Avançar para o conteúdo principal

Unhas para que te quero...

Olá! Nos dias que passam não existe mulher ou menina que se veja sem ter as unhas pintadas, umas com cores mais berrantes, outras mais discretas, pintadas apenas, com desenhos, aplicações de autocolantes, com gel, gelinho, verniz de gel, ou seja toda uma panóplia de possibilidades, tudo para que as mãos estejam ao nossos (e aos dos outros) olhos bonitas (também depende do conceito de beleza, claro está).
O que muitos desconhecem, é que esta moda de embelezar as mãos, já existe à muito.

Na China em "3000 a. C" já se pintava as unhas, a aplicação era morosa e consistia numa tinta feita com base em gelatina, cera de abelha, goma, ovos, orquídea, vegetais, entre muitos outros ingredientes. ~
A unha para ser pintada, precisava de várias aplicações, até ser atingido o objectivo final, a cor desejada.

Em "600 a. C." as unhas continuaram a ser um Ex-libris para a aristocracia chinesa, utilizavam-nas longas e cheias de peças de ouro e de prata, como símbolo de ostentação e riqueza. As unhas eram protegidas com uma pequena caixa.

Só na época do Renascimento é que a “moda” voltou a pegar, na Europa. Nessa altura não se usava cores, apenas cores claras, de acordo com a época Vitoriana.

Já no século passado, mais propriamente nos anos 20 a loucura das unhas pintadas voltou em grande força, nessa altura usava-se as unhas compridas e pontiagudas.

A questão das cores e de quando apareceu verdadeiramente o verniz (ou esmalte) passou por várias fases. Em 1927 a Max Factor lança um produto que consistia num frasco com um pó beije para aplicação nas unhas com uma espécie de pincel.

Mais tarde, as actrizes mais conhecidas como Rita Hayworth promovem o uso de vernizes.

Em 1932, os fundadores da empresa americana Revlon, os irmãos Charles e Joseph Revlon criam um verniz brilhante e colorido com pigmentos e que se aplicava em toda a extensão da unha.

Anna Hamburg,, em 1934 lança a primeira unha pintada artificial .

Na década de 70 aparece a moda dos vernizes sintéticos e a moda das unhas bastante longas.

Na década de 90, começa a aparecer a moda das unhas decoradas, até ao dia de hoje.

No dias que correm é possível encontrarmos vernizes de mil e uma cores e uma sem número de aplicações.
É possível fazê-las em Francesa, Inglesinha , Italiana ou Espanhola.

Espero que tenham gostado.
Cumprimentos a todos.
Sandra C.



Comentários

  1. Desconhecia de todo este processo!!!

    Obrigada :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também fiquei surpreendida!!

      Beijinhos
      Sandra C.
      bluestrass.blogspot.com

      Eliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

Música que tem bom feeling - Maria

Adoro quando descubro músicas que me tocam. Sejam elas mais sérias, ou mais "cool" como esta, estas duas vozes juntas é qualquer coisa! Letra e música de Bezegol Por gostar de ti Maria Não olhei ao sofrimento E não quis lembrar o dia Que falhaste ao juramento Por ti enfrentei o mundo Enrolado no teu dedo Condenado a amor profundo Encobrindo o teu segredo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Vou seguindo minha estrela Firme vou no meu caminho A bagagem vai pesada Mas eu carrego sozinho Foi dica a tua experiência Mas não quero olhar para trás Agarro-me às partes boas E sigo a iludir as más Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Pa...

Raquel Martins - Pura Inspiração

Bom dia! Hoje trago-vos a primeira entrevista do mês de Março de 2025. A Raquel, para além de mulher, é mãe, esposa e fisioterapeuta. Conheci a Raquel, não sei ao certo há quantos anos, no sitio onde um dia gostava de morar, em Arões, perto de Fafe.  Admiro a Raquel pela sua tranquilidade, pela sua maneira de estar e de levar a vida. Admiro a sua coragem por tomar o pulso à sua vida e lutar pelos seus sonhos! Parabéns Raquel, és uma inspiração! - Para quem ainda não te conhece, quem é a Raquel Martins? 💜 Sou a Raquel, tenho 29 anos, sou mãe de duas meninas com três anos. Sou profissional de saúde, fisioterapeuta por conta própria. Foi um dos maiores passos da minha vida, que me transformou profissionalmente e pessoalmente também, porque dá-nos asas para sermos mais e melhor. Principalmente sou feliz, muito feliz no que faço, muito feliz com o que tenho, muito feliz na mãe que sou e na família que construí até hoje. - Antes de falarmos da tua profissão, gostava de falar um pouco da...

Panquecas de maçã

Fotografias da minha autoria... Cá por casa, todos se pelam por ter um pequeno almoço com panquecas. No passado sábado "inventei" umas que ficaram uma delícia. Simplesmente voaram. Tive como inspiração base uma receita que vi no blog "A Pitada do Pai", que tanto gosto de seguir. Então a receita foi esta: - 2 ovos - 1 maçã pequena Granny Smith ou metade de uma grande - 1 colher sopa açúcar amarelo ou de coco - 2 colheres sopa amido milho (vulgo Maizena) - 1 colher sopa de Maizena - 1 colher sopa de farinha de coco Preparação: Descasque a maçã, corte em pedaços, junte todos os outros ingredientes no liquidificador. Se achar que a massa está muito densa, acrescente aos poucos leite vegetal ou leite de vaca ou mesmo sumo de laranja. Aqueça uma frigideira antiaderente com um pouco de óleo de coco ou manteiga. Faça mini panquecas, vai render cerca de 12 a 14 doses. Quando começar a fazer, é ver todos a virem a correr, espreitar o que se passa,...