Avançar para o conteúdo principal

23 anos de histórias no Teatro


No dia de hoje, faz 23 anos que subi ao palco pela primeira vez. Já nem me lembro muito bem como foi, sei que os nervos eram mais que muitos. 
A peça trazia um tema complicado, a reforma agrária, a morte de Catarina Eufémia. 
O título da peça era "Ao Atiçar do Lume" de Joaquim Murale, acho que tinha uma frase para dizer, mas o peso da peça, o peso de saber que estávamos a ser avaliados por um júri, pesava imenso. 

Foi uma noite de pranto! A personagem principal era feita por uma grande amiga que na altura tinha 15 anos e enfrentou o papel com uma garra de uma mulher já feita! Acho que essa peça mudou-nos a maneira como víamos a vida!

Depois disso, fiz revista (que não é de todo o género teatral que me enquadro), fiz vários papéis, mas aquilo sabia-me a pouco e decidi voar para sonhos mais altos...

Fiz uma audição para um grupo de teatro em Lisboa, nas provas "bati" de frente com todo o tipo de pessoas que estavam na mesma posição que eu e eu... sentia-me pequenina!
Mas nos dia das provas orais, cantei, dancei e fiz teatro o melhor que pude e fiquei!

Comecei por ser uma beata no Romeu e Julieta, depois numa só peça fui Edith Piaf, Gata, a Rizzo do filme Grease, entre outras personagens! Sentia-me uma superstar ainda que pequenina...

Por motivos que não interessam, tive de fazer o luto do teatro por quase dez anos. Houve fases que só a palavra me arrepiava... mas todos crescemos e mal ou bem passamos borrachas em momentos menos bons! 

E foi o que fiz, voltei ao meu primeiro palco, reergui o grupo de teatro com a ajuda de outras pessoas que tinham a mesma paixão, fizemos teatro de várias maneiras, enchíamos a casa. Éramos felizes!

Outras responsabilidades apareceram e mais uma vez o teatro ficou para trás!

Nestas pausas fui "atacada" por uma outra vertente do teatro... a escrita! Escrevi várias peças que estão todas dentro da gaveta! à excepção da peça "Os Espíritos de Natal", que já subiu a palco variadíssimas vezes, tanto em Portugal e também no Brasil.
Quantos ás outras peças...não tenho pressa, se uma dia saírem de lá, ficarei orgulhosa por isso.

O ano de 2019 foi o meu regresso aos palcos, a poesia veio dar o mote e apesar de as pernas tremerem, o coração bater descompassado, subi a palco e fui mais uma vez feliz!
Sou actriz amadora, mas com muito orgulho em tudo o que fiz até agora!

Fazer parte desta arte é um todo, que não implica brincar ás personagens. 
É um processo tal e qual uma gravidez, nasce, cresce, toma contornos, floresce e depois dá o seu fruto. 

Um especial agradecimento a todos os que para além dos actores estão atrás do pano, fazendo a magia acontecer!

Viva o Teatro!

Beijos e abraços!
Sandra C.

Comentários

  1. Bom dia:- Os trajectos de uma vida têm altos e baixos. Uns bons, outros menos bons, mas todos com uma vivência que, de uma forma ou de outra, enriquecem a nossa forma de ver, encarar, sorrir para o que nos rodeia. Oxalá que agora em diante tudo corra a contendo da sua vontade e determinação.
    .
    Tenha um dia abençoado

    ResponderEliminar
  2. Parabéns é sempre bom recordar o que nos faz bem!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Muito bem! É sempre bom recordar e fazer uma introspecção. Ver o que foi mau e o que foi bom. Esquecer as coisas más e e ficar apenas com as boas! Adorei. Sucesso.
    -
    Tudo desperta, como a vida, quando regressa
    -
    Beijos e um excelente fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Achei super legal essa sua jornada, admiro muito aos artistas. Vocês carregam o dom e o talento de tocar almas!

    Abraçz
    Motivos Pelos Quais Estou Feliz Hoje

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de Caramelo

Bom dia a todos! Este bolo que vos deixo hoje, é um dos que tem história. A minha mãe fazia-o várias vezes. E era  uma das delicias lá de casa...  Ingredientes: - 3 Ovos - 125 gr. de manteiga derretida - 100 gr. de açúcar + 1 chávena de açúcar - 2 chávenas de farinha - 1 chávena de leite quente - 2 colheres de chá de fermento em pó *Observações: Eu coloquei ainda três nozes partidas muito miudinhas e no fim do bolo cozido usei o sumo de uma laranja pequena para cobrir o bolo. Preparação: Num tacho coloca-se as 100 gr. de açúcar e leva-se ao lume até ficar em caramelo. Quando isso acontecer, deita-se com cuidado o leite quente e vai ao lume de novo até que o açúcar derreta. Numa tigela bate-se a manteiga derretida com a chávena de açúcar até obter um creme branco, deita-se as gemas e continua-se a mexer. A este preparado junta-se o leite com o açúcar e mexe-se mais um pouco., por fim deita-se as claras batidas em castelo, a farinha e o fermento. Unta-se uma forma com margarina ...

Sugestão de fim-de-semana - Lugar do Pernilongos

Bom dia! Já cheira a fim-de-semana! A sugestão que vos trago hoje é uma visita a um lugar especial. Chama-se Lugar dos Pernilongos e está situado dentro da Herdade de Gâmbia  datada de 1917. Dentro desta herdade é desenvolvida actividades agro-florestais e pecuária. Encontra-se na margem direita da  Ribeira de Marateca que está integrada na Reserva Natural do Estuário do Sado. Quanto ao Lugar dos Pernilongo s, este sítio tem cerca de 600 ha. Podemos passear por lá e observar as várias árvores como o pinheiro manso e bravo e sobreiros. Para além da área florestal, o ex-líbris desta visita é obviamente os animais da quinta. Podemos estar perto de uma família de burros, de ovelhas e de cabras, o cavalo (que é o habitante mais velho desta quinta), porcos, galinhas, patos e vários coelhos, alguns muito pequeninos. Quando chegamos perto dos coelhos já está tudo numa excitação, por se saber que vamos tê-los entre os braços. Também podemos da...

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de laranja com casca, Mel, Coco e Avelãs

  Bom dia! Este bolo é uma versão do Bolo de Laranja com casca e Mel que foi partilhado na Praça da Alegria na semana passada pela Cristina Manso. Este bolo levava ainda uma calda que não fiz, apenas coloquei o sumo de 1 laranja por cima do bolo. Ingredientes: - - 1 chávena de Farinha de trigo - Meia chávena  de avelãs moídos - Meia chávena de coco ralado - 1 chávena de Mel - Meia chávena  Azeite - 4 Ovos - 2 Laranjas pequenas (bem lavadas, com a casca e cortadas em pedaços) - 1 colher de sopa   Fermento em pó - Manteiga e Farinha (para untar a forma) - q.b. Preparação: Pré-aqueça o forno a 180° C. Misture numa taça a farinha e as avelãs moidas e o coco ralado. Reserve. Bata no liquidificador o mel, o azeite, os ovos e as laranjas cortadas. Aos poucos, junte este batido ao preparado da farinha, avelãs e coco ralado.  Acrescente o fermento, misture e verta para uma forma redonda com buraco  previamente untada e enfarinhada. Leve ao for...