Avançar para o conteúdo principal

Na Cozinha Mando Eu - Pão para mim!


Bom dia!
Desde que tínhamos vindo de férias ainda não tinha feito pão. Faltava-me fermento e confesso que não estava com disposição de fazer massa mãe. Desta feita comprei fermento de padeiro seco, mas efectivamente confesso que não é a mesma coisa.



Este pão que fiz é parecido com outros que já fiz atrasados, mas diferente. Levou uma farinha que nunca antes tinha usado, farinha de coco.

A receita utilizada também não foi a mesma do habitual, usei uma que aqui tinha intitulada de "Pão Rápido" (estes títulos não me convencem nada, acho que o pão para ser feito é uma coisa de calma).
Então lá fiz a minha adaptação, acrescentei algumas coisas, porque gosto de ver até onde posso ir e apesar de não ter crescido tanto, não ter buraquinhos como eu gosto, o resultado foi aceitável.
Faz lembrar uma broa, com um sabor adocicado, mas ao mesmo tempo com um travo ácido que não entendi bem de onde vem, talvez do alecrim.


Quando começo em busca de uma receita de pão, complica-me com os nervos, ver receitas de pão que levam ovos! Ovos levam os bolos ou os pães de frigideira (ai que alguém vai-me cair em cima a dizer que não sei do que falo)!

Aqui fica a receita:

Ingredientes:
- 150 grs Farinha T65
- 150 grs Farinha Integral
- 100 grs Farinha Coco
- 60 grs Espelta
- 40 grs de sementes (chia, linhaça)
- Meia saqueta de fermento de padeiro seco (pó)
- 1 colher sobremesa de sal (usei fino)
- 1 colher café de alecrim
- 4 colheres sopa azeite
- 350 ml de água morna

Preparação:
Juntei as farinhas e todos os ingredientes secos numa taça e abri um buraco no meio (à excepção do fermento que deve ser diluído em água morna).
Juntei o azeite e a água morna aos poucos. Fui amassando com a técnica de "dobrar" da frente para trás.

A massa vai ganhando uma forma areada , é tempo de a deixar descansar. Formei uma bola tapei-a com um pano num lugar ameno longe das correntes de ar.

Cerca de uma hora depois, dobrei-a mais umas quantas vezes e deixei descansar.

Antes de me ir deitar destapei a massa e voltei a dar mais umas dobradelas, já ela estava a "crachar" tal e qual uma broa". Nesta altura dividi a massa em duas partes, uma mais pequena.
Descansou toda a noite.

De manhã, coloquei o velhinho tacho de fazer pão (assar castanhas e fazer pipocas) no forno e uma forma mais pequena também a aquecer no forno a 240º cerca de 5 a 10 minutos.

Nessa altura, coloquei os pães em cima de papel vegetal e com uma faca afiada fiz uns cortes meios toscos e foram ao forno cerca de meia hora tapados.
Destapei as formas e cozeram mais 10 minutos para ganharem cor por cima.

Retirei do forno e deixei arrefecer... não resisti a uma fatia com manteiga.


Espero que gostem e que me digam se já fizeram alguma vez algo assim...
Bom apetite.

*** Estejam atentos, hoje pelas 16h00 vou trazer uma novidade!***

Beijos e abraços.
Sandra C.

Comentários


  1. Agnieszka, it's bread not cookies.

    Kisses and hugs,
    Sandra C.

    ResponderEliminar
  2. Ah! Este pão comia-o agora mesmo!
    Nunca fiz pão. Compro apenas a massa de pizza e depois ponho no forno... e tenho pão fresco!

    ResponderEliminar
  3. Oh que parece ser bastante bom mesmo, nunca fiz nada assim
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  4. Tem um óptimo aspecto! Não costumo fazer pão, mas este até era capaz de experimentar!

    Beijinho e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  5. Olá Sandra. Eu adoraria acertar fazer pão. Já tentei de várias receitas. Já tive 2 máquinas de pão,mas desisti. Parabens,parece delicioso.Bom fim de semana amiga! Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. E que aspecto óptimo tem!!! Quase adivinho por aqui o aroma... acabadinho de fazer...
    Beijinhos!
    Ana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de Caramelo

Bom dia a todos! Este bolo que vos deixo hoje, é um dos que tem história. A minha mãe fazia-o várias vezes. E era  uma das delicias lá de casa...  Ingredientes: - 3 Ovos - 125 gr. de manteiga derretida - 100 gr. de açúcar + 1 chávena de açúcar - 2 chávenas de farinha - 1 chávena de leite quente - 2 colheres de chá de fermento em pó *Observações: Eu coloquei ainda três nozes partidas muito miudinhas e no fim do bolo cozido usei o sumo de uma laranja pequena para cobrir o bolo. Preparação: Num tacho coloca-se as 100 gr. de açúcar e leva-se ao lume até ficar em caramelo. Quando isso acontecer, deita-se com cuidado o leite quente e vai ao lume de novo até que o açúcar derreta. Numa tigela bate-se a manteiga derretida com a chávena de açúcar até obter um creme branco, deita-se as gemas e continua-se a mexer. A este preparado junta-se o leite com o açúcar e mexe-se mais um pouco., por fim deita-se as claras batidas em castelo, a farinha e o fermento. Unta-se uma forma com margarina ...

Sugestão de fim-de-semana - Lugar do Pernilongos

Bom dia! Já cheira a fim-de-semana! A sugestão que vos trago hoje é uma visita a um lugar especial. Chama-se Lugar dos Pernilongos e está situado dentro da Herdade de Gâmbia  datada de 1917. Dentro desta herdade é desenvolvida actividades agro-florestais e pecuária. Encontra-se na margem direita da  Ribeira de Marateca que está integrada na Reserva Natural do Estuário do Sado. Quanto ao Lugar dos Pernilongo s, este sítio tem cerca de 600 ha. Podemos passear por lá e observar as várias árvores como o pinheiro manso e bravo e sobreiros. Para além da área florestal, o ex-líbris desta visita é obviamente os animais da quinta. Podemos estar perto de uma família de burros, de ovelhas e de cabras, o cavalo (que é o habitante mais velho desta quinta), porcos, galinhas, patos e vários coelhos, alguns muito pequeninos. Quando chegamos perto dos coelhos já está tudo numa excitação, por se saber que vamos tê-los entre os braços. Também podemos da...

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de laranja com casca, Mel, Coco e Avelãs

  Bom dia! Este bolo é uma versão do Bolo de Laranja com casca e Mel que foi partilhado na Praça da Alegria na semana passada pela Cristina Manso. Este bolo levava ainda uma calda que não fiz, apenas coloquei o sumo de 1 laranja por cima do bolo. Ingredientes: - - 1 chávena de Farinha de trigo - Meia chávena  de avelãs moídos - Meia chávena de coco ralado - 1 chávena de Mel - Meia chávena  Azeite - 4 Ovos - 2 Laranjas pequenas (bem lavadas, com a casca e cortadas em pedaços) - 1 colher de sopa   Fermento em pó - Manteiga e Farinha (para untar a forma) - q.b. Preparação: Pré-aqueça o forno a 180° C. Misture numa taça a farinha e as avelãs moidas e o coco ralado. Reserve. Bata no liquidificador o mel, o azeite, os ovos e as laranjas cortadas. Aos poucos, junte este batido ao preparado da farinha, avelãs e coco ralado.  Acrescente o fermento, misture e verta para uma forma redonda com buraco  previamente untada e enfarinhada. Leve ao for...