Avançar para o conteúdo principal

Em Abril - Vamos ouvir livros?



Olá! Espero que todos estejam bem e que se continuem a proteger.

A proposta que vos trago hoje é sobre livros.
Todos os anos por esta altura dedico o mês de Abril a falar de tempos antes de eu nascer.
Estou a falar-vos do antes do 25 de Abril... este ano não vou dedicar tanto tempo a este tema, porque confesso que não tenho nada programado em concreto.

Mas lembrei-me que tenho cá em casa alguns livros que falam do tema.
Nos tempos que correm muito se fala em directos, vídeos, audiobooks, podcasts e outras coisas que tais.
Não é que seja pro em tal coisa, bem pelo contrário, mas gostaria de saber o que achavam se eu vos lesse capítulos de alguns livros, de forma a despertar a curiosidade neles.

"A Praia da Saudade" de Francisco Salgueiro- Este livro conta-se a história de um amor proibido em tempos do regime Salazarista. Beatriz de educação católica e membro da Mocidade Portuguesa. Rodrigo, um homem contra o regime.
Quarenta e cinco anos depois o neto de Rodrigo descobre esse amor escondido e também a separação que foram vítimas tudo por causa do regime. Será que ainda existe tempo para este amor?

"O rapaz que venceu Salazar" de Jacinto F. Matias - Este livro conta a história de 4 rapazes, que viviam numa vila no interior do Alentejo. Conta como passavam os seus dias, a discutir politica, mulheres, gastronomia, a ouvir a Rádio Moscovo e a jogar sueca nos seus encontros secretos. O problema é que um espião registava todos os seus passos. Será que se conseguem safar sem serem presos pelo regime?

Deixo-vos estas sugestões. Digam de vossa justiça? Tem curiosidade por algum?

Beijos e abraços
Sandra C.

Comentários

  1. Não conheço nenhum. Mas esse "praia da saudade" !:)

    Beijos e uma excelente semana!

    ResponderEliminar
  2. Já ouvir falar muito bem de ambos os livros, mas ainda não se proporcionou ler!...
    Não tenho podido ler tanto quanto eu gostaria... estes últimos tempos, foram marcados por alguns problemas de saúde meus (uma grande gripe em Janeiro, que me deixou de rastos... por uma série de semanas... e a pensar... se não estaria já relacionada, com esta virusice de que tanto se fala, no momento...), depois foi uma alergia da minha mãe para resolver... e quando tudo estava a acalmar... surge esta epidemia, para nos virar a normalidade do avesso, a todos... e que certamente me irá comprometer as férias... pois não dá para arriscar ir a lado nenhum... sem uma vacina... pertencendo a minha mãe a um grupo de risco...
    E no momento, as medidas de precaução cá por casa, são tantas para não comprometer a saúde dela... que no momento... nem tenho quase tempo, para chegar ao blogue... e às vezes, nem disposição, nos dias mais stressantes...
    Finalmente passando de novo por aqui... depois de uma temporada ausente... mas já ficaste relativamente a par dos motivos...
    Espero que estejam todos bem, aí desse lado, enfrentando este período aborrecido, com a maior tranquilidade... pois será a melhor forma de o enfrentarmos... acompanhado com todas as medidas de prevenção, que temos de cumprir, para se evitar sobressaltos!...
    Tudo de bom! Beijinhos! Boa semana!
    Ana

    ResponderEliminar
  3. Confesso que não conhecia estes livros, mas vou levar a sugestão :)
    A ideia é interessante!

    ResponderEliminar
  4. Acho muito interessante a ideia! Fiquei curiosa sobre o romance "A Praia da Saudade"...

    Abraçz
    Motivos Pelos Quais Estou Feliz Hoje

    ResponderEliminar
  5. "O Livro" de José Luís Peixoto também é uma boa opção.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

A origem das coisas...

Todos os dias fazemos pequenos gestos e usamos alguns produtos que se tornam num ritual diário. Por exemplo, com certeza que usa sabonete, ou mesmo gel de banho todos os dias.  Já alguma vez se perguntou porque o fazemos, ou qual é o sua origem? O sabonete é um produto muito antigo, os primeiros vestígios deste produto, foram encontradas na era de 2800 A.C., durante as escavações da antiga Babilónia. Na era de 1500 A.C. os antigos egípcios usavam uma mistura de óleos animal e vegetal com sais alcalinos para criar um material semelhante ao sabão, este era usado para tratar de doenças. Na era de 600 A.C. os fenícios confeccionavam uma mistura de terra argilosa com cinzas de madeira ou calcário para limpar o corpo. Este produto correu as rotas do comércio, até chegar à Europa, no entanto esta técnica não foi utilizada pelos Romanos, durante cerca de 600 anos.A partir do I século D.C. o fabrico do sabão foi evoluindo consideravelmente, desde o cozimento do sebo de carneiro com cinzas de

Entrevista - Isabel Moura Pinto - Uma Força da Natureza!

  Bom dia! Hoje deixo-vos a ultima entrevista do mês de Março de 2024.  Neste dia tão importante para mim, tinha de trazer ao blog alguém ligado à arte do teatro e à cultura em si . Trago-vos então a Isabel Moura Pinto, uma mulher de uma garra incrível, uma consciência cultural fantástica e uma inspiração! Conhecia-a em 2022 numa reunião de um projecto teatral e nunca mais nos "deslargamos".  Se hoje faço parte do TEO - Teatro Experimental de Odivelas, o devo ao convite da Isabel. Deixo-vos então a entrevista. - Quem vive na zona de Odivelas a tua cara já não é estranha, mas para quem não te conhece, quem é a Isabel Moura Pinto? Apaixonada desde sempre pelo teatro. A Beatriz Costa era prima da minha mãe e como era uma celebridade talvez isso me tenha influenciado. De qualquer forma, era uma criança solitária e distraía-me sozinha criando personagens. O teatro também esteve presente na minha vida académica. Estive 10 anos fora e desde que regressei a Odivelas comecei a partici

Música que tem bom feeling - Maria

Adoro quando descubro músicas que me tocam. Sejam elas mais sérias, ou mais "cool" como esta, estas duas vozes juntas é qualquer coisa! Letra e música de Bezegol Por gostar de ti Maria Não olhei ao sofrimento E não quis lembrar o dia Que falhaste ao juramento Por ti enfrentei o mundo Enrolado no teu dedo Condenado a amor profundo Encobrindo o teu segredo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Vou seguindo minha estrela Firme vou no meu caminho A bagagem vai pesada Mas eu carrego sozinho Foi dica a tua experiência Mas não quero olhar para trás Agarro-me às partes boas E sigo a iludir as más Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Pa