Avançar para o conteúdo principal

Personalidade do Mês - Beatles

Beatles - Musicalmente Intergeracional!



Os Beatles sempre fizeram parte das minhas escolhas musicais. Sempre lhes achei piada...
A banda apareceu quatorze anos antes de eu nascer, a sua carreira terminou em 1970.

Durante os dez loucos anos que durou a "Beatlemania", muitas foram as histórias e os seus sucessos.

O emergir da banda, veio mudar radicalmente o panorama musical no Reino Unido, Europa e definitivamente no mundo.

A sua música pautava por um estilo rock (n'roll), com misturas de alguns apontamentos mais clássicos, algo único...

Liverpoll era a sua cidade. A formação inicial, tocava em pubs e não tinha tanta visibilidade, até que em 1962, a banda se transforma no mega êxito dos anos 60.

O primeiro grande êxito da banda foi o tema "Love Me Do", diz-se que esta música foi gravada três vezes, com bateristas diferentes, até que versão com Ringo Star prevaleceu.

O sucesso por terras de sua Majestade era visível, então a banda em 1964 partiu rumo à América., onde foram recebidos em euforia.
Fizeram-se apresentar a 9 de Fevereiro desse ano no canal CBS, no programa The Ed Sullivan Show batendo audiências, colocando mais de 70 milhões de norte-americanos em frente à TV.


"I want to hold your hand", foi uma das primeiras músicas a ser ouvida na América, tal como a música "She Loves You".

Entre 1964 e 1966, a "Beatlemania", atingia vários países. Desde a Austrália, à Escandinávia, passando pela Holanda, entre outros países.

O titulo de "Membros da Ordem do Império Britânico" foi-lhes concedido pela Rainha Elizabeth II, título esse que gerou polémicas em Inglaterra.

O sucesso do Beatles não se cingiu à música, também foi alcançado no cinema com os Filmes "A Hard Day's Night"em 1964 e "Help"em 1965. Em 1970 com o filme "Let it be", conseguiram obter um Óscar para a melhor música.

Toda esta loucura durou cerca de 10 anos, onde os sucessos foram muitos, assim como as polémicas em que a banda sempre esteve envolvida.
O fim da banda deu-se em 1970, entre várias razões para tal ter acontecido, foi a morte prematura do seu agente, Brian Epstein aos 32 anos por overdose.

Independentemente do seu fim, o estatuto, a história, as músicas e o estigma único fica para sempre registado.



Não conheço a fundo toda a obra, mas conheço o suficiente para entender a sua grandeza.
Para além das músicas que já ponte em cima, posso dizer-vos que as minhas preferidas são:
Help! 
Ticket To Ride
Can't Buy Me Love
Don't Let Me Down

Mas a minha preferida de sempre e para sempre, é o "Hey Jude", esta é uma música que me acompanha desde a adolescência, já ouve uma fase da minha vida em que a associava a coisas más e tinha sempre a sensação que sempre que a ouvia algo de mal acontecia à minha volta (coisas de miúda), mas hoje sem dúvida que sei que é uma das músicas da minha vida.
Emociono-me sempre que a oiço! É linda!




Hey Jude, don't make it bad
Take a sad song and make it better
Remember to let her into your heart
Then you can start to make it better
Hey Jude, don't be afraid
You were made to go out and get her
The minute you let her under your skin
Then you begin to make it better
And anytime you feel the pain, hey Jude, refrain
Don't carry the world upon your shoulders
For well you know that it's a fool who plays it cool
By making his world a little colder
Nah nah nah nah nah nah nah nah nah
Hey Jude, don't let me down
You have found her, now go and get her
Remember to let her into your heart
Then you can start to make it better
So let it out and let it in, hey Jude, begin
You're waiting for someone to perform with
And don't…

Espero que gostem tanto como eu, dos Beatles que fizeram e que ainda fazem sonhar gerações.

Beijos e abraços.
Sandra C

Comentários

  1. Nunca ouvi com a maior regularidade, mas gosto de algumas músicas :)

    ResponderEliminar
  2. Adoro! Quando estive em Londres fui ver o musical LET IT BE e deu bem para sentir de perto o fenómeno.

    ResponderEliminar
  3. Muito bom este post, Beatles é bom e eu sou fã do John Lennon.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Também é um dos meus temas preferidos dos Beatles, o Hey Jude! E ao longo dos anos, tenho acompanhado o que o Paul McCartney vai fazendo! Sempre gostei imenso dos seus trabalhos a solo!...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

A origem das coisas...

Todos os dias fazemos pequenos gestos e usamos alguns produtos que se tornam num ritual diário. Por exemplo, com certeza que usa sabonete, ou mesmo gel de banho todos os dias.  Já alguma vez se perguntou porque o fazemos, ou qual é o sua origem? O sabonete é um produto muito antigo, os primeiros vestígios deste produto, foram encontradas na era de 2800 A.C., durante as escavações da antiga Babilónia. Na era de 1500 A.C. os antigos egípcios usavam uma mistura de óleos animal e vegetal com sais alcalinos para criar um material semelhante ao sabão, este era usado para tratar de doenças. Na era de 600 A.C. os fenícios confeccionavam uma mistura de terra argilosa com cinzas de madeira ou calcário para limpar o corpo. Este produto correu as rotas do comércio, até chegar à Europa, no entanto esta técnica não foi utilizada pelos Romanos, durante cerca de 600 anos.A partir do I século D.C. o fabrico do sabão foi evoluindo consideravelmente, desde o cozimento do sebo de carneiro com cinzas de

Entrevista - Isabel Moura Pinto - Uma Força da Natureza!

  Bom dia! Hoje deixo-vos a ultima entrevista do mês de Março de 2024.  Neste dia tão importante para mim, tinha de trazer ao blog alguém ligado à arte do teatro e à cultura em si . Trago-vos então a Isabel Moura Pinto, uma mulher de uma garra incrível, uma consciência cultural fantástica e uma inspiração! Conhecia-a em 2022 numa reunião de um projecto teatral e nunca mais nos "deslargamos".  Se hoje faço parte do TEO - Teatro Experimental de Odivelas, o devo ao convite da Isabel. Deixo-vos então a entrevista. - Quem vive na zona de Odivelas a tua cara já não é estranha, mas para quem não te conhece, quem é a Isabel Moura Pinto? Apaixonada desde sempre pelo teatro. A Beatriz Costa era prima da minha mãe e como era uma celebridade talvez isso me tenha influenciado. De qualquer forma, era uma criança solitária e distraía-me sozinha criando personagens. O teatro também esteve presente na minha vida académica. Estive 10 anos fora e desde que regressei a Odivelas comecei a partici

Música que tem bom feeling - Maria

Adoro quando descubro músicas que me tocam. Sejam elas mais sérias, ou mais "cool" como esta, estas duas vozes juntas é qualquer coisa! Letra e música de Bezegol Por gostar de ti Maria Não olhei ao sofrimento E não quis lembrar o dia Que falhaste ao juramento Por ti enfrentei o mundo Enrolado no teu dedo Condenado a amor profundo Encobrindo o teu segredo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Vou seguindo minha estrela Firme vou no meu caminho A bagagem vai pesada Mas eu carrego sozinho Foi dica a tua experiência Mas não quero olhar para trás Agarro-me às partes boas E sigo a iludir as más Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Pa