segunda-feira, setembro 04, 2006

A moda das Túnicas e Lenços Indianos

Desde 2004 que se usa e abusa das túnicas de inspiração Indiana, assim como lenços e páreos e mais tarde as sandálias e sapatos bordados. Desde a novela “O Clone” que um misto de cores e estilos invadiram as ruas, em alguns casos até resulta bem, mas de um modo geral caiu-se um pouco no exagero, de misturar as túnicas bordadas com colares demasiado exuberantes e compridos, usar tudo da mesma cor (imaginando túnica azul, colar azul, brincos azuis, pulseira, lenço, etc... que canseira... desculpem lá o comentário, não sou consultora de moda mas tenho olhos na cara!!!)
Eu adoptei esta moda muito antes de ela começar, ainda não se via quase á venda este tipo de roupa quando eu tive a minha primeira túnica, talvez há cerca de 15 anos. Branca só com uns pequenos bordados á frente, largareirona, muito confortável (detesto andar apertada). Nunca mais a larguei, ao longo destes anos quem dizia que aquela túnica era feia, que não tinha piada nenhuma rendeu-se ás evidências...
Deixo aqui umas pequenas dicas relativas ás cores que devemos ou não usar, sim porque saber usar as cores têm que se lhe diga, pode influenciar muita coisa na nossa vida, desde de como nos sentimos até influenciar a decisão de uma entrevista de trabalho.
A técnica de saber usar as cores chama-se cromoterapia.
As indicações escritas em baixo têm como base a pesquisa nos seguintes sites:
http://www.orm.com.br/stile
http://www.abbra.eng.br/cromoterapia.htm
Branco: Pureza, paz e virtude.
Vista o branco quando procurar paz, no entanto em trabalho a imagem transmitida é de alguém que não é profissional, que não trabalha, pois pode dar-se ao luxo de sujar uma
Vermelho: Paixão, dá energia e vitalidade.
Alivia dores reumáticas. Esta cor transmite força, autoconfiança e energia. Nunca use o vermelho numa entrevista de emprego.


Amarelo: Ouro
Estimula o sistema nervoso e a parte intelectual. Esta cor está associada a uma personalidade comunicativa, alegre, aberta a novas ideias. O amarelo deve-se usar em pequenos pormenores (lenços,etc) pois pode criar irritação. Cuidado com os amarelo pálidos, pois podem ser associados ao medo.~


Laranja: Alma humana
Tonifica, combate a fadiga, estimula o sistema respiratório e fixa o cálcio no organismo.
É a cor da pessoa sociável, prática e motivada, mas tal como a cor anterior deve ser usado em pequenos pormenores. Atrai o sucesso monetário (Quando colocar o Euromilhões já sabe...)


Verde: Natureza/ Saúde
Estimula os orgãos digestivos e alivia os sintomas de insónia e do stress.
Esta cor está associada a uma personalidade sincera, harmoniosa e compreensiva. É uma cor pacífica e relaxante. O verde escuro é associado a dinheiro e prestígio.


Azul: Espiritual
Cor que tem efeitos calmantes, analgésicos. Acalma o sistema nervoso, vasos, artérias e todo o sistema muscular. Combate o egoísmo e traz a harmonia. O azul transmite a imagem de uma pessoa leal, tranquila e cuidadosa.


Azul escuro: Esta cor é a mais usada no mundo dos negócios (as lojas de homem estão cheias de fatos azuis escuros, que seca...). Transmite a ideia de profissionalismo, seriedade, honestidade. Esta cor é associada a uma pessoa clássica e conservadora, comprometida com o trabalho e organização.

Violeta: Devoção e energia.
Esta cor ajuda nos casos de pneumonia, tosse seca, asma, irritação da pele e dor ciática. Utilize esta cor quando precisar de ser criativa. Os tons mais escuros transmitem uma imagem mais elegante e poderosa. Os tons mais claros sugerem uma personalidade delicada.


Vinho: Esta cor clássica transmite a ideia de elegância, autoridade, maturidade, sofisticação.

Rosa: Amor
Utilize esta cor sempre que quiser obter felicidade e simpatia.
Os fuchias (mais vivos) transmitem a imagem de uma pessoa cheia de energia e jovial, no entanto os rosas do tipo pastel (mais claros) transmitem imaturidade.


Castanho: Terra
Esta cor transmite segurança, mas também sugere uma pessoa resistente a mudanças. Se o castanho tiver uma cor já desbotada pode ser associado a sujo, logo opte por tons mais escuros e profundos.


Creme/Caramelo: Transmite a imagem de uma pessoa de confiança e acessível.

Cinzento: É uma cor sofisticada. Transmite uma personalidade forte, autoridade e profissionalismo.

Preto: Isolamento
Esta cor é utilizada por pessoas elegantes e para afastar a inveja.
Use quando precisar de transparecer uma imagem de autoridade e poder. No entanto transmite uma imagem pesada e de uma pessoa de difícil alcance.

Sem comentários: