Avançar para o conteúdo principal

O Segredo (Parte V)


                                                               Image from Pinterest 

Aqui vos deixo mais um excerto da peça "O Segredo". Esta peça tal como outras que escrevi nunca chegaram ao palco. A nível de encenação seria pouco provável a existência de alguns
artefactos em cena, como o caso do piano.

"(Ouve-se a voz de Peter num tom brincalhão imitando Frank):

Peter- “Tens de ter calma, tens de confiar mais em ti Lisy”.
Pois é, tens de confiar mais em ti...

(Lisy dá um salto da Chaise Long):

Lisy- Outra vez? Mas afinal quem és tu?

(Peter entra em palco e vai sentar-se ao lado de Lisy)

Peter- Eu? Queres mesmo saber?
É normal que não te recordes de mim. Quando eu morri, ainda eras tão pequenina...

(Baixando a cabeça envergonhado)

Eu tinha tantos ciúmes de ti. Deus castigou-me.

Lisy- (Perplexa) Pequenina? Tinhas ciúmes?

Peter- Tinha mana, tinha ciúmes porque a mãe dava-te mais atenção do que a mim. Depois comecei a não comer, a não brincar e depois...
Deus castigou-me, levou-me com ele quando tu tinhas um ano.

Lisy- Então quer dizer que tu... tu és meu irmão?
Mas como, se nunca ninguém me disse que eu tive irmãos?

Peter- Pois, pergunta à Nanny, pode ser que ela consiga responder.

Lisy- A Nanny...
Tu por acaso sabes quem são as outras pessoas dos meus sonhos?

Peter- Não me faças mais perguntas, agora que sabes quem eu sou, tenta tu também arranjares soluções para o teu quebra-cabeças.

(Peter sai da sala, Lisy começa a andar de um lado para o outro impaciente e chama Nanny)

Lisy- Nanny, Nanny chega aqui. Estás a ouvir?

Nanny- Chamou-me menina?

Lisy- Sim, chamei. Nós precisamos de conversar.

Nanny- Ai menina, agora não que tenho o jantar ao lume...

Lisy- Então depois do jantar, não te escapas, quero mesmo falar contigo.

(As luzes do palco baixam e quando sobem já se encontra Lisy e Frank a tomar café sentados na Chaise Long)

Lisy- Nanny, chega aqui.

Nanny- Sim menina, diga...

Lisy- Senta-te aqui ao pé de nós, vamos falar um bocadinho...

Nanny- Ai menina, mas eu vou falar sobre o quê? Eu não tenho assuntos interessantes para falar como os meninos.

Lisy- Não digas isso, não sejas tonta e senta-te aqui ao pé de nós  .

Nanny- Com licença menina, obrigado.

Lisy- Nanny, tu sabes que eu estou a passar uma fase difícil da minha vida, que me isolei, que vim para Glasgow para encontrar um pouco de paz que em Londres não tinha. Procurei esta paz para encontrar respostas às minhas dúvidas e acho que comecei a encontrar o caminho certo. Ainda há pouco antes do jantar, vivi mais uma daquelas situações estranhas e nem sequer foi um sonho, foi até bem real.
Foi logo depois de teres saído,

(dirigindo-se a Frank)

Estava aqui sentada, quando ouvi a voz daquela criança, a brincar com o que tínhamos estado a falar há pouco.
Fiquei completamente apavorada quando o vejo entrar pela sala dentro e se veio sentar ao pé de mim aqui.
Aquela criança começou a tratar-me por mana e a dizer que tinha ciúmes de mim e que por isso Deus castigou-o e levou-o com ele. Nem queria acreditar no que ouvia.
Como é que eu tive um irmão e nunca ninguém me falou em tal coisa?
Eu tinha o direito de saber?
Porque esconderam este segredo de mim?

Nanny- Oh menina, perdoe-me... mas a sua mãezinha fez-me prometer que nunca lhe iria contar nada. Já bastou o que ela sofreu...

Lisy- Mas porquê? Eu quero que me contes tudo, o que se passou, porque é que ele morreu?

Nanny- O Peter era uma criança muito forte, quando a menina nasceu ele ficou tão feliz, mas a alegria foi curta... quando ele se apercebeu que afinal o bebé que acabara de nascer não era um menino, mas sim uma menina e que dificilmente iria partilhar as suas brincadeiras, aquela criança ficou destroçada, pouco tempo depois começou a ter comportamentos estranhos, aos poucos deixou de comer, de brincar, de fazer tudo o que uma criança normal fazia.
Até que uma noite, depois de já estarmos todos a dormir, o Peter saiu para a rua.
Nessa noite estava uma grande tempestade, o seu pai ainda conseguiu ouvir a porta de casa a bater. Ainda pensou que fosse o vento, levantou-se e como habitual passou no quarto do menino... mas ele não estava lá.
Para não preocupar a sua mãe, ele foi à procura do Peter...mas já foi tarde de mais... quando ele saiu de casa começou a trovejar e um raio caiu mesmo em cima dele. Já nada havia a fazer.
Foram tempos difíceis, a sua mãe culpava-se pela morte do seu irmão, dizia que não tinha sido uma boa mãe.
A partir desse dia, a palavra morte e o assunto do seu irmão passaram a ser assuntos proibidos nesta casa.

Lisy- Nanny, desculpa te obrigar a recordar algo tão desagradável.
Mas eu tinha o direito de saber, faz parte de mim, faz parte da minha história, compreendes? 

Nanny- Sim menina, compreendo. Já muitas vezes tinha pensado em contar-lhe isto, mas tinha medo da sua reacção.
A Lisy não está magoada comigo?

Lisy- Não, claro que não estou.

Nanny- Os meninos desculpem, mas vou retirar-me.

Lisy- Sim, vai. Bom descanso.

Nanny- Obrigado menina.

(Nanny sai de cena)

Espero que estejam a gostar e agradeço desde já as vossas criticas.
Beijos e abraços
Sandra C.

Comentários

  1. Muito bom.
    Beijinho e boa semana
    http://brevisfuse.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Desta não estava nada à espera! Que reviravolta interessante e entusiasmante. Mal posso esperar para saber mais *-*

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

A origem das coisas...

Todos os dias fazemos pequenos gestos e usamos alguns produtos que se tornam num ritual diário. Por exemplo, com certeza que usa sabonete, ou mesmo gel de banho todos os dias.  Já alguma vez se perguntou porque o fazemos, ou qual é o sua origem? O sabonete é um produto muito antigo, os primeiros vestígios deste produto, foram encontradas na era de 2800 A.C., durante as escavações da antiga Babilónia. Na era de 1500 A.C. os antigos egípcios usavam uma mistura de óleos animal e vegetal com sais alcalinos para criar um material semelhante ao sabão, este era usado para tratar de doenças. Na era de 600 A.C. os fenícios confeccionavam uma mistura de terra argilosa com cinzas de madeira ou calcário para limpar o corpo. Este produto correu as rotas do comércio, até chegar à Europa, no entanto esta técnica não foi utilizada pelos Romanos, durante cerca de 600 anos.A partir do I século D.C. o fabrico do sabão foi evoluindo consideravelmente, desde o cozimento do sebo de carneiro com cinzas de

Entrevista - Isabel Moura Pinto - Uma Força da Natureza!

  Bom dia! Hoje deixo-vos a ultima entrevista do mês de Março de 2024.  Neste dia tão importante para mim, tinha de trazer ao blog alguém ligado à arte do teatro e à cultura em si . Trago-vos então a Isabel Moura Pinto, uma mulher de uma garra incrível, uma consciência cultural fantástica e uma inspiração! Conhecia-a em 2022 numa reunião de um projecto teatral e nunca mais nos "deslargamos".  Se hoje faço parte do TEO - Teatro Experimental de Odivelas, o devo ao convite da Isabel. Deixo-vos então a entrevista. - Quem vive na zona de Odivelas a tua cara já não é estranha, mas para quem não te conhece, quem é a Isabel Moura Pinto? Apaixonada desde sempre pelo teatro. A Beatriz Costa era prima da minha mãe e como era uma celebridade talvez isso me tenha influenciado. De qualquer forma, era uma criança solitária e distraía-me sozinha criando personagens. O teatro também esteve presente na minha vida académica. Estive 10 anos fora e desde que regressei a Odivelas comecei a partici

País do NÃO, País do SIM

  Bom dia! Hoje comemora-se os 50 anos do 25 Abril. Como diz o meu pai "Como assim 50 anos?" Mas é verdade, já lá vão 50 anos. 50 anos depois de finalmente o povo poder sair à rua, sem medo... Deixo-vos um vídeo com texto de minha autoria. O desenho do cravo final, é da autoria da Carol. País do NÃO, País do SIM "Até Abril florir, Portugal era o país do Não. Não podes ser, Não podes ler,  Não podes ter, Não PODES! Não podes! Quantos homens não puderam ser felizes, porque uma guerra consumiu-lhes a vida? Quantos livros não foram lidos, porque eram impróprios? Quantas opiniões se perderam, porque foram encarceradas? Quantas músicas foram ouvidas em surdina? Quantos homens e mulheres tiveram de abandonar o seu país, para salvaguardar as suas vidas e os seus ideais? Após Abril florir, o povo saiu à rua! Após Abril florir nunca mais se deixou de cantar uma canção! Abril floriu, mas muitos não sabem que flor foi essa que nasceu nessa madrugada . Porque os livros não contam, qu