Avançar para o conteúdo principal

Lenços, écharpes e pascheminas, uma moda de ontem, hoje e amanhã...

Imagens retiradas do site http://blogs.orlandosentinel.com

http://www.lidorwyssocky.com


Olá, hoje venho aqui falar de lenços, écharpes e pashminas. Como fã e utilizadora destes acessórios, não de hoje, mas já há vários anos, não utilizo muito lenços, pois não sei muito bem como utilizá-los, mas as écharpes e pascheminas, são indispensáveis para mim.
Pelo que pesquisei, o uso destes acessórios começou com a Rainha Carlota Joaquina, quando a família Real foi para o Brasil. Isto aconteceu pois a Rainha, ou melhor os cabelos dela foram infestados de uma praga de piolhos, que fez com que chegasse a rapar o seu cabelo. O que era foi uma necessidade tornou-se numa moda, pois pouco tempo depois já portuguesas e espanholas usavam lenços bordados na cabeça. As Francesas também usavam lenços se bem que mais pequenos e amarrados ao pescoço.
Num passado mais recente (nos anos 70) o uso dos lenços tornou-se mais simbólica e uma forma de comunicar.
Existe uma panóplia considerável de modelos, lenços quadrados, de algodão, de seda, em Portugal são muito conhecidos os lenços dos namorados, típicos do Minho, em que a rapariga apaixonada borda no seu lenço mensagens para o seu amado. Posteriormente este mesmo lenço chega ás mãos do rapaz/homem amado e a resposta em como a rapariga era ou não correspondida, era o homem usar esse lenço em público.
Para além deste lenço tão conhecido em Portugal, outros modelos mais são conhecidos como o clássico da Hermes, também o lenço palestino ou Kaffyeh (espero estar a escrever correctamente), tão apreciado tantos por homens como por mulheres.
Existem figuras incontornáveis e que a maneira como usavam os lenços, ficaram para sempre, falo-vos por exemplo de Jacqueline Kennedy e também Grace Kelly os seus lenços tão característicos na cabeça
Nos dias que correm os lenços, écharpes são utilizados das mais variadas formas, entre as mais tradicionais, ou mais ousadas como por exemplo no cabelo ou a fazer de cinto.
Para mim é um acessório que uso e continuarei sempre a usar, mesmo em pleno verão raros são os dias em que saio de casa sem uma écharpe a acompanhar-me.
Quanto ás cores usadas, eu gosto de todas, mas aprecio muito as cores fortes, roxo, castanho, mescla de várias cores, dourado e também aprecio as cores mais suaves, mas em mim aprecio mais usar as cores fortes, por exemplo sobre uma t-shirt preta ou castanha funciona sempre bem.
Se tiverem curiosidade sobre o uso das cores espreitem este post http://bluestrass.blogspot.com/2006/09/moda-das-tnicas-e-lenos-indianos.html onde falo sobre isso.

Jokas a todos
Sandra C.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de Caramelo

Bom dia a todos! Este bolo que vos deixo hoje, é um dos que tem história. A minha mãe fazia-o várias vezes. E era  uma das delicias lá de casa...  Ingredientes: - 3 Ovos - 125 gr. de manteiga derretida - 100 gr. de açúcar + 1 chávena de açúcar - 2 chávenas de farinha - 1 chávena de leite quente - 2 colheres de chá de fermento em pó *Observações: Eu coloquei ainda três nozes partidas muito miudinhas e no fim do bolo cozido usei o sumo de uma laranja pequena para cobrir o bolo. Preparação: Num tacho coloca-se as 100 gr. de açúcar e leva-se ao lume até ficar em caramelo. Quando isso acontecer, deita-se com cuidado o leite quente e vai ao lume de novo até que o açúcar derreta. Numa tigela bate-se a manteiga derretida com a chávena de açúcar até obter um creme branco, deita-se as gemas e continua-se a mexer. A este preparado junta-se o leite com o açúcar e mexe-se mais um pouco., por fim deita-se as claras batidas em castelo, a farinha e o fermento. Unta-se uma forma com margarina ...

Sugestão de fim-de-semana - Lugar do Pernilongos

Bom dia! Já cheira a fim-de-semana! A sugestão que vos trago hoje é uma visita a um lugar especial. Chama-se Lugar dos Pernilongos e está situado dentro da Herdade de Gâmbia  datada de 1917. Dentro desta herdade é desenvolvida actividades agro-florestais e pecuária. Encontra-se na margem direita da  Ribeira de Marateca que está integrada na Reserva Natural do Estuário do Sado. Quanto ao Lugar dos Pernilongo s, este sítio tem cerca de 600 ha. Podemos passear por lá e observar as várias árvores como o pinheiro manso e bravo e sobreiros. Para além da área florestal, o ex-líbris desta visita é obviamente os animais da quinta. Podemos estar perto de uma família de burros, de ovelhas e de cabras, o cavalo (que é o habitante mais velho desta quinta), porcos, galinhas, patos e vários coelhos, alguns muito pequeninos. Quando chegamos perto dos coelhos já está tudo numa excitação, por se saber que vamos tê-los entre os braços. Também podemos da...

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de laranja com casca, Mel, Coco e Avelãs

  Bom dia! Este bolo é uma versão do Bolo de Laranja com casca e Mel que foi partilhado na Praça da Alegria na semana passada pela Cristina Manso. Este bolo levava ainda uma calda que não fiz, apenas coloquei o sumo de 1 laranja por cima do bolo. Ingredientes: - - 1 chávena de Farinha de trigo - Meia chávena  de avelãs moídos - Meia chávena de coco ralado - 1 chávena de Mel - Meia chávena  Azeite - 4 Ovos - 2 Laranjas pequenas (bem lavadas, com a casca e cortadas em pedaços) - 1 colher de sopa   Fermento em pó - Manteiga e Farinha (para untar a forma) - q.b. Preparação: Pré-aqueça o forno a 180° C. Misture numa taça a farinha e as avelãs moidas e o coco ralado. Reserve. Bata no liquidificador o mel, o azeite, os ovos e as laranjas cortadas. Aos poucos, junte este batido ao preparado da farinha, avelãs e coco ralado.  Acrescente o fermento, misture e verta para uma forma redonda com buraco  previamente untada e enfarinhada. Leve ao for...