Avançar para o conteúdo principal

A moda dos alimentos do "bem"... - Parte I


Image from Blog.Dr. Consulta.

O assunto que aqui hoje trago, não é novidade, já se ouve falar em produtos do "bem", faz algum tempo. Na minha modesta opinião, todos os alimentos são do " bem" desde que consumidos correctamente.

Eu contra mim falo, que também faço os meus excessos e não devia....

Sumos Detox, super alimentos, etc, todos os dias somos bombardeados de mil anúncios e propaganda, principalmente na época do verão.

Após fazer algumas pesquisas descobrimos facilmente os benefícios que estes ditos alimentos podem trazer ao nosso organismo, mas também as desvantagens.

Sementes: Toda uma panóplia imensa que temos á disposição, abóbora, linhaça, sésamo, papoila, chia (que pessoalmente não aprecio) e talvez mais alguma que me escapou.
Estes produtos estão cheios de mais valias para o nosso organismo (fibras, minerais, vitaminas e gorduras das boas).




A questão é que o nosso organismo não consegue aproveitar todas estas vantagens, se as sementes forem consumidas inteiras. O melhor a fazer é usá-las trituradas.Em farinha podemos fazer pão muito saboroso em casa tal como granolas caseiras.

             Image from https://www.natue.com.br

Skyr - o tão famigerado iogurte que afinal é queijo.
Este produto de origem irlandesa, originalmente era produzido aquecendo leite magro, até que na superfície ficasse a gordura e a caseína do leite. Depois era então adicionado o skyr, para que se desse o processo de fermentação.
Caso não funcionasse, era adicionado coalho de origem animal. Posteriormente coalhava-se o leite, até obter um concentrado espesso e azedo.

Actualmente, a produção não é feita de uma forma tão natural pois em vez de se adicionar o skyr antigo,  são adicionadas culturas controladas, o que faz com que o o resultado final não seja tão espesso.

Este produto obteve um sucesso grande, pela quantidade de proteína que contém. No entanto o seu sabor pode não agradar a todos. Outros iogurtes, com consistência semelhante são bem mais agradáveis, mas também estes para serem consumidos, convém ler os rótulos, existe ingredientes que não necessitamos deles para comer um iogurte delicioso e saudável.

Trago-vos apenas 2 exemplos deste tipo alimentação.
O mercado está "saturado" de produtos do bem.
Numa simples ida ao supermercado, até ficamos baralhados com tanta escolha.
O problema é saber que comprar e como utilizá-los da melhor forma...

Deixo-vos uma receita da granola que fiz em casa e que pode ser comida com um saboroso iogurte grego.

Granola de aveia, laranja, amêndoas e nozes


Esta receita é minha e foi publicada em tempos no meu blog Por Entre Tachos e Panelas .
Ingredientes:
- Uma chávena (almoçadeira) de flocos de aveia (que podem ser integrais/ ou sem glúten)
- Meia chávena de flocos de centeio
- 1/4 de chávena de linhaça moída
- Meia chávena de coco ralado
- 1 chávena de mistura de frutos secos (nozes, amêndoas e 3 castanhas do Pará e maçã desidratada
- Meia chávena de mel de rosmaninho
- Sumo e raspa de 1 laranja
- 1 colher de sobremesa de canela
- 1 Colher e meia de sopa de azeite.

Preparação:
Misture todos os ingredientes secos, incluindo a raspa de laranja e a canela, os frutos secos convêm parti-los em pequenos pedaços.
Leve ao lume baixo e por muito pouco tempo o mel, o sumo de laranja e o azeite, até ficar uma mistura homogénea.
Utilize este liquido para deita-lo por cima da mistura anterior. Misture muito bem.

Pré-aqueça o forno a 180º.
Num tabuleiro forre com papel vegetal e deite a granola espalhando-a bem. Leve ao forno entre 30 a 45 minutos, não esquecer de vez em quando mexer a granola para que "torre".

Quando estiver com aquela cor douradinha, tire do forno e deixe arrefecer completamente, depois guarde num frasco e utilize como bem apetecer. 
Bom apetite 

Comentários

  1. Essa granola caseira conquistou-me! Ando há tanto tempo para experimentar :)

    Beijinhos,
    Cláudia

    ResponderEliminar
  2. Sou da mesma opinião que tu, todos os produtos são do bem, desde que consumidos corretamente :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

Eduardo Viana - O supersticioso e obstinado

Eduardo Viana , pintor nascido em Lisboa no dia 28 de Novembro de 1881 na Rua do Loreto, nº 13 no quarto - andar, filho de José Afonso Viana e de D. Maria das Dores Fonseca Viana foi um dos nomes sonantes da pintura do século XX em conjunto com outros pintores como Amadeu de Sousa-Cardoso, Almada Negreiros, Robert Delaunay e Sónia Delaunay, Mily Possoz (de quem veio a estar noivo entre os anos 1919-1925) entre outros. Uma personalidade impar,”(...) Supersticioso, austero, exigente e obstinado (...)” era capaz de “(...) raspar qualquer trecho ou pormenor, aparentemente insignificante, de uma tela já coberta; repintá-lo uma, duas, número sem conto de vezes, até acertar na forma, mas, sobretudo, no tom, era, para Eduardo Viana, o pão nosso de cada dia. Que saibamos, um ano (...) levou o insatisfeito pintor a encontrar, após sucessivos ensaios, a cor de um simples lenço sobre que, numa natureza morta, repousavam uns frutos (...)” Matriculou-se no Curso Geral de Desenho da Sociedade de Bela...

Música que tem bom feeling - Maria

Adoro quando descubro músicas que me tocam. Sejam elas mais sérias, ou mais "cool" como esta, estas duas vozes juntas é qualquer coisa! Letra e música de Bezegol Por gostar de ti Maria Não olhei ao sofrimento E não quis lembrar o dia Que falhaste ao juramento Por ti enfrentei o mundo Enrolado no teu dedo Condenado a amor profundo Encobrindo o teu segredo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Vou seguindo minha estrela Firme vou no meu caminho A bagagem vai pesada Mas eu carrego sozinho Foi dica a tua experiência Mas não quero olhar para trás Agarro-me às partes boas E sigo a iludir as más Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Pa...

Restolho - Mafalda Veiga

Bom dia! Adoro quando sou surpreendida por musicas recentes que me tocam, mas também quando ouço algo que em tempos acompanhou a minha vida. É o que acontece com esta música. Sempre gostei muito de ouvir Mafalda Veiga, principalmente na adolescência, as suas músicas sempre me concederam momentos de pausa e de reflexão.  Esta música faz-me lembrar momentos de verões eternos, quando a seguir ao almoço o calor era tanto que se ouviam as cigarras.  Do doce das uvas, das amoras e dos figos pelos caminhos duros.  Do rio calmo e fresco, dos peixes que teimavam em fazer as suas danças e quase que nos vinham beijar a pele.  Dos fins de dia quase noite quando caminhavamos cheios de uma felicidade que enchia o coração. É bom recordar... "Geme o restolho, triste e solitário A embalar a noite escura e fria E a perder-se no olhar da ventania Que canta ao tom do velho campanário Geme o restolho, preso de saudade Esquecido, enlouquecido, dominado Escondido entre as sombras do ...