Avançar para o conteúdo principal

Frida Kahlo a solidão por trás da cor...


Bom dia!
Hoje em vez de vos trazer o podcast "Na Hora do Livro", trago-vos algo que já queria fazer há muito tempo.

Uma compilação de algumas frases de Frida Kahlo. Podiam estar apenas escritas, mas não era isso que pretendia. Queria que fosse algo diferente. E então saiu isto...

Uma gravação algo interpretada destas frases da pintora, associada a imagens e pinturas.

Deixo-vos também umas breves notas sobre a vida e obra da pintora:

Frida Kahlo, foi talvez a pintora mais famosa que o México teve, a sua arte porém só foi reconhecida após a sua morte em 13 de Julho de 1954.

Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderon era o seu nome completo, nasceu a 6 de Julho de 1907 e durante toda a sua vida travou lutas, ora com a doença, ora na sua vida social.

Frida sempre foi uma apaixonada pelo seu país e mostrava-o sem pudores, basta verificar isso nas cores vivas dos trajes e acessórios que usava.

Os seus problemas de saúde foram uma grande influência para a forma como pintava.
Ainda em criança sofreu de poliomielite, doença essa que veio a transformar o seu corpo.
Para além deste mal, pelos seus dezoito anos, Frida sofre um acidente muito grave quando viajava no eléctrico (bonde). Em sequência do mesmo, foi sujeita a 35 operações e a vários meses de recuperação. Porém nunca ficou completamente refeita e a sua saúde veio a ser afectada ao longo dos anos.

Durante a sua recuperação, descobriu a pintura. Pintava deitada na sua cama com um cavalete adaptado para o efeito.

Anos mais tarde conhece o amor da sua vida, o artista Diego Rivera também ele pintor. Vivem até à morte de Frida uma relação conturbada de amor - ódio.

A pintora exibe as suas pinturas pela primeira vez em 1939 em Nova York e o sucesso alcançado faz com que outros pintores como Marcel Duchamp e Picasso a reconhecessem e admirassem o seu trabalho.
Frida foi a única pintora mexicana a ter as suas obras expostas no famigerado Museu do Louvre.

Muitos indicavam que a sua pintura era surrealista, mas a pintora sempre contrariou essas indicações dizendo que "Nunca pintei sonhos, só pintei a minha própria realidade."

Nos dias de hoje, esta mulher de importância incontornável continua a ser uma inspiração.

Por trás de cada cor alegre e vibrante existia um grito que ia para além da dor, que suplicava por amor, que definhava na sua solidão.
Assim era esta mulher, assim era Frida..

Beijos e abraços.
Sandra C.




Comentários

  1. Gostei imenso da gravação.
    Vi uma grande exposição dos seus quadros e de Diego Rivera na Galeria de Arte do Ontário aqui em Toronto já há alguns anos. Também vi o filme. Em quase todos os quadros se "vê" o seu sofrimento. Impressionante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Catarina!

      Gostava muito de ver os quadros ao vivo, não sei se em Portugal alguma vez aconteceu...

      Beijos e abraços.
      Sandra C.
      Bluestrass


      Eliminar
  2. é uma pessoa que conheci à poucos anos, pois de um momento para o outro começaram a ser feitas camisolas, começaram a circular imagens dela, e agora entendo o porquê.
    beijinho :)

    https://dreamsprincess20160.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade! A história dela é mpressionante!

      Beijos e abraços.
      Sandra C.
      Bluestrass

      Eliminar
  3. Fantástica publicação. Adorei...Obrigada pela partilha!:))
    -
    Sonhava ser ...
    -
    Beijos, e um excelente dia

    ResponderEliminar
  4. Olá Sandra! Gostei muito da gravação, ela era uma figura incontornável da pintura.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Gostei do vídeo, não conhecia Frida Kahlo
    Abraço!

    ResponderEliminar
  6. A gravação ficou espetacular! Adorei *-*

    ResponderEliminar
  7. O vídeo ficou espectacular!!!! Gostei imenso!
    Uma figura incontornável da pintura mundial, que infelizmente não teve maior reconhecimento em vida, como mereceria...
    O seu talento e sofrimento... sempre andaram lado a lado... se calhar, se tivesse tido uma vida sem tantos contratempos... jamais teria emergido o seu talento artístico...
    Salma Hayeck, interpretou-a magistralmente no filme sobre a sua vida!...
    Mais um post de excelência, por aqui!... Adorei!!! Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

A origem das coisas...

Todos os dias fazemos pequenos gestos e usamos alguns produtos que se tornam num ritual diário. Por exemplo, com certeza que usa sabonete, ou mesmo gel de banho todos os dias.  Já alguma vez se perguntou porque o fazemos, ou qual é o sua origem? O sabonete é um produto muito antigo, os primeiros vestígios deste produto, foram encontradas na era de 2800 A.C., durante as escavações da antiga Babilónia. Na era de 1500 A.C. os antigos egípcios usavam uma mistura de óleos animal e vegetal com sais alcalinos para criar um material semelhante ao sabão, este era usado para tratar de doenças. Na era de 600 A.C. os fenícios confeccionavam uma mistura de terra argilosa com cinzas de madeira ou calcário para limpar o corpo. Este produto correu as rotas do comércio, até chegar à Europa, no entanto esta técnica não foi utilizada pelos Romanos, durante cerca de 600 anos.A partir do I século D.C. o fabrico do sabão foi evoluindo consideravelmente, desde o cozimento do sebo de carneiro com cinzas de

País do NÃO, País do SIM

  Bom dia! Hoje comemora-se os 50 anos do 25 Abril. Como diz o meu pai "Como assim 50 anos?" Mas é verdade, já lá vão 50 anos. 50 anos depois de finalmente o povo poder sair à rua, sem medo... Deixo-vos um vídeo com texto de minha autoria. O desenho do cravo final, é da autoria da Carol. País do NÃO, País do SIM "Até Abril florir, Portugal era o país do Não. Não podes ser, Não podes ler,  Não podes ter, Não PODES! Não podes! Quantos homens não puderam ser felizes, porque uma guerra consumiu-lhes a vida? Quantos livros não foram lidos, porque eram impróprios? Quantas opiniões se perderam, porque foram encarceradas? Quantas músicas foram ouvidas em surdina? Quantos homens e mulheres tiveram de abandonar o seu país, para salvaguardar as suas vidas e os seus ideais? Após Abril florir, o povo saiu à rua! Após Abril florir nunca mais se deixou de cantar uma canção! Abril floriu, mas muitos não sabem que flor foi essa que nasceu nessa madrugada . Porque os livros não contam, qu

Entrevista - Isabel Moura Pinto - Uma Força da Natureza!

  Bom dia! Hoje deixo-vos a ultima entrevista do mês de Março de 2024.  Neste dia tão importante para mim, tinha de trazer ao blog alguém ligado à arte do teatro e à cultura em si . Trago-vos então a Isabel Moura Pinto, uma mulher de uma garra incrível, uma consciência cultural fantástica e uma inspiração! Conhecia-a em 2022 numa reunião de um projecto teatral e nunca mais nos "deslargamos".  Se hoje faço parte do TEO - Teatro Experimental de Odivelas, o devo ao convite da Isabel. Deixo-vos então a entrevista. - Quem vive na zona de Odivelas a tua cara já não é estranha, mas para quem não te conhece, quem é a Isabel Moura Pinto? Apaixonada desde sempre pelo teatro. A Beatriz Costa era prima da minha mãe e como era uma celebridade talvez isso me tenha influenciado. De qualquer forma, era uma criança solitária e distraía-me sozinha criando personagens. O teatro também esteve presente na minha vida académica. Estive 10 anos fora e desde que regressei a Odivelas comecei a partici