Avançar para o conteúdo principal

Momentos de Vida - Palácio de Queluz

 



Olá a todos!

O Momento de Vida que vos trago hoje, foi a nossa primeira visita a um museu/local histórico deste ano de 2024.

O Palácio Nacional de Queluz é um dos monumentos que se encontram enquadrados nos vários monumentos dos Parques de Sintra. Apesar de ter morado vários anos bastante perto do mesmo, penso que esta terá sido a terceira  vez que o visito.

Este palácio foi construído no séc. XVIII, mas ao longos dos tempos tem vindo a sofrer alterações. Segundo se diz, terá sido um dos últimos edifícios construídos na Europa utilizando a arte Rococó, sendo até considerado com a "Versalhes" Portuguesa, se bem que muitos contradizem, uma vez que este Palácio foge da ostentação que "Versalhes" apresentava, refletindo muitos mais a excentricidade do estilo de vida da família real , aquando o reinado de D. José I.

O começo da sua construção ocorreu no ano de 1747 e apenas o terramoto de 1755 fez parar o curso da obra. Quando voltaram a esta obra, houve necessidade de reajustar as obras, com receio de um novo terramoto (precavidos 😉).

Não vou entrar em grandes pormenores sobre o palácio, apenas chamar a atenção para que os interiores são diferentes da ostentação de muitos outros palácios, exemplo disso são os quartos pequenos, muitos dos pisos tem um ar rustico.




Óbvio que certas salas deixam qualquer um de boca aberta pela sua beleza, como o Salão de Baile, ou a Sala da Música ou a Sala dos Embaixadores e até a Capela Real com os seus pormenores únicos e maravilhosos.




O jardim do palácio não deixam de ser um deslumbre, nós já apanhamos esta parte da visita no final do dia, mas ainda assim conseguimos ver um pouco da sua beleza que deixo aqui em fotos.

Se não conhecem este local, aconselho vivamente que o façam. Mesmo que tenham crianças e que elas não tenham muito interesse nestes locais, esta visita é desafiante para eles, pois existe um jogo onde tem de descobrir os tesouros em algumas salas e ao completar esse desafio, no fim da visita terão direito a um prémio, tem é de acontecer antes das 17h30 (hora de fecho da loja e também das bilheteiras).

Por fim deixo um pensamento:

"Até mesmo os mais altos monumentos são construídos a partir de onde os braços alcançam"

Ian Santana

Beijo e abraços.
Sandra C.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de Caramelo

Bom dia a todos! Este bolo que vos deixo hoje, é um dos que tem história. A minha mãe fazia-o várias vezes. E era  uma das delicias lá de casa...  Ingredientes: - 3 Ovos - 125 gr. de manteiga derretida - 100 gr. de açúcar + 1 chávena de açúcar - 2 chávenas de farinha - 1 chávena de leite quente - 2 colheres de chá de fermento em pó *Observações: Eu coloquei ainda três nozes partidas muito miudinhas e no fim do bolo cozido usei o sumo de uma laranja pequena para cobrir o bolo. Preparação: Num tacho coloca-se as 100 gr. de açúcar e leva-se ao lume até ficar em caramelo. Quando isso acontecer, deita-se com cuidado o leite quente e vai ao lume de novo até que o açúcar derreta. Numa tigela bate-se a manteiga derretida com a chávena de açúcar até obter um creme branco, deita-se as gemas e continua-se a mexer. A este preparado junta-se o leite com o açúcar e mexe-se mais um pouco., por fim deita-se as claras batidas em castelo, a farinha e o fermento. Unta-se uma forma com margarina ...

Sugestão de fim-de-semana - Lugar do Pernilongos

Bom dia! Já cheira a fim-de-semana! A sugestão que vos trago hoje é uma visita a um lugar especial. Chama-se Lugar dos Pernilongos e está situado dentro da Herdade de Gâmbia  datada de 1917. Dentro desta herdade é desenvolvida actividades agro-florestais e pecuária. Encontra-se na margem direita da  Ribeira de Marateca que está integrada na Reserva Natural do Estuário do Sado. Quanto ao Lugar dos Pernilongo s, este sítio tem cerca de 600 ha. Podemos passear por lá e observar as várias árvores como o pinheiro manso e bravo e sobreiros. Para além da área florestal, o ex-líbris desta visita é obviamente os animais da quinta. Podemos estar perto de uma família de burros, de ovelhas e de cabras, o cavalo (que é o habitante mais velho desta quinta), porcos, galinhas, patos e vários coelhos, alguns muito pequeninos. Quando chegamos perto dos coelhos já está tudo numa excitação, por se saber que vamos tê-los entre os braços. Também podemos da...

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de laranja com casca, Mel, Coco e Avelãs

  Bom dia! Este bolo é uma versão do Bolo de Laranja com casca e Mel que foi partilhado na Praça da Alegria na semana passada pela Cristina Manso. Este bolo levava ainda uma calda que não fiz, apenas coloquei o sumo de 1 laranja por cima do bolo. Ingredientes: - - 1 chávena de Farinha de trigo - Meia chávena  de avelãs moídos - Meia chávena de coco ralado - 1 chávena de Mel - Meia chávena  Azeite - 4 Ovos - 2 Laranjas pequenas (bem lavadas, com a casca e cortadas em pedaços) - 1 colher de sopa   Fermento em pó - Manteiga e Farinha (para untar a forma) - q.b. Preparação: Pré-aqueça o forno a 180° C. Misture numa taça a farinha e as avelãs moidas e o coco ralado. Reserve. Bata no liquidificador o mel, o azeite, os ovos e as laranjas cortadas. Aos poucos, junte este batido ao preparado da farinha, avelãs e coco ralado.  Acrescente o fermento, misture e verta para uma forma redonda com buraco  previamente untada e enfarinhada. Leve ao for...