Avançar para o conteúdo principal

O Segredo (Parte IV)


                   Foto by Pinterest

Hoje trago-vos mais um excerto deste texto. E o que vos posso desvendar mais?
Posso dizer-vos que a inspiração veio de vivências, assim como também do dito filme que vos falei na semana passada. Como ninguém avançou com ideias, eu digo-vos que estou a falar da "Casa dos Espíritos" da Isabel Allende.
Posso-vos também dizer que a narradora (ou a voz dela/Lisy) encontra-se presente, ao longo de todo o texto.

"(...) Estava a ler para me manter calma, estava num tal estado de ansiedade. 
A todo o momento esperava que Frank entrasse pela sala dentro. 
Tinha tantas saudades dele...
De repente começo a sentir perto do meu pescoço uma brisa, um sopro fresco que não sabia de onde vinha. Senti a espinha a arrepiar-se, voltei-me intrigada... e nada, ninguém, nem uma janela aberta.
Continuei a ler, eu bem tentava manter-me concentrada, mas existia algo naquela sala que teimava em desconcentrar-me. Voltei a sentir a brisa. 

(De repente ouve-se um murmúrio):

Peter- Lisy, anda brincar comigo. Vamos brincar às escondidas.

(Lisy larga o livro, levanta-se e pergunta):

Lisy- Quem está ai?

(Silêncio)

Quem é que está a falar comigo?

(Peter ri-se e responde-lhe):

Peter- Lisy, sou eu. Já não te recordas de mim?

(Lisy mostra-se intrigada, mas volta a sentar-se e abre o livro de novo.
Pouco tempo depois entra Frank e dirige-se às costas da Chaise Long e acaricia os cabelos de Lisy. Ela responde):

Lisy- Não, não conheço a tua voz, talvez se tu me quiseres ajudar eu me consiga lembrar.

Frank- Então não me conheces? Muito bem.
Então acho que me posso ir embora. Adeus.

Lisy- Frank, meu querido. Tenho tantas saudades tuas.

Frank- Então em que ficamos? Afinal conheces-me ou nem por isso?

Lisy- Não ligues, estava só a falar alto.

E abraçamo-nos. O meu coração batia tão forte, que parecia querer sair do peito. Que emoção voltar a tê-lo perto de mim. 
Era difícil admiti-lo, mas gostava mesmo dele. Ouvir a sua voz era como música para o meu coração.

Frank- Então Lisy, conta-me as novidades!

Lisy- As novidades já são velhas, não há nada de novo.
E Londres, como está a cidade da pasmaceira?

Frank- Não digas isso? Não sejas injusta.

Lisy- Eu, injusta? Eu não sou injusta, é o que sinto.
Aquelas pessoas fazem-me impressão, são tão hipócritas, só olham para o próprio umbigo, só se preocupam com o seu bem - estar, tudo o resto à volta é como se não existisse.

Frank- Muito bem. Então, se eu também estou incluído nesse rol dos hipócritas e egoístas, não sei o que estou a fazer aqui...

Lisy- Não Frank, tu sabes que não estou a falar de ti.
Não me interpretes mal, tu não és assim.

Frank- Se tu o dizes, fico muito mais descansado. Sabe mesmo bem voltar ao campo, o ar que se respira é outro.

Eu olhava para Frank. Deu-me uma vontade de lhe dizer o quanto gostava dele, o quanto morria de ciúmes só de pensar em todas aquelas meninas coquetes que andavam de volta dele. 
Mas tinha medo de o perder, preferia usufruir da sua companhia.

Frank- O que se passa? Estás a olhar para mim? Tenho alguma nódoa no casaco?

Lisy- Não, não tens nada. Estava só a olhar para ti, há tanto tempo que não faço isso. Gosto muito de te olhar.

Frank- Estás a deixar-me sem jeito. Estás cada dia mais bonita, os teus olhos cada vez brilham mais.

Lisy- É de felicidade. Apesar da companhia da Nanny e do Olivier, sinto-me muito sozinha... sinto falta de conversar contigo.
Passávamos tantas horas na conversa... estou aqui há um mês e para falar com alguém, quase que tenho de forçar a Nanny a sentar-se ao pé de mim, se não fosse assim, falaria apenas com as paredes.

Frank- Minha querida... não te quiseste afastar de tudo? O preço por querermos ser diferentes paga-se caro...

Lisy- Não vamos falar disso agora, conta-me como vai o teu trabalho?

Frank- Nesta altura do ano pouco há para fazer, as pessoas vêm todas para o campo passar férias, tenho o consultório às moscas...

Lisy- É normal, não há ninguém que não esteja saturado da vida que leva naquela cidade. Mas nem tudo é mau, pelo menos pudeste tirar umas férias e eu usufruo da tua companhia.

Frank- E os teus sonhos? Continuas a tê-los?

Lisy- Oh Frank eu bem tento não pensar em tal coisa, mas não consigo.
Agora já não são só sonhos, ainda há pouco antes de chegares, comecei a ouvir a voz de uma criança a pedir para eu ir brincar com ela.
Eu vou dar em doída com isto...

Frank- Tem calma, não penses assim, para tudo existe uma explicação.

Lisy- Não sei... acho que começo a duvidar dessas explicações.
Eu sei que tu és médico, mas acho que não me consegues convencer.

Frank- Tens de confiar mais em ti Lisy. Se não te convenceres que vais encontrar uma solução para esta questão, vais continuar a atormentar-te, quando o intuito deste retiro seria encontrares-te a ti própria.

(Por momentos fica-se em silêncio e Frank reflecte sobre o que disse):

Desculpa-me Lisy, não queria ser bruto contigo, acho que estou cansado da viagem. Vou até ao quarto, tomar um banho e mudar de roupa, desço para jantar. Não ficas aborrecida que te deixe sozinha, pois não?

Lisy- Não, vai descansar. Eu fico bem não te preocupes...

(Frank sai de cena. Lisy fica sozinha. Apesar de inquieta começa a ler.
Após um breve momento, olha o infinito e diz):

Porquê? Porquê eu? Eu só queria viver a minha vida tranquilamente, mais nada. Será que é pedir muito?(...)"

Aqui fica mais um excerto deste texto....
Espero que gostem.

Beijos e abraços
Sandra C.

Comentários

  1. Esta parte desconcertou-me! Esta história está cada vez melhor. Obrigada por teres decidido partilhá-la *-*

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

A origem das coisas...

Todos os dias fazemos pequenos gestos e usamos alguns produtos que se tornam num ritual diário. Por exemplo, com certeza que usa sabonete, ou mesmo gel de banho todos os dias.  Já alguma vez se perguntou porque o fazemos, ou qual é o sua origem? O sabonete é um produto muito antigo, os primeiros vestígios deste produto, foram encontradas na era de 2800 A.C., durante as escavações da antiga Babilónia. Na era de 1500 A.C. os antigos egípcios usavam uma mistura de óleos animal e vegetal com sais alcalinos para criar um material semelhante ao sabão, este era usado para tratar de doenças. Na era de 600 A.C. os fenícios confeccionavam uma mistura de terra argilosa com cinzas de madeira ou calcário para limpar o corpo. Este produto correu as rotas do comércio, até chegar à Europa, no entanto esta técnica não foi utilizada pelos Romanos, durante cerca de 600 anos.A partir do I século D.C. o fabrico do sabão foi evoluindo consideravelmente, desde o cozimento do sebo de carneiro com cinzas de

Entrevista - Isabel Moura Pinto - Uma Força da Natureza!

  Bom dia! Hoje deixo-vos a ultima entrevista do mês de Março de 2024.  Neste dia tão importante para mim, tinha de trazer ao blog alguém ligado à arte do teatro e à cultura em si . Trago-vos então a Isabel Moura Pinto, uma mulher de uma garra incrível, uma consciência cultural fantástica e uma inspiração! Conhecia-a em 2022 numa reunião de um projecto teatral e nunca mais nos "deslargamos".  Se hoje faço parte do TEO - Teatro Experimental de Odivelas, o devo ao convite da Isabel. Deixo-vos então a entrevista. - Quem vive na zona de Odivelas a tua cara já não é estranha, mas para quem não te conhece, quem é a Isabel Moura Pinto? Apaixonada desde sempre pelo teatro. A Beatriz Costa era prima da minha mãe e como era uma celebridade talvez isso me tenha influenciado. De qualquer forma, era uma criança solitária e distraía-me sozinha criando personagens. O teatro também esteve presente na minha vida académica. Estive 10 anos fora e desde que regressei a Odivelas comecei a partici

País do NÃO, País do SIM

  Bom dia! Hoje comemora-se os 50 anos do 25 Abril. Como diz o meu pai "Como assim 50 anos?" Mas é verdade, já lá vão 50 anos. 50 anos depois de finalmente o povo poder sair à rua, sem medo... Deixo-vos um vídeo com texto de minha autoria. O desenho do cravo final, é da autoria da Carol. País do NÃO, País do SIM "Até Abril florir, Portugal era o país do Não. Não podes ser, Não podes ler,  Não podes ter, Não PODES! Não podes! Quantos homens não puderam ser felizes, porque uma guerra consumiu-lhes a vida? Quantos livros não foram lidos, porque eram impróprios? Quantas opiniões se perderam, porque foram encarceradas? Quantas músicas foram ouvidas em surdina? Quantos homens e mulheres tiveram de abandonar o seu país, para salvaguardar as suas vidas e os seus ideais? Após Abril florir, o povo saiu à rua! Após Abril florir nunca mais se deixou de cantar uma canção! Abril floriu, mas muitos não sabem que flor foi essa que nasceu nessa madrugada . Porque os livros não contam, qu