Avançar para o conteúdo principal

A moda dos alimentos do "bem"... - Parte I


Image from Blog.Dr. Consulta.

O assunto que aqui hoje trago, não é novidade, já se ouve falar em produtos do "bem", faz algum tempo. Na minha modesta opinião, todos os alimentos são do " bem" desde que consumidos correctamente.

Eu contra mim falo, que também faço os meus excessos e não devia....

Sumos Detox, super alimentos, etc, todos os dias somos bombardeados de mil anúncios e propaganda, principalmente na época do verão.

Após fazer algumas pesquisas descobrimos facilmente os benefícios que estes ditos alimentos podem trazer ao nosso organismo, mas também as desvantagens.

Sementes: Toda uma panóplia imensa que temos á disposição, abóbora, linhaça, sésamo, papoila, chia (que pessoalmente não aprecio) e talvez mais alguma que me escapou.
Estes produtos estão cheios de mais valias para o nosso organismo (fibras, minerais, vitaminas e gorduras das boas).




A questão é que o nosso organismo não consegue aproveitar todas estas vantagens, se as sementes forem consumidas inteiras. O melhor a fazer é usá-las trituradas.Em farinha podemos fazer pão muito saboroso em casa tal como granolas caseiras.

             Image from https://www.natue.com.br

Skyr - o tão famigerado iogurte que afinal é queijo.
Este produto de origem irlandesa, originalmente era produzido aquecendo leite magro, até que na superfície ficasse a gordura e a caseína do leite. Depois era então adicionado o skyr, para que se desse o processo de fermentação.
Caso não funcionasse, era adicionado coalho de origem animal. Posteriormente coalhava-se o leite, até obter um concentrado espesso e azedo.

Actualmente, a produção não é feita de uma forma tão natural pois em vez de se adicionar o skyr antigo,  são adicionadas culturas controladas, o que faz com que o o resultado final não seja tão espesso.

Este produto obteve um sucesso grande, pela quantidade de proteína que contém. No entanto o seu sabor pode não agradar a todos. Outros iogurtes, com consistência semelhante são bem mais agradáveis, mas também estes para serem consumidos, convém ler os rótulos, existe ingredientes que não necessitamos deles para comer um iogurte delicioso e saudável.

Trago-vos apenas 2 exemplos deste tipo alimentação.
O mercado está "saturado" de produtos do bem.
Numa simples ida ao supermercado, até ficamos baralhados com tanta escolha.
O problema é saber que comprar e como utilizá-los da melhor forma...

Deixo-vos uma receita da granola que fiz em casa e que pode ser comida com um saboroso iogurte grego.

Granola de aveia, laranja, amêndoas e nozes


Esta receita é minha e foi publicada em tempos no meu blog Por Entre Tachos e Panelas .
Ingredientes:
- Uma chávena (almoçadeira) de flocos de aveia (que podem ser integrais/ ou sem glúten)
- Meia chávena de flocos de centeio
- 1/4 de chávena de linhaça moída
- Meia chávena de coco ralado
- 1 chávena de mistura de frutos secos (nozes, amêndoas e 3 castanhas do Pará e maçã desidratada
- Meia chávena de mel de rosmaninho
- Sumo e raspa de 1 laranja
- 1 colher de sobremesa de canela
- 1 Colher e meia de sopa de azeite.

Preparação:
Misture todos os ingredientes secos, incluindo a raspa de laranja e a canela, os frutos secos convêm parti-los em pequenos pedaços.
Leve ao lume baixo e por muito pouco tempo o mel, o sumo de laranja e o azeite, até ficar uma mistura homogénea.
Utilize este liquido para deita-lo por cima da mistura anterior. Misture muito bem.

Pré-aqueça o forno a 180º.
Num tabuleiro forre com papel vegetal e deite a granola espalhando-a bem. Leve ao forno entre 30 a 45 minutos, não esquecer de vez em quando mexer a granola para que "torre".

Quando estiver com aquela cor douradinha, tire do forno e deixe arrefecer completamente, depois guarde num frasco e utilize como bem apetecer. 
Bom apetite 

Comentários

  1. Essa granola caseira conquistou-me! Ando há tanto tempo para experimentar :)

    Beijinhos,
    Cláudia

    ResponderEliminar
  2. Sou da mesma opinião que tu, todos os produtos são do bem, desde que consumidos corretamente :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

Música que tem bom feeling - Maria

Adoro quando descubro músicas que me tocam. Sejam elas mais sérias, ou mais "cool" como esta, estas duas vozes juntas é qualquer coisa! Letra e música de Bezegol Por gostar de ti Maria Não olhei ao sofrimento E não quis lembrar o dia Que falhaste ao juramento Por ti enfrentei o mundo Enrolado no teu dedo Condenado a amor profundo Encobrindo o teu segredo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Vou seguindo minha estrela Firme vou no meu caminho A bagagem vai pesada Mas eu carrego sozinho Foi dica a tua experiência Mas não quero olhar para trás Agarro-me às partes boas E sigo a iludir as más Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Pa...

A origem das coisas...

Todos os dias fazemos pequenos gestos e usamos alguns produtos que se tornam num ritual diário. Por exemplo, com certeza que usa sabonete, ou mesmo gel de banho todos os dias.  Já alguma vez se perguntou porque o fazemos, ou qual é o sua origem? O sabonete é um produto muito antigo, os primeiros vestígios deste produto, foram encontradas na era de 2800 A.C., durante as escavações da antiga Babilónia. Na era de 1500 A.C. os antigos egípcios usavam uma mistura de óleos animal e vegetal com sais alcalinos para criar um material semelhante ao sabão, este era usado para tratar de doenças. Na era de 600 A.C. os fenícios confeccionavam uma mistura de terra argilosa com cinzas de madeira ou calcário para limpar o corpo. Este produto correu as rotas do comércio, até chegar à Europa, no entanto esta técnica não foi utilizada pelos Romanos, durante cerca de 600 anos.A partir do I século D.C. o fabrico do sabão foi evoluindo consideravelmente, desde o cozimento do sebo de carneiro com cinza...

Férias para que vos quero!!

                                                                  Image from Pinterest Sim, é verdade, hoje começamos uma semana de férias (eu e o meu marido, os miúdos) estão na escola! Não que a situação me agrade de todo, porque férias para mim,é estarmos todos juntos e sairmos de Lisboa! Mas na falta de melhor, é o que se arranja! Começamos o fim-de-semana da melhor forma a ir ao cinema com os miúdos e sogros para ver o filme "Peter Rabitt"  e foi muito bom... começar e acabar o filme a rir verdadeiramente com vontade! Recomendo! No resto da semana vamos aproveitar para conhecer alguns locais onde nunca estivemos e voltar a outros apenas porque nos apetece!! Em Sintra, queremos descobrir a  Vila Sassetti  (Images from http://www.e-cultura.sapo.pt/), por ser um local idílico, mesmo à esp...