Avançar para o conteúdo principal

Entrevista Liliana Monteiro- Reciclando Alegrias!

 

Bom dia a todos!

Hoje trago-vos uma nova entrevista, desta vez a Liliana Monteiro, autora do blog "Ideias Recicladas e... não só! Não conheço a Liliana pessoalmente, mas de tantas mensagens trocarmos, sinto uma grande afinidade e é quase como se a conhecesse.

Conheci o seu blog, por causa do confinamento e desde o primeiro dia que fiquei fã dos trabalhos que a Liliana apresentava e da sua criatividade sem fim.


Liliana, o seu blog é uma verdadeira inspiração, de onde vem tanta criatividade?


Do lixo que todos nós produzimos.

Antes de descartar, tento sempre perceber se terá alguma utilidade, no que se poderá transformar. A maior parte das vezes acaba transformado!

É desafiante olhar para algo simples e, à partida, sem utilidade e conseguir ver potencial para decorar ou ser novamente usado.


Tapete de Trapinhos - reciclagem de pijamas e camisolas interiores

- A reciclagem é um tema muito explorado nos seus trabalhos. Esta consciência ambiental também a transmite para os seus filhos e restante família?


Sim. Quando os meus filhos eram mais pequenos, participavam em qualquer trabalho que eu tivesse em mãos (no blogue existem muitos exemplos em que eu proclamo que usei trabalho infantil). Eles crescem e os interesses mudam. Atualmente, só participam se for alguma atividade escolar ou se for para oferecerem. No entanto, têm em si já muito enraizada a reciclagem e a poupança. Quando há necessidade de fazer algum trabalho, sabem que a primeira opção é sempre reciclar.

No que diz respeito à restante família e amigos mais chegados, o que faço é pedir coisas para usar nos meus trabalhos, como as rolhas, roupas velhas, frascos, …, ou seja, o que estiver a precisar no momento. Atualmente, antes de descartar alguma coisa, perguntam se estou a precisar, se quero.


Galo - projeto escolar 100% com diversos materiais reciclados

- Reciclagem e reaproveitamento de materiais, onde se inspira para fazer as suas criações?


A inspiração vem essencialmente do objetivo:

* Se é algo que preciso para a minha casa - um tapete, por exemplo, inspiro-me no ambiente do local.

* Se é algo para oferecer - inspiro-me na personalidade da pessoa.

* Se é algo para decorar - uma coroa, por exemplo, inspiro-me na época do ano ou no tema que pretendo representar.


Coroa de Agosto "Conchas e Búzios"

 

- Um dos projetos com que mais me identifico é as coroas que mensalmente coloca na sua porta. Porque o faz? Para dar sempre uma graça à sua porta?


Comecei por decorar a porta apenas no natal. Entretanto, achei que seria interessante, agradável e até engraçado fazê-lo nas 4 estações do ano. Quando dei por mim estava a fazer uma coroa para cada mês.

Atualmente, já não consigo ver a porta despida. Como já alguém disse, “a minha porta está sempre em festa!”.

 

Frascos revestidos com macramé


- Outras peças que admiro muito, são as feitas em macramé. De onde vem esse gosto por esta arte?


Sou do tempo em que, na escola, tínhamos a disciplina de trabalhos manuais e aprendíamos a bordar, a trabalhar o barro, macramé, encadernação, entre outros. Na altura, após cada aprendizagem, explorava as potencialidades da técnica. De todas, a que mais me fascinou foi o macramé.

Há uns anos inclui em vários trabalhos de reciclagem o macramé (em mochilas, cintos, fitas para o cabelo e argolas de guardanapo). Sendo o objetivo reciclar, usei trapilho e restos de lã.

O bichinho ficou!

Antes do natal, o pretexto da árvore foi o suficiente para voltar. Depois, vieram os frascos decorados e a coroa. Não irei ficar por aqui. A questão é que, para dar continuidade e voar um pouco mais alto, terei de comprar os fios…. estou a pensar no assunto…

 

Mochila - trapilho (reciclagem de roupas de malha)

- Os resultados dos seus trabalhos, são apenas para consumo próprio ou também vende?


São para nós, para oferecer a amigos e familiares e também os doo para as feirinhas temáticas das escolas (aqui são vendidos e o dinheiro reverte para as escolas).

Em termos de vendas, fiz e vendi uma mochila em trapilho.

No verão, quando vamos para o campismo, já é tradição as crianças juntarem-se e venderem o que eu estiver a fazer. Depois vão todos lanchar e o dinheiro que sobra é dividido entre eles.

O objetivo do blogue nunca foi comercializar os trabalhos, mas sim a partilha pelo simples prazer de partilhar, informar e ajudar. A grande maioria tem passo a passo, pois acho que só assim é que estou realmente a partilhar - dando a oportunidade, a quem me visita, de poder também fazer estes trabalhos.

No entanto, comercializar já esteve mais fora dos meus horizontes… tenho pensado no assunto.

 

- A sua área profissional tem algo a ver com este seu gosto pelo artesanato?

Absolutamente nada.

 

Tapete de Rolhas de Cortiça


- Tem algum trabalho em mãos, atualmente?


Sim. Tenho estado a preparar material para fazer um tapete de rolhas. É um pedido de uns amigos que têm uma casa de turismo rural. É um trabalho moroso, pois as rolhas têm de ser “cozinhadas” e, depois de trabalhadas, têm de estar bem secas para montar o tapete. 

Até ao final do mês pretendo finalizar alguns trabalhos que foram interrompidos por um ou outro motivo e quero iniciar abril sem pendentes.

Nos momentos mais calmos tenho estudado e explorado um pouco mais as potencialidades do macramé.


Chinelos - Reciclagem de solas e calças de ganga

- Onde podemos encontrar os seus trabalhos?


No blogue, no pinterest, no instagram e alguns passo a passo no youtube.

A “menina dos meus olhos” é o blogue. Aqui é possível “conversar” e interagir com os seguidores e outros visitantes e é onde a partilha é mais completa tanto em termos fotográficos como em termos de texto.


A Casinha da Bonita - abrigo para gatos, com trapilho (reciclagem de roupas de malha)

- Deixe uma frase e indique uma música com que se identifique.


A minha frase é mais um lema de vida, uma herança, “ver sempre o lado positivo”.

Música – “Capitão Romance” dos Ornatos Violeta.



Obrigado Liliana pela disponibilidade e pela inspiração!!


Bom fim-de-semana!


Beijos e abraços a todos!

Sandra C.

Comentários

  1. Parabéns às duas pela entrevista!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns às duas pela entrevista!

    ResponderEliminar
  3. Uauuuu, amei esta entrevista em particular, pois, eu conheço a pouco tempo a Liliana, não sei se foi através do seu blog Sandra que ela me achou, mas como eu já converso com a Marta uma também Portuguesa (e ela faz uns anos já desde as andanças pelo feltro, meados de 2012).
    Eu me simpatizei contigo Sandra e em seguida pela Liliana, ela é uma pessoa que parece que a gente se conhece a muito tempo, é até engraçado dizer isso.
    E esse sorriso dela contagia a gente, e faz a gente criar laços desde o início, adorei saber um pouquinho mais sobre ela. E sobre essa criatividade que nos contagia cada dia mais, em cada visita no blog dela, a gente sai mais inspirada, e com vontade de fazer mais coisas e também reciclar, pena que o tempo é curto para executar tantos trabalhos...rs.
    Sandra adoro vir aqui no seu blog, as vezes comento em algumas postagens noutras, eu leio e fico admirada, pois você tem conteúdo, e acho maravilhoso o mundo da blog esfera, tomara que nunca acabe...eu prefiro mais blog do que estar nas redes sociais.
    Gratidão por vocês cederem do seu tempo para nos trazer conteúdos que só vem a somar!!!
    Super bjs e um lindo finde !!!
    Dri :D

    ResponderEliminar
  4. Gostei de ler. Estão ambas de parabéns. Gostei das fotos.
    .
    Feliz fim de semana.
    Cuide-se
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  5. É extraordinário este resultado, quando duas pessoas inspiradoras se cruzam, magia acontece. Parabéns Liliana pelos lindos trabalhos, pela pegada ecológica, pelos ensinamentos. Obrigada Sandra pela forma como te dedicas. Às duas Obrigada por esta partilha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Yara!

      As suas palavras são um incentivo para continuar e fazer cada vez mais.
      A Sandra é, de facto, uma pessoa extraordinária e faz um trabalho merecedor de reconhecimento.

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Estão ambas de parabéns!!! Adorei a entrevista, e os trabalhos mostrados! E o conceito por detrás dos mesmos, de reaproveitamento de tantos materiais que podem ganhar uma segunda vida, incluídos em boas ideias!
    Beijinhos! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana!

      Eu costumo dizer, basta olharmos para as coisas de uma forma diferente e conseguiremos ver potencial para uma ou mais vidas.
      Obrigada pelas suas palavras.

      Beijinhos

      Eliminar
  7. Olá, Sandra!

    Finalmente consegui vir aqui! O dia foi muito comprido. Na semana passada priorizei o trabalho do tapete e desleixei um pouquinho as lides domésticas e mesmo assim não o consegui terminar. Hoje, tive de fazer o contrário: no tapete ficaram a faltar os remates e acabamentos e as lides estão a meio... Amanhã é outro dia.

    Logicamente, quero deixar aqui registado o meu agradecimento por, pela segunda vez, ter aberto as portas da sua casa ao "Ideias". Desta vez eu vim junto e fui tão bem recebida! Sempre foi um gosto visitar este cantinho. Agora sinto-me parte da família e é tão boa a sensação! Que este nosso tropeço casual, uma na outra, em tempo de pandemia, seja sinónimo de uma grande e duradoura amizade!

    Parabéns pelo belíssimo trabalho que fez com as minhas palavras e fotos! Gostei muito!
    Bem-haja pela sua forma de estar e ser!

    Beijinhos
    Liliana
    Ideias Recicladas e... não só!

    ResponderEliminar
  8. Uma publicação simplesmente maravilhosa. Adorei as fotos!
    -
    Não é fácil, viver em constante desânimo...
    -
    Beijo, e um excelente Domingo:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Cidália!

      A Sandra fez maravilhas com as minhas palavras e fotos!

      Beijinhos

      Eliminar
  9. Gostei da entrevista. O trabalho da Liliana é fantástico! Adorei a ideia de ter coroas na porta o ano inteiro! Parabéns pela entrevista interessante e Parabéns à Liliana pelas suas obras que conheci há pouco tempo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Steff!

      Que surpresa boa!!!
      Muito obrigada pelas palavras! É tão incentivador percebermos que as pessoas gostam do nosso trabalho!
      Vemo-nos por aí...

      Beijinhos

      Eliminar
  10. Muito bom, adorei a entrevista, sigo ao Blog da Liliana(e ela segue o meu) há algum tempo e gosto muito dos seus trabalhos. Aproveito e passo a seguir o seu blog.
    Beijinhos

    Coisas de Feltro

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

A origem das coisas...

Todos os dias fazemos pequenos gestos e usamos alguns produtos que se tornam num ritual diário. Por exemplo, com certeza que usa sabonete, ou mesmo gel de banho todos os dias.  Já alguma vez se perguntou porque o fazemos, ou qual é o sua origem? O sabonete é um produto muito antigo, os primeiros vestígios deste produto, foram encontradas na era de 2800 A.C., durante as escavações da antiga Babilónia. Na era de 1500 A.C. os antigos egípcios usavam uma mistura de óleos animal e vegetal com sais alcalinos para criar um material semelhante ao sabão, este era usado para tratar de doenças. Na era de 600 A.C. os fenícios confeccionavam uma mistura de terra argilosa com cinzas de madeira ou calcário para limpar o corpo. Este produto correu as rotas do comércio, até chegar à Europa, no entanto esta técnica não foi utilizada pelos Romanos, durante cerca de 600 anos.A partir do I século D.C. o fabrico do sabão foi evoluindo consideravelmente, desde o cozimento do sebo de carneiro com cinzas de

Entrevista - Isabel Moura Pinto - Uma Força da Natureza!

  Bom dia! Hoje deixo-vos a ultima entrevista do mês de Março de 2024.  Neste dia tão importante para mim, tinha de trazer ao blog alguém ligado à arte do teatro e à cultura em si . Trago-vos então a Isabel Moura Pinto, uma mulher de uma garra incrível, uma consciência cultural fantástica e uma inspiração! Conhecia-a em 2022 numa reunião de um projecto teatral e nunca mais nos "deslargamos".  Se hoje faço parte do TEO - Teatro Experimental de Odivelas, o devo ao convite da Isabel. Deixo-vos então a entrevista. - Quem vive na zona de Odivelas a tua cara já não é estranha, mas para quem não te conhece, quem é a Isabel Moura Pinto? Apaixonada desde sempre pelo teatro. A Beatriz Costa era prima da minha mãe e como era uma celebridade talvez isso me tenha influenciado. De qualquer forma, era uma criança solitária e distraía-me sozinha criando personagens. O teatro também esteve presente na minha vida académica. Estive 10 anos fora e desde que regressei a Odivelas comecei a partici

País do NÃO, País do SIM

  Bom dia! Hoje comemora-se os 50 anos do 25 Abril. Como diz o meu pai "Como assim 50 anos?" Mas é verdade, já lá vão 50 anos. 50 anos depois de finalmente o povo poder sair à rua, sem medo... Deixo-vos um vídeo com texto de minha autoria. O desenho do cravo final, é da autoria da Carol. País do NÃO, País do SIM "Até Abril florir, Portugal era o país do Não. Não podes ser, Não podes ler,  Não podes ter, Não PODES! Não podes! Quantos homens não puderam ser felizes, porque uma guerra consumiu-lhes a vida? Quantos livros não foram lidos, porque eram impróprios? Quantas opiniões se perderam, porque foram encarceradas? Quantas músicas foram ouvidas em surdina? Quantos homens e mulheres tiveram de abandonar o seu país, para salvaguardar as suas vidas e os seus ideais? Após Abril florir, o povo saiu à rua! Após Abril florir nunca mais se deixou de cantar uma canção! Abril floriu, mas muitos não sabem que flor foi essa que nasceu nessa madrugada . Porque os livros não contam, qu