Avançar para o conteúdo principal

À Conversa com... Parte I




Esta é  uma nova rubrica do Bluestrass. Vai de encontro ao que já antes acontecia com as entrevistas. Nesta caso, elas deixam de ser escritas e passam para o ecrã.
É um misto de directo, com entrevista mas num tom de conversa de amigos!

Agora falando sobre o meu convidado. James Cuggy é um velho amigo com quem já partilhei as tábuas do palco.
E também um bocadinho responsável pelo meu gosto por Londres. Em 2000 ele foi o meu guia pela cidade e levou-me a lugares que fizeram o meu coração ser arrebatado por esta cidade.
Logo, que melhor pessoa poderia querer eu para falar de Londres?

Para o conhecerem um pouco melhor o  "dear James" (como os amigos lhe chamam), deixo-vos este texto...

"James Cuggy é mais um produto (não oficial) da Aliança Luso-Britânica, o mais velho pacto politico em vigor neste mundo, assinado por D. Fernando I e Edward III em 1373.

Alfacinha de gema, ele é filho de pai inglês (coincidentemente nascido numa rua chamada 'Portugal Place', perto de Newcastle) e mãe escalabitana (de ascendência traçada à Roma Antiga), que se conheceram na bela e vetusta vila de Constância, Ribatejo, alguns séculos depois de Camões por lá ter habitado.

Tendo nascido e crescido em Portugal, e com extensa família nas Ilhas Britânicas, James passou toda a sua infância a visitá-las regularmente, com preponderante incidência por Londres, tendo, no entanto, celebrado o seu 1º aniversário em Hove, perto de Brighton, no sul de Inglaterra.

Para ele, a urbe que os romanos fundaram no ano 43 DC junto ao Rio Tamisa e apelidaram de Londinium (expandindo-a ao longo de quase 4 séculos), releva um fascínio intenso e sempiterno, tendo evoluído imparável ao longo do tempo numa mescla ímpar de cultura, história, tragédia, guerra,  arquitectura monumental, desenvolvimento industrial, comercial e financeiro, única por ter sido o centro do maior império que o planeta conheceu e tendo assim sido o foco centralizador de miríades culturas, ideias e povos.

Os ingleses sempre foram excelentes a recordar o (e também viver no) seu passado (para eles) glorioso (provavelmente dai o Brexit!) – sendo um pais onde as tradições são extremamente fortes e enraizadas na maior parte da sua vida quotidiana, desde a Monarquia até ao chá das 5 (com lugar para adaptações modernas, já que este agora terá sido mais comummente substituído por um café expresso cada duas horas adquirido numa cadeia multi-nacional)!

A Londres moderna é um supra-sumo exemplo disto, uma mistura harmoniosa da tecnologia, arquitectura e economia contemporâneas com a celebração da sua tradição e glórias d’outrora (reais ou fictícias), um íman que atrai turistas de todas as partes do mundo para grande gáudio do seu erário público.

James conhecerá a maior parte das atracções culturais mui melhor que a palma de qualquer de suas mãos e esperamos que esta curta conversa informal vos inspire e ajude numa vossa visita!"

A segunda parte deste vídeo será publicado para a próxima semana.

Beijos e abraços
Sandra C.


Comentários

  1. Agora está complicado viajar...
    .
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Uma viagem-conversa extraordinária. Obrigada pela partilha! Já fui a Londres, e esta conversa leva-me de volta mas de uma forma mais profunda. Bjs aos dois

    ResponderEliminar
  3. Uma rúbrica muito bem pensada. Gostei imenso de ouvir essa conversa entre os dois.
    : )

    ResponderEliminar
  4. Fico à espera da próxima parte! Bom fim de semana!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  5. Que interessante, gostei da entrevista.

    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  6. Adoro esta tua rubrica... que já nos permite viajar um pouco... assim mesmo!... Londres é uma cidade, super interessantes, repleta de opções de interesse que adorava conhecer um dia! Virei no fim de semana, com tempo, assistir aos videos...
    Beijinhos!
    Ana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de Caramelo

Bom dia a todos! Este bolo que vos deixo hoje, é um dos que tem história. A minha mãe fazia-o várias vezes. E era  uma das delicias lá de casa...  Ingredientes: - 3 Ovos - 125 gr. de manteiga derretida - 100 gr. de açúcar + 1 chávena de açúcar - 2 chávenas de farinha - 1 chávena de leite quente - 2 colheres de chá de fermento em pó *Observações: Eu coloquei ainda três nozes partidas muito miudinhas e no fim do bolo cozido usei o sumo de uma laranja pequena para cobrir o bolo. Preparação: Num tacho coloca-se as 100 gr. de açúcar e leva-se ao lume até ficar em caramelo. Quando isso acontecer, deita-se com cuidado o leite quente e vai ao lume de novo até que o açúcar derreta. Numa tigela bate-se a manteiga derretida com a chávena de açúcar até obter um creme branco, deita-se as gemas e continua-se a mexer. A este preparado junta-se o leite com o açúcar e mexe-se mais um pouco., por fim deita-se as claras batidas em castelo, a farinha e o fermento. Unta-se uma forma com margarina ...

Sugestão de fim-de-semana - Lugar do Pernilongos

Bom dia! Já cheira a fim-de-semana! A sugestão que vos trago hoje é uma visita a um lugar especial. Chama-se Lugar dos Pernilongos e está situado dentro da Herdade de Gâmbia  datada de 1917. Dentro desta herdade é desenvolvida actividades agro-florestais e pecuária. Encontra-se na margem direita da  Ribeira de Marateca que está integrada na Reserva Natural do Estuário do Sado. Quanto ao Lugar dos Pernilongo s, este sítio tem cerca de 600 ha. Podemos passear por lá e observar as várias árvores como o pinheiro manso e bravo e sobreiros. Para além da área florestal, o ex-líbris desta visita é obviamente os animais da quinta. Podemos estar perto de uma família de burros, de ovelhas e de cabras, o cavalo (que é o habitante mais velho desta quinta), porcos, galinhas, patos e vários coelhos, alguns muito pequeninos. Quando chegamos perto dos coelhos já está tudo numa excitação, por se saber que vamos tê-los entre os braços. Também podemos da...

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de laranja com casca, Mel, Coco e Avelãs

  Bom dia! Este bolo é uma versão do Bolo de Laranja com casca e Mel que foi partilhado na Praça da Alegria na semana passada pela Cristina Manso. Este bolo levava ainda uma calda que não fiz, apenas coloquei o sumo de 1 laranja por cima do bolo. Ingredientes: - - 1 chávena de Farinha de trigo - Meia chávena  de avelãs moídos - Meia chávena de coco ralado - 1 chávena de Mel - Meia chávena  Azeite - 4 Ovos - 2 Laranjas pequenas (bem lavadas, com a casca e cortadas em pedaços) - 1 colher de sopa   Fermento em pó - Manteiga e Farinha (para untar a forma) - q.b. Preparação: Pré-aqueça o forno a 180° C. Misture numa taça a farinha e as avelãs moidas e o coco ralado. Reserve. Bata no liquidificador o mel, o azeite, os ovos e as laranjas cortadas. Aos poucos, junte este batido ao preparado da farinha, avelãs e coco ralado.  Acrescente o fermento, misture e verta para uma forma redonda com buraco  previamente untada e enfarinhada. Leve ao for...