Olá a todos!
Hoje comemora-se o Dia Internacional de Nelson Mandela, que todos já alguma vez ouviram falar.
Esta personalidade tão importante, foi o líder do movimento contra o Apartheid - legislação que segregava os negros na África do Sul, país onde nasceu em 18 de Julho de 1918.
O seu verdadeiro nome era Rolihiahia Dalibhunga Mandela, a sua descendência era de uma família de nobreza tribal da etnia Xhosa e membro do clã Madiba, filho de Nkosi Mandela, chefe do povo Thembu e de Noqaphi Nosekeni.
O nome de Nelson surgiu porque durante o tempo que frequentou a escola primária, pois existia o costume de dar nomes ingleses ás crianças, devido à dificuldade de pronunciar os seus complexos nomes. Então, a sua professora em jeito de homenagem ao em homenagem ao Almirante Nelson, passou a chamá-lo com esse nome.
As suas lutas contra o racismo começaram muito antes de ele ser conhecido publicamente.
Já em 1939 quando ingressou no curso de Direito na Universidade de Fort Hare (a primeira universidade que ministrava cursos para negros na África do Sul) ele foi obrigado a deixar o curso, por se envolver em protestos contra a falta de democracia racial na instituição.
Corria o ano de 1943, quando concluiu seu bacharelato em Artes pela Universidade da África do Sul. Continuou os seus estudos em Direito por correspondência na Universidade de Fort Hare.
No ano de 1944, Mandela com Walter Sisulo e Oliver Tambo, criaram a Liga Jovem do Congresso Nacional Africano, que era o principal instrumento de representatividade politica os negros.
Anos depois (em 1948) o Partido Nacional criou mais de 100 leis para restringir os direitos dos negros, como exemplo disso, dentro do seu próprio país, eram obrigados a ter um visto, para poderem circular.
Todas estas leis, foram a razão para tantos massacres e mortes da população negra na África do Sul.
Por todas estas questões, Mandela passou 27 anos da sua vida preso, acusado de traição.
Durante todo esse tempo, muitas acções violentas, manifestações, feridos e mortos foram noticia.
Corria o ano de 1989, quando o presidente Frederik Willen de Klerk, sem consultar o seu Partido Nacional, aboliu as leis racistas e anunciou a libertação de Mandela.
Esta libertação ocorreu em 11 de fevereiro de 1990. Três anos depois Mandela e o presidente da África do Sul, Frederik Willem de Klerk, receberam o Prémio Nobel da Paz, por todos os esforços e acções para terminra com o Aparthteid.
Em 1994 Nelson Mandela foi eleito presidente da África do Sul, conseguindo o feito de ser o primeiro negro deste país.
Mandela veio a falecer com 95 anos, vitima de uma infecção pulmonar, em sequência da tuberculose que contraiu nos tempos de prisão.
O seu último desejo foi cumprido, quando foi sepultado em Qunu, a localidade onde tinha vivido na sua infância.
Por último, deixo-vos algumas frases deste grade senhor:
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar."
"Eu sou o capitão da minha alma."
"A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."
"Quando eu saí em direção ao portão que me levaria à liberdade, eu sabia que, se eu não deixasse minha amargura e meu ódio para trás, eu ainda estaria na prisão."
"Ser livre não é apenas quebrar as próprias correntes, mas viver de uma maneira que respeite e aumente a liberdade dos outros."
Sandra C.
Comentários
Enviar um comentário
Pode comentar... o Bluestrass não morde!