Avançar para o conteúdo principal

Entrevista Tiago Antunes - O Senhor Cozinheiro

 

Bom dia a todos!

Hoje que se comemora o Dia Mundial da Alimentação, nada melhor para comemorar este dia do que trazer alguém que percebe muito de comida.

O Tiago Antunes, ou melhor como muitos o conhecem o "Senhor Cozinheiro". 

Comecei a seguir esta página no Instagram já faz alguns meses e acho fantástico a maneira como o Tiago fala desta sua paixão. Espero que apreciem e que o sigam.

A ti Tiago, só para te dizer Parabéns pelo teu trabalho. Um dia destes ainda vou ter o prazer de comer um prato feito por ti!!

Aqui fica a entrevista...

- Existem muitas pessoas que te seguem e que conhecem o teu trabalho. Mas para além do trabalho, quem é o Tiago Antunes?

👨‍🍳 O Tiago é Beirão, de alma e coração, com uma pitada de Minho, de Angola, de França e de mundo. Pai, companheiro, cozinheiro e até engenheiro agrónomo. Montanhista, escritor e contemplador nas horas vagas.

- O gosto pela comida como aconteceu? Houve influências familiares?

👨‍🍳 Comecei a cozinhar com 12 anos (segundo a minha mãe), com muita influência das minhas avós, Maria e Carolina. Sempre estive rodeado de excelentes cozinheiras, tanto a minha mãe como algumas tias, que foram uma excelente aprendizagem da cozinha tradicional Beirã e portuguesa.


- Quando descobriste ou entendeste que este era o teu caminho profissional? 

👨‍🍳 Apesar de cozinhar desde cedo, achava que era na ciência e na investigação científica que me ia encontrar satisfeito. Licenciei-me em Bioengenharia e terminei um mestrado em Engenharia Agronómica. Depois disto, quase sem querer, tive uma experiência de restauração que me mostrou um mundo que, hoje, amo de coração. Não me imagino a trabalhar noutra área. 

- Para além do gosto que já tens pela culinária, tens algum curso relacionado com esta área?

👨‍🍳 Apesar da minha formação profissional não ser de cozinha, invisto em formação específica de técnicas que quero aprender. Acredito, ainda, que a melhor formação em qualquer setor é a experiência. Tenho passado por projetos incríveis que me tem ensinado muito.


- Neste projecto que culinária podemos esperar?

👨‍🍳 Neste momento, tradicional portuguesa. Um jantar com o Senhor Cozinheiro é um abraço do avô e um beijinho da avó. É o cabrito no forno e o filete de peixe do rio com molho escabeche. Fundamentalistas podem dizer que é um empratamento demasiado moderno para cozinha tradicional, mas o sabor e as sensações estão lá todas, com um chiripiti de inovação.

- Já te fizeram algum pedido particular? Inusitado?

👨‍🍳 Como cozinheiro privado, tudo é ajustado a cada pessoa, sendo que pedidos inusitados acontecem com muita regularidade. Posso dizer que é um gosto incrível fazer parte de momentos tão pessoais como pedidos de casamento, de namoro, entre outras situações tão importantes na vida de qualquer ser humano.


- Gostas de explorar novos caminhos? Existe algo ou algum alimento que gostas mais de cozinhar?

👨‍🍳 Nutro especial carinho por cogumelos e leguminosas. Cogumelos porque os colho desde terna idade, nas serras da Beira Baixa e tem um sabor e textura excepcional. Leguminosas porque estão intimamente relacionadas com a cozinha beirã, além do seu incrível valor nutricional e gastronómico. Não posso deixar de referir o peixe do rio, o cabrito e a cabra, tudo ingredientes que me fazem brilhar os olhos.

- Como surgiu o projecto "Senhor Cozinheiro" e em que consiste?

👨‍🍳 No início da pandemia criei o projeto com o intuito de partilhar as minhas receitas com alguns amigos e conhecidos. Longe de mim pensar que passado pouco mais de 1 ano seria a base de toda a minha vida profissional e um pilar importante na minha vida. Continua a ter como propósito a partilha de receitas tradicionais mas, além disso, a partilha da experiência do que é a Beira Baixa e Portugal, a partir de experiências que construo nos vários turismos rurais à qual estou associado. Quem visitar a Beira Baixa comigo, irá embora com a experiência do que é ser beirão.

- Gostas de explorar novos caminhos na culinária ou preferes trabalhar no que te dá confiança?

👨‍🍳 Explorar novos caminhos é o que nos traz evolução. Adoro explorar o aprender novas técnicas e ingredientes, mas sempre em vista a sua aplicação na cozinha que me representa e que trago no meu coração: beirã.


- Uma pergunta mais particular. A tua filha apesar da tenra idade já mostra curiosidade pelos alimentos. Achas que te poderá seguir os teus passos?

👨‍🍳 A Maria Luísa tem quase 4 anos e desde muito pequena que demonstra interesse no que faço, acredito que pela curiosidade e sensações que os ingredientes nos trazem. Uma coisa eu sei, ela é muito criativa e comunicativa, duas características que considero importantes neste setor. Apesar disso, tentarei não exercer influência ao longo do seu crescimento. Se entender seguir pela cozinha terá todo o meu apoio, se entender ir por outro caminho, terá de igual forma.

- Projectos para o futuro?

👨‍🍳 Dar continuidade á partilha que tenho feito, tendo como foco outros caminhos. Ambiciono escrever um livro dedicado a algumas áreas gastronómicas e criar uma nova modalidade que permite a chegada dos petiscos do Senhor Cozinheiro a mais gente. 

- O que ainda te falta fazer?

👨‍🍳 Escrever um livro que perpetue o receituário beirão, destacando ingredientes como o peixe do rio, por exemplo. Conhecer outras culturas e estilos gastronómicos que me tragam mais conhecimento e criatividade. Enquanto houver mundo para correr, haverá sempre coisas por fazer.

- Diz-nos uma frase que gostes e que te acompanhe ao longo da tua vida?

👨‍🍳 O que é para ser teu, teu será. Trabalha e confia.

- Indica uma música para acompanhar esta tua entrevista.

👨‍🍳 Yellow - Coldplay


Muito grata Tiago, pela amabilidade e disponibilidade.

Votos de muito sucesso neste teu projecto 
Um dia destes terei o prazer de comer um prato confeccionado por ti.

Beijos e abraços para todos.
Sandra C.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Férias para que vos quero!!

                                                                  Image from Pinterest Sim, é verdade, hoje começamos uma semana de férias (eu e o meu marido, os miúdos) estão na escola! Não que a situação me agrade de todo, porque férias para mim,é estarmos todos juntos e sairmos de Lisboa! Mas na falta de melhor, é o que se arranja! Começamos o fim-de-semana da melhor forma a ir ao cinema com os miúdos e sogros para ver o filme "Peter Rabitt"  e foi muito bom... começar e acabar o filme a rir verdadeiramente com vontade! Recomendo! No resto da semana vamos aproveitar para conhecer alguns locais onde nunca estivemos e voltar a outros apenas porque nos apetece!! Em Sintra, queremos descobrir a  Vila Sassetti  (Images from http://www.e-cultura.sapo.pt/), por ser um local idílico, mesmo à espera de quem o visite e queira descobrir os seus encantos! Espera-se frio e alguma chuva! Espero que o São Pedro seja amiguinho...    Num destes dias e para comemorar 1

A origem das coisas...

Todos os dias fazemos pequenos gestos e usamos alguns produtos que se tornam num ritual diário. Por exemplo, com certeza que usa sabonete, ou mesmo gel de banho todos os dias.  Já alguma vez se perguntou porque o fazemos, ou qual é o sua origem? O sabonete é um produto muito antigo, os primeiros vestígios deste produto, foram encontradas na era de 2800 A.C., durante as escavações da antiga Babilónia. Na era de 1500 A.C. os antigos egípcios usavam uma mistura de óleos animal e vegetal com sais alcalinos para criar um material semelhante ao sabão, este era usado para tratar de doenças. Na era de 600 A.C. os fenícios confeccionavam uma mistura de terra argilosa com cinzas de madeira ou calcário para limpar o corpo. Este produto correu as rotas do comércio, até chegar à Europa, no entanto esta técnica não foi utilizada pelos Romanos, durante cerca de 600 anos.A partir do I século D.C. o fabrico do sabão foi evoluindo consideravelmente, desde o cozimento do sebo de carneiro com cinzas de

País do NÃO, País do SIM

  Bom dia! Hoje comemora-se os 50 anos do 25 Abril. Como diz o meu pai "Como assim 50 anos?" Mas é verdade, já lá vão 50 anos. 50 anos depois de finalmente o povo poder sair à rua, sem medo... Deixo-vos um vídeo com texto de minha autoria. O desenho do cravo final, é da autoria da Carol. País do NÃO, País do SIM "Até Abril florir, Portugal era o país do Não. Não podes ser, Não podes ler,  Não podes ter, Não PODES! Não podes! Quantos homens não puderam ser felizes, porque uma guerra consumiu-lhes a vida? Quantos livros não foram lidos, porque eram impróprios? Quantas opiniões se perderam, porque foram encarceradas? Quantas músicas foram ouvidas em surdina? Quantos homens e mulheres tiveram de abandonar o seu país, para salvaguardar as suas vidas e os seus ideais? Após Abril florir, o povo saiu à rua! Após Abril florir nunca mais se deixou de cantar uma canção! Abril floriu, mas muitos não sabem que flor foi essa que nasceu nessa madrugada . Porque os livros não contam, qu