Avançar para o conteúdo principal

Na Hora do Poesia - Prólogo de Patrícia Baltazar


Bom dia a todos!
Hoje trago-vos um poema que gosto muito, escrito por Patrícia Baltazar.

Encontrei este poema no ano de 2019 quando o Grupo de Teatro Contra-Senso estava em pleno processo de criação do Espectáculo "Versos Que Nos Unem" que subiu a palco faz precisamente hoje dois anos.

Hoje dedico este poema, a todos os poetas e poetisas com quem já me cruzei na minha vida!
Aqueles que regularmente visitam este cantinho como o Cidália e o Ryk@rdo. E outros poetas que por vezes sem mesmo rimar fazem maravilhas obras de arte com as palavras, um abraço especial para o Vitor Nunes e para a minha querida Cátia Moreso.

"Porque a poesia não é estanque, é liberdade. A poesia é a mais ilustre ave de rapina."


PRÓLOGO

"A poesia é para ser livre. Não é estanque. Não existem academias ou falsas humildades. Falsas volúpias. Não está na escola ser-se o que não se é. Não devia. O útero do papel no limite, não é formal. É gravidez. É luz.

A liberdade não é, portanto, formal. É digna mas não formal. E este útero de que falo, é livre.

Os poemas, a escrita, estão sempre correctos desde que se pareçam com borboletas passando as asas na nossa pele.

A poesia é uma borboleta. Atentíssima. Está na origem dos jardins, da fruta quieta na árvore, das flores desassossegadas. Está na liberdade do voo dos pássaros. Não termina nunca.

O fim do mundo é, só por si, um poema lindo.

É para ser livre. Para se ter espaço.

A poesia não analisa nada. Realiza, constrói e destrói. Mata.

“Estrelas a mais barrando a subida” - pouca gente lhe chega.

A minha posição em relação a ela, é a de um animal submisso. Ela toca-me e abro as mãos, estendo os braços. Abro os olhos. Sou a águia. Vejo tudo. Respiro. Voo. Caço.

É para ser livre. Ela caminha soberba. Não é o paraíso.

A poesia é a mais ilustre ave de rapina."

Patrícia Baltazar.
1977-2019
In, Catapulta, ed. Do Lado Esquerdo

Comentários

  1. Não conhecia.
    Obrigada pela partilha.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Muito bem. Não conhecia mas, adorei ouvir pela sua voz .... Obrigada também pelo "destaque" 🌹🌹🙏
    -
    Liberdade, em deixar passar o vento ...
    -
    Beijos e um excelente dia...

    ResponderEliminar
  3. Maravilhoso de ouvir. Gostei bastante. Sem dúvida que a poesia deve ser livre...como uma borboleta.
    .
    Abraço fraterno.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de Caramelo

Bom dia a todos! Este bolo que vos deixo hoje, é um dos que tem história. A minha mãe fazia-o várias vezes. E era  uma das delicias lá de casa...  Ingredientes: - 3 Ovos - 125 gr. de manteiga derretida - 100 gr. de açúcar + 1 chávena de açúcar - 2 chávenas de farinha - 1 chávena de leite quente - 2 colheres de chá de fermento em pó *Observações: Eu coloquei ainda três nozes partidas muito miudinhas e no fim do bolo cozido usei o sumo de uma laranja pequena para cobrir o bolo. Preparação: Num tacho coloca-se as 100 gr. de açúcar e leva-se ao lume até ficar em caramelo. Quando isso acontecer, deita-se com cuidado o leite quente e vai ao lume de novo até que o açúcar derreta. Numa tigela bate-se a manteiga derretida com a chávena de açúcar até obter um creme branco, deita-se as gemas e continua-se a mexer. A este preparado junta-se o leite com o açúcar e mexe-se mais um pouco., por fim deita-se as claras batidas em castelo, a farinha e o fermento. Unta-se uma forma com margarina ...

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de laranja com casca, Mel, Coco e Avelãs

  Bom dia! Este bolo é uma versão do Bolo de Laranja com casca e Mel que foi partilhado na Praça da Alegria na semana passada pela Cristina Manso. Este bolo levava ainda uma calda que não fiz, apenas coloquei o sumo de 1 laranja por cima do bolo. Ingredientes: - - 1 chávena de Farinha de trigo - Meia chávena  de avelãs moídos - Meia chávena de coco ralado - 1 chávena de Mel - Meia chávena  Azeite - 4 Ovos - 2 Laranjas pequenas (bem lavadas, com a casca e cortadas em pedaços) - 1 colher de sopa   Fermento em pó - Manteiga e Farinha (para untar a forma) - q.b. Preparação: Pré-aqueça o forno a 180° C. Misture numa taça a farinha e as avelãs moidas e o coco ralado. Reserve. Bata no liquidificador o mel, o azeite, os ovos e as laranjas cortadas. Aos poucos, junte este batido ao preparado da farinha, avelãs e coco ralado.  Acrescente o fermento, misture e verta para uma forma redonda com buraco  previamente untada e enfarinhada. Leve ao for...

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de Caramelo e amêndoas

  Bom dia! Antes de mais pedir-vos desculpa pela ausência, mas efetivamente precisamos de parar. Hoje trago-vos um bolo que já antes trouxe, mas com um extra sabor. Falo- vos do bolo de caramelo que já tinha publicado em abril de 2021. Este era uma das delícias que a minha mãe fazia. Vamos lá então à receita. Ingredientes: - 3 Ovos - 125 gr. de manteiga derretida - 100 gr. de açúcar + 1 chávena de açúcar - 1 chávena e meia de farinha - Meia chávena de farinha de amêndoa - 1 punhado de amêndoas laminadas - Raspa de 1 laranja - 1 chávena de leite quente - 2 colheres de chá de fermento em pó Preparação:   Num tacho coloca-se as 100 gr. de açúcar e leva-se ao lume até ficar em caramelo.  Quando isso acontecer, deita-se com cuidado o leite quente e vai ao lume de novo até que o açúcar derreta. Numa tigela bate-se a manteiga derretida com a chávena de açúcar até obter um creme branco, deita-se as gemas e continua-se a mexer. A este preparado junta-se o ...