Avançar para o conteúdo principal

Sugestão para o fm-de-semana - "A Boda Mexicana" - Sandra Sabanero



Bom dia!

Hoje já é sexta-feira este calor deixa-nos completamente de rastos.
A sugestão que vos trago hoje é um livro que já li faz muitos anos, talvez mais de quinze.
No entanto garanto-vos que é um livro muito válido.
A autora é Sandra Sabanero, nascida no México, mas com uma experiência de vida bastante vasta, pois já viveu em vários países como Guatemala, Bolívia e El Salvador.

Esta obra conta a história de Esperanza Villanueva e das suas recordações familiares desfiadas no dia do seu casamento, quando em conjunto com a sua mãe contemplam fotos de parentes queridos, principalmente das mulheres especiais que ao longo dos tempos fizeram parte das suas vidas.
Recordam com afecto a avó que morre prematuramente, deixando para trás um marido desesperado, e vários outros familiares. A tragédia e o mal fadado destino, abre a porta a uma nova geração de mulheres nesta família que se vão afirmar pela sua personalidade e independência, deixando sempre um sinal de esperança de que a vida pode ser diferente e melhor.

Na altura que li este livro, achei a escrita de Sandra Sabanero muito próxima da escritora Isabel Allende, a minha preferida.

Considero que quando leio um livro e a história consegue-me transportar para dentro dele, página após página, então a obra está no bom caminho!

Deixo-vos dois excertos deste livro:

"Fez-se um longo silêncio. Recostei-me na cama e continuei a observar as fotografias. Enquanto via aqueles retratos envelhecidos, pensava no que provocara o fracasso do casamento dos meus pais.
- Como foi a sua lua-de-mel, mãe?
Ao evocar essas recordações, a minha mãe corou e tentou fugir ao meu olhar, como se temesse que eu as adivinhasse. Levantou-se e começou a folhear um livro de orações. Uma gardénia seca escorregou de entre as suas páginas, enquanto uma ténue fragrância dos anos passados invadia o ambiente."

"- Que terei feito para pagar tão caro? - perguntou-me a minha mãe.
Permaneci em silêncio. Não tinha resposta. Observei-a cuidadosamente e descobri-lhe no rosto as marcas de uma vida cheia de dor. A sua tez de porcelana de outros tempos assemelhavam-se agora a marfim envelhecido, os seus olhos tinham perdido o brilho e as suas mãos estavam cobertas por uma apertada rede de rugas.(...)
Tentei evitar que as suas recordações amargas me contagiassem, mas ao agarrar aquele lenço da minha mãe, onde estavam embrulhados o terço e o livro de orações da minha avó Loreto, foi impossível. Aquele lenço, testemunho mudo de uma longa existência de lágrimas, risos, dissabores e impulsos reprimidos, estava impregnado das nossas vidas e era de uma familiaridade sufocante, como o próprio odor do meu corpo. A nostalgia abateu-se sobre mim em torrentes, provocando-me uma tristeza indescritível, que não consegui deter."

*Foto de minha autoria.

Se já o leram digam-me o que acharam.

Beijos e abraços.
Sandra C.

Comentários

  1. Nunca tinha ouvido falar deste livro, mas vou tomar nota!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Fiquei interessada...mas ando outra vez sem conseguir ler...vai para a minha lista de interessados.
    Beijinho e refresca te do calor😀😗

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde:- Acredito que seja um livro que "prenda" o/a leitor/a a cada página.
    .
    Abraço poético

    ResponderEliminar
  4. Não conheço o livro! :))
    ~~
    Rosas, espinhos, e missões

    Beijo e um excelente fim de semana.

    ResponderEliminar
  5. I don't know this book. I wonder if there are translations into other languages.

    ResponderEliminar
  6. Parece uma leitura relaxante! <3
    Beijoss, Blog Seja Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderEliminar
  7. Não conhecia, nem o livro nem a autora... e já anotando, a sugestão, pois claro!...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

A origem das coisas...

Todos os dias fazemos pequenos gestos e usamos alguns produtos que se tornam num ritual diário. Por exemplo, com certeza que usa sabonete, ou mesmo gel de banho todos os dias.  Já alguma vez se perguntou porque o fazemos, ou qual é o sua origem? O sabonete é um produto muito antigo, os primeiros vestígios deste produto, foram encontradas na era de 2800 A.C., durante as escavações da antiga Babilónia. Na era de 1500 A.C. os antigos egípcios usavam uma mistura de óleos animal e vegetal com sais alcalinos para criar um material semelhante ao sabão, este era usado para tratar de doenças. Na era de 600 A.C. os fenícios confeccionavam uma mistura de terra argilosa com cinzas de madeira ou calcário para limpar o corpo. Este produto correu as rotas do comércio, até chegar à Europa, no entanto esta técnica não foi utilizada pelos Romanos, durante cerca de 600 anos.A partir do I século D.C. o fabrico do sabão foi evoluindo consideravelmente, desde o cozimento do sebo de carneiro com cinzas de

País do NÃO, País do SIM

  Bom dia! Hoje comemora-se os 50 anos do 25 Abril. Como diz o meu pai "Como assim 50 anos?" Mas é verdade, já lá vão 50 anos. 50 anos depois de finalmente o povo poder sair à rua, sem medo... Deixo-vos um vídeo com texto de minha autoria. O desenho do cravo final, é da autoria da Carol. País do NÃO, País do SIM "Até Abril florir, Portugal era o país do Não. Não podes ser, Não podes ler,  Não podes ter, Não PODES! Não podes! Quantos homens não puderam ser felizes, porque uma guerra consumiu-lhes a vida? Quantos livros não foram lidos, porque eram impróprios? Quantas opiniões se perderam, porque foram encarceradas? Quantas músicas foram ouvidas em surdina? Quantos homens e mulheres tiveram de abandonar o seu país, para salvaguardar as suas vidas e os seus ideais? Após Abril florir, o povo saiu à rua! Após Abril florir nunca mais se deixou de cantar uma canção! Abril floriu, mas muitos não sabem que flor foi essa que nasceu nessa madrugada . Porque os livros não contam, qu

Entrevista - Isabel Moura Pinto - Uma Força da Natureza!

  Bom dia! Hoje deixo-vos a ultima entrevista do mês de Março de 2024.  Neste dia tão importante para mim, tinha de trazer ao blog alguém ligado à arte do teatro e à cultura em si . Trago-vos então a Isabel Moura Pinto, uma mulher de uma garra incrível, uma consciência cultural fantástica e uma inspiração! Conhecia-a em 2022 numa reunião de um projecto teatral e nunca mais nos "deslargamos".  Se hoje faço parte do TEO - Teatro Experimental de Odivelas, o devo ao convite da Isabel. Deixo-vos então a entrevista. - Quem vive na zona de Odivelas a tua cara já não é estranha, mas para quem não te conhece, quem é a Isabel Moura Pinto? Apaixonada desde sempre pelo teatro. A Beatriz Costa era prima da minha mãe e como era uma celebridade talvez isso me tenha influenciado. De qualquer forma, era uma criança solitária e distraía-me sozinha criando personagens. O teatro também esteve presente na minha vida académica. Estive 10 anos fora e desde que regressei a Odivelas comecei a partici