Avançar para o conteúdo principal

Na Cozinha Mando Eu - A História de uma Açorda

 


Bom dia.!
Hoje trago-vos uma açorda. Sei que nem todos gostam, mas para além da receita (que neste caso sao trago-vos também uma história.

Este prato entrou na minha vida era eu uma bebé. E porquê?

Porque a minha mãe para além do leite materno, na altura que seria para introduzir as papas, cuspia tudo.

 Segundo me contaram, ela tentou de tudo, papa mais grossa, menos grossa, no biberão... nada deitava tudo fora  (já em bebé, não gostava nada de coisas doces pelos vistos).

No desespero a minha mãe começou a fazer açorda de carcaça e ovo e aquilo era um mimo, comia tudo e mais houvesse.

Então enquanto fui pequena, muitas vezes os meus lanches eram açorda.

A partir de uma determinada altura passei eu a fazê-la.

A receita nada tinha que saber, pão, água, sal e azeite. Levava ao lume até ferver e no fim, deitava o ovo batido, envolvia muito bem e deixava cozer! Só assim.

Óbvio que para acompanhar um prato como filetes, ou peixe frito, fazia-se uma açorda mais elaborada, como a que hoje vos trago. Também se fazia açorda de tomate, mas eu não gostava.

Então deixo aqui a minha receita para 1 pessoa, se for para mais pessoas é só aumentar as doses.

Ingredientes:
- 1 bola de pão (Mafra, Rio Maior, ou 3 fatias de pão alentejano)
- Água q.b. para demolhar o pão
- 2 Alhos
- 1 molhinhos de coentros (3/4 pés consoante gostem mais ou menos do sabor)
- Azeite
- Uma mão cheia de camarões descascados (médios)
- 1 gema de ovo batida

Preparação:
Coza os camarões até ficarem rijinhos. Reserve.

Parta o pão e demolhe-o na água de cozer os camarões.

No almofariz pique os coentros e parte os alhos em pedacinhos.
Junte sal a gosto. Deite azeite a gosto.
Com a ajuda do pilão esmague esta mistura muito bem.

Num tacho leve o pão já demolhado e ainda com alguma água e o preparado dos coentros, alho, azeite e sal ao lume mexendo bem, até levantar fervura.

Deite a gema do ovo batida, envolva bem e deixe cozer um pouco.


Se por acaso a açorda estiver muito seca, junte um pouquinho de água.
E está pronta a servir.

P.S. - Se gostarem podem picar um pouco de cebola e levar a saltear com azeite no tacho onde vão fazer a açorda.

Espero que gostem.
Bom apetite!

Beijos e abraços.
Sandra C.

Comentários

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de Caramelo

Bom dia a todos! Este bolo que vos deixo hoje, é um dos que tem história. A minha mãe fazia-o várias vezes. E era  uma das delicias lá de casa...  Ingredientes: - 3 Ovos - 125 gr. de manteiga derretida - 100 gr. de açúcar + 1 chávena de açúcar - 2 chávenas de farinha - 1 chávena de leite quente - 2 colheres de chá de fermento em pó *Observações: Eu coloquei ainda três nozes partidas muito miudinhas e no fim do bolo cozido usei o sumo de uma laranja pequena para cobrir o bolo. Preparação: Num tacho coloca-se as 100 gr. de açúcar e leva-se ao lume até ficar em caramelo. Quando isso acontecer, deita-se com cuidado o leite quente e vai ao lume de novo até que o açúcar derreta. Numa tigela bate-se a manteiga derretida com a chávena de açúcar até obter um creme branco, deita-se as gemas e continua-se a mexer. A este preparado junta-se o leite com o açúcar e mexe-se mais um pouco., por fim deita-se as claras batidas em castelo, a farinha e o fermento. Unta-se uma forma com margarina ...

Sugestão de fim-de-semana - Lugar do Pernilongos

Bom dia! Já cheira a fim-de-semana! A sugestão que vos trago hoje é uma visita a um lugar especial. Chama-se Lugar dos Pernilongos e está situado dentro da Herdade de Gâmbia  datada de 1917. Dentro desta herdade é desenvolvida actividades agro-florestais e pecuária. Encontra-se na margem direita da  Ribeira de Marateca que está integrada na Reserva Natural do Estuário do Sado. Quanto ao Lugar dos Pernilongo s, este sítio tem cerca de 600 ha. Podemos passear por lá e observar as várias árvores como o pinheiro manso e bravo e sobreiros. Para além da área florestal, o ex-líbris desta visita é obviamente os animais da quinta. Podemos estar perto de uma família de burros, de ovelhas e de cabras, o cavalo (que é o habitante mais velho desta quinta), porcos, galinhas, patos e vários coelhos, alguns muito pequeninos. Quando chegamos perto dos coelhos já está tudo numa excitação, por se saber que vamos tê-los entre os braços. Também podemos da...

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de laranja com casca, Mel, Coco e Avelãs

  Bom dia! Este bolo é uma versão do Bolo de Laranja com casca e Mel que foi partilhado na Praça da Alegria na semana passada pela Cristina Manso. Este bolo levava ainda uma calda que não fiz, apenas coloquei o sumo de 1 laranja por cima do bolo. Ingredientes: - - 1 chávena de Farinha de trigo - Meia chávena  de avelãs moídos - Meia chávena de coco ralado - 1 chávena de Mel - Meia chávena  Azeite - 4 Ovos - 2 Laranjas pequenas (bem lavadas, com a casca e cortadas em pedaços) - 1 colher de sopa   Fermento em pó - Manteiga e Farinha (para untar a forma) - q.b. Preparação: Pré-aqueça o forno a 180° C. Misture numa taça a farinha e as avelãs moidas e o coco ralado. Reserve. Bata no liquidificador o mel, o azeite, os ovos e as laranjas cortadas. Aos poucos, junte este batido ao preparado da farinha, avelãs e coco ralado.  Acrescente o fermento, misture e verta para uma forma redonda com buraco  previamente untada e enfarinhada. Leve ao for...