Avançar para o conteúdo principal

17 de Julho - Dia Internacional de Nelson Mandela

 


Olá a todos!

Hoje comemora-se o Dia Internacional de Nelson Mandela, que todos já alguma vez ouviram falar.

Esta personalidade tão importante, foi o líder do movimento contra o Apartheid - legislação que segregava os negros na África do Sul, país onde nasceu em 18 de Julho de 1918.

O seu verdadeiro nome era Rolihiahia Dalibhunga Mandela, a sua descendência era de uma família de nobreza tribal da etnia Xhosa e membro do clã Madiba, filho de Nkosi Mandela, chefe do povo Thembu e de Noqaphi Nosekeni.

O nome de Nelson surgiu porque durante o tempo que frequentou a escola primária, pois existia o costume de dar nomes ingleses ás crianças, devido à dificuldade de pronunciar os seus complexos nomes. Então, a sua professora em jeito de homenagem ao em homenagem ao Almirante Nelson, passou a chamá-lo com esse nome.

As suas lutas contra o racismo começaram muito antes de ele ser conhecido publicamente.

Já em 1939 quando ingressou no curso de Direito na Universidade de Fort Hare (a primeira universidade que ministrava cursos para negros na África do Sul) ele foi obrigado a deixar o curso, por se envolver em protestos contra a falta de democracia racial na instituição.

Corria o ano de 1943, quando concluiu seu bacharelato em Artes pela Universidade da África do Sul. Continuou os seus estudos em Direito por correspondência na Universidade de Fort Hare.

No ano de 1944, Mandela com Walter Sisulo e Oliver Tambo, criaram a Liga Jovem do Congresso Nacional Africano, que era o principal instrumento de representatividade politica os negros.

Anos depois (em 1948) o Partido Nacional criou mais de 100 leis para restringir os direitos dos negros, como exemplo disso, dentro do seu próprio país, eram obrigados a ter um visto, para poderem circular.

Todas estas leis, foram a razão para tantos massacres e mortes da população negra na África do Sul.

Por todas estas questões, Mandela passou 27 anos da sua vida preso, acusado de traição. 

Durante todo esse tempo, muitas acções violentas, manifestações, feridos e mortos foram noticia.

Corria o ano de 1989, quando o presidente Frederik Willen de Klerk, sem consultar o seu Partido Nacional, aboliu as leis racistas e anunciou a libertação de Mandela.

Esta libertação ocorreu em 11 de fevereiro de 1990. Três anos depois Mandela e o presidente da África do Sul, Frederik Willem de Klerk, receberam o Prémio Nobel da Paz, por todos os esforços e acções para terminra com o Aparthteid.

Em 1994 Nelson Mandela foi eleito presidente da África do Sul, conseguindo o feito de ser o primeiro negro deste país.

Mandela veio a falecer com 95 anos, vitima de uma infecção pulmonar, em sequência da tuberculose que contraiu nos tempos de prisão.

O seu último desejo foi cumprido, quando foi sepultado em Qunu, a localidade onde tinha vivido na sua infância.

Por último, deixo-vos algumas frases deste grade senhor:

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar."

"Eu sou o capitão da minha alma."

"A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."

"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."

"Quando eu saí em direção ao portão que me levaria à liberdade, eu sabia que, se eu não deixasse minha amargura e meu ódio para trás, eu ainda estaria na prisão."

"Ser livre não é apenas quebrar as próprias correntes, mas viver de uma maneira que respeite e aumente a liberdade dos outros."

Beijos e abraços.
Sandra C.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Eduardo Viana - O supersticioso e obstinado

Eduardo Viana , pintor nascido em Lisboa no dia 28 de Novembro de 1881 na Rua do Loreto, nº 13 no quarto - andar, filho de José Afonso Viana e de D. Maria das Dores Fonseca Viana foi um dos nomes sonantes da pintura do século XX em conjunto com outros pintores como Amadeu de Sousa-Cardoso, Almada Negreiros, Robert Delaunay e Sónia Delaunay, Mily Possoz (de quem veio a estar noivo entre os anos 1919-1925) entre outros. Uma personalidade impar,”(...) Supersticioso, austero, exigente e obstinado (...)” era capaz de “(...) raspar qualquer trecho ou pormenor, aparentemente insignificante, de uma tela já coberta; repintá-lo uma, duas, número sem conto de vezes, até acertar na forma, mas, sobretudo, no tom, era, para Eduardo Viana, o pão nosso de cada dia. Que saibamos, um ano (...) levou o insatisfeito pintor a encontrar, após sucessivos ensaios, a cor de um simples lenço sobre que, numa natureza morta, repousavam uns frutos (...)” Matriculou-se no Curso Geral de Desenho da Sociedade de Bela...

Restolho - Mafalda Veiga

Bom dia! Adoro quando sou surpreendida por musicas recentes que me tocam, mas também quando ouço algo que em tempos acompanhou a minha vida. É o que acontece com esta música. Sempre gostei muito de ouvir Mafalda Veiga, principalmente na adolescência, as suas músicas sempre me concederam momentos de pausa e de reflexão.  Esta música faz-me lembrar momentos de verões eternos, quando a seguir ao almoço o calor era tanto que se ouviam as cigarras.  Do doce das uvas, das amoras e dos figos pelos caminhos duros.  Do rio calmo e fresco, dos peixes que teimavam em fazer as suas danças e quase que nos vinham beijar a pele.  Dos fins de dia quase noite quando caminhavamos cheios de uma felicidade que enchia o coração. É bom recordar... "Geme o restolho, triste e solitário A embalar a noite escura e fria E a perder-se no olhar da ventania Que canta ao tom do velho campanário Geme o restolho, preso de saudade Esquecido, enlouquecido, dominado Escondido entre as sombras do ...

Música que tem bom feeling - Maria

Adoro quando descubro músicas que me tocam. Sejam elas mais sérias, ou mais "cool" como esta, estas duas vozes juntas é qualquer coisa! Letra e música de Bezegol Por gostar de ti Maria Não olhei ao sofrimento E não quis lembrar o dia Que falhaste ao juramento Por ti enfrentei o mundo Enrolado no teu dedo Condenado a amor profundo Encobrindo o teu segredo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Vou seguindo minha estrela Firme vou no meu caminho A bagagem vai pesada Mas eu carrego sozinho Foi dica a tua experiência Mas não quero olhar para trás Agarro-me às partes boas E sigo a iludir as más Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Pa...