Avançar para o conteúdo principal

Entrevista Filipe Laires - Fotográficamente Institivo



Bom dia a todos!

Hoje deixo-vos a primeira entrevista de 2022. A pessoa que vos trago hoje, não o conheço pessoalmente, mas admiro seu trabalho, a sua arte e dedicação na fotografia.

Descobri as suas fotografias por causa da Quinta Nova da Assunção em Belas, que tanta vez o Filipe Laires já fotografou.

A fotografia para ele é um hobby, mas a forma dedicada como o idealiza, faz com que o seu trabalho seja reconhecido. Já antes lhe tinha dado os parabéns por isso, mas nunca é demais dizê-lo.

Parabéns Filipe pelas fotografias excelentes e que fazem sonhar...

Podem encontrar os trabalhos fotográficos do Filipe na sua página de Instagram .



- O que te inspira quando clicas o botão e captas a imagem?

Acho que o que me inspira é o facto de registar algo que possa ser visto e recordado daqui a alguns anos, não só por mim, mas também por outras pessoas.


- O gosto pela fotografia aconteceu por um acaso, ou por influência de alguém? 

Gosto de fotografar desde jovem, sem influência de alguém. Apenas aquele gostinho de registar o “momento” 




- Tens preferência em fotografar com a máquina ou com telemóvel? Que diferenças principais existem quando fotografas em cada situação?

Prefiro fotografar com a máquina pela qualidade, mas 90% das minhas fotos são tiradas com o telemóvel, pela facilidade, uma vez que ando sempre, literalmente, com o telemóvel na mão. Actualmente os telemóveis têm lentes razoáveis, o que possibilita registar e captar algo com a maior das facilidades.

                                        


- O que dispara primeiro o olho, a cabeça ou o coração?

Quase sempre o olho e o coração! Do género, olho, gosto e click .😊

                                           


- Em que tipo de fotografias mais te revês? Paisagens? Monumentos? Pessoas? Outros que não referi.

Nas paisagens e nos monumentos. O facto de raríssimas vezes fotografar pessoas deve-se prender com o facto de não gostar de ser fotografado. 😋

                                        


- Altura preferida para fotografar?

Quase sempre de tarde, provavelmente por ser dorminhoco e adorar um bom Sunset. No Verão, pelas cores brilhantes e no Outono pelos tons castanhos e dourados.

                                        



- Loucuras que já fizeste para fazer uma boa fotografia?

Acho que ainda não fiz, mas talvez o mais “arriscado", terá sido nas arribas e falésias de Lagos.

                                          

- Um lugar preferido para fotografar?

Adoro a Ponta da Piedade, em Lagos. Por muitas vezes que lá tenha ido, existe sempre um recanto novo para fotografar.

                                        


- Um lugar que nunca fotografaste e que adoravas lá ir para ter essa oportunidade?

Machu Picchu, pela história e misticismo.

                                    

- Um espaço que te tenha surpreendido ao fotografar?

O miradouro da Praia da Luz. Depois de muito andar a pé, chegar aquele local, foi algo de cortar a respiração. Ao fim de muitos anos consecutivos a ir de férias para Lagos, só o ano passado fui descobrir aquele local encantador.


                                         



- Uma frase e uma música que se encaixe na tua pessoa... 

Em relação à frase, e desconhecendo o autor: “Há coisas que não se explicam, sentem-se!”. Sou muito instintivo. A música é outra paixão, pelo que fica difícil escolher uma…mas uma das mais recentes “Visiting Hours” do Ed Sheeran



- Obrigado.

Eu é que agradeço o convite pela entrevista e pelas tuas amáveis palavras pelo meu “trabalho”. 

Fiquei surpreendido, uma vez que a minha experiência em fotografia é quase nula. Como bem disseste é um hobby, que faço com muito gosto. Esse meu gosto está espelhado na minha página do Instagram. A partir de determinada altura decidi partilhar aquilo que gosto, com os outros e o feedback tem sido muito positivo, o que me deixa bastante feliz.

Aproveito também para te dar os parabéns pelo blogue e desejar que continues a fazê-lo da forma prazerosa que é notória e excelente 👏🏻👏🏻👏🏻



Beijos e abraços.

E um bom fim-de-semana!
Sandra C.

Comentários

  1. Olá Sandra já sou tua seguidora.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Não é mesmo que foi tão bom conhecer um pouco mais de quem não conhecia, que lindas fotos
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  3. Boa entrevista. Também gosto imenso de fotografia. Embora só saiba disparar e pouco mais.
    Beijinhos
    Coisas de Feltro

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de Caramelo

Bom dia a todos! Este bolo que vos deixo hoje, é um dos que tem história. A minha mãe fazia-o várias vezes. E era  uma das delicias lá de casa...  Ingredientes: - 3 Ovos - 125 gr. de manteiga derretida - 100 gr. de açúcar + 1 chávena de açúcar - 2 chávenas de farinha - 1 chávena de leite quente - 2 colheres de chá de fermento em pó *Observações: Eu coloquei ainda três nozes partidas muito miudinhas e no fim do bolo cozido usei o sumo de uma laranja pequena para cobrir o bolo. Preparação: Num tacho coloca-se as 100 gr. de açúcar e leva-se ao lume até ficar em caramelo. Quando isso acontecer, deita-se com cuidado o leite quente e vai ao lume de novo até que o açúcar derreta. Numa tigela bate-se a manteiga derretida com a chávena de açúcar até obter um creme branco, deita-se as gemas e continua-se a mexer. A este preparado junta-se o leite com o açúcar e mexe-se mais um pouco., por fim deita-se as claras batidas em castelo, a farinha e o fermento. Unta-se uma forma com margarina ...

Sugestão de fim-de-semana - Lugar do Pernilongos

Bom dia! Já cheira a fim-de-semana! A sugestão que vos trago hoje é uma visita a um lugar especial. Chama-se Lugar dos Pernilongos e está situado dentro da Herdade de Gâmbia  datada de 1917. Dentro desta herdade é desenvolvida actividades agro-florestais e pecuária. Encontra-se na margem direita da  Ribeira de Marateca que está integrada na Reserva Natural do Estuário do Sado. Quanto ao Lugar dos Pernilongo s, este sítio tem cerca de 600 ha. Podemos passear por lá e observar as várias árvores como o pinheiro manso e bravo e sobreiros. Para além da área florestal, o ex-líbris desta visita é obviamente os animais da quinta. Podemos estar perto de uma família de burros, de ovelhas e de cabras, o cavalo (que é o habitante mais velho desta quinta), porcos, galinhas, patos e vários coelhos, alguns muito pequeninos. Quando chegamos perto dos coelhos já está tudo numa excitação, por se saber que vamos tê-los entre os braços. Também podemos da...

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de laranja com casca, Mel, Coco e Avelãs

  Bom dia! Este bolo é uma versão do Bolo de Laranja com casca e Mel que foi partilhado na Praça da Alegria na semana passada pela Cristina Manso. Este bolo levava ainda uma calda que não fiz, apenas coloquei o sumo de 1 laranja por cima do bolo. Ingredientes: - - 1 chávena de Farinha de trigo - Meia chávena  de avelãs moídos - Meia chávena de coco ralado - 1 chávena de Mel - Meia chávena  Azeite - 4 Ovos - 2 Laranjas pequenas (bem lavadas, com a casca e cortadas em pedaços) - 1 colher de sopa   Fermento em pó - Manteiga e Farinha (para untar a forma) - q.b. Preparação: Pré-aqueça o forno a 180° C. Misture numa taça a farinha e as avelãs moidas e o coco ralado. Reserve. Bata no liquidificador o mel, o azeite, os ovos e as laranjas cortadas. Aos poucos, junte este batido ao preparado da farinha, avelãs e coco ralado.  Acrescente o fermento, misture e verta para uma forma redonda com buraco  previamente untada e enfarinhada. Leve ao for...