Avançar para o conteúdo principal

A moda dos alimentos do "bem"... - Parte I


Image from Blog.Dr. Consulta.

O assunto que aqui hoje trago, não é novidade, já se ouve falar em produtos do "bem", faz algum tempo. Na minha modesta opinião, todos os alimentos são do " bem" desde que consumidos correctamente.

Eu contra mim falo, que também faço os meus excessos e não devia....

Sumos Detox, super alimentos, etc, todos os dias somos bombardeados de mil anúncios e propaganda, principalmente na época do verão.

Após fazer algumas pesquisas descobrimos facilmente os benefícios que estes ditos alimentos podem trazer ao nosso organismo, mas também as desvantagens.

Sementes: Toda uma panóplia imensa que temos á disposição, abóbora, linhaça, sésamo, papoila, chia (que pessoalmente não aprecio) e talvez mais alguma que me escapou.
Estes produtos estão cheios de mais valias para o nosso organismo (fibras, minerais, vitaminas e gorduras das boas).




A questão é que o nosso organismo não consegue aproveitar todas estas vantagens, se as sementes forem consumidas inteiras. O melhor a fazer é usá-las trituradas.Em farinha podemos fazer pão muito saboroso em casa tal como granolas caseiras.

             Image from https://www.natue.com.br

Skyr - o tão famigerado iogurte que afinal é queijo.
Este produto de origem irlandesa, originalmente era produzido aquecendo leite magro, até que na superfície ficasse a gordura e a caseína do leite. Depois era então adicionado o skyr, para que se desse o processo de fermentação.
Caso não funcionasse, era adicionado coalho de origem animal. Posteriormente coalhava-se o leite, até obter um concentrado espesso e azedo.

Actualmente, a produção não é feita de uma forma tão natural pois em vez de se adicionar o skyr antigo,  são adicionadas culturas controladas, o que faz com que o o resultado final não seja tão espesso.

Este produto obteve um sucesso grande, pela quantidade de proteína que contém. No entanto o seu sabor pode não agradar a todos. Outros iogurtes, com consistência semelhante são bem mais agradáveis, mas também estes para serem consumidos, convém ler os rótulos, existe ingredientes que não necessitamos deles para comer um iogurte delicioso e saudável.

Trago-vos apenas 2 exemplos deste tipo alimentação.
O mercado está "saturado" de produtos do bem.
Numa simples ida ao supermercado, até ficamos baralhados com tanta escolha.
O problema é saber que comprar e como utilizá-los da melhor forma...

Deixo-vos uma receita da granola que fiz em casa e que pode ser comida com um saboroso iogurte grego.

Granola de aveia, laranja, amêndoas e nozes


Esta receita é minha e foi publicada em tempos no meu blog Por Entre Tachos e Panelas .
Ingredientes:
- Uma chávena (almoçadeira) de flocos de aveia (que podem ser integrais/ ou sem glúten)
- Meia chávena de flocos de centeio
- 1/4 de chávena de linhaça moída
- Meia chávena de coco ralado
- 1 chávena de mistura de frutos secos (nozes, amêndoas e 3 castanhas do Pará e maçã desidratada
- Meia chávena de mel de rosmaninho
- Sumo e raspa de 1 laranja
- 1 colher de sobremesa de canela
- 1 Colher e meia de sopa de azeite.

Preparação:
Misture todos os ingredientes secos, incluindo a raspa de laranja e a canela, os frutos secos convêm parti-los em pequenos pedaços.
Leve ao lume baixo e por muito pouco tempo o mel, o sumo de laranja e o azeite, até ficar uma mistura homogénea.
Utilize este liquido para deita-lo por cima da mistura anterior. Misture muito bem.

Pré-aqueça o forno a 180º.
Num tabuleiro forre com papel vegetal e deite a granola espalhando-a bem. Leve ao forno entre 30 a 45 minutos, não esquecer de vez em quando mexer a granola para que "torre".

Quando estiver com aquela cor douradinha, tire do forno e deixe arrefecer completamente, depois guarde num frasco e utilize como bem apetecer. 
Bom apetite 

Comentários

  1. Essa granola caseira conquistou-me! Ando há tanto tempo para experimentar :)

    Beijinhos,
    Cláudia

    ResponderEliminar
  2. Sou da mesma opinião que tu, todos os produtos são do bem, desde que consumidos corretamente :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de Caramelo

Bom dia a todos! Este bolo que vos deixo hoje, é um dos que tem história. A minha mãe fazia-o várias vezes. E era  uma das delicias lá de casa...  Ingredientes: - 3 Ovos - 125 gr. de manteiga derretida - 100 gr. de açúcar + 1 chávena de açúcar - 2 chávenas de farinha - 1 chávena de leite quente - 2 colheres de chá de fermento em pó *Observações: Eu coloquei ainda três nozes partidas muito miudinhas e no fim do bolo cozido usei o sumo de uma laranja pequena para cobrir o bolo. Preparação: Num tacho coloca-se as 100 gr. de açúcar e leva-se ao lume até ficar em caramelo. Quando isso acontecer, deita-se com cuidado o leite quente e vai ao lume de novo até que o açúcar derreta. Numa tigela bate-se a manteiga derretida com a chávena de açúcar até obter um creme branco, deita-se as gemas e continua-se a mexer. A este preparado junta-se o leite com o açúcar e mexe-se mais um pouco., por fim deita-se as claras batidas em castelo, a farinha e o fermento. Unta-se uma forma com margarina ...

Sugestão de fim-de-semana - Lugar do Pernilongos

Bom dia! Já cheira a fim-de-semana! A sugestão que vos trago hoje é uma visita a um lugar especial. Chama-se Lugar dos Pernilongos e está situado dentro da Herdade de Gâmbia  datada de 1917. Dentro desta herdade é desenvolvida actividades agro-florestais e pecuária. Encontra-se na margem direita da  Ribeira de Marateca que está integrada na Reserva Natural do Estuário do Sado. Quanto ao Lugar dos Pernilongo s, este sítio tem cerca de 600 ha. Podemos passear por lá e observar as várias árvores como o pinheiro manso e bravo e sobreiros. Para além da área florestal, o ex-líbris desta visita é obviamente os animais da quinta. Podemos estar perto de uma família de burros, de ovelhas e de cabras, o cavalo (que é o habitante mais velho desta quinta), porcos, galinhas, patos e vários coelhos, alguns muito pequeninos. Quando chegamos perto dos coelhos já está tudo numa excitação, por se saber que vamos tê-los entre os braços. Também podemos da...

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de laranja com casca, Mel, Coco e Avelãs

  Bom dia! Este bolo é uma versão do Bolo de Laranja com casca e Mel que foi partilhado na Praça da Alegria na semana passada pela Cristina Manso. Este bolo levava ainda uma calda que não fiz, apenas coloquei o sumo de 1 laranja por cima do bolo. Ingredientes: - - 1 chávena de Farinha de trigo - Meia chávena  de avelãs moídos - Meia chávena de coco ralado - 1 chávena de Mel - Meia chávena  Azeite - 4 Ovos - 2 Laranjas pequenas (bem lavadas, com a casca e cortadas em pedaços) - 1 colher de sopa   Fermento em pó - Manteiga e Farinha (para untar a forma) - q.b. Preparação: Pré-aqueça o forno a 180° C. Misture numa taça a farinha e as avelãs moidas e o coco ralado. Reserve. Bata no liquidificador o mel, o azeite, os ovos e as laranjas cortadas. Aos poucos, junte este batido ao preparado da farinha, avelãs e coco ralado.  Acrescente o fermento, misture e verta para uma forma redonda com buraco  previamente untada e enfarinhada. Leve ao for...