Avançar para o conteúdo principal

As castanhas...

 


Bom dia!

Novembro chegou e, o com ele o tempo das castanhas.

Estes dias chuvosos trazem-me à memória cheiros de outros anos. Estas fotografias que hoje vos deixo, são de minha autoria, mas não são recentes, são talvez de 2009, na altura em que passávamos uma temporada de férias no norte (estas fotos são em Santo Tirso - Reguenga).

Todo o brilho e subtileza que estas fotos contêm, aconteceu porque foram tiradas logo a seguir a vários dias de chuva incessante. 
Muito frio à mistura, porque o calor de uns tímidos raios de sol, vieram intensificar os cheiros da humidade que a terra mãe imanava com os cheiros dos fumos das lareiras a crepitar.

Tanta beleza e simplicidade em duas fotos...

Por fim um trecho de Miguel Torga.

Miguel Torga ("Reino Maravilhoso")

"Mas o fruto dos frutos, o único que ao mesmo tempo alimenta e simboliza, cai de umas árvores altas, imensas, centenárias, que, puras como vestais, parecem encarnar a virgindade da própria paisagem.

Só em Novembro as agita uma inquietação funda, dolorosa, que as faz lançar ao chão lágrimas que são os ouriços.

Abrindo-as, essas lágrimas eriçadas de espinhos deixam ver numa camada fofa a maravilha singular de que falo, tão desafectada que até no próprio nome é doce e modesta – a castanha.(...)"

Beijos e abraços.
Bom Feriado.
Sandra C.




Comentários

  1. Bom dia de serenidade, querida amiga Sandra!
    Adoro castanhas e, por aqui, só mesmo neste tempo final de ano a um preço bem absurdo. Em nossos natais da infância não podiam faltar as deliciosas.
    Gostei de ver o involucro delas direto no pé. A natureza protege os seus.
    O pensamento de Torga é lindo.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos ternos de paz e bem

    ResponderEliminar
  2. Lindíssimas fotos com as belas castanhas. Adorei ver ! Lindo texto rambém! beijos, ótimo NOVEMBRO! chica

    ResponderEliminar
  3. Nada melhor que este tempo para comer umas belas castanhas
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  4. Não sou fã de castanhas, mas já comi muitas!:))
    *
    Momentos indecisos...
    *
    Beijo, e uma excelente semana.

    ResponderEliminar
  5. Comi ontem e hoje. Castanhas portuguesas. Simplesmente deliciosas.
    .
    Feliz dia de todos os Santos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  6. Nossa que lindas, adorei ver.
    Gosto muito. bj

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de Caramelo

Bom dia a todos! Este bolo que vos deixo hoje, é um dos que tem história. A minha mãe fazia-o várias vezes. E era  uma das delicias lá de casa...  Ingredientes: - 3 Ovos - 125 gr. de manteiga derretida - 100 gr. de açúcar + 1 chávena de açúcar - 2 chávenas de farinha - 1 chávena de leite quente - 2 colheres de chá de fermento em pó *Observações: Eu coloquei ainda três nozes partidas muito miudinhas e no fim do bolo cozido usei o sumo de uma laranja pequena para cobrir o bolo. Preparação: Num tacho coloca-se as 100 gr. de açúcar e leva-se ao lume até ficar em caramelo. Quando isso acontecer, deita-se com cuidado o leite quente e vai ao lume de novo até que o açúcar derreta. Numa tigela bate-se a manteiga derretida com a chávena de açúcar até obter um creme branco, deita-se as gemas e continua-se a mexer. A este preparado junta-se o leite com o açúcar e mexe-se mais um pouco., por fim deita-se as claras batidas em castelo, a farinha e o fermento. Unta-se uma forma com margarina ...

Sugestão de fim-de-semana - Lugar do Pernilongos

Bom dia! Já cheira a fim-de-semana! A sugestão que vos trago hoje é uma visita a um lugar especial. Chama-se Lugar dos Pernilongos e está situado dentro da Herdade de Gâmbia  datada de 1917. Dentro desta herdade é desenvolvida actividades agro-florestais e pecuária. Encontra-se na margem direita da  Ribeira de Marateca que está integrada na Reserva Natural do Estuário do Sado. Quanto ao Lugar dos Pernilongo s, este sítio tem cerca de 600 ha. Podemos passear por lá e observar as várias árvores como o pinheiro manso e bravo e sobreiros. Para além da área florestal, o ex-líbris desta visita é obviamente os animais da quinta. Podemos estar perto de uma família de burros, de ovelhas e de cabras, o cavalo (que é o habitante mais velho desta quinta), porcos, galinhas, patos e vários coelhos, alguns muito pequeninos. Quando chegamos perto dos coelhos já está tudo numa excitação, por se saber que vamos tê-los entre os braços. Também podemos da...

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de laranja com casca, Mel, Coco e Avelãs

  Bom dia! Este bolo é uma versão do Bolo de Laranja com casca e Mel que foi partilhado na Praça da Alegria na semana passada pela Cristina Manso. Este bolo levava ainda uma calda que não fiz, apenas coloquei o sumo de 1 laranja por cima do bolo. Ingredientes: - - 1 chávena de Farinha de trigo - Meia chávena  de avelãs moídos - Meia chávena de coco ralado - 1 chávena de Mel - Meia chávena  Azeite - 4 Ovos - 2 Laranjas pequenas (bem lavadas, com a casca e cortadas em pedaços) - 1 colher de sopa   Fermento em pó - Manteiga e Farinha (para untar a forma) - q.b. Preparação: Pré-aqueça o forno a 180° C. Misture numa taça a farinha e as avelãs moidas e o coco ralado. Reserve. Bata no liquidificador o mel, o azeite, os ovos e as laranjas cortadas. Aos poucos, junte este batido ao preparado da farinha, avelãs e coco ralado.  Acrescente o fermento, misture e verta para uma forma redonda com buraco  previamente untada e enfarinhada. Leve ao for...