Avançar para o conteúdo principal

Frida Kahlo a solidão por trás da cor...


Bom dia!
Hoje em vez de vos trazer o podcast "Na Hora do Livro", trago-vos algo que já queria fazer há muito tempo.

Uma compilação de algumas frases de Frida Kahlo. Podiam estar apenas escritas, mas não era isso que pretendia. Queria que fosse algo diferente. E então saiu isto...

Uma gravação algo interpretada destas frases da pintora, associada a imagens e pinturas.

Deixo-vos também umas breves notas sobre a vida e obra da pintora:

Frida Kahlo, foi talvez a pintora mais famosa que o México teve, a sua arte porém só foi reconhecida após a sua morte em 13 de Julho de 1954.

Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderon era o seu nome completo, nasceu a 6 de Julho de 1907 e durante toda a sua vida travou lutas, ora com a doença, ora na sua vida social.

Frida sempre foi uma apaixonada pelo seu país e mostrava-o sem pudores, basta verificar isso nas cores vivas dos trajes e acessórios que usava.

Os seus problemas de saúde foram uma grande influência para a forma como pintava.
Ainda em criança sofreu de poliomielite, doença essa que veio a transformar o seu corpo.
Para além deste mal, pelos seus dezoito anos, Frida sofre um acidente muito grave quando viajava no eléctrico (bonde). Em sequência do mesmo, foi sujeita a 35 operações e a vários meses de recuperação. Porém nunca ficou completamente refeita e a sua saúde veio a ser afectada ao longo dos anos.

Durante a sua recuperação, descobriu a pintura. Pintava deitada na sua cama com um cavalete adaptado para o efeito.

Anos mais tarde conhece o amor da sua vida, o artista Diego Rivera também ele pintor. Vivem até à morte de Frida uma relação conturbada de amor - ódio.

A pintora exibe as suas pinturas pela primeira vez em 1939 em Nova York e o sucesso alcançado faz com que outros pintores como Marcel Duchamp e Picasso a reconhecessem e admirassem o seu trabalho.
Frida foi a única pintora mexicana a ter as suas obras expostas no famigerado Museu do Louvre.

Muitos indicavam que a sua pintura era surrealista, mas a pintora sempre contrariou essas indicações dizendo que "Nunca pintei sonhos, só pintei a minha própria realidade."

Nos dias de hoje, esta mulher de importância incontornável continua a ser uma inspiração.

Por trás de cada cor alegre e vibrante existia um grito que ia para além da dor, que suplicava por amor, que definhava na sua solidão.
Assim era esta mulher, assim era Frida..

Beijos e abraços.
Sandra C.




Comentários

  1. Gostei imenso da gravação.
    Vi uma grande exposição dos seus quadros e de Diego Rivera na Galeria de Arte do Ontário aqui em Toronto já há alguns anos. Também vi o filme. Em quase todos os quadros se "vê" o seu sofrimento. Impressionante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Catarina!

      Gostava muito de ver os quadros ao vivo, não sei se em Portugal alguma vez aconteceu...

      Beijos e abraços.
      Sandra C.
      Bluestrass


      Eliminar
  2. é uma pessoa que conheci à poucos anos, pois de um momento para o outro começaram a ser feitas camisolas, começaram a circular imagens dela, e agora entendo o porquê.
    beijinho :)

    https://dreamsprincess20160.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade! A história dela é mpressionante!

      Beijos e abraços.
      Sandra C.
      Bluestrass

      Eliminar
  3. Fantástica publicação. Adorei...Obrigada pela partilha!:))
    -
    Sonhava ser ...
    -
    Beijos, e um excelente dia

    ResponderEliminar
  4. Olá Sandra! Gostei muito da gravação, ela era uma figura incontornável da pintura.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Gostei do vídeo, não conhecia Frida Kahlo
    Abraço!

    ResponderEliminar
  6. A gravação ficou espetacular! Adorei *-*

    ResponderEliminar
  7. O vídeo ficou espectacular!!!! Gostei imenso!
    Uma figura incontornável da pintura mundial, que infelizmente não teve maior reconhecimento em vida, como mereceria...
    O seu talento e sofrimento... sempre andaram lado a lado... se calhar, se tivesse tido uma vida sem tantos contratempos... jamais teria emergido o seu talento artístico...
    Salma Hayeck, interpretou-a magistralmente no filme sobre a sua vida!...
    Mais um post de excelência, por aqui!... Adorei!!! Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de Caramelo

Bom dia a todos! Este bolo que vos deixo hoje, é um dos que tem história. A minha mãe fazia-o várias vezes. E era  uma das delicias lá de casa...  Ingredientes: - 3 Ovos - 125 gr. de manteiga derretida - 100 gr. de açúcar + 1 chávena de açúcar - 2 chávenas de farinha - 1 chávena de leite quente - 2 colheres de chá de fermento em pó *Observações: Eu coloquei ainda três nozes partidas muito miudinhas e no fim do bolo cozido usei o sumo de uma laranja pequena para cobrir o bolo. Preparação: Num tacho coloca-se as 100 gr. de açúcar e leva-se ao lume até ficar em caramelo. Quando isso acontecer, deita-se com cuidado o leite quente e vai ao lume de novo até que o açúcar derreta. Numa tigela bate-se a manteiga derretida com a chávena de açúcar até obter um creme branco, deita-se as gemas e continua-se a mexer. A este preparado junta-se o leite com o açúcar e mexe-se mais um pouco., por fim deita-se as claras batidas em castelo, a farinha e o fermento. Unta-se uma forma com margarina ...

Sugestão de fim-de-semana - Lugar do Pernilongos

Bom dia! Já cheira a fim-de-semana! A sugestão que vos trago hoje é uma visita a um lugar especial. Chama-se Lugar dos Pernilongos e está situado dentro da Herdade de Gâmbia  datada de 1917. Dentro desta herdade é desenvolvida actividades agro-florestais e pecuária. Encontra-se na margem direita da  Ribeira de Marateca que está integrada na Reserva Natural do Estuário do Sado. Quanto ao Lugar dos Pernilongo s, este sítio tem cerca de 600 ha. Podemos passear por lá e observar as várias árvores como o pinheiro manso e bravo e sobreiros. Para além da área florestal, o ex-líbris desta visita é obviamente os animais da quinta. Podemos estar perto de uma família de burros, de ovelhas e de cabras, o cavalo (que é o habitante mais velho desta quinta), porcos, galinhas, patos e vários coelhos, alguns muito pequeninos. Quando chegamos perto dos coelhos já está tudo numa excitação, por se saber que vamos tê-los entre os braços. Também podemos da...

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de laranja com casca, Mel, Coco e Avelãs

  Bom dia! Este bolo é uma versão do Bolo de Laranja com casca e Mel que foi partilhado na Praça da Alegria na semana passada pela Cristina Manso. Este bolo levava ainda uma calda que não fiz, apenas coloquei o sumo de 1 laranja por cima do bolo. Ingredientes: - - 1 chávena de Farinha de trigo - Meia chávena  de avelãs moídos - Meia chávena de coco ralado - 1 chávena de Mel - Meia chávena  Azeite - 4 Ovos - 2 Laranjas pequenas (bem lavadas, com a casca e cortadas em pedaços) - 1 colher de sopa   Fermento em pó - Manteiga e Farinha (para untar a forma) - q.b. Preparação: Pré-aqueça o forno a 180° C. Misture numa taça a farinha e as avelãs moidas e o coco ralado. Reserve. Bata no liquidificador o mel, o azeite, os ovos e as laranjas cortadas. Aos poucos, junte este batido ao preparado da farinha, avelãs e coco ralado.  Acrescente o fermento, misture e verta para uma forma redonda com buraco  previamente untada e enfarinhada. Leve ao for...