Olá a todos!
Já tinham saudades desta rubrica?
Esta publicação já está super atrasada, mas mais vale tarde que nunca.
No passado dia 13 de junho, fui conhecer um local novo (para mim que nunca lá tinha estado, não para o Carlos que já lá tinha estado de bicicleta), a Barragem do Rio da Mula.
Este local belíssimo fica situado entre Sintra e Cascais. A água que se vê neste local é proveniente da Ribeira da Mula e tem um total de 27 Kms.
Esta barragem tal como é conhecida iniciou a sua construção em 1963 e foi concluída em 1969, no entanto um pequeno dique já existia para aproveitamento das águas fluviais desde 1932. Este projecto, mais tarde veio dar origem ao que ocorreu em 1932, após um estudo feito pelo engenheiro Alves da Costa.
A obra ficou a cargo da empresa britânica The Paterson Engineering.
Ainda existe mais para contar sobre a história deste local, que pode ser lido no blog serradesintra.net. .
No dia que lá estivemos adorei o cheiro a verde (a pinheiro e também a eucalipto).
Fez-me confusão ver tantas árvores de grande porte caídas e arrancadas pela raiz, provavelmente fruto das intempéries que se fizeram sentir.
Também vimos muitas outras árvores cortadas, mas não recolhidas.
Mas de qualquer maneira, a caminhada (cerca de 6 Kms) por entre arvoredo, com o som da água sempre a acompanhar-nos para além do canto de múltiplos pássaros.
Foi uma manhã muito bem passada.
Por fim, deixo-vos um pensamento:
"Nunca o homem inventará nada mais simples nem mais belo do que uma manifestação da natureza. Dada a causa, a natureza produz o efeito no modo mais breve em que pode ser produzido."
Leonardo da Vinci
Sandra C.
Comentários
Enviar um comentário
Pode comentar... o Bluestrass não morde!