Avançar para o conteúdo principal

Personalidade do mês - Dulce Pontes


Dulce José da Silva Pontes, nasceu no Montijo a 08 de Abril de 1969.


Em Portugal, todos sabemos quem é a Dulce, mas poucos conhecem verdadeiramente o seu trabalho.

Reconhecida pela "Lusitana Paixão" quem em 1991 venceu o Festival da Canção e que ficou em 8o lugar na Eurovisão desse mesmo ano.

A música sempre cruzou a vida de Dulce, em criança aprendeu a tocar piano, frequentando o Conservatório de Lisboa.

A sua carreira musical, deu os primeiros passos, em espectáculos musicais no Casino do Estoril, cantando clássicos da música Portuguesa.
Também passou pelo teatro, até que se dedicou á música por completo.

Em 1992 lançando o primeiro álbum  "Lusitana", no ano seguinte o álbum " Lágrimas" foi um sucesso, deste álbum constava clássicos e grandes músicas tradicionais portuguesas. Este foi o mote para a definitiva internacionalização da cantora pelo mundo fora.

Ao longo da sua carreira já lançou oito álbuns. Para além deles, muitos são os trabalhos em que Dulce fez parcerias com grandes nomes da música, como Cesária Évora, Daniela Mercury, Andréa Bocelli e José Carretas, entre outros.


Para além de cantar em português,  Dulce é super versátil, criando lindas melodias em inglês, castelhano, mirandês e italiano.

Largas são as temporadas passadas em digressão fora de Portugal.
Os nossos vizinhos espanhóis adoram-na...


A sua voz única, afinada, dança por entre cada música. Nenhuma canção é cantada sempre da mesma maneira e os seus concertos são verdadeiros carrosséis de emoções.

Em Janeiro de 2015 cumpri um desejo que tinha ao assistir a um concerto da Dulce,  as boas memórias dessa noite lembrarei-as sempre.

Músicas preferidas tenho várias, é difícil escolher uma ou duas...
As minhas escolhas podem não ser as óbvias, mas são as que me tocam. A ordem em que as deixo, não é por nenhuma razão em particular...

- Infante
- Filho Azul
- Fado Mãe
- Brisa do Coração
- Cinema Paraíso
- Verdes Anos
- Your Love
- Amor a Portugal
- A Rose Among Thorns
- A Verdade do Poeta


Por fim dizer -vos que sou fã da Dulce Pontes desde o início das sua carreira, sempre que ouço as suas canções, inspiram-me, tenho vontade de dançar, como tantas vezes o fiz em outros tempos.

Todas as fotos aqui publicadas são da página oficial da cantora.

Beijos e abraços.
Sandra C.


Comentários

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de Caramelo

Bom dia a todos! Este bolo que vos deixo hoje, é um dos que tem história. A minha mãe fazia-o várias vezes. E era  uma das delicias lá de casa...  Ingredientes: - 3 Ovos - 125 gr. de manteiga derretida - 100 gr. de açúcar + 1 chávena de açúcar - 2 chávenas de farinha - 1 chávena de leite quente - 2 colheres de chá de fermento em pó *Observações: Eu coloquei ainda três nozes partidas muito miudinhas e no fim do bolo cozido usei o sumo de uma laranja pequena para cobrir o bolo. Preparação: Num tacho coloca-se as 100 gr. de açúcar e leva-se ao lume até ficar em caramelo. Quando isso acontecer, deita-se com cuidado o leite quente e vai ao lume de novo até que o açúcar derreta. Numa tigela bate-se a manteiga derretida com a chávena de açúcar até obter um creme branco, deita-se as gemas e continua-se a mexer. A este preparado junta-se o leite com o açúcar e mexe-se mais um pouco., por fim deita-se as claras batidas em castelo, a farinha e o fermento. Unta-se uma forma com margarina ...

Sugestão de fim-de-semana - Lugar do Pernilongos

Bom dia! Já cheira a fim-de-semana! A sugestão que vos trago hoje é uma visita a um lugar especial. Chama-se Lugar dos Pernilongos e está situado dentro da Herdade de Gâmbia  datada de 1917. Dentro desta herdade é desenvolvida actividades agro-florestais e pecuária. Encontra-se na margem direita da  Ribeira de Marateca que está integrada na Reserva Natural do Estuário do Sado. Quanto ao Lugar dos Pernilongo s, este sítio tem cerca de 600 ha. Podemos passear por lá e observar as várias árvores como o pinheiro manso e bravo e sobreiros. Para além da área florestal, o ex-líbris desta visita é obviamente os animais da quinta. Podemos estar perto de uma família de burros, de ovelhas e de cabras, o cavalo (que é o habitante mais velho desta quinta), porcos, galinhas, patos e vários coelhos, alguns muito pequeninos. Quando chegamos perto dos coelhos já está tudo numa excitação, por se saber que vamos tê-los entre os braços. Também podemos da...

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de laranja com casca, Mel, Coco e Avelãs

  Bom dia! Este bolo é uma versão do Bolo de Laranja com casca e Mel que foi partilhado na Praça da Alegria na semana passada pela Cristina Manso. Este bolo levava ainda uma calda que não fiz, apenas coloquei o sumo de 1 laranja por cima do bolo. Ingredientes: - - 1 chávena de Farinha de trigo - Meia chávena  de avelãs moídos - Meia chávena de coco ralado - 1 chávena de Mel - Meia chávena  Azeite - 4 Ovos - 2 Laranjas pequenas (bem lavadas, com a casca e cortadas em pedaços) - 1 colher de sopa   Fermento em pó - Manteiga e Farinha (para untar a forma) - q.b. Preparação: Pré-aqueça o forno a 180° C. Misture numa taça a farinha e as avelãs moidas e o coco ralado. Reserve. Bata no liquidificador o mel, o azeite, os ovos e as laranjas cortadas. Aos poucos, junte este batido ao preparado da farinha, avelãs e coco ralado.  Acrescente o fermento, misture e verta para uma forma redonda com buraco  previamente untada e enfarinhada. Leve ao for...