Avançar para o conteúdo principal

Unhas para que te quero...

Olá! Nos dias que passam não existe mulher ou menina que se veja sem ter as unhas pintadas, umas com cores mais berrantes, outras mais discretas, pintadas apenas, com desenhos, aplicações de autocolantes, com gel, gelinho, verniz de gel, ou seja toda uma panóplia de possibilidades, tudo para que as mãos estejam ao nossos (e aos dos outros) olhos bonitas (também depende do conceito de beleza, claro está).
O que muitos desconhecem, é que esta moda de embelezar as mãos, já existe à muito.

Na China em "3000 a. C" já se pintava as unhas, a aplicação era morosa e consistia numa tinta feita com base em gelatina, cera de abelha, goma, ovos, orquídea, vegetais, entre muitos outros ingredientes. ~
A unha para ser pintada, precisava de várias aplicações, até ser atingido o objectivo final, a cor desejada.

Em "600 a. C." as unhas continuaram a ser um Ex-libris para a aristocracia chinesa, utilizavam-nas longas e cheias de peças de ouro e de prata, como símbolo de ostentação e riqueza. As unhas eram protegidas com uma pequena caixa.

Só na época do Renascimento é que a “moda” voltou a pegar, na Europa. Nessa altura não se usava cores, apenas cores claras, de acordo com a época Vitoriana.

Já no século passado, mais propriamente nos anos 20 a loucura das unhas pintadas voltou em grande força, nessa altura usava-se as unhas compridas e pontiagudas.

A questão das cores e de quando apareceu verdadeiramente o verniz (ou esmalte) passou por várias fases. Em 1927 a Max Factor lança um produto que consistia num frasco com um pó beije para aplicação nas unhas com uma espécie de pincel.

Mais tarde, as actrizes mais conhecidas como Rita Hayworth promovem o uso de vernizes.

Em 1932, os fundadores da empresa americana Revlon, os irmãos Charles e Joseph Revlon criam um verniz brilhante e colorido com pigmentos e que se aplicava em toda a extensão da unha.

Anna Hamburg,, em 1934 lança a primeira unha pintada artificial .

Na década de 70 aparece a moda dos vernizes sintéticos e a moda das unhas bastante longas.

Na década de 90, começa a aparecer a moda das unhas decoradas, até ao dia de hoje.

No dias que correm é possível encontrarmos vernizes de mil e uma cores e uma sem número de aplicações.
É possível fazê-las em Francesa, Inglesinha , Italiana ou Espanhola.

Espero que tenham gostado.
Cumprimentos a todos.
Sandra C.



Comentários

  1. Desconhecia de todo este processo!!!

    Obrigada :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também fiquei surpreendida!!

      Beijinhos
      Sandra C.
      bluestrass.blogspot.com

      Eliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de Caramelo

Bom dia a todos! Este bolo que vos deixo hoje, é um dos que tem história. A minha mãe fazia-o várias vezes. E era  uma das delicias lá de casa...  Ingredientes: - 3 Ovos - 125 gr. de manteiga derretida - 100 gr. de açúcar + 1 chávena de açúcar - 2 chávenas de farinha - 1 chávena de leite quente - 2 colheres de chá de fermento em pó *Observações: Eu coloquei ainda três nozes partidas muito miudinhas e no fim do bolo cozido usei o sumo de uma laranja pequena para cobrir o bolo. Preparação: Num tacho coloca-se as 100 gr. de açúcar e leva-se ao lume até ficar em caramelo. Quando isso acontecer, deita-se com cuidado o leite quente e vai ao lume de novo até que o açúcar derreta. Numa tigela bate-se a manteiga derretida com a chávena de açúcar até obter um creme branco, deita-se as gemas e continua-se a mexer. A este preparado junta-se o leite com o açúcar e mexe-se mais um pouco., por fim deita-se as claras batidas em castelo, a farinha e o fermento. Unta-se uma forma com margarina ...

Sugestão de fim-de-semana - Lugar do Pernilongos

Bom dia! Já cheira a fim-de-semana! A sugestão que vos trago hoje é uma visita a um lugar especial. Chama-se Lugar dos Pernilongos e está situado dentro da Herdade de Gâmbia  datada de 1917. Dentro desta herdade é desenvolvida actividades agro-florestais e pecuária. Encontra-se na margem direita da  Ribeira de Marateca que está integrada na Reserva Natural do Estuário do Sado. Quanto ao Lugar dos Pernilongo s, este sítio tem cerca de 600 ha. Podemos passear por lá e observar as várias árvores como o pinheiro manso e bravo e sobreiros. Para além da área florestal, o ex-líbris desta visita é obviamente os animais da quinta. Podemos estar perto de uma família de burros, de ovelhas e de cabras, o cavalo (que é o habitante mais velho desta quinta), porcos, galinhas, patos e vários coelhos, alguns muito pequeninos. Quando chegamos perto dos coelhos já está tudo numa excitação, por se saber que vamos tê-los entre os braços. Também podemos da...

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de laranja com casca, Mel, Coco e Avelãs

  Bom dia! Este bolo é uma versão do Bolo de Laranja com casca e Mel que foi partilhado na Praça da Alegria na semana passada pela Cristina Manso. Este bolo levava ainda uma calda que não fiz, apenas coloquei o sumo de 1 laranja por cima do bolo. Ingredientes: - - 1 chávena de Farinha de trigo - Meia chávena  de avelãs moídos - Meia chávena de coco ralado - 1 chávena de Mel - Meia chávena  Azeite - 4 Ovos - 2 Laranjas pequenas (bem lavadas, com a casca e cortadas em pedaços) - 1 colher de sopa   Fermento em pó - Manteiga e Farinha (para untar a forma) - q.b. Preparação: Pré-aqueça o forno a 180° C. Misture numa taça a farinha e as avelãs moidas e o coco ralado. Reserve. Bata no liquidificador o mel, o azeite, os ovos e as laranjas cortadas. Aos poucos, junte este batido ao preparado da farinha, avelãs e coco ralado.  Acrescente o fermento, misture e verta para uma forma redonda com buraco  previamente untada e enfarinhada. Leve ao for...