Avançar para o conteúdo principal

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de Cenoura e Coco


Bom dia!
O bolo que vos trago hoje é mais um da versão cenoura. Desta vez a ideia era reduzir o glúten. Quanto ao açúcar não inventei muito, isto porque já tinha tentado fazer sem açúcar e com mel e não correu nada bem. Esta receita foi inspirada na Recepedia .
Não fiz a cobertura que estes bolos pedem, porque era para ser utilizado nos lanches dos dias seguintes, também não houve essa necessidade porque ficou bastante húmido.


Deixo-vos os ingredientes:

- 3 ovos
- 1 chávena de chá de açúcar amarelo (190 g)
- 250 grs de cenoura  cortadas em cubos  
- 1/2 chávena de chá de azeite (125 ml)
- 1 chávena chá farinha de aveia (120 grs)
- 1/2 chávena de chá de coco ralado (60 grs)
- 1/2 chávena de chá de farinha Maizena (60 grs)
- 2 colheres de chá de fermento em pó (8 grs)
- 1 colher de chá de canela
- 1 colher de chá de aroma de baunilha

Preparação:

Descasque as cenouras e corte-as em pedaços pequenos para que sejam picados na 123.

Misture os ovos e o açúcar amarelo e bata até obter uma gemada fofa. Aos poucos vá juntando todos os ingredientes começando pela cenoura, o azeite, a canela e o aroma de baunilha, deixando para último as farinhas e o fermento que devem ser misturados sem bater.

Unte e enfarinhe uma forma e deite o preparado do bolo. Pré-aqueça o forno a 200º e leve a cozer o bolo cerca de 15 a 20 minutos e até que ao espetar um palito este saia seco.

Desenforme e deixe arrefecer. Decore com chocolate derretido ou então faça estrelas ou outros motivos com açúcar em pó.

Bom apetite.


Beijos e abraços.
Sandra C.

Comentários

  1. Aspeto delicioso que me deixou a salivar.
    .
    As maiores felicidades
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Que bom aspeto. Já comia. Vou tomar nota da receita!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Lindo e só pode ficar bom. Gosto também da decoração! bjs, chica

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde, Sandra!

    Gosto muito da combinação, cenoura e coco!
    Ficou com um aspeto delicioso, mesmo sem a cobertura habitual!
    A decoração e os adereços estão mesmo a chamar pelo natal!

    Beijinhos
    Liliana
    Ideias Recicladas e... não só!

    ResponderEliminar
  5. Que deve ser bastante bom mesmo
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. tem tudo de que gosto e ficou muito fofinho hummm ja se comia bjs

    ResponderEliminar
  7. Tem um óptimo aspecto. Eu goso imenso de bolo de cenoura.

    Bjs
    Coisas de Feltro

    ResponderEliminar
  8. Adoro bolos de cenoura. E este tem um aspecto delicioso. Obrigada Sandra pela partilha.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  9. "
    Great post! We would like to feature your post on Tropika Club too if that's possible?
    Tropika Club Deals is part of the Tropika Club ecosystem:

    Tropika Club Deals – Search for the best voucher and coupon deals
    Tropika Club Bookings – Discover and book services at amazing off-peak discounts
    Tropika Club Magazine – Get the latest scoop on beauty, wellness, eats and all things Singaporean


    Tropika Club Deals is ideal for customers who want to discover the best deals without having to commit to a specific appointment date and time. Deals allow customers to buy vouchers and coupons in advance and to arrange the appointment directly with the merchant or business. Customers can also buy vouchers as gifts or to use for the future.

    Tropika Club Bookings is ideal for customers who want to see the full selection of a merchant or business. Customers can search by merchant or service categories and then choose from a full range of service offerings. Customers can also see if there are any off-peak discounts for the selected service(s). Customer will book the appointment for the specific date and time.

    Tropika Club Magazine crafts and curates articles for the discerning Singapore male and female. We provide up-to-date articles on Beauty and Vogue for gals, and articles on Grooming and Style for guys. We also cover local Singaporean content under City. Supporting Tropika Club’s vision to bring the best beauty, wellness and fitness services to our visitors, we also have a review section on the best services and selections under Top Picks. This features the Top 10 rankings for your beauty and wellness salons based on the various regions in Singapore. Tropika Club Deals brings to you great deals and offers from our merchants in the form of amazing discounted vouchers and codes. In addition, enjoy cashback as much as up to 5% for each purchase you make, regardless of the amount you spend. Think Cashback. Think Tropika.
    "

    ResponderEliminar
  10. Mais um bolo, verdadeiramente apetecível!... Este também é um bolo muito do meu agrado!
    Uma deliciosa sugestão, que me deixou salivando aqui deste lado!...
    Beijinhos!
    Ana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

A origem das coisas...

Todos os dias fazemos pequenos gestos e usamos alguns produtos que se tornam num ritual diário. Por exemplo, com certeza que usa sabonete, ou mesmo gel de banho todos os dias.  Já alguma vez se perguntou porque o fazemos, ou qual é o sua origem? O sabonete é um produto muito antigo, os primeiros vestígios deste produto, foram encontradas na era de 2800 A.C., durante as escavações da antiga Babilónia. Na era de 1500 A.C. os antigos egípcios usavam uma mistura de óleos animal e vegetal com sais alcalinos para criar um material semelhante ao sabão, este era usado para tratar de doenças. Na era de 600 A.C. os fenícios confeccionavam uma mistura de terra argilosa com cinzas de madeira ou calcário para limpar o corpo. Este produto correu as rotas do comércio, até chegar à Europa, no entanto esta técnica não foi utilizada pelos Romanos, durante cerca de 600 anos.A partir do I século D.C. o fabrico do sabão foi evoluindo consideravelmente, desde o cozimento do sebo de carneiro com cinzas de

Entrevista - Isabel Moura Pinto - Uma Força da Natureza!

  Bom dia! Hoje deixo-vos a ultima entrevista do mês de Março de 2024.  Neste dia tão importante para mim, tinha de trazer ao blog alguém ligado à arte do teatro e à cultura em si . Trago-vos então a Isabel Moura Pinto, uma mulher de uma garra incrível, uma consciência cultural fantástica e uma inspiração! Conhecia-a em 2022 numa reunião de um projecto teatral e nunca mais nos "deslargamos".  Se hoje faço parte do TEO - Teatro Experimental de Odivelas, o devo ao convite da Isabel. Deixo-vos então a entrevista. - Quem vive na zona de Odivelas a tua cara já não é estranha, mas para quem não te conhece, quem é a Isabel Moura Pinto? Apaixonada desde sempre pelo teatro. A Beatriz Costa era prima da minha mãe e como era uma celebridade talvez isso me tenha influenciado. De qualquer forma, era uma criança solitária e distraía-me sozinha criando personagens. O teatro também esteve presente na minha vida académica. Estive 10 anos fora e desde que regressei a Odivelas comecei a partici

Música que tem bom feeling - Maria

Adoro quando descubro músicas que me tocam. Sejam elas mais sérias, ou mais "cool" como esta, estas duas vozes juntas é qualquer coisa! Letra e música de Bezegol Por gostar de ti Maria Não olhei ao sofrimento E não quis lembrar o dia Que falhaste ao juramento Por ti enfrentei o mundo Enrolado no teu dedo Condenado a amor profundo Encobrindo o teu segredo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Vou seguindo minha estrela Firme vou no meu caminho A bagagem vai pesada Mas eu carrego sozinho Foi dica a tua experiência Mas não quero olhar para trás Agarro-me às partes boas E sigo a iludir as más Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Pa