
As apresentações já foram, as reuniões dos pais também, hoje é o regresso a vida escolar.
O meu filho mais velho vai iniciar uma nova etapa, o 5o ano.
Penso que só ontem, ele caiu na "real", todos os medos, receios vieram ontem ao de cima.
Na minha opinião os miúdos de hoje em dia, não estão muito preparados para este choque, mas ele é necessário...
Uma coisa que me fez confusão, foi saber que nesta escola não existe toques entre as aulas (como assim não existem toques???? 🙄)
Deve ser algum "pacto" ambiental para não fazer ruído.
Enfim... não entendo esta novidade.
Seja o que Deus quiser, nós cá estaremos para ajudá-lo a cruzar o seu caminho.
A mais pequena vai para o segundo ano do pré-escolar. Está bem integrada, mesmo no primeiro dia do pré escolar já estava (é toda despachada a miúda 😁).
Fiz-lhe ver que estando no segundo ano, tinha que ter o cuidado e "ajudar" na integração dos meninos mais novos na turma. Respeitar as regras sem nunca deixar de brincar....
Está no bom caminho, o ano que vem será um novo desafio...
Todos os pais nestes dias tem a cabeça cheias de mil dúvidas, ânsias, daqui vai um especial carinho para todos, mas em especial, para os pais de crianças que carecem de ensino especial.
E porque falo neste assunto? Porque nestes últimos dias assisti a duas situações diferentes mas relacionadas com este tema.
Por um lado, verificar que as crianças ainda que sem querer podem ser "mauzinhos" com os comentários que fazem ... cabe-nos a nós, pais e educadores incutir-lhes a questão do respeito pela diferença e também integração.
Por outro lado verificar que certos adultos tem uma moral muito pequenina e que de alguma forma a vida devia encarregar- se de lhes dar uma lição... Falo disto, porque um dia destes assisti a uma conversa de café, um senhor a dizer alto e bom som que existia duas turmas na escola da filha com apenas vinte alunos, porque tinham dois alunos de ensino especial e que por causa disso lá iam dezasseis alunos a vida. Só por causa dos "coitadinhos"...
Acho que nem o café me passou no estreito! Deitei uns olhos ao homem, eu e mais umas quantas pessoas que lá estavam.
E ele lá continuava tipo papagaio, dono da sua razão, ou da falta dela... Surreal!
Tenho um orgulho imenso de saber que os meus filhos estão integrados em escolas que valorizam e integram estas crianças e jovens.
Os projectos educativos quando são criados, são para todos sem distinções.
Não costumo falar de temas controversos por aqui, mas isto mexe comigo!!!
Por fim, desejar a todos os que nos lêem, sejam professores, educadores, auxiliares e alunos, um bom ano lectivo 2019/2020.
"O resultado mais sublime da educação é a tolerância".
Helen Keller
"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."
Nelson Mandela.
"O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram."
Jean Piaget
Beijos e abraços.
Sandra C.
A minha filha está no último ano do pré-escolar. Regressou à escola no dia 2 de setembro, na salinha dela há uma menina que tem síndrome de Down e acho que é uma enorme mais valia a presença dela na sala da minha filha. Aos olhos da minha S., a E. é uma menina como todas as outras e de facto, é importante que os meninos cresçam a sentir que não há diferenças. Estas por vezes só existem aos olhos de alguns adultos ignorantes.
ResponderEliminarA minha filha está no último ano do pré-escolar. Regressou à escola no dia 2 de setembro, na salinha dela há uma menina que tem síndrome de Down e acho que é uma enorme mais valia a presença dela na sala da minha filha. Aos olhos da minha S., a E. é uma menina como todas as outras e de facto, é importante que os meninos cresçam a sentir que não há diferenças. Estas por vezes só existem aos olhos de alguns adultos ignorantes.
ResponderEliminarÉ surreal os comentários que se fazem :/
ResponderEliminarQue seja um ótimo regresso aos teus pequenotes!
Para nós hoje também foi o 1 dia de escola e de estágio
ResponderEliminarSegui-mos o blog
Beijinhos, https://damselme.blogspot.com/
Maravilhosas citações!! Têm pessoas que infelimente não sabem o quanto parecem animais!! O pior é se também dizem isso à mesa com os filhos ou os netos!!
ResponderEliminar