Avançar para o conteúdo principal

Era uma vez...




Hoje festejamos o dia do 25 de abril, não poderia deixar de assinalar este dia! Deixo-vos este texto que vos pode parecer estranho, mas que foi escrito para um núcleo de leitores e ouvintes mais pequenos. Dai a maneira como está escrito...

Espero que gostem e que festejem este dia da melhor maneira possível.
O desenho foi feito pela minha filha mais pequena com a ajuda dos papás para um mural online na escola!!


"Era uma vez um país pequenino, de pessoas boas e trabalhadoras. 
Muitos trabalhavam de sol a sol nos campos. Começavam mal acordava o dia e terminavam quando o sol ia dormir.

Portugal tinha tal como hoje, muitos dias de sol, mas esses dias eram encobertos por uma grande nuvem cinzenta de nome ditadura.
A ditadura era uma política que não permitia o povo decidir o que era melhor para si, porque quem tomava conta do país não deixava e controlava tudo.

Nesses tempos cinzentos os meninos e as meninas não se podiam sentar lado a lado pois estavam divididos cada um em sua escola.

Existia muitas coisas que não eram permitidas fazer, a isso chamava-se a censura.

Sabem os livros e as músicas que hoje ouvimos e escolhemos? Na altura as pessoas não tinham liberdade para fazer as suas escolhas,  muitos foram os livros, jornais e músicas que eram censurados. Muitas vezes essas obras eram lidas e ouvidas ás escondidas. 


Existiam muitas regras rígidas para se cumprir e quem se portasse mal era castigado, muitas vezes severamente pela polícia da ditadura que era a PIDE.
Muitos foram os artistas, políticos e outras pessoas que foram presos, exilados por largas temporadas e muitos deles mortos.

Durante o tempo da ditadura, os homens da geração dos teus avôs foram para a guerra, chamada colonial. 
Porque o senhor da ditadura de seu nome Salazar achava que tínhamos de ir defender as nossas colónias em África. 

As tropas passaram vários anos por lá. Muitos desses homens não chegaram a voltar, outros voltaram mas com mazelas físicas e psicológicas que os afetariam para o resto da vida.

Muitas figuras da sociedade não concordavam com tantas restrições e por tudo porque Portugal passava. 
Os militares queriam o fim da guerra e da ditadura. 
Então começaram a imaginar um plano para terminar de vez com a ditadura... mas tudo ás escondidas.

O plano concretizou-se no dia 25 de abril, ou melhor o início do plano começou a ser executado no dia 24 pelas 22h55 quando na rádio passaram a música do cantor Paulo de Carvalho "E depois do Adeus". 
Essa foi a senha para que uma parada militar fizesse a viagem de Santarém até Lisboa. 

Mais tarde, já a 25 de abril pela 00h20 numa outra rádio era colocada a música "Grândola Vila Morena", esse era o sinal para que o Movimento das Forças Armadas avançasse definitivamente para esta revolução que mudou a história do nosso País.

Muitas foram as manobras efectuadas naquele dia até que pelo 12h30 Salgueiro Maia chega com os seus homens ao quartel do Carmo, já acompanhado pelo povo, fazendo com que vários altos cargos da política se entregassem.

Nas ruas por todo o lado ouvia-se "Vitória, Vitória", "O Povo Unido Jamais Será Vencido".

Os presos foram libertados, a ditadura cinzenta terminou e a partir desse dia, o sol fazia brilhar como nunca o vermelho, o verde e amarelo deste nosso Portugal.

Viva a liberdade!"

Beijos e abraços.
Sandra C.

Comentários

  1. A filha leva jeito para o desenho!
    Que a liberdade continue e que as pessoas não percam o respeito em nome da liberdade...

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Bom dia:- Onde posso assinar tão fascinante texto?
    A pintura é maravilhosa
    .
    Feliz fim de semana.
    Viva a liberdade de um Povo

    ResponderEliminar
  3. Muito bom. Parabéns pelo texto! O desenho tem um valor incrível! Parabéns!

    -
    As palavras que me apraz dizer...
    -
    Beijos e um excelente feriado. "Mas, em casa!"

    ResponderEliminar
  4. Obrigado a todos! Agradeço sinceramente. Este tema mexe muito comigo!

    Se tiverem curiosidade podem espreitar aqui este texto lido por mim, para o vídeo feito na escola da minha filha https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1625018967651963&id=236952146458659 .

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Se nao fosse os blogues este dia teria passado despercebido. Imperdoavel.

    ResponderEliminar
  6. Muito bom o texto =)

    Obrigada pelo comentário.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. O desenho faz juz ao texto <3 Inspiradores <3
    Devemos recordar sempre para nunca esquecer :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de Caramelo

Bom dia a todos! Este bolo que vos deixo hoje, é um dos que tem história. A minha mãe fazia-o várias vezes. E era  uma das delicias lá de casa...  Ingredientes: - 3 Ovos - 125 gr. de manteiga derretida - 100 gr. de açúcar + 1 chávena de açúcar - 2 chávenas de farinha - 1 chávena de leite quente - 2 colheres de chá de fermento em pó *Observações: Eu coloquei ainda três nozes partidas muito miudinhas e no fim do bolo cozido usei o sumo de uma laranja pequena para cobrir o bolo. Preparação: Num tacho coloca-se as 100 gr. de açúcar e leva-se ao lume até ficar em caramelo. Quando isso acontecer, deita-se com cuidado o leite quente e vai ao lume de novo até que o açúcar derreta. Numa tigela bate-se a manteiga derretida com a chávena de açúcar até obter um creme branco, deita-se as gemas e continua-se a mexer. A este preparado junta-se o leite com o açúcar e mexe-se mais um pouco., por fim deita-se as claras batidas em castelo, a farinha e o fermento. Unta-se uma forma com margarina ...

Sugestão de fim-de-semana - Lugar do Pernilongos

Bom dia! Já cheira a fim-de-semana! A sugestão que vos trago hoje é uma visita a um lugar especial. Chama-se Lugar dos Pernilongos e está situado dentro da Herdade de Gâmbia  datada de 1917. Dentro desta herdade é desenvolvida actividades agro-florestais e pecuária. Encontra-se na margem direita da  Ribeira de Marateca que está integrada na Reserva Natural do Estuário do Sado. Quanto ao Lugar dos Pernilongo s, este sítio tem cerca de 600 ha. Podemos passear por lá e observar as várias árvores como o pinheiro manso e bravo e sobreiros. Para além da área florestal, o ex-líbris desta visita é obviamente os animais da quinta. Podemos estar perto de uma família de burros, de ovelhas e de cabras, o cavalo (que é o habitante mais velho desta quinta), porcos, galinhas, patos e vários coelhos, alguns muito pequeninos. Quando chegamos perto dos coelhos já está tudo numa excitação, por se saber que vamos tê-los entre os braços. Também podemos da...

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de laranja com casca, Mel, Coco e Avelãs

  Bom dia! Este bolo é uma versão do Bolo de Laranja com casca e Mel que foi partilhado na Praça da Alegria na semana passada pela Cristina Manso. Este bolo levava ainda uma calda que não fiz, apenas coloquei o sumo de 1 laranja por cima do bolo. Ingredientes: - - 1 chávena de Farinha de trigo - Meia chávena  de avelãs moídos - Meia chávena de coco ralado - 1 chávena de Mel - Meia chávena  Azeite - 4 Ovos - 2 Laranjas pequenas (bem lavadas, com a casca e cortadas em pedaços) - 1 colher de sopa   Fermento em pó - Manteiga e Farinha (para untar a forma) - q.b. Preparação: Pré-aqueça o forno a 180° C. Misture numa taça a farinha e as avelãs moidas e o coco ralado. Reserve. Bata no liquidificador o mel, o azeite, os ovos e as laranjas cortadas. Aos poucos, junte este batido ao preparado da farinha, avelãs e coco ralado.  Acrescente o fermento, misture e verta para uma forma redonda com buraco  previamente untada e enfarinhada. Leve ao for...