Bom dia a todos.
No passado domingo estivemos a primeira vez na localidade de Dornes. Dornes é uma freguesia do município de Ferreira do Zêzere, esta vila é conhecida por "Península Encantada ou Terra Mítica dos Templários.
Devido aos conflitos que aqui aconteceram, entre os Templários e Mouros, Dornes acabou por estar ligado ao culto religioso a Nossa Senhora do Pranto, desde o século XII.
Este lugar é muito visitado precisamente por causa do Santuário em honra da Senhora do Pranto.
O Santuário foi mandado edificar no século XIII, supostamente, pela Rainha D. Isabel, esposa de D. Dinis I, detentora deste território.
Conta a lenda que Guilherme da Paiva, feitor da D. Isabel, durante uma actividade de caça nesta zona, terá ouvido um profundo lamurio.
Quando regressou a Coimbra informou a sua Rainha, esta terá tido um pressagio que quando voltasse àquele lugar, iria encontrar uma imagem de Nossa Senhora, com o seu filho morto nos seus braços. Mais tarde, ao voltar ao dito lugar, Guilherme da Paiva comtemplou a imagem de Nossa Senhora com o seu filho nos braços.
Dornes, é muito visitada por causa do turismo religioso, mas também por causa das límpidas águas do Rio Zêzere, para não falar obviamente das iguarias locais.
Existia muito mais para dizer, sobre Dornes, mas já vos agucei curiosidade.
Deixo-vos algumas fotos que tirei.
Beijos e abraços.
Sandra C.







Comentários
Enviar um comentário
Pode comentar... o Bluestrass não morde!