Avançar para o conteúdo principal

De volta à escola!



Para todos os efeitos hoje é o primeiro dia de escola efectivo.
As apresentações já foram, as reuniões dos pais também, hoje é o regresso a vida escolar.

O meu filho mais velho vai iniciar uma nova etapa, o 5o ano.
Penso que só ontem, ele caiu na "real", todos os medos, receios vieram ontem ao de cima.
Na minha opinião os miúdos de hoje em dia, não estão muito preparados para este choque, mas ele é necessário...

Uma coisa que me fez confusão, foi saber que nesta escola não existe toques entre as aulas (como assim não existem toques???? 🙄)
Deve ser algum "pacto" ambiental para não fazer ruído.
Enfim... não entendo esta novidade.

Seja o que Deus quiser, nós cá estaremos para ajudá-lo a cruzar o seu caminho.

A mais pequena vai para o segundo ano do pré-escolar. Está bem integrada, mesmo no primeiro dia do pré escolar já estava (é toda despachada a miúda 😁).

Fiz-lhe ver que estando no segundo ano, tinha que ter o cuidado e "ajudar" na integração dos meninos mais novos na turma. Respeitar as regras sem nunca deixar de brincar....
Está no bom caminho, o ano que vem será um novo desafio...

Todos os pais nestes dias tem a cabeça cheias de mil dúvidas, ânsias, daqui vai um especial carinho para todos, mas em especial, para os pais de crianças que carecem de ensino especial.
E porque falo neste assunto? Porque nestes últimos dias assisti a duas situações diferentes mas relacionadas com este tema.

Por um lado, verificar que as crianças ainda que sem querer podem ser "mauzinhos" com os comentários que fazem ... cabe-nos a nós, pais e educadores incutir-lhes a questão do respeito pela diferença e também integração.

Por outro lado verificar que certos adultos tem uma moral muito pequenina e que de alguma forma a vida devia encarregar- se de lhes dar uma lição... Falo disto, porque um dia destes assisti a uma conversa de café, um senhor a dizer alto e bom som que existia duas turmas na escola da filha com apenas vinte alunos, porque tinham dois alunos de ensino especial e que por causa disso lá iam dezasseis alunos a vida. Só por causa dos "coitadinhos"...

Acho que nem o café me passou no estreito! Deitei uns olhos ao homem, eu e mais umas quantas pessoas que lá estavam.
E ele lá continuava tipo papagaio, dono da sua razão, ou da falta dela... Surreal!

Tenho um orgulho imenso  de saber que os meus filhos estão integrados em escolas que valorizam e integram estas crianças e jovens.

Os projectos educativos quando são criados, são para todos sem distinções.

Não costumo falar de temas controversos por aqui, mas isto mexe comigo!!!

Por fim, desejar a todos os que nos lêem, sejam professores, educadores, auxiliares e alunos, um bom ano lectivo 2019/2020.

"O resultado mais sublime da educação é a tolerância".
Helen Keller

"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."
Nelson Mandela.

"O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram."
Jean Piaget

Beijos e abraços.
Sandra C.

Comentários

  1. A minha filha está no último ano do pré-escolar. Regressou à escola no dia 2 de setembro, na salinha dela há uma menina que tem síndrome de Down e acho que é uma enorme mais valia a presença dela na sala da minha filha. Aos olhos da minha S., a E. é uma menina como todas as outras e de facto, é importante que os meninos cresçam a sentir que não há diferenças. Estas por vezes só existem aos olhos de alguns adultos ignorantes.

    ResponderEliminar
  2. A minha filha está no último ano do pré-escolar. Regressou à escola no dia 2 de setembro, na salinha dela há uma menina que tem síndrome de Down e acho que é uma enorme mais valia a presença dela na sala da minha filha. Aos olhos da minha S., a E. é uma menina como todas as outras e de facto, é importante que os meninos cresçam a sentir que não há diferenças. Estas por vezes só existem aos olhos de alguns adultos ignorantes.

    ResponderEliminar
  3. É surreal os comentários que se fazem :/
    Que seja um ótimo regresso aos teus pequenotes!

    ResponderEliminar
  4. Para nós hoje também foi o 1 dia de escola e de estágio
    Segui-mos o blog
    Beijinhos, https://damselme.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Maravilhosas citações!! Têm pessoas que infelimente não sabem o quanto parecem animais!! O pior é se também dizem isso à mesa com os filhos ou os netos!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

Eduardo Viana - O supersticioso e obstinado

Eduardo Viana , pintor nascido em Lisboa no dia 28 de Novembro de 1881 na Rua do Loreto, nº 13 no quarto - andar, filho de José Afonso Viana e de D. Maria das Dores Fonseca Viana foi um dos nomes sonantes da pintura do século XX em conjunto com outros pintores como Amadeu de Sousa-Cardoso, Almada Negreiros, Robert Delaunay e Sónia Delaunay, Mily Possoz (de quem veio a estar noivo entre os anos 1919-1925) entre outros. Uma personalidade impar,”(...) Supersticioso, austero, exigente e obstinado (...)” era capaz de “(...) raspar qualquer trecho ou pormenor, aparentemente insignificante, de uma tela já coberta; repintá-lo uma, duas, número sem conto de vezes, até acertar na forma, mas, sobretudo, no tom, era, para Eduardo Viana, o pão nosso de cada dia. Que saibamos, um ano (...) levou o insatisfeito pintor a encontrar, após sucessivos ensaios, a cor de um simples lenço sobre que, numa natureza morta, repousavam uns frutos (...)” Matriculou-se no Curso Geral de Desenho da Sociedade de Bela...

Música que tem bom feeling - Maria

Adoro quando descubro músicas que me tocam. Sejam elas mais sérias, ou mais "cool" como esta, estas duas vozes juntas é qualquer coisa! Letra e música de Bezegol Por gostar de ti Maria Não olhei ao sofrimento E não quis lembrar o dia Que falhaste ao juramento Por ti enfrentei o mundo Enrolado no teu dedo Condenado a amor profundo Encobrindo o teu segredo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Vou seguindo minha estrela Firme vou no meu caminho A bagagem vai pesada Mas eu carrego sozinho Foi dica a tua experiência Mas não quero olhar para trás Agarro-me às partes boas E sigo a iludir as más Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Pa...

Restolho - Mafalda Veiga

Bom dia! Adoro quando sou surpreendida por musicas recentes que me tocam, mas também quando ouço algo que em tempos acompanhou a minha vida. É o que acontece com esta música. Sempre gostei muito de ouvir Mafalda Veiga, principalmente na adolescência, as suas músicas sempre me concederam momentos de pausa e de reflexão.  Esta música faz-me lembrar momentos de verões eternos, quando a seguir ao almoço o calor era tanto que se ouviam as cigarras.  Do doce das uvas, das amoras e dos figos pelos caminhos duros.  Do rio calmo e fresco, dos peixes que teimavam em fazer as suas danças e quase que nos vinham beijar a pele.  Dos fins de dia quase noite quando caminhavamos cheios de uma felicidade que enchia o coração. É bom recordar... "Geme o restolho, triste e solitário A embalar a noite escura e fria E a perder-se no olhar da ventania Que canta ao tom do velho campanário Geme o restolho, preso de saudade Esquecido, enlouquecido, dominado Escondido entre as sombras do ...