Avançar para o conteúdo principal

Chiado – 18 anos depois...


O mês de Agosto de 1988, foi terrível para Portugal, pelo menos na altura assim se ouvia falar.
No dia 25 de Agosto, Portugal acorda com a notícia que o Chiado estava a arder, lembro-me que a minha mãe deu-me a notícia deviam ser umas dez da manhã e o inferno já tinha começado umas quantas horas antes, mais propriamente perto das cinco da manhã. Fiquei em estado de choque... nesse dia não se ouvia falar de mais nada. Para além de um dia com um calor abrasador, a televisão mostrava a visão horrível de ver tanta história, tanta vida assim a desaparecer como que por magia...mas uma magia das que não gostamos de ver.
Uma situação destas só aconteceu porque a prevenção, nunca foi pensada e estudada como devia ser, os pavimentos da maioria destas casas eram de madeira(ainda hoje isso acontece em alguns sítios da baixa pombalina), sem falar é claro de outros graves problemas.
Aquele sítio para mim era especial, sempre que por lá passava, imaginava a quantidade de histórias passadas naquele local, as damas e os cavalheiros a passearem-se no passeio público, cada recanto, cada parede...tudo tinha de certeza algo para contar, um segredo escondido.
Para além disso, como ficavam agora as 1300 pessoas que trabalhavam naquele sítio...neste incêndio, arderam 7000 metros quadrados, 67 foi o número de empresas afectadas, ficaram 37 pessoas desalojadas, 73 feridos e dois bombeiros mortos.
No domingo a seguir fui lá com os meus pais, era impossível de me conseguir controlar, as lágrimas caiam - me cara abaixo, o cheiro era pavoroso .... olhava para a cara das pessoas, que tal como nós queriam confirmar o que pensavam que era apenas um sonho mau, mas o desalento por ver desaparecer algo de tão belo não enganava ninguém.
Ao longo dos anos fui acompanhando o renascer do Chiado, mas nada voltará a ser como antes...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de Caramelo

Bom dia a todos! Este bolo que vos deixo hoje, é um dos que tem história. A minha mãe fazia-o várias vezes. E era  uma das delicias lá de casa...  Ingredientes: - 3 Ovos - 125 gr. de manteiga derretida - 100 gr. de açúcar + 1 chávena de açúcar - 2 chávenas de farinha - 1 chávena de leite quente - 2 colheres de chá de fermento em pó *Observações: Eu coloquei ainda três nozes partidas muito miudinhas e no fim do bolo cozido usei o sumo de uma laranja pequena para cobrir o bolo. Preparação: Num tacho coloca-se as 100 gr. de açúcar e leva-se ao lume até ficar em caramelo. Quando isso acontecer, deita-se com cuidado o leite quente e vai ao lume de novo até que o açúcar derreta. Numa tigela bate-se a manteiga derretida com a chávena de açúcar até obter um creme branco, deita-se as gemas e continua-se a mexer. A este preparado junta-se o leite com o açúcar e mexe-se mais um pouco., por fim deita-se as claras batidas em castelo, a farinha e o fermento. Unta-se uma forma com margarina ...

Sugestão de fim-de-semana - Lugar do Pernilongos

Bom dia! Já cheira a fim-de-semana! A sugestão que vos trago hoje é uma visita a um lugar especial. Chama-se Lugar dos Pernilongos e está situado dentro da Herdade de Gâmbia  datada de 1917. Dentro desta herdade é desenvolvida actividades agro-florestais e pecuária. Encontra-se na margem direita da  Ribeira de Marateca que está integrada na Reserva Natural do Estuário do Sado. Quanto ao Lugar dos Pernilongo s, este sítio tem cerca de 600 ha. Podemos passear por lá e observar as várias árvores como o pinheiro manso e bravo e sobreiros. Para além da área florestal, o ex-líbris desta visita é obviamente os animais da quinta. Podemos estar perto de uma família de burros, de ovelhas e de cabras, o cavalo (que é o habitante mais velho desta quinta), porcos, galinhas, patos e vários coelhos, alguns muito pequeninos. Quando chegamos perto dos coelhos já está tudo numa excitação, por se saber que vamos tê-los entre os braços. Também podemos da...

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de laranja com casca, Mel, Coco e Avelãs

  Bom dia! Este bolo é uma versão do Bolo de Laranja com casca e Mel que foi partilhado na Praça da Alegria na semana passada pela Cristina Manso. Este bolo levava ainda uma calda que não fiz, apenas coloquei o sumo de 1 laranja por cima do bolo. Ingredientes: - - 1 chávena de Farinha de trigo - Meia chávena  de avelãs moídos - Meia chávena de coco ralado - 1 chávena de Mel - Meia chávena  Azeite - 4 Ovos - 2 Laranjas pequenas (bem lavadas, com a casca e cortadas em pedaços) - 1 colher de sopa   Fermento em pó - Manteiga e Farinha (para untar a forma) - q.b. Preparação: Pré-aqueça o forno a 180° C. Misture numa taça a farinha e as avelãs moidas e o coco ralado. Reserve. Bata no liquidificador o mel, o azeite, os ovos e as laranjas cortadas. Aos poucos, junte este batido ao preparado da farinha, avelãs e coco ralado.  Acrescente o fermento, misture e verta para uma forma redonda com buraco  previamente untada e enfarinhada. Leve ao for...