Quem me conhece, sabe que sou a que anda sempre à procura de um cantinho de história, um lugar com algum significado para lá ir, sentir, estar e fotografar (pelo menos para mim).
E foi isso que aconteceu na passada sexta-feira. No dia em que comemorava 50 anos, rumamos (eu e o Carlos) a um dos nossos lugares preferidos para passear, Sintra.
Desta vez fomos visitar um lugar que nunca tinhamos ido antes, o Palácio Biester.
E o que dizer deste lugar? Que efetivamente é um lugar maravilhoso, antes de entrar no próprio palácio, deleitamo-nos com os jardins e recantos bem cuidados.
Observei as várias árvores, como azevinhos e cameleiras originárias da China e do Japão, as faias verdes e vermelhas da Europa Central, as acácias da Austrália e os abetos norte-americanos.
Também encontramos vários outros pontos de interesse, como a gruta da Pena, algo que a própria natureza criou, que faz o lugar ainda mais belo.
Do Palácio em si, o que dizer? Que é um lugar único com espaços muito bem cuidados, com história em cada canto.
Cada sala tem um estilo neogótico, mas sempre com um ar muito romântico.
Adoramos o pormenor da capela com motivos típicos da ordem templária, mas ao mesmo tempo cheia de outros pormenores dignos de serem observados.
Ainda podemos observar motivos únicos, como as lareiras revestidas com cerâmica de Rafael Bordallo Pinheiro ou um elevador que na altura já dava para transportar quatro pessoas, ainda que não da maneira que possamos imaginar.
Na parte inferior, para além da cozinha, que achei maravilhosa, existe também uma pequena câmara iniciática, escavada na rocha, que segundo quem percebe de história será uma ideia para fazer lembrar os santuários primitivos da antiga Jerusalém. Esta câmara vai dar aos jardins do palácio.
Também estivemos numa sala a assistir um pouco do filme "A Nona Porta", obra de Roman Polanski, que tem Johnny Depp como actor principal. Este filme foi gravado dentro deste lugar. Eu que nunca vi o filme, fiquei cheia de vontade de o ver!
Regressamos aos jardins e ainda andamos a explorar todos os cantinhos.
Tivemos uma visita surpresa, apareceu-nos um gatinho lindo e extremamente meigo, parecia que já nos conhecia (para onde quer que vamos tem de haver sempre um gato à mistura 😊)
Quem não conhece este local, aconselho vivamente que o faça. E se puderem ir nesta altura, ainda melhor, pois vão ser surpreendidos com decorações de Natal em todos os espaços, o que confere ao local uma magia ainda mais especial.
Apesar de o texto já ir longo, deixo-vos ainda um pensamento:
"A história é o grande espelho da vida; instrui com a experiência e corrige com o exemplo."
Jacques Bossuet
Sandra C.
Comentários
Enviar um comentário
Pode comentar... o Bluestrass não morde!