Avançar para o conteúdo principal

Marta Martins Silva - Sublime Contadora de Histórias

 


Bom dia a todos!

Hoje trago-vos a entrevista à jornalista Marta Martins Silva. A Marta para além de jornalista, também é autora dos livros "Madrinhas de Guerra" e " Cartas de Amor e de Dor".

Não conheço a Marta pessoalmente, cheguei até ela quando o Instagram me sugeriu uma publicação da Marta relacionada com o seu trabalho na Revista do Correio da Manhã, sobre a Guerra Colonial. 

Prontamente a contactei e, a simpatia da Marta, fez-me trocar com ela várias mensagens, até que lhe propus na minha humildade esta entrevista. E a Marta aceitou. Que grande honra para mim, entrevistar uma jornalista.

Deixo-vos então as palavras da Marta...


- Para quem não conhece quem é a Marta Martins Silva?

É uma pergunta difícil. Mas vamos a isso: Talvez aquilo que melhor me defina seja uma vontade imensa de ouvir histórias reais pela voz dos seus protagonistas. Faço isto no meu trabalho como jornalista, enquanto autora nos meus livros, mas também na sala de espera do consultório, na fila do supermercado, no banco do metro. Adoro ouvir as pessoas, conhecer as suas paixões e as suas lutas, para depois contar as histórias delas. Sou também uma apaixonada pela História do país, com a convicção de que sem o passado não conseguimos perceber o presente nem prepararmo-nos para o futuro. Sou mãe de dois miúdos incríveis que me ensinaram mais em 6 e 3 anos do que eu tinha aprendido na minha vida até eles chegarem. Sou uma otimista convicta, leitora fiel quando o tempo me permite, amante da praia, da areia e do sal, de pequenos almoços e lanches demorados, de conversas saborosas e de melancia.


- Para além de autora/ escritora, és também jornalista. Sempre foi esta a profissão que sonhaste ter?

Tirando o sonho longínquo de querer ser astronauta como todos os miúdos sonham um dia nunca tive dúvidas da profissão que queria ter. Desde muito pequena – situo ali no final da infância e início da adolescência – que me imaginei jornalista e por isso o caminho foi sempre muito óbvio. Houve ali uma altura em que balancei pela psicologia – precisamente por gostar muito de ouvir pessoas e ser fascinada pelo ser humano – mas depressa percebi que o jornalismo tinha mais a ver comigo porque juntava duas das minhas paixões: a escrita e as pessoas.


- Li algures que a escrita sempre te encantou, aquilo que escreves foi mudando ao longo da vida?

Sempre escrevi muito. Em miúda alimentei dezenas de diários, escrevia poesia e textos muito voltados para dentro e com o tempo e o amadurecimento fui-me debruçando mais sobre os outros e as suas histórias. Mas uma coisa mantém-se desde o início da minha história com as palavras: fui sempre muito emocional nos meus relatos, interessa-me muito esse lado da escrita de despertar emoções.

- Preferes escrever com papel e caneta ou já utilizando as novas tecnologias?

Continuo a ter a magia do papel e da caneta mas escrevo tudo, sobretudo os textos mais longos, em computador (e nas notas do telemóvel) J






- Ambos os teus livros falam de tempos antes de teres nascido, de tempos antes do 25 de Abril. Porquê escrever sobre este tema?

Não foi um caminho pensado, acabou por acontecer e respondeu ao meu gosto muito grande pela História do país. Como jornalista há muitos anos que ouvia relatos de antigos combatentes do Ultramar e na sequência de vários artigos sobre o tema fui convidada pela minha editora para escrever o ‘Madrinhas de Guerra’, o meu primogénito de papel, publicado em 2020. Depois de mergulhar ainda mais fundo no tema e de ter acesso a um vasto espólio de cartas trocadas naquele tempo entre os soldados e a Metrópole percebi que fazia sentido continuar e assim nasceu o ‘Cartas de amor e de dor’, este livro ainda mais abrangente porque trata da correspondência entre os combatentes e todas as pessoas com quem se correspondiam (mães, pais, namoradas, mulheres, irmãos e irmãs e madrinhas). Tem sido uma caminhada muito feliz porque sinto que estou a dar voz a quem durante muito tempo a calou e pelo caminho tenho conhecido pessoas maravilhosas que já fazer parte de mim.

- Eu sinto que este pedaço da história de Portugal está contada com vários "lapsos", sentes que os teus livros, vem "desmistificar" alguns assuntos?

Por um lado, porque foi uma guerra que aconteceu durante uma ditadura, e por isso a informação que passava era muito pouca porque não havia interesse de se saber ao certo o que estava a acontecer. E depois com a chegada da democracia foi uma mancha que não se tinha interesse em mostrar – foi uma época extremamente dolorosa para todos quantos a viveram e os próprios protagonistas se remeteram ao silêncio (mesmo no seio familiar) na esperança de que muito do que por lá viram e viveram se apagasse da memória. Eu acho que os meus livros, ao trazerem um lado menos bélico e mais emocional daquele tempo através da troca de correspondência ajudam as pessoas que viveram aquele tempo a voltar a mergulhar nele sem medos através de memórias e sentimentos que são comuns a todos.

 



- Imagino que para escreveres ambos os livros fizeste muitas pesquisas. Surpreendeste-te com algo?

Fui sendo surpreendida ao longo do processo e essa foi uma das coisas que mais prazer me deu na escrita deste livro. Sobretudo surpreendeu-me que os protagonistas daquele tempo me tenham deixado espreitar pelo buraco da fechadura que eram as suas cartas e aerogramas – escritos muitíssimo pessoais – e me tenham agradecido pela possibilidade de o fazerem. Eu é que tenho de lhes agradecer, sempre, por me ajudarem a mostrar o país que fomos nas décadas sessenta e setenta do século passado.




- Num próximo livro, o que podemos esperar? Um romance? Um livro infantil?

O próximo livro será uma biografia de uma figura muito conhecida em Portugal e estará pronto no final do verão. Mas continuo a fazer investigação na área da história. E tenho um livro para a infância na gaveta J


- Revela uma frase que te acompanhe e uma música que te seja querida.

Uma frase do meu querido avô Manuel, que morreu em 2015 mas está e estará sempre comigo: “Leva isso com paciência”. Até a tatuei. Para mim significa nunca perder o norte.

Uma música: Born in the eighties, Milow




Muito grata Marta, pelas tuas palavras de pelo teu trabalho de dar a conhecer um pouco mais, este período tão complicado da história de Portugal e por dar voz a estes homens que poucos se deram ao trabalho de ouvir. Bem haja!

Beijos e abraços para todos.
Sandra C.

Comentários

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

A origem das coisas...

Todos os dias fazemos pequenos gestos e usamos alguns produtos que se tornam num ritual diário. Por exemplo, com certeza que usa sabonete, ou mesmo gel de banho todos os dias.  Já alguma vez se perguntou porque o fazemos, ou qual é o sua origem? O sabonete é um produto muito antigo, os primeiros vestígios deste produto, foram encontradas na era de 2800 A.C., durante as escavações da antiga Babilónia. Na era de 1500 A.C. os antigos egípcios usavam uma mistura de óleos animal e vegetal com sais alcalinos para criar um material semelhante ao sabão, este era usado para tratar de doenças. Na era de 600 A.C. os fenícios confeccionavam uma mistura de terra argilosa com cinzas de madeira ou calcário para limpar o corpo. Este produto correu as rotas do comércio, até chegar à Europa, no entanto esta técnica não foi utilizada pelos Romanos, durante cerca de 600 anos.A partir do I século D.C. o fabrico do sabão foi evoluindo consideravelmente, desde o cozimento do sebo de carneiro com cinzas de

País do NÃO, País do SIM

  Bom dia! Hoje comemora-se os 50 anos do 25 Abril. Como diz o meu pai "Como assim 50 anos?" Mas é verdade, já lá vão 50 anos. 50 anos depois de finalmente o povo poder sair à rua, sem medo... Deixo-vos um vídeo com texto de minha autoria. O desenho do cravo final, é da autoria da Carol. País do NÃO, País do SIM "Até Abril florir, Portugal era o país do Não. Não podes ser, Não podes ler,  Não podes ter, Não PODES! Não podes! Quantos homens não puderam ser felizes, porque uma guerra consumiu-lhes a vida? Quantos livros não foram lidos, porque eram impróprios? Quantas opiniões se perderam, porque foram encarceradas? Quantas músicas foram ouvidas em surdina? Quantos homens e mulheres tiveram de abandonar o seu país, para salvaguardar as suas vidas e os seus ideais? Após Abril florir, o povo saiu à rua! Após Abril florir nunca mais se deixou de cantar uma canção! Abril floriu, mas muitos não sabem que flor foi essa que nasceu nessa madrugada . Porque os livros não contam, qu

Entrevista - Isabel Moura Pinto - Uma Força da Natureza!

  Bom dia! Hoje deixo-vos a ultima entrevista do mês de Março de 2024.  Neste dia tão importante para mim, tinha de trazer ao blog alguém ligado à arte do teatro e à cultura em si . Trago-vos então a Isabel Moura Pinto, uma mulher de uma garra incrível, uma consciência cultural fantástica e uma inspiração! Conhecia-a em 2022 numa reunião de um projecto teatral e nunca mais nos "deslargamos".  Se hoje faço parte do TEO - Teatro Experimental de Odivelas, o devo ao convite da Isabel. Deixo-vos então a entrevista. - Quem vive na zona de Odivelas a tua cara já não é estranha, mas para quem não te conhece, quem é a Isabel Moura Pinto? Apaixonada desde sempre pelo teatro. A Beatriz Costa era prima da minha mãe e como era uma celebridade talvez isso me tenha influenciado. De qualquer forma, era uma criança solitária e distraía-me sozinha criando personagens. O teatro também esteve presente na minha vida académica. Estive 10 anos fora e desde que regressei a Odivelas comecei a partici