Bom dia a todos!
Hoje que se comemora o Dia Mundial do Teatro, trago-vos mais uma entrevista. Desta vez a Susana Gomes.
Conheci a Susana no contexto escolar, pois foi professora no ATL da escola da Carolina. Sempre achei piada pela forma como a Carolina falava da Susana. Sem dúvida, alguém de quem gosta muito e que é para ela uma referência.
Um dia, juntamos algumas amiguinhas e fomos ver a Susana e o seu grupo de Teatro no musical "Grease" no Parque Mayer. Foi muito giro, ver a conexão e admiração delas para com a Susana.
Resolvi trazê-la hoje, porque o teatro também vive destas novas caras, pois o futuro do Teatro está aqui.
Voa alto Susana!
- Para quem não te conhece, quem é a Susana Gomes?
🎭 Bem, neste momento diria que sou uma amante do mundo das artes no geral.
- Tu estás muito ligada às artes, em particular ao Teatro. O que significa o Teatro para ti?
🎭 O teatro significa mudança para mim. Significa paz. Cada vez que estou em palco, seja de que maneira for, sinto-me capaz de tudo. De fazer algo que nunca poderia fazer fora do mesmo.
- Como aconteceu este gosto por esta arte?
🎭 É uma história longa, mas eu gosto de contar. Desde pequena que tenho um gosto pelas artes. Quando era mais nova, eu, as minhas irmãs e a minha prima montávamos pequenas peças para os nossos pais e avós na noite de Natal. Era sempre muito divertido.
Nessa altura, também tinha o sonho de ser uma grande cantora e entrar numa escola secundária como a dos Morangos com Açúcar (com ensino articulado artístico), mas à medida que os anos passaram comecei a desistir da ideia. Durante o ensino básico, o meu sonho era ser veterinária, mas sempre acompanhada pelas artes já que fazia dança espanhola nessa altura.
Foi aí que no meu último ano na escola (9º ano) abriu o clube de teatro. Estava tão entusiasmada, fiz a audição e fiquei com 2 personagens. Primeira peça e logo 2 personagens, que espetáculo!
Nesse momento já tinha a certeza que ia envergar por um curso profissional de teatro, que encontrei. Então o meu percurso académico em Teatro começou aí!
Tirei um curso profissional de Interpretação e depois segui para a faculdade em 2020 para tirar o curso de Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
- Para além do teatro, porque outras áreas te interessas?
🎭 Adoro história, literatura e inglês! Ultimamente tenho dito que se não tivesse seguido Teatro, teria seguido uma dessas áreas.
- Profissionalmente pretendes seguir o Teatro? Ou vês-te em alguma área profissional?
🎭 Esse é o objetivo. Por isso é que também gosto de documentar os meus obstáculos e as minhas jornadas como atriz que tenta alcançar algum projeto profissional neste momento da sua carreira para realmente começar.
De momento, sou professora e gosto de dar aulas, apesar dos alunos não quererem saber às vezes.
Ser professora de quem realmente gosta de aprender dá um prazer enorme em continuar a fazer mais e melhor.
- Existe algum papel que gostasses muito de fazer, ou algum palco em particular que gostasses de pisar?
🎭 Tenho alguns para ser sincera! Muitos de teatro musical, sendo que o que mais gostava de fazer era a Anastasia do musical de mesmo nome.
Em termos de palco, só se for um palco mundial, falando em Broadway, ou o do Teatro D. Maria II, pois tenho a honra de já ter atuado no Teatro Armando Cortez, no Parque Mayer e no Teatro Politeama.
- Como vês as artes de palco em Portugal? Existe interesse? Ou achas que é uma arte elitista?
🎭 Sinto que o interesse nas artes de palco em Portugal tem crescido cada vez mais.
É natural irmos a uma peça de teatro e ficar a olhar, a ver que tipos de pessoas é que frequentam as salas de espetáculo portuguesas.
Reparo que, cada vez mais, a minha geração demonstra interesse em fazer e ver teatro, seja de que tipo for. Tem se tornado cada vez mais uma arte para todos.
Existe todos os tipos de teatro em Portugal, seja super erudito ou uma boa revista à portuguesa, há sempre algo bom para se ver nos palcos portugueses.
- Deixa uma frase que te represente.
🎭 “A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso cante, chore, dance, ria e viva intensamente antes que a cortina feche e a peça termine sem aplausos” - Charlie Chaplin
- Deixa uma música que te acompanhe.
🎭 “Stronger” da Kelly Clarkson.
Obrigada Susana pela disponibilidade, votos de muito sucesso e nós cá estaremos para assistir!
Cumprimentos teatrais.
Sandra C.
Comentários
Enviar um comentário
Pode comentar... o Bluestrass não morde!