Avançar para o conteúdo principal

Entrevista Tiago Antunes - O Senhor Cozinheiro

 

Bom dia a todos!

Hoje que se comemora o Dia Mundial da Alimentação, nada melhor para comemorar este dia do que trazer alguém que percebe muito de comida.

O Tiago Antunes, ou melhor como muitos o conhecem o "Senhor Cozinheiro". 

Comecei a seguir esta página no Instagram já faz alguns meses e acho fantástico a maneira como o Tiago fala desta sua paixão. Espero que apreciem e que o sigam.

A ti Tiago, só para te dizer Parabéns pelo teu trabalho. Um dia destes ainda vou ter o prazer de comer um prato feito por ti!!

Aqui fica a entrevista...

- Existem muitas pessoas que te seguem e que conhecem o teu trabalho. Mas para além do trabalho, quem é o Tiago Antunes?

👨‍🍳 O Tiago é Beirão, de alma e coração, com uma pitada de Minho, de Angola, de França e de mundo. Pai, companheiro, cozinheiro e até engenheiro agrónomo. Montanhista, escritor e contemplador nas horas vagas.

- O gosto pela comida como aconteceu? Houve influências familiares?

👨‍🍳 Comecei a cozinhar com 12 anos (segundo a minha mãe), com muita influência das minhas avós, Maria e Carolina. Sempre estive rodeado de excelentes cozinheiras, tanto a minha mãe como algumas tias, que foram uma excelente aprendizagem da cozinha tradicional Beirã e portuguesa.


- Quando descobriste ou entendeste que este era o teu caminho profissional? 

👨‍🍳 Apesar de cozinhar desde cedo, achava que era na ciência e na investigação científica que me ia encontrar satisfeito. Licenciei-me em Bioengenharia e terminei um mestrado em Engenharia Agronómica. Depois disto, quase sem querer, tive uma experiência de restauração que me mostrou um mundo que, hoje, amo de coração. Não me imagino a trabalhar noutra área. 

- Para além do gosto que já tens pela culinária, tens algum curso relacionado com esta área?

👨‍🍳 Apesar da minha formação profissional não ser de cozinha, invisto em formação específica de técnicas que quero aprender. Acredito, ainda, que a melhor formação em qualquer setor é a experiência. Tenho passado por projetos incríveis que me tem ensinado muito.


- Neste projecto que culinária podemos esperar?

👨‍🍳 Neste momento, tradicional portuguesa. Um jantar com o Senhor Cozinheiro é um abraço do avô e um beijinho da avó. É o cabrito no forno e o filete de peixe do rio com molho escabeche. Fundamentalistas podem dizer que é um empratamento demasiado moderno para cozinha tradicional, mas o sabor e as sensações estão lá todas, com um chiripiti de inovação.

- Já te fizeram algum pedido particular? Inusitado?

👨‍🍳 Como cozinheiro privado, tudo é ajustado a cada pessoa, sendo que pedidos inusitados acontecem com muita regularidade. Posso dizer que é um gosto incrível fazer parte de momentos tão pessoais como pedidos de casamento, de namoro, entre outras situações tão importantes na vida de qualquer ser humano.


- Gostas de explorar novos caminhos? Existe algo ou algum alimento que gostas mais de cozinhar?

👨‍🍳 Nutro especial carinho por cogumelos e leguminosas. Cogumelos porque os colho desde terna idade, nas serras da Beira Baixa e tem um sabor e textura excepcional. Leguminosas porque estão intimamente relacionadas com a cozinha beirã, além do seu incrível valor nutricional e gastronómico. Não posso deixar de referir o peixe do rio, o cabrito e a cabra, tudo ingredientes que me fazem brilhar os olhos.

- Como surgiu o projecto "Senhor Cozinheiro" e em que consiste?

👨‍🍳 No início da pandemia criei o projeto com o intuito de partilhar as minhas receitas com alguns amigos e conhecidos. Longe de mim pensar que passado pouco mais de 1 ano seria a base de toda a minha vida profissional e um pilar importante na minha vida. Continua a ter como propósito a partilha de receitas tradicionais mas, além disso, a partilha da experiência do que é a Beira Baixa e Portugal, a partir de experiências que construo nos vários turismos rurais à qual estou associado. Quem visitar a Beira Baixa comigo, irá embora com a experiência do que é ser beirão.

- Gostas de explorar novos caminhos na culinária ou preferes trabalhar no que te dá confiança?

👨‍🍳 Explorar novos caminhos é o que nos traz evolução. Adoro explorar o aprender novas técnicas e ingredientes, mas sempre em vista a sua aplicação na cozinha que me representa e que trago no meu coração: beirã.


- Uma pergunta mais particular. A tua filha apesar da tenra idade já mostra curiosidade pelos alimentos. Achas que te poderá seguir os teus passos?

👨‍🍳 A Maria Luísa tem quase 4 anos e desde muito pequena que demonstra interesse no que faço, acredito que pela curiosidade e sensações que os ingredientes nos trazem. Uma coisa eu sei, ela é muito criativa e comunicativa, duas características que considero importantes neste setor. Apesar disso, tentarei não exercer influência ao longo do seu crescimento. Se entender seguir pela cozinha terá todo o meu apoio, se entender ir por outro caminho, terá de igual forma.

- Projectos para o futuro?

👨‍🍳 Dar continuidade á partilha que tenho feito, tendo como foco outros caminhos. Ambiciono escrever um livro dedicado a algumas áreas gastronómicas e criar uma nova modalidade que permite a chegada dos petiscos do Senhor Cozinheiro a mais gente. 

- O que ainda te falta fazer?

👨‍🍳 Escrever um livro que perpetue o receituário beirão, destacando ingredientes como o peixe do rio, por exemplo. Conhecer outras culturas e estilos gastronómicos que me tragam mais conhecimento e criatividade. Enquanto houver mundo para correr, haverá sempre coisas por fazer.

- Diz-nos uma frase que gostes e que te acompanhe ao longo da tua vida?

👨‍🍳 O que é para ser teu, teu será. Trabalha e confia.

- Indica uma música para acompanhar esta tua entrevista.

👨‍🍳 Yellow - Coldplay


Muito grata Tiago, pela amabilidade e disponibilidade.

Votos de muito sucesso neste teu projecto 
Um dia destes terei o prazer de comer um prato confeccionado por ti.

Beijos e abraços para todos.
Sandra C.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de Caramelo

Bom dia a todos! Este bolo que vos deixo hoje, é um dos que tem história. A minha mãe fazia-o várias vezes. E era  uma das delicias lá de casa...  Ingredientes: - 3 Ovos - 125 gr. de manteiga derretida - 100 gr. de açúcar + 1 chávena de açúcar - 2 chávenas de farinha - 1 chávena de leite quente - 2 colheres de chá de fermento em pó *Observações: Eu coloquei ainda três nozes partidas muito miudinhas e no fim do bolo cozido usei o sumo de uma laranja pequena para cobrir o bolo. Preparação: Num tacho coloca-se as 100 gr. de açúcar e leva-se ao lume até ficar em caramelo. Quando isso acontecer, deita-se com cuidado o leite quente e vai ao lume de novo até que o açúcar derreta. Numa tigela bate-se a manteiga derretida com a chávena de açúcar até obter um creme branco, deita-se as gemas e continua-se a mexer. A este preparado junta-se o leite com o açúcar e mexe-se mais um pouco., por fim deita-se as claras batidas em castelo, a farinha e o fermento. Unta-se uma forma com margarina ...

Sugestão de fim-de-semana - Lugar do Pernilongos

Bom dia! Já cheira a fim-de-semana! A sugestão que vos trago hoje é uma visita a um lugar especial. Chama-se Lugar dos Pernilongos e está situado dentro da Herdade de Gâmbia  datada de 1917. Dentro desta herdade é desenvolvida actividades agro-florestais e pecuária. Encontra-se na margem direita da  Ribeira de Marateca que está integrada na Reserva Natural do Estuário do Sado. Quanto ao Lugar dos Pernilongo s, este sítio tem cerca de 600 ha. Podemos passear por lá e observar as várias árvores como o pinheiro manso e bravo e sobreiros. Para além da área florestal, o ex-líbris desta visita é obviamente os animais da quinta. Podemos estar perto de uma família de burros, de ovelhas e de cabras, o cavalo (que é o habitante mais velho desta quinta), porcos, galinhas, patos e vários coelhos, alguns muito pequeninos. Quando chegamos perto dos coelhos já está tudo numa excitação, por se saber que vamos tê-los entre os braços. Também podemos da...

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de laranja com casca, Mel, Coco e Avelãs

  Bom dia! Este bolo é uma versão do Bolo de Laranja com casca e Mel que foi partilhado na Praça da Alegria na semana passada pela Cristina Manso. Este bolo levava ainda uma calda que não fiz, apenas coloquei o sumo de 1 laranja por cima do bolo. Ingredientes: - - 1 chávena de Farinha de trigo - Meia chávena  de avelãs moídos - Meia chávena de coco ralado - 1 chávena de Mel - Meia chávena  Azeite - 4 Ovos - 2 Laranjas pequenas (bem lavadas, com a casca e cortadas em pedaços) - 1 colher de sopa   Fermento em pó - Manteiga e Farinha (para untar a forma) - q.b. Preparação: Pré-aqueça o forno a 180° C. Misture numa taça a farinha e as avelãs moidas e o coco ralado. Reserve. Bata no liquidificador o mel, o azeite, os ovos e as laranjas cortadas. Aos poucos, junte este batido ao preparado da farinha, avelãs e coco ralado.  Acrescente o fermento, misture e verta para uma forma redonda com buraco  previamente untada e enfarinhada. Leve ao for...