Avançar para o conteúdo principal

Tily - Natal mágico por terras de sua majestade


Após uma grande interregno, as entrevistas voltam ao Bluestrass. E nada melhor do que trazer o tema "Natal".

Hoje trago-vos alguém que não conheço pessoalmente, mas sim do mundo dos blogs.
É portuguesa, uma mulher do norte, a viver por terras de sua majestade, a Matilde ou a Tily do blog "Cantinho da Tily"  e também da loja online com o mesmo nome.

A Matilde foi uma querida que respondeu ás minhas perguntas super rápido, mas eu só agora consegui publicar.

Tily como é passar esta altura do ano longe de Portugal?
- É tudo uma questão de habito, por muito que nos custe, em Portugal já estávamos habituados a passar o Natal sozinhos em nossa casa. A parte que mais custa e que já não vejo a minha  mãe e irmãos faz 3 anos, quando fomos passar o primeiro Natal do nosso filhote a Portugal, estivemos 3 semanas, entretanto os meus sogros venderam a casa e foram morar para um parque de campismo, e ficamos sem sitio onde ficar... 

E as tradições são um misto de Portugal e Reino Unido?


- As tradições daqui não são muito diferentes de Portugal, à excepcão da comida pois eles aqui não comem bacalhau, alias costumamos dizer que os ingleses não têm uma cozinha tão rica como a nossa. Enquanto nós temos o bolo rei, as rabanadas e os sonhos, eles têm mince pies (que eu dispenso) e outros doces que eu acho muito enjoativos. Este ano fizemos pela primeira vez bolo-rainha e está mesmo muito bom :) 

Nas festas natalícias não passas sem...

- ... a minha família, marido e filhote :) 

O bacalhau também lugar na tua mesa?


- Sempre, nem podia ser de outra maneira :) E o pequenote adora o puré de batata com bacalhau desfiado, com refogado de cebola, alho, louro e cominhos (ensopado de Natal, como a minha mãe lhe chama) receita da minha mãe, tal como eu adorava em criança.

Tens contacto com a comunidade portuguesa aí?

- Temos a sorte de alguns amigos portugueses, só temos que alguns deles morem afastados de Londres... mas volta e meia eles vêm cá e nos vamos a casa deles. Também temos mercearias portuguesas, como o Lisboa Delicatessen junto ao Mercado Portobello, restaurantes portugueses aqui na zona de Heathrow e o Café Lisboa na cidade vizinha de Hounslow. Também gosto muito de sair a rua e chegar ao centro da nossa pequena cidade e ouvir português :) 


O que mais te encanta por aí nesta quadra?



- Tudo :) A magia das luzes, das decorações :) Oferecer presentes, escrever postais de Natal, os cheiros na cozinha, o aconchego da família, os abraços, ver neve (se ela aparecer como em 2017), cantar musicas de Natal ( por aqui andamos sempre a cantar o Jingle Bells e o We Wish a Merry Christmas e A Todos Um Bom Natal) 


Esta é minha preferida: "Do They Know It's Christmas - Band Aid"

Costumam ir ver as iluminações de Natal. Algum local em particular?




- Eu adoro ver as luzes :) Mesmo que seja so aqui na nossa pequena cidade ao pé do aeroporto de Heathrow. Desde que cá estamos ja fomos ao Centro de Londres ver as luzes, sabias que são colocada pela empresa portuguesa Castros? ;) 



E os mercados de Natal?



- Adoro mercados de Natal :) Beber mulled wine (vinho quente com especiarias e comer cachorros quentes :) Já para não falar nas barraquinhas de artesanato que eu adoro, talvez para o ano participe com a minha lojinha num destes mercados ou feiras de Natal :) 

Sentes tal como eu que o apelo ao consumismo é terrível nesta altura do ano?

- Sim, e não gosto nada, por isso é que cada vez mais gosto de comprar localmente. 

Fazem-se campanhas para ajudar instituições e/ou pessoas carenciadas? Queres referir alguma?

- Aqui em Novembro é organizado, pela BBC,  um espectáculo de caridade que já tem muitos anos chamado Children in Need e todos os anos gosto de contribuir com uma quantia simbólica e comprar um pijama alusivo à organização para o pequenote levar para a escola, alias ate coincide com o Pijamas Day (sim, aqui esta tradição já é muito antiga)  se não houver pijamas compramos algo do merchandising da organização. Todos os anos me emociono com os casos apresentados no programa. E por todo existem lojas de caridade, como a Scoope que é minha preferida, Salvation Army, Cancer Research entre outras. ~
Gostava que em Portugal também existissem assim em cada esquina.
Ah e podes fazer voluntariado numa dessas lojas. Voluntariado é uma actividade que conta muito para o curriculum vitae de uma pessoa aqui.

Do que mais sentem falta, nesta quadra e no resto do ano também?

- Não sinto falta, tenho saudades :) Mas compensamos sempre ;) O meu irmão tem vindo cá, se sentimos falta do mar vamos ate ele e Londres é tão parecida com o nosso Porto que isso ajuda a aguentar as saudades :)

Mensagem da Tily:
Neste Natal gostava que todos os amiguinhos do meu Lu se divirtam muito e sejam felizes com as suas famílias :) Gostava que o espírito de Natal se prolongasse pelo novo ano de 2020 :)
E que nada falte a todos nós :) ( escrevi mais ou menos estas palavras na carta do meu filhote ao Pai Natal, não pedimos brinquedos, apenas escrevemos estas palavras)

Desde já agradeço que tenhas te lembrado de mim e espero que gostem desta pequena conversa :)

Feliz Natal e Bom Ano Novo de 2020 para ti e para os teus seguidores/ leitores :)
Beijinhos e bom fim de semana*

Tily*


Comentários

  1. Adorei o convite :) Adorei partilhar o meu Natal :)
    E agradeço mais uma vez o convite minha querida :)
    Desejo um Natal magico cheio de coisas boas e um 2020 maravilhoso com muita Saude, Paz e muito Amor para ti, para a tua familia e para os teus leitores :)
    Muitos Beijinhos*
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
  2. Que partilha maravilhosa! A Matilde tem um coração especial *-*

    Feliz Natal!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

A origem das coisas...

Todos os dias fazemos pequenos gestos e usamos alguns produtos que se tornam num ritual diário. Por exemplo, com certeza que usa sabonete, ou mesmo gel de banho todos os dias.  Já alguma vez se perguntou porque o fazemos, ou qual é o sua origem? O sabonete é um produto muito antigo, os primeiros vestígios deste produto, foram encontradas na era de 2800 A.C., durante as escavações da antiga Babilónia. Na era de 1500 A.C. os antigos egípcios usavam uma mistura de óleos animal e vegetal com sais alcalinos para criar um material semelhante ao sabão, este era usado para tratar de doenças. Na era de 600 A.C. os fenícios confeccionavam uma mistura de terra argilosa com cinzas de madeira ou calcário para limpar o corpo. Este produto correu as rotas do comércio, até chegar à Europa, no entanto esta técnica não foi utilizada pelos Romanos, durante cerca de 600 anos.A partir do I século D.C. o fabrico do sabão foi evoluindo consideravelmente, desde o cozimento do sebo de carneiro com cinzas de

Entrevista - Isabel Moura Pinto - Uma Força da Natureza!

  Bom dia! Hoje deixo-vos a ultima entrevista do mês de Março de 2024.  Neste dia tão importante para mim, tinha de trazer ao blog alguém ligado à arte do teatro e à cultura em si . Trago-vos então a Isabel Moura Pinto, uma mulher de uma garra incrível, uma consciência cultural fantástica e uma inspiração! Conhecia-a em 2022 numa reunião de um projecto teatral e nunca mais nos "deslargamos".  Se hoje faço parte do TEO - Teatro Experimental de Odivelas, o devo ao convite da Isabel. Deixo-vos então a entrevista. - Quem vive na zona de Odivelas a tua cara já não é estranha, mas para quem não te conhece, quem é a Isabel Moura Pinto? Apaixonada desde sempre pelo teatro. A Beatriz Costa era prima da minha mãe e como era uma celebridade talvez isso me tenha influenciado. De qualquer forma, era uma criança solitária e distraía-me sozinha criando personagens. O teatro também esteve presente na minha vida académica. Estive 10 anos fora e desde que regressei a Odivelas comecei a partici

Música que tem bom feeling - Maria

Adoro quando descubro músicas que me tocam. Sejam elas mais sérias, ou mais "cool" como esta, estas duas vozes juntas é qualquer coisa! Letra e música de Bezegol Por gostar de ti Maria Não olhei ao sofrimento E não quis lembrar o dia Que falhaste ao juramento Por ti enfrentei o mundo Enrolado no teu dedo Condenado a amor profundo Encobrindo o teu segredo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Vou seguindo minha estrela Firme vou no meu caminho A bagagem vai pesada Mas eu carrego sozinho Foi dica a tua experiência Mas não quero olhar para trás Agarro-me às partes boas E sigo a iludir as más Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Pa