dirige-se à mesa, senta-se numa cadeira.
Lisy olha-o quase implorando com o olhar para que saia.
Peter esboça um sorriso, gozando com a situação. Frank continua a comer até que olha para Lisy e apercebe-se da sua expressão assustada e pergunta-lhe):

Frank- Sentes-te bem? Que cara, parece que viste um fantasma...

Lisy- Quem, eu? Não....

(Frank tenta agir normalmente, mas está atento aos movimentos de Lisy, até que se apercebe que ela olha para a cadeira onde está Peter. Ele apenas vê uma sombra, assusta-se e quase deixa cair a chávena.
Respira fundo, pois não quer dar parte fraca e pensa alto):

Voz de Frank- Eu não vou entrar nesta paranóia, não... nem pensar nisso.
Eu não vi nada... é tudo imaginação...

(Peter ri-se e diz a Lisy):

Peter- Coitado do Frank, deve estar a pensar que está doido...
Desculpa estar-me a rir, mas isto tem muita piada, não tem mana...

(Nanny entra em cena, apercebe-se de Peter e fica nervosa.
Lisy diz-lhe):

Lisy- Nanny, senta-te. Come qualquer coisa connosco.

A minha intenção era que Nanny se sentasse onde estava Peter, só assim teria a certeza que tudo aquilo era imaginação minha. Mas Nanny não se sentou, aliás até se afastou um pouco da mesa depois de se ter servido.

Lisy- Então não te sentas? Estás de pé porquê?

Nanny- Por nada menina, não me apetece sentar e tenho muito que fazer na cozinha...

Lisy- Já vais para a cozinha, senta-te aqui ao pé de mim...

Nanny- Não menina, não quero sentar-me... Com licença...

(Nanny vira as costas para sair de cena)

Lisy- Nanny... esta noite sonhei com os meus pais. Sonhei também com aquela senhora que já te falei uma vez... Eles conheciam-se... o meu pai parecia não gostar muito dela...

Nanny- Os sonhos outra vez...

Lisy- Eles falaram de ti... Nanny, eu já sei tudo...

Nanny- Tudo o quê menina, não compreendo...

Lisy- Sobre os meus pais, sobre ti... sobre todos os segredos que esta casa esconde.
Agora compreendo o porquê da minha mãe não gostar desta casa...

Nanny- Menina, não leve a mal a sua mãezinha, deixe-a estar em descanso onde quer que ela esteja...

Lisy- Para ela descansar, ela sabe perfeitamente que tem que dar descanso a outra pessoa primeiro...à tua mãe, Nanny.

(Frank interrompe Lisy dizendo)

Frank- Lisy, já é hora de pararmos com esta história, isto está a tornar-se numa obsessão para ti, já chega!

Lisy- Não Frank, eu ontem não te contei o sonho que tive.
Eu agora já sei de tudo, já sei que os meus pais eram pessoas frias, principalmente o meu pai era uma pessoa insensível e que a minha mãe era completamente manipulada por ele e por isso nunca admitiu que tinha uma irmã, tudo porque a sociedade não permitia escândalos.
É difícil aceitar que fui criada por pessoas destas... eu não sou assim!

Frank- Também não entendo como é que tu, sendo uma mulher moderna, consegue acreditar em sonhos, visões e coisas do género.

Lisy- Tu não entendes. É a minha vida, é a história da minha vida que está em jogo, durante anos eu desconheci que a minha família era assim, sempre vi os meus pais como heróis, algo de intocável e enganei-me muito. Chego a pensar que a morte deles foi um castigo de Deus por todo o mal que eles fizeram enquanto vivos.

Frank- Tens o direito de te indignar com estes factos, mas tens que seguir com a vida para a frente. Chega de te martirizar com actos que não cometeste...

Lisy- Mas como queres que eu siga com a minha vida, se toda ela foi uma mentira, se fui criada por uma tia, enquanto eu a tratava como se fosse uma simples Nanny? Não é justo...

Frank- Ainda vais a tempo de retribuir toda a atenção, carinho e amor que a Nanny te deu ao longo destes anos...

Nanny- Eu não preciso de mais nada menino, sinto-me muito feliz aqui e a Lisy para mim é a minha família. Chega-me isso.

Frank- Vês Lisy, não existe razão para continuares com esta história.

Lisy- Tens razão Frank, eu juro que vou tentar ultrapassar esta situação... quero só fazer uma última coisa...

(Frank olha para Lisy com ar de reprovação):

Lisy- Não olhes para mim dessa maneira, eles vão pedir perdão à mãe da Nanny.

Nanny- Não há necessidade de fazer isso...

Lisy- Há e eu vou faze-lo, é uma questão de honra.
Esta noite depois do jantar, vamos reunirmo-nos e vamos resolver esta questão.

Nanny- E se eles não quiserem aparecer? Eles só aparecem quando querem...

Lisy- Fica descansada que eles aparecem.

Frank- Então e vamos falar com quem, com fantasmas?

Lisy- Não brinques, isto é um assunto sério.

Frank- Seríssimo, com certeza que sim minha querida, ninguém põe isso em causa. Mas tens que admitir que é uma situação louca, quase ridícula. Hoje, depois do jantar vamos tomar café com os espíritos do passado.
Que tal, soa bem?

Lisy- Já chega Frank...

Frank- Desculpa, estou a exagerar, vou até ao jardim, não queres vir comigo?

Lisy- Não, vou ficar a ler um pouco. Até já.

Frank- Até já.

Todos saíram e fiquei ali sozinha. Estava furiosa com o Frank, como podia brincar com uma coisa tão séria? De qualquer maneira eu entendia-o, não sabia como lidar com situações destas e eu também não. Mas tinha a certeza que ia correr tudo bem.
Abri aquele livro para tentar relaxar e nem me lembrei que o Peter ainda estava na sala.

(Peter levanta-se e vem sentar-se perto de Lisy)

Peter- Mana, tens a certeza que queres fazer isto esta noite?

Lisy- Ai Peter que susto. Não voltes a fazer isto, ouvis-te?
E sim, tenho a certeza que quero fazer isto esta noite.

Peter- Mana, que agressiva, perguntei por perguntar, não te irrites.
Só acho que ainda arranjas é uma guerra nesta casa.

Lisy- Não vai haver guerra nenhuma, não adianta  quererem que eu desista, eles vão pedir perdão à mãe da Nanny.

Peter- Pronto maninha, já cá não está quem falou. O que estás a ler?
O manual de como lidar com fantasmas e almas penadas?

Lisy- Também tu? Não me enerves, vai-te embora e deixa-me sozinha...

(Peter sai e Lisy tenta concentrar-se no livro mas não consegue)


Preciso sair de casa, vou ter com o Frank ao jardim. (...)"


Para a semana há mais...
Beijos e abraços!
Sandra C.






Comentários

  1. A Lisy é uma mulher de armas e bem decidida! Estou a adorar a intensidade deste enredo *-*

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado minha querida... está quase, quase a terminar!!

      Beijinhos
      Sandra C.
      bluestrass.blogspot.com

      Eliminar
  2. r: Muito obrigada :)
    É no Parque do Bom Jesus, em Braga

    Sim, sem dúvida, pode mesmo. Sou apologista que devemos dizer o que sentimos, porque a(s) outra(s) pessoa(s) merecem(m) ouvir. No entanto, de nada vale fazê-lo se as atitudes não corresponderem

    Agradeço, de coração. Significa muito ler isso *-*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho fotos lindissimas no Bom Jesus!

      Sim sem dúvida que é importante dizer!!

      Não tens de agradecer! É efectivamente merecido!!

      Beijinhos
      Sandra C.
      bluestrass.blogspot.com

      Eliminar
  3. r: Nada que agradecer, são merecidas :)
    «O nosso amor é como o vento» também está quase a terminar

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

A origem das coisas...

Todos os dias fazemos pequenos gestos e usamos alguns produtos que se tornam num ritual diário. Por exemplo, com certeza que usa sabonete, ou mesmo gel de banho todos os dias.  Já alguma vez se perguntou porque o fazemos, ou qual é o sua origem? O sabonete é um produto muito antigo, os primeiros vestígios deste produto, foram encontradas na era de 2800 A.C., durante as escavações da antiga Babilónia. Na era de 1500 A.C. os antigos egípcios usavam uma mistura de óleos animal e vegetal com sais alcalinos para criar um material semelhante ao sabão, este era usado para tratar de doenças. Na era de 600 A.C. os fenícios confeccionavam uma mistura de terra argilosa com cinzas de madeira ou calcário para limpar o corpo. Este produto correu as rotas do comércio, até chegar à Europa, no entanto esta técnica não foi utilizada pelos Romanos, durante cerca de 600 anos.A partir do I século D.C. o fabrico do sabão foi evoluindo consideravelmente, desde o cozimento do sebo de carneiro com cinzas de

Entrevista - Isabel Moura Pinto - Uma Força da Natureza!

  Bom dia! Hoje deixo-vos a ultima entrevista do mês de Março de 2024.  Neste dia tão importante para mim, tinha de trazer ao blog alguém ligado à arte do teatro e à cultura em si . Trago-vos então a Isabel Moura Pinto, uma mulher de uma garra incrível, uma consciência cultural fantástica e uma inspiração! Conhecia-a em 2022 numa reunião de um projecto teatral e nunca mais nos "deslargamos".  Se hoje faço parte do TEO - Teatro Experimental de Odivelas, o devo ao convite da Isabel. Deixo-vos então a entrevista. - Quem vive na zona de Odivelas a tua cara já não é estranha, mas para quem não te conhece, quem é a Isabel Moura Pinto? Apaixonada desde sempre pelo teatro. A Beatriz Costa era prima da minha mãe e como era uma celebridade talvez isso me tenha influenciado. De qualquer forma, era uma criança solitária e distraía-me sozinha criando personagens. O teatro também esteve presente na minha vida académica. Estive 10 anos fora e desde que regressei a Odivelas comecei a partici

País do NÃO, País do SIM

  Bom dia! Hoje comemora-se os 50 anos do 25 Abril. Como diz o meu pai "Como assim 50 anos?" Mas é verdade, já lá vão 50 anos. 50 anos depois de finalmente o povo poder sair à rua, sem medo... Deixo-vos um vídeo com texto de minha autoria. O desenho do cravo final, é da autoria da Carol. País do NÃO, País do SIM "Até Abril florir, Portugal era o país do Não. Não podes ser, Não podes ler,  Não podes ter, Não PODES! Não podes! Quantos homens não puderam ser felizes, porque uma guerra consumiu-lhes a vida? Quantos livros não foram lidos, porque eram impróprios? Quantas opiniões se perderam, porque foram encarceradas? Quantas músicas foram ouvidas em surdina? Quantos homens e mulheres tiveram de abandonar o seu país, para salvaguardar as suas vidas e os seus ideais? Após Abril florir, o povo saiu à rua! Após Abril florir nunca mais se deixou de cantar uma canção! Abril floriu, mas muitos não sabem que flor foi essa que nasceu nessa madrugada . Porque os livros não contam, qu