Avançar para o conteúdo principal

Entrevista João Navarro - Sintonizando Caminhos Musicais!

 

Bom dia!

Para comemorar o Dia Mundial da Música, hoje trago-vos em entrevista alguém que está ligado a esta arte desde a mais tenra idade.
O João Navarro. Conheci a sua música através de uma amiga em comum, e é impossível ficar indiferente à sonoridade e exclusividade no que faz!
Espero que apreciem  tanto como eu!

Podem espreitar o João pela sua Página, no Instagram, no Facebook, no seu canal do Youtube e no seu canal do Spotify.


- Para quem não conhece o João, quem é o João Navarro?

😊 Sou pai, casado, 5 filhos, 43 anos, trabalho na actividade seguradora desde os 18 anos e com uma paixão grande pela música, autodidacta, pelo piano e pela escrita de canções.


- Como é que a música surgiu na tua vida?

Havia um piano vertical em minha casa, da minha mãe, onde acabei por desde miúdo sentar-me muitas vezes, em que atirava os dedos para cima das teclas tentando explorar combinações que não soassem mal 😊.


- O teu caminho nesta arte acontece na década 90, pois na família já existia algo que vos ligava à música. O que era?

Falavam-me de um bisavô que tinha sido pianista, António Roman Navarro, e os meus avós da parte do meu pai e da minha mãe, também gostavam de tocar guitarra portuguesa e guitarra. Todos músicos de ouvido e autodidactas. A minha mãe também aprendia piano e tinha aulas de canto ... e cantava em coros, aqui e ali.




- Do teu gosto pelo blues e pelo jazz faz com que integres uma banda. Quem eram e o que faziam?

Rebel Blues Band, a banda onde o meu irmão já tocava baixo, Manuel Portugal Guitarra, Miguel Lima bateria e o Luís na voz. A dada altura o Manuel sabia que eu tovaca piano e desafiou-me. Era um banda de blues, eu tinha 14 anos, acabei por começar a ouvir blues em velhas cassetes que me emprestavam para tentar perceber e aprender melhor a linguagem. Acabamos por começar a fazer concertos ao vivo entre 1994 e 1997, ano em que arranco para Coimbra e onde passei a morar quando iniciei a minha actividade profissional numa seguradora.


- O teu gosto pela música vai mais além de apenas tocar e cantar, também compões, em que te inspiras para escrever as tuas letras?

Episódios da minha vida e das vidas das pessoas com quem me cruzo, as que mais me marcam ou impressionam, sendo os amores e desamores também uma grande fonte de inspiração 😊.


- Após o lançamento do teu primeiro álbum de originais, surge um projecto que trouxe uma grande visibilidade e muitos concertos por todo o Portugal, os Chauffeur Navarrus. Porquê deste nome?

O meu avô foi taxista por um período e contava histórias giríssimas que me deliciavam em miúdo. Por outro lado a minha avó Julieta tinha sido empregada em casas de franceses, e utilizava com alguma regularidade algumas palavras ... Chauffeur era uma das que me apaixonava e sempre disse que um dia ainda teria uma banda com esse nome. Acrescentei depois o Navarrus apenas por piada e por serem as minhas canções, ainda que nessa banda acabei por dividir a autoria de algumas canções com o António Neves da Silva que assumiu a direção musical dessa banda.


- Gostas de compor em inglês, ou em português?

Não falo inglês muito bem 🤣 e não consigo pôr no papel o que sinto, em Inglês. Poderia dizer-te que prefiro escrever em português mas a verdade é que também não domino o idioma, se não até podia fazer algumas canções em inglês.


- De todas as músicas que já criaste existe alguma que seja a tua preferida?

Há as canções que gosto de ouvir e as que gosto de tocar ... as vezes juntam-se ... mas as canções que mais gosto as vezes ainda são as que não gravei e que tenho aqui na gaveta. Nomeadamente “eu, tu, eles”; ou “faço-te a canção” ... das já editadas gosto do “piano cupido” e dá-me muito gozo tocar a “não quero voltar”.


- Em Março deste ano lançaste o EP Limited Edition, do que se trata e o que é este conceito?

É um edição limitada e numerada. Queria ter um registo em nome próprio, o que fiz pela primeira vez, procurando mostrar o que estou a fazer no momento actual e que, de alguma forma ainda que no meu estilo, é um pouco diferente do que já fiz até aqui. Estou menos preguiçoso e mais empenhado em escrever melhor, tento pelo menos, e a tocar de forma mais simples e menos confusa.



- O que te falta ainda fazer neste vasto mundo da música?

Tudo 😊 ... começaria por te dizer que me falta gravar um álbum a solo, só piano e voz, pisar alguns palcos especiais, fazer um peça de teatro 🎭 com a junção das minhas canções, gravar um música só com a minha mulher e com as filhas, gravar mais alguns com músicos especiais e que admiro entre muitas outras coisas.


- Algum sonho por concretizar?

Muitos... tocar em cruzeiros a solo, piano e voz, de a meus temas e mais algumas versões especiais que gosto por um temporada grande, por exemplo; pisar o coliseu de Lisboa para um concerto meu e em que o público goste do meu trabalho e o cante comigo, correr uma maratona .. podia falar-te de atirar-me de um avião de pára-quedas mas esse realizei no mês passado.



- Uma frase que te acompanhe e com que te identifiques.

“A vida é feita de fases... ou fazes ou não fazes“


Obrigado João pela disponibilidade, votos de muito sucesso!

Deixo-vos a sugestão musical do João, a música "Sensatez" do seu novo disco.



Beijos e abraços.
Sandra C

Comentários

  1. Olá, gostei muito da entrevista, é tão sonhadora! E é mesmo verdade é bom sonhar mas é fundamental fazer. Muitas felicidades cor de música. E Sandra obrigada pela partilha de momentos tão únicos tão cor de ti.

    ResponderEliminar
  2. Ahh e gostei muito da música, vou explorar mais

    ResponderEliminar
  3. Adorei a entrevista! Confesso que não conhecia o João, nem a sua música!... Ficarei atenta futuramente a novos trabalhos do mesmo... Gostei imenso!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

A origem das coisas...

Todos os dias fazemos pequenos gestos e usamos alguns produtos que se tornam num ritual diário. Por exemplo, com certeza que usa sabonete, ou mesmo gel de banho todos os dias.  Já alguma vez se perguntou porque o fazemos, ou qual é o sua origem? O sabonete é um produto muito antigo, os primeiros vestígios deste produto, foram encontradas na era de 2800 A.C., durante as escavações da antiga Babilónia. Na era de 1500 A.C. os antigos egípcios usavam uma mistura de óleos animal e vegetal com sais alcalinos para criar um material semelhante ao sabão, este era usado para tratar de doenças. Na era de 600 A.C. os fenícios confeccionavam uma mistura de terra argilosa com cinzas de madeira ou calcário para limpar o corpo. Este produto correu as rotas do comércio, até chegar à Europa, no entanto esta técnica não foi utilizada pelos Romanos, durante cerca de 600 anos.A partir do I século D.C. o fabrico do sabão foi evoluindo consideravelmente, desde o cozimento do sebo de carneiro com cinzas de

Entrevista - Isabel Moura Pinto - Uma Força da Natureza!

  Bom dia! Hoje deixo-vos a ultima entrevista do mês de Março de 2024.  Neste dia tão importante para mim, tinha de trazer ao blog alguém ligado à arte do teatro e à cultura em si . Trago-vos então a Isabel Moura Pinto, uma mulher de uma garra incrível, uma consciência cultural fantástica e uma inspiração! Conhecia-a em 2022 numa reunião de um projecto teatral e nunca mais nos "deslargamos".  Se hoje faço parte do TEO - Teatro Experimental de Odivelas, o devo ao convite da Isabel. Deixo-vos então a entrevista. - Quem vive na zona de Odivelas a tua cara já não é estranha, mas para quem não te conhece, quem é a Isabel Moura Pinto? Apaixonada desde sempre pelo teatro. A Beatriz Costa era prima da minha mãe e como era uma celebridade talvez isso me tenha influenciado. De qualquer forma, era uma criança solitária e distraía-me sozinha criando personagens. O teatro também esteve presente na minha vida académica. Estive 10 anos fora e desde que regressei a Odivelas comecei a partici

Música que tem bom feeling - Maria

Adoro quando descubro músicas que me tocam. Sejam elas mais sérias, ou mais "cool" como esta, estas duas vozes juntas é qualquer coisa! Letra e música de Bezegol Por gostar de ti Maria Não olhei ao sofrimento E não quis lembrar o dia Que falhaste ao juramento Por ti enfrentei o mundo Enrolado no teu dedo Condenado a amor profundo Encobrindo o teu segredo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Vou seguindo minha estrela Firme vou no meu caminho A bagagem vai pesada Mas eu carrego sozinho Foi dica a tua experiência Mas não quero olhar para trás Agarro-me às partes boas E sigo a iludir as más Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Pa