Avançar para o conteúdo principal

Na Cozinha Mando Eu - Pequenos- Almoços de Verão


Bom dia!!
Já tomaram o pequeno -almoço? Eu já!

É precisamente sobre o pequeno-almoço que vos venho falar hoje. Há quem não passe sem a sua carcaça com manteiga e uma meia de leite ou uma torrada, há quem coma todos os dias cereais, eu tenho dias...
Mas agora no verão apetece-me coisas mais frescas, à excepção do café que mesmo que não esteja quente tem de estar morno...

Não vos trago nenhuma receita em particular, trago antes sugestões.
Se são as mais saudáveis, não sei, com certeza que os especialista na matéria virão "Aqui d'el Rei" dizer que não são equilibradas, etc, mas não importa, são as minhas opções e sinto.me bem com elas...

Em alguns destes dias (tomo o pequeno-almoço pelas 7h00, agora que estamos em casa) e só volto a almoçar entre a 13h00 e as 14h00. Pode haver um dia ou outro que agarro em frutos secos (amêndoas e nozes) para comer.

Outra coisa que vão notar é que não existe açúcar, adoçante, mel ou qualquer outro componente para adoçar o café ou o iogurte, não gosto de doces, o meu organismo não sabe digerir e "revolta-se" sempre que tento ir contra ele. Quem me conhece sabe que é assim desde sempre.

Ora então vamos lá às descrições:

Foto 1- Os ingredientes que fazem parte dos meus pequenos-almoços, vou variando entre eles:
- Linhaça amarela
- Sementes de Girassol
- Aveia e canela (uso em pó obviamente)
- Cerejas (ainda falta aqui os morangos, as framboesas e amoras)
- Pêssego
- Abacate
- Flocos de coco secos
- Mix de sementes (linhaça, sesamo e papoila)
- Iogurte Grego natural e iogurte natural bio


Foto 2- Café solúvel com pão de cereais (caseiro) com queijo e mortandela de aves, iogurte grego natural com aveia, amoras e framboesas.



Foto 3- Café solúvel com leite sem lactose, pão de cereais (caseiro) com manteiga de amêndoa (caseira) e fatia de queijo, iogurte grego natural, com meio abacate, framboesas e amoras, aveia e sementes girassol e canela.



Foto 4- Café solúvel com pão de cereais (caseiro) com fiambre de peru fumado e iogurte grego natural com aveia, mix de sementes meio abacate, framboesas, amoras e canela.



Foto 5- Café solúvel, pão de centeio com queijo e fiambre de peru fumado e iogurte grego natural com aveia, mix de sementes, framboesas e canela.



Foto 6- Café solúvel com leite sem lactose, pão de cereais (caseiro) com queijo de cabra e mortandela de aves e iogurte grego natural com morangos, aveia, mix de sementes e canela.




Foto 7- Café solúvel com leite sem lactose, abacate, pêssego e morango com canela



Foto 8- Pão de Centeio Escuro com queijo e fiambre de peru, iogurte bio natural com aveia, mix de sementes, linhaça, pêssego, abacate e canela.



Foto 9- Café solúvel com Pão de Centeio escuro, com mortandela de aves e queijo, iogurte grego natural com aveia, linhaça, flocos de coco, abacate e cerejas.


Espero que apreciem as minhas escolhas e que me contem quais são as vossas!

Beijos e abraços.
Sandra C.

Comentários

  1. Não é mesmo que parece ser bastante bom mesmo, gostei da sugestão
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. Não percebo porque dizes que não será saudável, vá talvez a mortadela não seja a opção mais saudável do mundo mas no geral parece-me bastante equilibrado e se ficas satisfeita até ao almoço ainda melhor... não é a rodela de mortadela ou o que seja que vai fazer com que seja um mau pequeno-almoço, eu acho excelentes sugestões!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é por causa da mortandela e do fiambre de peru, que de alguma forma são produtos processados. Mas a mortandela é mais raro comê-la.
      E também não consta aqui do queijo fresco creme que tanto gosto...

      Beijos e abraços.
      Sandra C.
      Bluestrass

      Eliminar
    2. Todos os males da nutrição fossem uma fatia de fiambre ;)

      Eliminar
  3. Não me importava de acordar agora, e tomar esse pequeno almoço!!
    --
    Beijos. Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com o calor apetece a qualquer hora...

      Beijos e abraços.
      Sandra C.
      Bluestrass


      Eliminar
  4. Estes pequenos-almoços são mesmo ao meu estilo!!! Sou apologista de um pequeno-almoço substancial, com proteína. O único “elemento” que não faz parte de nenhuma refeição é o café.
    Hoje, por ex., foi composto de flocos de aveia, leite de amêndoa, nozes e morangos.
    Outras vezes é:
    Uma fatia de pão barrado com manteiga de amendoim ou de amêndoa com rodelas de banana em cima e um copo de leite de amêndoa ou de coco.
    Uma fatia de pão barrada com guacamole, sementes de abóbora ou girassol e leite.
    E todos aqueles que fazem parte desta postagem.
    Ou então... de vez em quando... que adoro!! .... mas tem toneladas de calorias e gordura: um ovo estrelado ou dois, bacon, tomate e pepino; ou panquecas com um ovo escalfado e fruta.

    Sandra, já lhe disse que adoro estas suas postagens?!!! : ))) Sigo uma série de blogues sobre gastronomia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina, obrigado pelo seu elogio!

      Tudo o que faço neste blog, faço-o com verdade. As minhas receitas antes de as publicar são realmente testadas por mim ou pela família. É uma honra receber.eligios destes. Muito obrigado.


      Beijos e abraços.
      Sandra C.
      Bluestrass

      Eliminar
  5. A refeição que mais gozo me dá preparar! E tenho que confessar uma coisa: há dias em que me deito já a pensar no que vou fazer na manhã seguinte :p ahahah
    Só excelentes escolhas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas refeições faço-as para mim e eventualmente para a Carol, mais ninguém é apologista.

      O meu marido gosta de fruta, do seu iogurte para o colesterol, os miúdos cereais ou pão de leite com fiambre e uma peça de fruta...
      Mas sim, muitas vezes imagino o que vou comer no dia anterior...

      Beijos e abraços.
      Sandra C.
      Bluestrass

      Eliminar
  6. Para mim um pão ou umas bolachitas chegam...não sou fã de linhaça, iogurtes e afins!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  7. Tudo com muito bom aspecto =D

    Beijocas

    ResponderEliminar
  8. Que sugestões fantásticas! Apetece mesmo experimentar cada uma delas... mas no meu caso, reservaria as mesmas para um lanchinho...
    Infelizmente de manhã... raramente como algo de sólido... apenas uma caneca bem grande de café com leite... e a meio da manhã, uma peça de fruta... o meu organismo só aceita alimentos mais sólidos, a partir do almoço... acho que demora para acordar... :-)) sempre fui assim, desde miúda!...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

Eduardo Viana - O supersticioso e obstinado

Eduardo Viana , pintor nascido em Lisboa no dia 28 de Novembro de 1881 na Rua do Loreto, nº 13 no quarto - andar, filho de José Afonso Viana e de D. Maria das Dores Fonseca Viana foi um dos nomes sonantes da pintura do século XX em conjunto com outros pintores como Amadeu de Sousa-Cardoso, Almada Negreiros, Robert Delaunay e Sónia Delaunay, Mily Possoz (de quem veio a estar noivo entre os anos 1919-1925) entre outros. Uma personalidade impar,”(...) Supersticioso, austero, exigente e obstinado (...)” era capaz de “(...) raspar qualquer trecho ou pormenor, aparentemente insignificante, de uma tela já coberta; repintá-lo uma, duas, número sem conto de vezes, até acertar na forma, mas, sobretudo, no tom, era, para Eduardo Viana, o pão nosso de cada dia. Que saibamos, um ano (...) levou o insatisfeito pintor a encontrar, após sucessivos ensaios, a cor de um simples lenço sobre que, numa natureza morta, repousavam uns frutos (...)” Matriculou-se no Curso Geral de Desenho da Sociedade de Bela...

Música que tem bom feeling - Maria

Adoro quando descubro músicas que me tocam. Sejam elas mais sérias, ou mais "cool" como esta, estas duas vozes juntas é qualquer coisa! Letra e música de Bezegol Por gostar de ti Maria Não olhei ao sofrimento E não quis lembrar o dia Que falhaste ao juramento Por ti enfrentei o mundo Enrolado no teu dedo Condenado a amor profundo Encobrindo o teu segredo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Vou seguindo minha estrela Firme vou no meu caminho A bagagem vai pesada Mas eu carrego sozinho Foi dica a tua experiência Mas não quero olhar para trás Agarro-me às partes boas E sigo a iludir as más Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Pa...

Restolho - Mafalda Veiga

Bom dia! Adoro quando sou surpreendida por musicas recentes que me tocam, mas também quando ouço algo que em tempos acompanhou a minha vida. É o que acontece com esta música. Sempre gostei muito de ouvir Mafalda Veiga, principalmente na adolescência, as suas músicas sempre me concederam momentos de pausa e de reflexão.  Esta música faz-me lembrar momentos de verões eternos, quando a seguir ao almoço o calor era tanto que se ouviam as cigarras.  Do doce das uvas, das amoras e dos figos pelos caminhos duros.  Do rio calmo e fresco, dos peixes que teimavam em fazer as suas danças e quase que nos vinham beijar a pele.  Dos fins de dia quase noite quando caminhavamos cheios de uma felicidade que enchia o coração. É bom recordar... "Geme o restolho, triste e solitário A embalar a noite escura e fria E a perder-se no olhar da ventania Que canta ao tom do velho campanário Geme o restolho, preso de saudade Esquecido, enlouquecido, dominado Escondido entre as sombras do ...