Avançar para o conteúdo principal

Edith Piaf- Uma Vida Sofrida


Bom dia!

Neste Dia Mundial do Teatro, não vos trago uma entrevista como tem sido habitual nestas últimas semanas. Hoje trago-vos uma leitura encenada.

Este texto é uma mistura de frases ditas pela própria Edith (que estão dentro de aspas), com texto escrito por mim.

Foi um trabalho de algumas noites, este de escrever o texto.

"Edith Piaf - Uma Vida Sofrida"

A vida, o que dizer dela... Vivi muito, sofri muito...
"A minha vida em criança pode parecer ter sido assustadora, mas eu era linda … Passei fome … Passei frio … Mas eu era livre para não me levantar … Não me deitar … Para ficar bêbada… sonhar … esperar”.

Aprendi rápido, em 1922 já andava de terra em terra com o meu pai que era acrobata.

Não me importo com o que as pessoas dizem, muito menos com suas leis.”
“Tudo o que fiz na minha vida foi desobedecer.”

Aos 15 anos as ruas de Paris eram o meu palco, sentia-me livre quando cantava.
Costumo dizer que, “Cantar é um escape. É outro mundo."

Defeitos, oh sim, como qualquer pessoa normal, tenho muitos.
"Usa as tuas falhas, usa os teus defeitos, e serás uma estrela.”, com  passar dos anos aprendes com os teus próprios erros.

A minha música, é a minha vida, assim, simples e trágica. Ao som do acordeon "Eu quero fazer as pessoas chorar, mesmo quando não entendem as minhas palavras."

O amor, ahh o amor é belo, mas dói.  "Quando estou apaixonada e mesmo com "muitas coisas más por resolver dentro de mim, essas coisas nunca as sinto quando estás comigo.”

Todos os episódios maus que vivi, davam para um bom espectáculo, o da minha vida... "tudo o que fazemos na vida, temos de pagar."

Sobre a morte, o que dizer sobre ela, não a temo,, estive tantas vezes no limiar dela que não lhe tenho medo.
"A morte existe. A morte é o começo de algo.
"Não me incomodaria nada voltar à Terra depois de morrer.”

"Non, riem de riem.
Non, je ne regrette riem.
Car ma vie, car me joies
Aujourd'hui, ça commence avec toi!"

A criação da personagem, não foi feita como gosto de fazer. Uma personagem estuda-se, pesquisa-se, ensaia-se, "mais voilá"...

Deixo- vos "un petit peu" de Edith Piaf.

Espero que gostem. Desejo- vos um bom fim-de-semana!

E feliz Dia Mundial do Teatro!

Beijos e abraços!
Sandra C.


Comentários

  1. Uma voz fabulosa- Dizem certas crónicas que, tinha um feitio complicado nem sempre compreendido por muitos. Penso que, ainda hoje, ainda não lhe foi dado o valor que merecia e merece.
    .
    Feliz fim de semana … Cumprimentos poéticos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo trabalho.
    E viva o Teatro
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. A sua voz é mesmo inconfundível... Sempre bom de ouvir. Goste de ler! :)
    -
    Os passeios que ficaram por fazer.
    -
    Beijos e um iluminado fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. É uma artista mundial, genuína e intemporal.
    Beijinhos
    Coisas de Feltro

    ResponderEliminar
  5. Fica na história. Bom domingo!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  6. Extraordinária! Uma verdadeira artista!
    bj
    Yara

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de Caramelo

Bom dia a todos! Este bolo que vos deixo hoje, é um dos que tem história. A minha mãe fazia-o várias vezes. E era  uma das delicias lá de casa...  Ingredientes: - 3 Ovos - 125 gr. de manteiga derretida - 100 gr. de açúcar + 1 chávena de açúcar - 2 chávenas de farinha - 1 chávena de leite quente - 2 colheres de chá de fermento em pó *Observações: Eu coloquei ainda três nozes partidas muito miudinhas e no fim do bolo cozido usei o sumo de uma laranja pequena para cobrir o bolo. Preparação: Num tacho coloca-se as 100 gr. de açúcar e leva-se ao lume até ficar em caramelo. Quando isso acontecer, deita-se com cuidado o leite quente e vai ao lume de novo até que o açúcar derreta. Numa tigela bate-se a manteiga derretida com a chávena de açúcar até obter um creme branco, deita-se as gemas e continua-se a mexer. A este preparado junta-se o leite com o açúcar e mexe-se mais um pouco., por fim deita-se as claras batidas em castelo, a farinha e o fermento. Unta-se uma forma com margarina ...

Sugestão de fim-de-semana - Lugar do Pernilongos

Bom dia! Já cheira a fim-de-semana! A sugestão que vos trago hoje é uma visita a um lugar especial. Chama-se Lugar dos Pernilongos e está situado dentro da Herdade de Gâmbia  datada de 1917. Dentro desta herdade é desenvolvida actividades agro-florestais e pecuária. Encontra-se na margem direita da  Ribeira de Marateca que está integrada na Reserva Natural do Estuário do Sado. Quanto ao Lugar dos Pernilongo s, este sítio tem cerca de 600 ha. Podemos passear por lá e observar as várias árvores como o pinheiro manso e bravo e sobreiros. Para além da área florestal, o ex-líbris desta visita é obviamente os animais da quinta. Podemos estar perto de uma família de burros, de ovelhas e de cabras, o cavalo (que é o habitante mais velho desta quinta), porcos, galinhas, patos e vários coelhos, alguns muito pequeninos. Quando chegamos perto dos coelhos já está tudo numa excitação, por se saber que vamos tê-los entre os braços. Também podemos da...

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de laranja com casca, Mel, Coco e Avelãs

  Bom dia! Este bolo é uma versão do Bolo de Laranja com casca e Mel que foi partilhado na Praça da Alegria na semana passada pela Cristina Manso. Este bolo levava ainda uma calda que não fiz, apenas coloquei o sumo de 1 laranja por cima do bolo. Ingredientes: - - 1 chávena de Farinha de trigo - Meia chávena  de avelãs moídos - Meia chávena de coco ralado - 1 chávena de Mel - Meia chávena  Azeite - 4 Ovos - 2 Laranjas pequenas (bem lavadas, com a casca e cortadas em pedaços) - 1 colher de sopa   Fermento em pó - Manteiga e Farinha (para untar a forma) - q.b. Preparação: Pré-aqueça o forno a 180° C. Misture numa taça a farinha e as avelãs moidas e o coco ralado. Reserve. Bata no liquidificador o mel, o azeite, os ovos e as laranjas cortadas. Aos poucos, junte este batido ao preparado da farinha, avelãs e coco ralado.  Acrescente o fermento, misture e verta para uma forma redonda com buraco  previamente untada e enfarinhada. Leve ao for...