Avançar para o conteúdo principal

Árvore de Natal, porque a fazemos?




Árvore de Natal, porque a fazemos?

Bom dia a todos.
Nesta altura do ano, já muitos fizeram a sua árvore de Natal. Uns fazem porque é tradição, outros porque gostam do brilho que confere à casa, cada um lá saberá os seus motivos.

A questão é, quais são as origens da árvore de Natal?

Bem antes do Natal ser o Natal, ou seja a. C., muitas eram as culturas que enfeitavam árvores para celebrar a fertilidade e outras em agradecimento pelas culturas.

Nessa altura decoravam-se árvores com frutos em representação do paraíso e em honra de Adão e Eva nas igrejas.

A primeira árvore de Natal fala-se ter sido feita em Riga, na Letónia pelo ano de 1510.

No ano de 1530, diz-se que Martinho Lutero inspirado pela beleza dos pinheiros cobertos de neve, pela lua e estrelas que tinha visto quando olhou para o céu, tentou então traduzir essa beleza para a sua família, com galhos de árvores e utilizando velas acesas, algodão e estrelas.

O Conceito da árvore de Natal veio mais tarde, quando já no séc. XIX, a monarquia britânica adquire essa tradição no ano de 1846, quando pela primeira vez o príncipe Alberto (de origem alemã), marido da Rainha Vitória, decide montar uma árvore no palácio real britânico. E a família real tira então uma fotografia junto à dita árvore e esta imagem acaba por ser publicada no jornal "Illustrated News London".


Quanto ao dia de montar a árvore de Natal, depende muito das tradições, em Portugal onde cada vez se começa a montar a árvore casa vez mais cedo, a tradição era de o fazer no dia da Imaculada Conceição (8 Dezembro para os mais esquecidos), mas também se pode considerar o dia em que começa o Advento (4º domingo antes do Natal).

O dia de desmontar deveria ser no dia de Reis, mas alguns fazem-no logo a seguir ao Natal, outros no fim-de-semana a seguir aos Reis, a nossa cá por casa às vezes chega a estar montada quase até ao fim de janeiro.


Uma curiosidade sobre a tradição alemã, na montagem da árvore de Natal:
- Uma casa tem o significado de proteção;
- Uma chávena tem o significado de hospitalidade;
- Um coelho tem o significado de esperança;
- Um pássaro tem o significado de alegria;
- Uma rosa tem o significado de afecto;
- Um peixe tem o significado da benção de Cristo;
- Uma pinha tem o significado de abundância;
- Um cesto de flores significa bons desejos;
- Um cesto de frutas significa generosidade;
- Um pai Natal também significa generosidade;
- Um coração tem o significado de Amor;
- Uma luz significa a vida de Cristo.

Este ano, a nossa árvore, é em tons de azul, vermelho e um apontamento de dourado. Isto porque há umas semanas sonhei com isso. Nas últimas semanas tenho tido vários sonhos e este marcou-me. 


Nesse sonho a árvore também tinha gatos, como não encontrei nada à venda, decidi fazer eu, reciclando cartão grosso e cartão de cereais.
Os gatinhos foram impressos em papel normal e depois colados com cola branca.


Os acabamentos foram feitos com tinta azul e vermelha com glitter e cordão colado com cola quente.


Ainda nos faltam mais algumas coisas para terminar as decorações deste ano, mas aos poucos vamos lá.

Espero que gostem da história da árvore de Natal.
Agora já posso desejar Boas Festas.

Beijos e abraços 
Sandra C.

Comentários

  1. Muita gente faz a árvore de natal apenas por tradição nem sabendo bem a razão porque a faz.
    Elogio a explicação didática.
    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de Caramelo

Bom dia a todos! Este bolo que vos deixo hoje, é um dos que tem história. A minha mãe fazia-o várias vezes. E era  uma das delicias lá de casa...  Ingredientes: - 3 Ovos - 125 gr. de manteiga derretida - 100 gr. de açúcar + 1 chávena de açúcar - 2 chávenas de farinha - 1 chávena de leite quente - 2 colheres de chá de fermento em pó *Observações: Eu coloquei ainda três nozes partidas muito miudinhas e no fim do bolo cozido usei o sumo de uma laranja pequena para cobrir o bolo. Preparação: Num tacho coloca-se as 100 gr. de açúcar e leva-se ao lume até ficar em caramelo. Quando isso acontecer, deita-se com cuidado o leite quente e vai ao lume de novo até que o açúcar derreta. Numa tigela bate-se a manteiga derretida com a chávena de açúcar até obter um creme branco, deita-se as gemas e continua-se a mexer. A este preparado junta-se o leite com o açúcar e mexe-se mais um pouco., por fim deita-se as claras batidas em castelo, a farinha e o fermento. Unta-se uma forma com margarina ...

Sugestão de fim-de-semana - Lugar do Pernilongos

Bom dia! Já cheira a fim-de-semana! A sugestão que vos trago hoje é uma visita a um lugar especial. Chama-se Lugar dos Pernilongos e está situado dentro da Herdade de Gâmbia  datada de 1917. Dentro desta herdade é desenvolvida actividades agro-florestais e pecuária. Encontra-se na margem direita da  Ribeira de Marateca que está integrada na Reserva Natural do Estuário do Sado. Quanto ao Lugar dos Pernilongo s, este sítio tem cerca de 600 ha. Podemos passear por lá e observar as várias árvores como o pinheiro manso e bravo e sobreiros. Para além da área florestal, o ex-líbris desta visita é obviamente os animais da quinta. Podemos estar perto de uma família de burros, de ovelhas e de cabras, o cavalo (que é o habitante mais velho desta quinta), porcos, galinhas, patos e vários coelhos, alguns muito pequeninos. Quando chegamos perto dos coelhos já está tudo numa excitação, por se saber que vamos tê-los entre os braços. Também podemos da...

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de laranja com casca, Mel, Coco e Avelãs

  Bom dia! Este bolo é uma versão do Bolo de Laranja com casca e Mel que foi partilhado na Praça da Alegria na semana passada pela Cristina Manso. Este bolo levava ainda uma calda que não fiz, apenas coloquei o sumo de 1 laranja por cima do bolo. Ingredientes: - - 1 chávena de Farinha de trigo - Meia chávena  de avelãs moídos - Meia chávena de coco ralado - 1 chávena de Mel - Meia chávena  Azeite - 4 Ovos - 2 Laranjas pequenas (bem lavadas, com a casca e cortadas em pedaços) - 1 colher de sopa   Fermento em pó - Manteiga e Farinha (para untar a forma) - q.b. Preparação: Pré-aqueça o forno a 180° C. Misture numa taça a farinha e as avelãs moidas e o coco ralado. Reserve. Bata no liquidificador o mel, o azeite, os ovos e as laranjas cortadas. Aos poucos, junte este batido ao preparado da farinha, avelãs e coco ralado.  Acrescente o fermento, misture e verta para uma forma redonda com buraco  previamente untada e enfarinhada. Leve ao for...