Por aqui, um pouco de tudo, um pouco de nada. O que me faz feliz, o que me toca...

quinta-feira, 29 de julho de 2021

Na Cozinha Mando Eu - Empadão de Carne (Puré e Arroz)

 



Bom dia a todos!

O empadão de carne é um prato que quase todos gostam. No entanto, na minha casa, temos um caso complicado, todos gostam deste prato com puré, eu sou a única que gosto com arroz!
Posso dizer que este era o meu prato favorito em pequena!!

Sendo assim, deixo-vos a receita dos dois. Espero que gostem!

Empadão de Carne

Ingredientes para o Recheio:
- 500 a 600 grs. de carne picada (vaca, porco, peru, ou eventualmente misturadas)
- 1 Cebola média picada
- 1 ou 2 dentes de Alho picados
- Azeite q.b.
- 2 a 3 colheres de sopa de polpa de tomate
- Um pouco de vinho branco
- 1 caldo de carne
- Manjericão ou outra erva aromática (facultativo)


Para o Puré:
- Batatas q.b. para cozer
- 2 colheres de sopa de margarina
- Leite q.b.
- Noz-moscada q.b.
- Pimenta (facultativa)
- Sal q.b.
- Mozzarella q.b.

Para o Arroz:
- 1 copo de Arroz Agulha
- 3 copos de água 
- Sal

Preparação da carne:
Numa frigideira ou tacho, leve a carne picada, a cebola, o alho e o azeite, até a carne começar a ganhar cor. Junte o vinho branco e o caldo de carne. Junte a polpa de tomate, por vezes também acrescento meio copo de leite para manter a carne com molho.. Deixe apurar bem, se necessário rectifique os temperos.

Preparação do Puré:
Leve a cozer as batatas com sal, quando estiverem cozidas, passe-as pelo passe-vite, leve ao lume com a manteiga  e um pouco de leite. Mexa, até a manteiga derreter, tempere com pimenta e noz moscada. Vá acrescentando um pouco de leite, até ganhar a consistência desejada (nem muito espesso, nem muito mole). Pode adicionar um pouco de mozzarella (para que fique mais fofo).
Deite metade do puré num pirex, depois coloque a carne e cubra com o resto do puré. 

Preparação do Arroz:
Num tacho levar cerca de três copos de água com sal a ferver. Junte um copo de arroz agulha. Vá mexendo até cozer o suficiente para não estar muito rijo.
Num pirex ou tabuleiro deite metade do arroz, cubra com a carne e depois com o restante arroz.

Finalização:
Bata um ovo muito bem e pincele o empadão e leve ao lume um pouco e por fim, ligue o forno eléctrico, para que fique douradinho por cima.

Bom apetite!

Beijos e abraços.
Sandra C.

5 comentários:

  1. Hum, que parece ter ficado bastante bom mesmo
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. Olá, Sandrinha!

    Finalmente, arranjei um bocadinho para vir ver as novidades.
    Nunca provei empadão com arroz. Também não sou muito amante de arroz! Cá em casa todos gostamos de empadão de carne com puré. Quando faço tem de ser uma quantidade grande pois é devorado em menos de nada!!!

    Bom fim de semana!
    Beijinhos
    Liliana
    Ideias Recicladas e... não só!

    ResponderEliminar
  3. Mais uma sugestão aprovadíssima! Adoro!!! Mas que por acaso, já não faço há algum tempo... e estás-me a dar uma excelente ideia, para quando tiver de levar almoços, para acompanhar as minhas reparações de perto... porque o que se vê de serviços mal feitos e bem pagos... nem dá para contar... aliás, as minhas reparações, vêm na sequência de um servicinho assim em 2019...
    Beijinhos! Estimo que tudo esteja bem, aí desse lado!
    Ana

    ResponderEliminar

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Com tecnologia do Blogger.

Bluestrass

Bluestrass

Número total de visualizações de páginas

Os Posts mais lidos do passado mês são:

Quem acompanha este blog...

Etiquetas

12 anos 25 de Abril A Visitar Abril Agenda do Mês Agosto Agricultura Biológica Alfarrabistas Amizade Amor Aniversário Aniversário do Blog Ao ar Livre As minhas músicas Autores Portugueses Bijouterias e Artesanato Blog Bluestrass Bom dia Canções Cinema Coisa que não gosto Coisas Boas Coisas que eu gosto Coisas simples Coisas simples. Concertos convidados Crianças Crónicas da vida de um gato Cultura Curiosidades Dança Desafios Desejos Diário do Chik e da Kinha Dias Especiais Entrevistas Escola Escrever Estações do Ano Eventos Cuturais Experiências Facebook Feeling like... Feliz Ano Novo Férias festa Festas filhos Filmes Flores Forte. Mensagens pessoais Fotografia Fotografias curiosas Fotoreportagem Fotos Grandes Mulheres Grandes Poetas Guerra Colonial Histórias Homenagens Horta em casa Humildade Humor Ideias que tenho Infância Inverno Liberdade Lisboa Literatura Livro Livros Locais Locais a visitar London City oh the world Londres Lugares a visitar Mãe Março 2018 Março 2019 Maternidade Memórias de hoje memórias de sempre Mensagens pessoais Meses Miminhos Moda Momentos Especiais Momentos Esspeciais Momentos únicos Mudança da hora Mudar Mulher Museus Musi musicas Músicas Musicas da nossa vida Na Cozinha Mando Eu Natal Natureza No Comment's Novidades O que gosto de ler O Segredo Olhos Onde gostei de ir Opinião Opiniões Ora agora falas tu Origem das coisas Os meus textos Outono Outros blogs Outros lugares Outros lugares... Pagina do Facebook Páscoa Passatempo Passear Pensamentos Pensamentos e Desabafos Pequenos Tesouros Personalidades Poema Poesias Politica Por Entre Tachos e Panelas Portugal de lés a lés Primavera Profissões Programas Quando eu era pequenina Quem manda na Cozinha Sou eu Quintal Biológico Receitas Recordações Reencontros Respeito Respirar Revoltas Saúde Sentimentos Sintra Sondagem Sonhar Sonhos Sugestões de fim-de-semana Superstições Surpresas Tatuagens Teatro Temas Temas Especiais Trabalho Tradições viagens Viagens de sonho Viagens na nossa terra Viajar Video Videos Vídeos Visitas Votos

O que pretende ver?