Avançar para o conteúdo principal

Sara Ribeiro - As mãos de uma ceramista...



Bom dia a todos!

No dia de hoje trago-vos talvez a minha entrevistada mais jovem, mas nem por isso menos talentosa e, já com muito para dar ao mundo!
A Sara é ceramista, ainda não tem o seu próprio atelier, mas faz trabalhos fantásticos.
A cada dia, a cada novo trabalho, somos surpreendidos, seja pela cor, seja pelo formato ou acabamento que dá a cada uma das suas peças.

Este seu trabalho merece muito ser conhecido por todos. Podem acompanhar e adquirir as suas peças em Sara Ribeiro Cerâmica na sua página do Instagram ou também no Facebook .

Venham daí conhecer um pouco mais da Sara e do seu maravilhoso trabalho.


- Quando te apercebeste que a arte passaria pela tua vida?

*Apercebi-me que a arte fazia parte da minha vida aos 13 anos. Cresci a ver o meu pai a desenhar e a ter um gosto particular pela arte. Desde criança que tive aulas de dança e era uma paixão minha, mas nunca tinha explorado outra área artística. Aos 13 anos, peguei numa tela que o meu pai tinha em casa e decidi pintá-la e divertir-me. Essa experiência foi tão marcante – e até me arrisco a dizer espiritual – que, sempre que podia, comprava uma tela e tintas. Foi assim que começou o meu percurso. 😊

 


 -Todos nós em pequenos temos uma ou mais profissões com que sonhamos em criança, qual era a tua?

* O meu trabalho de sonho em criança era um dos mais comuns para quem gosta de animais. Cresci a ler livros sobre eles e as suas diferentes características e, durante muito tempo, quis ser bióloga marinha. Mais tarde, com a experiência da dança, estava decidida em seguir esse caminho. Anos depois, pensei seriamente em seguir psicologia ou arqueologia.

 

 - De onde vem a tua inspiração?

* A minha inspiração vem de diversas fontes. Desde os tons magníficos da natureza e dos animais à astrologia. O meu estado de espírito do momento influência imenso, porque me deixo libertar e faço muitas experiências!

Para chegar à fase final das minhas coleções, por exemplo, tive de fazer vários testes de vidrados e misturas que tinha em mente, pois nem sempre saem como imaginamos. É com essas experiências que percebo o que gostei e aprofundo o que tenho de melhorar, até chegar a um resultado final.

 


- Todos os dias te sentes inspirada? Quando isso não acontece, o que fazes?

*Não. Como qualquer ser humano, tenho diferentes estados de espírito e fases da minha vida. É um tema complexo, nem sempre estou entusiasmada ou criativa, mas estamos a falar de um trabalho que assim o requer.

No meu caso, tento resguardar-me. Faço algo diferente do habitual e da minha rotina de trabalho, como uma peça livre ou uma peça tradicional, que obriga a seguir regras específicas. E oiço música, que ajuda sempre!

 


- Trabalhas apenas o barro, ou outro tipo de materiais?

* Sim, trabalho. A cerâmica é um mundo! Em cada peça que faço não só tenho de trabalhar o barro, mas, depois de irem ao forno, com vidrados também. Os vidrados são, por si, uma arte e um mundo também!

 

- O atelier onde trabalhas não é próprio, estás num local onde trabalham outros ceramistas (artistas). Onde fica situado o atelier? É aberto ao público?

* Onde trabalho é um lugar fechado ao público.

Sendo uma artista independente, é um grande privilégio estar numa olaria e espaço tradicional. A minha base de aprendizagem é tradicional, mas, com o tempo, acabei por optar por uma via criativa, e de cerâmica.

De momento, estou a preparar o meu próprio estúdio, onde vou poder expandir a nível de produção, uma vez que o espaço na olaria é limitado. O meu espaço de produção vai estar divido em dois lugares.

Por agora, apenas está disponível ao público as redes sociais, onde vou mostrando o processo de produção das minhas peças, e a minha loja online, onde vendo as minhas peças finais.

 

- Qual foi o pedido mais excêntrico que te fizeram?

*  Não acredito que tenha recebido um pedido excêntrico, porque todos os pedidos são peculiares, mas desafiantes e interessantes. Posso dizer que, o pedido mais desafiante e curioso, foi um candeeiro alto, com 1 metro e 40cm.

 


- De todas as peças que já criaste, tens alguma que seja a tua preferida?

* Todas as minhas peças são especiais, não as vejo como peças só do meu trabalho, mas sim peças onde coloquei o meu amor, a minha atenção e a minha alma no seu processo de criação! A peça que entreguei e que foi mais marcante foi, sem dúvida, o candeeiro que fiz para o meu avô. O facto de ser algo projetado por ele, desde o formato aos tons, marcou-me imenso! E acredito que a quem me acompanha também.

 


- Se puderes contar, como é o processo de criação, crias a imagem do que pretendes na tua cabeça, desenhas, ou simplesmente vais deixando flui e criando?

* O processo é algo natural.  Eu inspiro-me em imagens, tons e cores, normalmente de fonte natural, como um animal ou um planeta. A partir daí, escrevo e faço imensas experiências, deixo fluir e liberto a minha criatividade no momento.

Muitas vezes não sai como imagino, o que é algo interessante, pois obriga a expandir a criatividade a um nível superior! De seguida, vejo os resultados das experiências, percebo quais é que me cativam e faço um processo de melhoramento.

Cada coleção tem a sua característica e história! É fascinante perceber que, fazendo uma peça seguindo os padrões e os detalhes da Coleção, ela sairá sempre diferente e única.



- Algo que queiras muito fazer e que ainda não tenhas feito?

*  Existem imensas coisas que gostava de fazer e ainda não fiz. Acredito que isso é o que me motiva e me faz melhorar enquanto profissional. De momento, sem dúvida alguma, ter o meu espaço, aberto ao público!

 


- Uma frase que te defina?

*  Não tenho uma frase que me defina. Se forem palavras, diria: sonhadora, empenhada, focada nos seus objetivos.



Obrigado Sara, pela tua disponibilidade e pela tua arte. Votos de muito sucesso!

Beijos e abraços. Bom fim-de-semana.
Sandra C.

Comentários

  1. Trabalhos deslumbrantes sem dúvida alguma. O meu aplauso, admiração e elogio. Bela entrevista
    .
    Feliz fim-de-semana … Saudações poéticas
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Gostei bastante desta publicação. Já trabalhei numa cerâmica e também tinha tarracota. Embora este seja mais artesanal!
    ~~
    É tão cinzenta a paisagem...

    Beijos. Bom fim de semana...

    ResponderEliminar
  3. Que ainda não conhecia o trabalho dela, mas tem peças bastante bonitas mesmo
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo trabalho. Gostei muito dos candeeiros. Fico contente de haver ex-alunos meus a onseguir vingar na área das artes. Beijinhos. Professora Rita Jorge

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada de coração professora 🥰😊🙏🙏❤️ beijinhos grandes

      Eliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

A origem das coisas...

Todos os dias fazemos pequenos gestos e usamos alguns produtos que se tornam num ritual diário. Por exemplo, com certeza que usa sabonete, ou mesmo gel de banho todos os dias.  Já alguma vez se perguntou porque o fazemos, ou qual é o sua origem? O sabonete é um produto muito antigo, os primeiros vestígios deste produto, foram encontradas na era de 2800 A.C., durante as escavações da antiga Babilónia. Na era de 1500 A.C. os antigos egípcios usavam uma mistura de óleos animal e vegetal com sais alcalinos para criar um material semelhante ao sabão, este era usado para tratar de doenças. Na era de 600 A.C. os fenícios confeccionavam uma mistura de terra argilosa com cinzas de madeira ou calcário para limpar o corpo. Este produto correu as rotas do comércio, até chegar à Europa, no entanto esta técnica não foi utilizada pelos Romanos, durante cerca de 600 anos.A partir do I século D.C. o fabrico do sabão foi evoluindo consideravelmente, desde o cozimento do sebo de carneiro com cinzas de

Entrevista - Isabel Moura Pinto - Uma Força da Natureza!

  Bom dia! Hoje deixo-vos a ultima entrevista do mês de Março de 2024.  Neste dia tão importante para mim, tinha de trazer ao blog alguém ligado à arte do teatro e à cultura em si . Trago-vos então a Isabel Moura Pinto, uma mulher de uma garra incrível, uma consciência cultural fantástica e uma inspiração! Conhecia-a em 2022 numa reunião de um projecto teatral e nunca mais nos "deslargamos".  Se hoje faço parte do TEO - Teatro Experimental de Odivelas, o devo ao convite da Isabel. Deixo-vos então a entrevista. - Quem vive na zona de Odivelas a tua cara já não é estranha, mas para quem não te conhece, quem é a Isabel Moura Pinto? Apaixonada desde sempre pelo teatro. A Beatriz Costa era prima da minha mãe e como era uma celebridade talvez isso me tenha influenciado. De qualquer forma, era uma criança solitária e distraía-me sozinha criando personagens. O teatro também esteve presente na minha vida académica. Estive 10 anos fora e desde que regressei a Odivelas comecei a partici

Música que tem bom feeling - Maria

Adoro quando descubro músicas que me tocam. Sejam elas mais sérias, ou mais "cool" como esta, estas duas vozes juntas é qualquer coisa! Letra e música de Bezegol Por gostar de ti Maria Não olhei ao sofrimento E não quis lembrar o dia Que falhaste ao juramento Por ti enfrentei o mundo Enrolado no teu dedo Condenado a amor profundo Encobrindo o teu segredo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Vou seguindo minha estrela Firme vou no meu caminho A bagagem vai pesada Mas eu carrego sozinho Foi dica a tua experiência Mas não quero olhar para trás Agarro-me às partes boas E sigo a iludir as más Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Pa