Avançar para o conteúdo principal

Sara Ribeiro - As mãos de uma ceramista...



Bom dia a todos!

No dia de hoje trago-vos talvez a minha entrevistada mais jovem, mas nem por isso menos talentosa e, já com muito para dar ao mundo!
A Sara é ceramista, ainda não tem o seu próprio atelier, mas faz trabalhos fantásticos.
A cada dia, a cada novo trabalho, somos surpreendidos, seja pela cor, seja pelo formato ou acabamento que dá a cada uma das suas peças.

Este seu trabalho merece muito ser conhecido por todos. Podem acompanhar e adquirir as suas peças em Sara Ribeiro Cerâmica na sua página do Instagram ou também no Facebook .

Venham daí conhecer um pouco mais da Sara e do seu maravilhoso trabalho.


- Quando te apercebeste que a arte passaria pela tua vida?

*Apercebi-me que a arte fazia parte da minha vida aos 13 anos. Cresci a ver o meu pai a desenhar e a ter um gosto particular pela arte. Desde criança que tive aulas de dança e era uma paixão minha, mas nunca tinha explorado outra área artística. Aos 13 anos, peguei numa tela que o meu pai tinha em casa e decidi pintá-la e divertir-me. Essa experiência foi tão marcante – e até me arrisco a dizer espiritual – que, sempre que podia, comprava uma tela e tintas. Foi assim que começou o meu percurso. 😊

 


 -Todos nós em pequenos temos uma ou mais profissões com que sonhamos em criança, qual era a tua?

* O meu trabalho de sonho em criança era um dos mais comuns para quem gosta de animais. Cresci a ler livros sobre eles e as suas diferentes características e, durante muito tempo, quis ser bióloga marinha. Mais tarde, com a experiência da dança, estava decidida em seguir esse caminho. Anos depois, pensei seriamente em seguir psicologia ou arqueologia.

 

 - De onde vem a tua inspiração?

* A minha inspiração vem de diversas fontes. Desde os tons magníficos da natureza e dos animais à astrologia. O meu estado de espírito do momento influência imenso, porque me deixo libertar e faço muitas experiências!

Para chegar à fase final das minhas coleções, por exemplo, tive de fazer vários testes de vidrados e misturas que tinha em mente, pois nem sempre saem como imaginamos. É com essas experiências que percebo o que gostei e aprofundo o que tenho de melhorar, até chegar a um resultado final.

 


- Todos os dias te sentes inspirada? Quando isso não acontece, o que fazes?

*Não. Como qualquer ser humano, tenho diferentes estados de espírito e fases da minha vida. É um tema complexo, nem sempre estou entusiasmada ou criativa, mas estamos a falar de um trabalho que assim o requer.

No meu caso, tento resguardar-me. Faço algo diferente do habitual e da minha rotina de trabalho, como uma peça livre ou uma peça tradicional, que obriga a seguir regras específicas. E oiço música, que ajuda sempre!

 


- Trabalhas apenas o barro, ou outro tipo de materiais?

* Sim, trabalho. A cerâmica é um mundo! Em cada peça que faço não só tenho de trabalhar o barro, mas, depois de irem ao forno, com vidrados também. Os vidrados são, por si, uma arte e um mundo também!

 

- O atelier onde trabalhas não é próprio, estás num local onde trabalham outros ceramistas (artistas). Onde fica situado o atelier? É aberto ao público?

* Onde trabalho é um lugar fechado ao público.

Sendo uma artista independente, é um grande privilégio estar numa olaria e espaço tradicional. A minha base de aprendizagem é tradicional, mas, com o tempo, acabei por optar por uma via criativa, e de cerâmica.

De momento, estou a preparar o meu próprio estúdio, onde vou poder expandir a nível de produção, uma vez que o espaço na olaria é limitado. O meu espaço de produção vai estar divido em dois lugares.

Por agora, apenas está disponível ao público as redes sociais, onde vou mostrando o processo de produção das minhas peças, e a minha loja online, onde vendo as minhas peças finais.

 

- Qual foi o pedido mais excêntrico que te fizeram?

*  Não acredito que tenha recebido um pedido excêntrico, porque todos os pedidos são peculiares, mas desafiantes e interessantes. Posso dizer que, o pedido mais desafiante e curioso, foi um candeeiro alto, com 1 metro e 40cm.

 


- De todas as peças que já criaste, tens alguma que seja a tua preferida?

* Todas as minhas peças são especiais, não as vejo como peças só do meu trabalho, mas sim peças onde coloquei o meu amor, a minha atenção e a minha alma no seu processo de criação! A peça que entreguei e que foi mais marcante foi, sem dúvida, o candeeiro que fiz para o meu avô. O facto de ser algo projetado por ele, desde o formato aos tons, marcou-me imenso! E acredito que a quem me acompanha também.

 


- Se puderes contar, como é o processo de criação, crias a imagem do que pretendes na tua cabeça, desenhas, ou simplesmente vais deixando flui e criando?

* O processo é algo natural.  Eu inspiro-me em imagens, tons e cores, normalmente de fonte natural, como um animal ou um planeta. A partir daí, escrevo e faço imensas experiências, deixo fluir e liberto a minha criatividade no momento.

Muitas vezes não sai como imagino, o que é algo interessante, pois obriga a expandir a criatividade a um nível superior! De seguida, vejo os resultados das experiências, percebo quais é que me cativam e faço um processo de melhoramento.

Cada coleção tem a sua característica e história! É fascinante perceber que, fazendo uma peça seguindo os padrões e os detalhes da Coleção, ela sairá sempre diferente e única.



- Algo que queiras muito fazer e que ainda não tenhas feito?

*  Existem imensas coisas que gostava de fazer e ainda não fiz. Acredito que isso é o que me motiva e me faz melhorar enquanto profissional. De momento, sem dúvida alguma, ter o meu espaço, aberto ao público!

 


- Uma frase que te defina?

*  Não tenho uma frase que me defina. Se forem palavras, diria: sonhadora, empenhada, focada nos seus objetivos.



Obrigado Sara, pela tua disponibilidade e pela tua arte. Votos de muito sucesso!

Beijos e abraços. Bom fim-de-semana.
Sandra C.

Comentários

  1. Trabalhos deslumbrantes sem dúvida alguma. O meu aplauso, admiração e elogio. Bela entrevista
    .
    Feliz fim-de-semana … Saudações poéticas
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Gostei bastante desta publicação. Já trabalhei numa cerâmica e também tinha tarracota. Embora este seja mais artesanal!
    ~~
    É tão cinzenta a paisagem...

    Beijos. Bom fim de semana...

    ResponderEliminar
  3. Que ainda não conhecia o trabalho dela, mas tem peças bastante bonitas mesmo
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo trabalho. Gostei muito dos candeeiros. Fico contente de haver ex-alunos meus a onseguir vingar na área das artes. Beijinhos. Professora Rita Jorge

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada de coração professora 🥰😊🙏🙏❤️ beijinhos grandes

      Eliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de Caramelo

Bom dia a todos! Este bolo que vos deixo hoje, é um dos que tem história. A minha mãe fazia-o várias vezes. E era  uma das delicias lá de casa...  Ingredientes: - 3 Ovos - 125 gr. de manteiga derretida - 100 gr. de açúcar + 1 chávena de açúcar - 2 chávenas de farinha - 1 chávena de leite quente - 2 colheres de chá de fermento em pó *Observações: Eu coloquei ainda três nozes partidas muito miudinhas e no fim do bolo cozido usei o sumo de uma laranja pequena para cobrir o bolo. Preparação: Num tacho coloca-se as 100 gr. de açúcar e leva-se ao lume até ficar em caramelo. Quando isso acontecer, deita-se com cuidado o leite quente e vai ao lume de novo até que o açúcar derreta. Numa tigela bate-se a manteiga derretida com a chávena de açúcar até obter um creme branco, deita-se as gemas e continua-se a mexer. A este preparado junta-se o leite com o açúcar e mexe-se mais um pouco., por fim deita-se as claras batidas em castelo, a farinha e o fermento. Unta-se uma forma com margarina ...

Sugestão de fim-de-semana - Lugar do Pernilongos

Bom dia! Já cheira a fim-de-semana! A sugestão que vos trago hoje é uma visita a um lugar especial. Chama-se Lugar dos Pernilongos e está situado dentro da Herdade de Gâmbia  datada de 1917. Dentro desta herdade é desenvolvida actividades agro-florestais e pecuária. Encontra-se na margem direita da  Ribeira de Marateca que está integrada na Reserva Natural do Estuário do Sado. Quanto ao Lugar dos Pernilongo s, este sítio tem cerca de 600 ha. Podemos passear por lá e observar as várias árvores como o pinheiro manso e bravo e sobreiros. Para além da área florestal, o ex-líbris desta visita é obviamente os animais da quinta. Podemos estar perto de uma família de burros, de ovelhas e de cabras, o cavalo (que é o habitante mais velho desta quinta), porcos, galinhas, patos e vários coelhos, alguns muito pequeninos. Quando chegamos perto dos coelhos já está tudo numa excitação, por se saber que vamos tê-los entre os braços. Também podemos da...

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de laranja com casca, Mel, Coco e Avelãs

  Bom dia! Este bolo é uma versão do Bolo de Laranja com casca e Mel que foi partilhado na Praça da Alegria na semana passada pela Cristina Manso. Este bolo levava ainda uma calda que não fiz, apenas coloquei o sumo de 1 laranja por cima do bolo. Ingredientes: - - 1 chávena de Farinha de trigo - Meia chávena  de avelãs moídos - Meia chávena de coco ralado - 1 chávena de Mel - Meia chávena  Azeite - 4 Ovos - 2 Laranjas pequenas (bem lavadas, com a casca e cortadas em pedaços) - 1 colher de sopa   Fermento em pó - Manteiga e Farinha (para untar a forma) - q.b. Preparação: Pré-aqueça o forno a 180° C. Misture numa taça a farinha e as avelãs moidas e o coco ralado. Reserve. Bata no liquidificador o mel, o azeite, os ovos e as laranjas cortadas. Aos poucos, junte este batido ao preparado da farinha, avelãs e coco ralado.  Acrescente o fermento, misture e verta para uma forma redonda com buraco  previamente untada e enfarinhada. Leve ao for...