Avançar para o conteúdo principal

Entrevista - Sonya - O Destino do Fado!

 


Bom dia!

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Música. E por assim ser, trago-vos alguém que já era para ter sido entrevistada faz muito tempo. A Sonya Silva. Conhecemo-nos faz alguns anos, muitas vezes nos cruzávamos nos transportes quando vivíamos na mesma zona, mas uns anos depois o nosso caminho voltou a cruzar-se por causa das nossas duas paixões o Fado pela Sónia e o Teatro pela minha parte.

Voltamos a encontrarmo-nos numa audição para o musical "Amália" no Politeama. Na altura fiquei abismada quando ouvi a Sónia a cantar... que vozeirão!

Vamos então descobrir um pouco mais sobre esta fadista.



- O Fado está na tua voz. Como descobriste o teu gosto pela música e mais propriamente pelo fado?

Desde pequena que gosto muito de música, principalmente das músicas mais antigas que iam ao Festival da Canção, fazia questão de as saber todas, até as que ganhavam estrangeiras (risos)! Mas curiosamente só comecei a sonhar ser artista com as novelas brasileiras (Tieta, Roque Santeiro, Sassaricando etc...)

Comecei a ensaiar as musicas do genérico e da Banda Sonora e depois na escola nos intervalos na e hora do almoço fazia pequenos espetáculos para os colegas imaginando que já tinha uma legião de fãs, cantava Dina, Lara Li, Simone de Oliveira (na música portuguesa) depois na música brasileira cantava: Gal Costa, Simone, Joana ,Fafá de Belem, Elba Ramalho, Alcione e aos fins de semana ia para o parque cantar para as mães dos meus amigos!

O Fado apesar de desde pequena ouvir, só me cativou a partir dos meus 17 anos, o meu pai (já falecido) é primo do grande Carlos Ramos da Guitarra portuguesa e do Fado, e sempre ouvia sessões de Fado em casa, o meu pai tinha uns candeeiros de luzes em tom de vermelho e fechava as janelas da nossa sala, e metia o gira discos a tocar com : Carlos Ramos, Carlos do Carmo, Nuno de Aguiar, Tony de Matos, Maria da Fé, Amália Rodrigues, Ada de Castro, Fernanda Maria, Beatriz da Conceição etc.... eu sabia quase todos os Fados de cor de tanto os ouvir, e o meu pai tinha o desejo de que um dia eu cantasse Fado, mas eu achava que para cantar o Fado (e tinha razão) tinha de ter “bagagem”para poder senti-lo e fazer sentir, e então adiei esse desejo do meu pai, fui crescendo e com as circunstâncias da vida...comecei a adquirir essa bagagem, através de vivências, tanto de sofrimento e de dor, como de alegria e felicidade, nessa altura ouvia Dulce Pontes que gravou como Fado canção alguns grandes êxitos de Amália e Zeca Afonso, e aquilo prendeu- me...infelizmente passei maus bocados, e tive de lutar muito para conseguir sobreviver a toda a dor e proteger os meus filhos, tive muitas infelicidades no Amor (agora felizmente estou bem), comecei a cantar esses Fados...e o meu pai entretanto faleceu....escusado será dizer que nunca me ouviu cantar o Fado... (😓.)

Um dia um senhor meu amigo que infelizmente já faleceu de seu nome Vitor Miranda um grande apresentador de eventos, conversava comigo e nessa conversa expressava a minha tristeza de nunca ter ido a uma casa de Fados ouvir o verdadeiro Fado, e ele propôs-me levar-me a uma dessas noites que ele organizava em Famões, como quem não quer a coisa perguntou-me se sabia alguns Fados, disse que sabia 3 Fados de cor de tanto os ouvir, nesse Noite de Fados que fui ,o Sr. Vitor disse que ia haver uma surpresa, mal eu sabia que essa surpresa era eu...ainda tentei fugir dizendo que não sabia os tons, mas os músicos (Ricardo Rocha na Guitarra portuguesa e Lelo Nogueira na Viola de Fado) disseram que me tiravam os tons num instante, eu fui, cantei, troquei as letras todas, mas no final, Lelo Nogueira que foi viola de Amália Rodrigues nos últimos 15 anos da sua carreira perguntou-me se não gostava de continuar a cantar porque tinha muito sentimento, tentei recusar, mas disse-me para pensar durante o fim de semana, que na segunda me ligava, pensei que se esquecesse, mas a verdade é que ligou, eu aceitei, ele apadrinhou-me e fiquei rendida ao Fado até hoje! E já não me vejo sem ele!

- A música sempre fez parte da tua vida desde criança?

Como já disse anteriormente, sempre tive música presente na minha vida, participei até em alguns concursos: RTP1 –“Seleção de Esperanças”, Programa “Parque Maior” apresentado pelo já falecido maestro Zé Marinho que foi meu produtor Musical no meu CD de Musica Ligeira “ Ama-me Sempre”,na RR (Renascensa) programa “O lugar aos novos” onde participei com os ainda Irmãos Rosado hoje Anjos, e em 1996 no Festival Internacional Veado de Ouro na Roménia ,Brasov (Transilvânia) a representar Portugal!
Tenho feito vários espetáculos no país, e fora também : Suíça, Italia e EUA. Neste momento estou fixa numa casa de Fados ás sextas e sábados em Alfama de seu nome: “Sr. Fado”.


- Esta é a tua profissão ou apenas hobbie?

Não, infelizmente no nosso país só Marizas, Anas Mouras ou Carminhos subsistem no mundo do Fado, canto fora das horas de trabalho! Trabalho na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa como recepcionista/administrativa.

- Cantas apenas músicas originais ou também cantas letras de outros dando o teu cunho pessoal....

Canto Fados de outras Fadistas e alguns cujas letras foram feitas para mim, e a partir do momento em que o meu primeiro album de Fado sair (está quase) passo a cantar só letras minhas a maior parte no Fado tradicional coisa de que me orgulho muito! E sim dou sempre o meu cunho pessoal, para que saibam sempre que é a Sonya que está a cantar e não quer imitar ninguém, como o meu CD é todo no fado tradicional (menos 2 Fados que são musicados) vou começar a cantar só o que é meu, cantando só um ou outro de vez em quando que não seja ,mas sempre com a identidade!



- Quantos álbuns tens editados?

Só tenho um de musica ligeira (de 1996) chamado: Ama-me sempre, gravado nos Estúdios do Paco Bandeira, onde (aquela data) era a 3ª pessoa no mundo a ter os direitos de autor da música “Love me Tender” (Ama-me sempre na versão portuguesa) de Elvis Presley, e agora este o meu primeiro de Fado de seu nome: “Fado da minha raiz” uma homenagem ao meu pai e a Carlos Ramos, com oito Fados tradicionais e dois musicados (um que Carlos Ramos gravou e outro que o guitarrista Custódio Castelo fez para mim, letra e música), os tradicionais tem todos a letra do meu primo Eduardo Ramos Morais poeta(neto de Carlos Ramos) , e têm na guitarra portuguesa : Pedro Henriques (um fabuloso guitarrista que curiosamente é guarda redes de hóquei do Benfica e da Seleção Nacional , e infelizmente, deixou de tocar...e na viola de Fado e baixo : Miguel Silva um menino também muito talentoso que fez parte do musical Amália com a sua viola de Fado! 

Este Album sairá em breve e será uma das minhas maiores alegrias, pois lutei muito para poder realizar este sonho, e demorei anos a poder fazê-lo! Graças a pessoas que acreditaram em mim, e que gostam de mim está a acontecer! Uma delas infelizmente faleceu sem poder ver o fruto do seu empenho em me ajudar a gravar! Nunca me vou esquecer dele: Pedro Luís de seu nome...(😥)...



- O que sentes quando estás a cantar?

É um misto de emoções....quando canto uma modinha ou um Fado mais alegre, lembro-me de momentos em que fui tão feliz e faço transparecer isso para quem me ouve, quando é de tristeza e dor...transfiguro-me...já me aconteceu virem as lágrimas aos olhos...mas também já aconteceu ver pessoas com as lágrimas nos olhos, o que me deixa feliz, pois significa que consegui fazer transparecer o meu sentimento, e em Alfama então mais significado tem pois raramente há um português e ver pessoas que não entendem a nossa lingua chorar sem perceberem nada só pela minha expressão...significa que estou a fazer alguma coisa bem...(eu que tanto complexo tinha da minha voz ,por me inferiorizar tanto, aprendi que não tem a ver com cantar mais alto ou não mas sim com sentimento e alma, e foram eles o público que me ensinaram isso)hoje estou mais segura (não a 100%, mas melhor, ainda tremo cada x que vou cantar, acho que pela responsabilidade...)

- O Fado deixa-te de coração cheio?

Sim....completamente, é nele que exorcizo tudo o que sinto, ali naquele momento...é mágico!

- É possível cantar o Fado sem o sentir?

Possível é....há até quem só o “despeje "só porque tem um vozeirão, mas EU jamais o cantaria senão sentisse cada palavra! Fado é Alma e Coração, tem de se sentir o que se canta! Senão como chegaria ao coração de quem ouve?


- Tens algum Fado preferido?

Sim tenho o Fado Cravo na letra “Maldição” cada vez que o canto, é muita emoção, emoção pela qual passei com muita dor....

- Consideras-te uma fadista tradicional?

Sem dúvida!



- Quando cantas não abdicas de….

Do meu xaile, e de cantar só coisas que sinta mesmo, pelas quais tenha passado!



- Existe algum/alguma fadista com quem gostasses de cantar?

Sim! Carminho e Pedro Moutinho os meus fadistas preferidos da atualidade, porque Adoro os da velha guarda , mas para mim da atualidade são estes!





Deixa-me uma mensagem...

Obrigada por contares comigo para este testemunho no teu Blog! De coração! Espero que com este depoimento mais pessoas sintam curiosidade em saber sobre o que é tão nosso, tão português-O nosso Fado, comecem a ouvir mais, quem sabe a cantá-lo, e acima de tudo a respeitá-lo! 
Viva o Fado - Património Imaterial da Humanidade!


Podem seguir a Sonya na página do Facebook , no Instagram  e também no Youtube
Muito grata Sonya por aceitares esta entrevista. Desejo que continues a ter muito sucesso!

Feliz Dia Mundial da Música!

Beijos e abraços a todos! 
Sandra C.

Comentários

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

A origem das coisas...

Todos os dias fazemos pequenos gestos e usamos alguns produtos que se tornam num ritual diário. Por exemplo, com certeza que usa sabonete, ou mesmo gel de banho todos os dias.  Já alguma vez se perguntou porque o fazemos, ou qual é o sua origem? O sabonete é um produto muito antigo, os primeiros vestígios deste produto, foram encontradas na era de 2800 A.C., durante as escavações da antiga Babilónia. Na era de 1500 A.C. os antigos egípcios usavam uma mistura de óleos animal e vegetal com sais alcalinos para criar um material semelhante ao sabão, este era usado para tratar de doenças. Na era de 600 A.C. os fenícios confeccionavam uma mistura de terra argilosa com cinzas de madeira ou calcário para limpar o corpo. Este produto correu as rotas do comércio, até chegar à Europa, no entanto esta técnica não foi utilizada pelos Romanos, durante cerca de 600 anos.A partir do I século D.C. o fabrico do sabão foi evoluindo consideravelmente, desde o cozimento do sebo de carneiro com cinzas de

País do NÃO, País do SIM

  Bom dia! Hoje comemora-se os 50 anos do 25 Abril. Como diz o meu pai "Como assim 50 anos?" Mas é verdade, já lá vão 50 anos. 50 anos depois de finalmente o povo poder sair à rua, sem medo... Deixo-vos um vídeo com texto de minha autoria. O desenho do cravo final, é da autoria da Carol. País do NÃO, País do SIM "Até Abril florir, Portugal era o país do Não. Não podes ser, Não podes ler,  Não podes ter, Não PODES! Não podes! Quantos homens não puderam ser felizes, porque uma guerra consumiu-lhes a vida? Quantos livros não foram lidos, porque eram impróprios? Quantas opiniões se perderam, porque foram encarceradas? Quantas músicas foram ouvidas em surdina? Quantos homens e mulheres tiveram de abandonar o seu país, para salvaguardar as suas vidas e os seus ideais? Após Abril florir, o povo saiu à rua! Após Abril florir nunca mais se deixou de cantar uma canção! Abril floriu, mas muitos não sabem que flor foi essa que nasceu nessa madrugada . Porque os livros não contam, qu

Entrevista - Isabel Moura Pinto - Uma Força da Natureza!

  Bom dia! Hoje deixo-vos a ultima entrevista do mês de Março de 2024.  Neste dia tão importante para mim, tinha de trazer ao blog alguém ligado à arte do teatro e à cultura em si . Trago-vos então a Isabel Moura Pinto, uma mulher de uma garra incrível, uma consciência cultural fantástica e uma inspiração! Conhecia-a em 2022 numa reunião de um projecto teatral e nunca mais nos "deslargamos".  Se hoje faço parte do TEO - Teatro Experimental de Odivelas, o devo ao convite da Isabel. Deixo-vos então a entrevista. - Quem vive na zona de Odivelas a tua cara já não é estranha, mas para quem não te conhece, quem é a Isabel Moura Pinto? Apaixonada desde sempre pelo teatro. A Beatriz Costa era prima da minha mãe e como era uma celebridade talvez isso me tenha influenciado. De qualquer forma, era uma criança solitária e distraía-me sozinha criando personagens. O teatro também esteve presente na minha vida académica. Estive 10 anos fora e desde que regressei a Odivelas comecei a partici