Por aqui, um pouco de tudo, um pouco de nada. O que me faz feliz, o que me toca...

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Tily - Natal mágico por terras de sua majestade


Após uma grande interregno, as entrevistas voltam ao Bluestrass. E nada melhor do que trazer o tema "Natal".

Hoje trago-vos alguém que não conheço pessoalmente, mas sim do mundo dos blogs.
É portuguesa, uma mulher do norte, a viver por terras de sua majestade, a Matilde ou a Tily do blog "Cantinho da Tily"  e também da loja online com o mesmo nome.

A Matilde foi uma querida que respondeu ás minhas perguntas super rápido, mas eu só agora consegui publicar.

Tily como é passar esta altura do ano longe de Portugal?
- É tudo uma questão de habito, por muito que nos custe, em Portugal já estávamos habituados a passar o Natal sozinhos em nossa casa. A parte que mais custa e que já não vejo a minha  mãe e irmãos faz 3 anos, quando fomos passar o primeiro Natal do nosso filhote a Portugal, estivemos 3 semanas, entretanto os meus sogros venderam a casa e foram morar para um parque de campismo, e ficamos sem sitio onde ficar... 

E as tradições são um misto de Portugal e Reino Unido?


- As tradições daqui não são muito diferentes de Portugal, à excepcão da comida pois eles aqui não comem bacalhau, alias costumamos dizer que os ingleses não têm uma cozinha tão rica como a nossa. Enquanto nós temos o bolo rei, as rabanadas e os sonhos, eles têm mince pies (que eu dispenso) e outros doces que eu acho muito enjoativos. Este ano fizemos pela primeira vez bolo-rainha e está mesmo muito bom :) 

Nas festas natalícias não passas sem...

- ... a minha família, marido e filhote :) 

O bacalhau também lugar na tua mesa?


- Sempre, nem podia ser de outra maneira :) E o pequenote adora o puré de batata com bacalhau desfiado, com refogado de cebola, alho, louro e cominhos (ensopado de Natal, como a minha mãe lhe chama) receita da minha mãe, tal como eu adorava em criança.

Tens contacto com a comunidade portuguesa aí?

- Temos a sorte de alguns amigos portugueses, só temos que alguns deles morem afastados de Londres... mas volta e meia eles vêm cá e nos vamos a casa deles. Também temos mercearias portuguesas, como o Lisboa Delicatessen junto ao Mercado Portobello, restaurantes portugueses aqui na zona de Heathrow e o Café Lisboa na cidade vizinha de Hounslow. Também gosto muito de sair a rua e chegar ao centro da nossa pequena cidade e ouvir português :) 


O que mais te encanta por aí nesta quadra?



- Tudo :) A magia das luzes, das decorações :) Oferecer presentes, escrever postais de Natal, os cheiros na cozinha, o aconchego da família, os abraços, ver neve (se ela aparecer como em 2017), cantar musicas de Natal ( por aqui andamos sempre a cantar o Jingle Bells e o We Wish a Merry Christmas e A Todos Um Bom Natal) 


Esta é minha preferida: "Do They Know It's Christmas - Band Aid"

Costumam ir ver as iluminações de Natal. Algum local em particular?




- Eu adoro ver as luzes :) Mesmo que seja so aqui na nossa pequena cidade ao pé do aeroporto de Heathrow. Desde que cá estamos ja fomos ao Centro de Londres ver as luzes, sabias que são colocada pela empresa portuguesa Castros? ;) 



E os mercados de Natal?



- Adoro mercados de Natal :) Beber mulled wine (vinho quente com especiarias e comer cachorros quentes :) Já para não falar nas barraquinhas de artesanato que eu adoro, talvez para o ano participe com a minha lojinha num destes mercados ou feiras de Natal :) 

Sentes tal como eu que o apelo ao consumismo é terrível nesta altura do ano?

- Sim, e não gosto nada, por isso é que cada vez mais gosto de comprar localmente. 

Fazem-se campanhas para ajudar instituições e/ou pessoas carenciadas? Queres referir alguma?

- Aqui em Novembro é organizado, pela BBC,  um espectáculo de caridade que já tem muitos anos chamado Children in Need e todos os anos gosto de contribuir com uma quantia simbólica e comprar um pijama alusivo à organização para o pequenote levar para a escola, alias ate coincide com o Pijamas Day (sim, aqui esta tradição já é muito antiga)  se não houver pijamas compramos algo do merchandising da organização. Todos os anos me emociono com os casos apresentados no programa. E por todo existem lojas de caridade, como a Scoope que é minha preferida, Salvation Army, Cancer Research entre outras. ~
Gostava que em Portugal também existissem assim em cada esquina.
Ah e podes fazer voluntariado numa dessas lojas. Voluntariado é uma actividade que conta muito para o curriculum vitae de uma pessoa aqui.

Do que mais sentem falta, nesta quadra e no resto do ano também?

- Não sinto falta, tenho saudades :) Mas compensamos sempre ;) O meu irmão tem vindo cá, se sentimos falta do mar vamos ate ele e Londres é tão parecida com o nosso Porto que isso ajuda a aguentar as saudades :)

Mensagem da Tily:
Neste Natal gostava que todos os amiguinhos do meu Lu se divirtam muito e sejam felizes com as suas famílias :) Gostava que o espírito de Natal se prolongasse pelo novo ano de 2020 :)
E que nada falte a todos nós :) ( escrevi mais ou menos estas palavras na carta do meu filhote ao Pai Natal, não pedimos brinquedos, apenas escrevemos estas palavras)

Desde já agradeço que tenhas te lembrado de mim e espero que gostem desta pequena conversa :)

Feliz Natal e Bom Ano Novo de 2020 para ti e para os teus seguidores/ leitores :)
Beijinhos e bom fim de semana*

Tily*


3 comentários:

  1. Adorei o convite :) Adorei partilhar o meu Natal :)
    E agradeço mais uma vez o convite minha querida :)
    Desejo um Natal magico cheio de coisas boas e um 2020 maravilhoso com muita Saude, Paz e muito Amor para ti, para a tua familia e para os teus leitores :)
    Muitos Beijinhos*
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
  2. Que partilha maravilhosa! A Matilde tem um coração especial *-*

    Feliz Natal!

    ResponderEliminar

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Com tecnologia do Blogger.

Bluestrass

Bluestrass

Número total de visualizações de páginas

Os Posts mais lidos do passado mês são:

Quem acompanha este blog...

Etiquetas

12 anos 25 de Abril A Visitar Abril Agenda do Mês Agosto Agricultura Biológica Alfarrabistas Amizade Amor Aniversário Aniversário do Blog Ao ar Livre As minhas músicas Autores Portugueses Bijouterias e Artesanato Blog Bluestrass Bom dia Canções Cinema Coisa que não gosto Coisas Boas Coisas que eu gosto Coisas simples Coisas simples. Concertos convidados Crianças Crónicas da vida de um gato Cultura Curiosidades Dança Desafios Desejos Diário do Chik e da Kinha Dias Especiais Entrevistas Escola Escrever Estações do Ano Eventos Cuturais Experiências Facebook Feeling like... Feliz Ano Novo Férias festa Festas filhos Filmes Flores Forte. Mensagens pessoais Fotografia Fotografias curiosas Fotoreportagem Fotos Grandes Mulheres Grandes Poetas Guerra Colonial Histórias Homenagens Horta em casa Humildade Humor Ideias que tenho Infância Inverno Liberdade Lisboa Literatura Livro Livros Locais Locais a visitar London City oh the world Londres Lugares a visitar Mãe Março 2018 Março 2019 Maternidade Memórias de hoje memórias de sempre Mensagens pessoais Meses Miminhos Moda Momentos Especiais Momentos Esspeciais Momentos únicos Mudança da hora Mudar Mulher Museus Musi musicas Músicas Musicas da nossa vida Na Cozinha Mando Eu Natal Natureza No Comment's Novidades O que gosto de ler O Segredo Olhos Onde gostei de ir Opinião Opiniões Ora agora falas tu Origem das coisas Os meus textos Outono Outros blogs Outros lugares Outros lugares... Pagina do Facebook Páscoa Passatempo Passear Pensamentos Pensamentos e Desabafos Pequenos Tesouros Personalidades Poema Poesias Politica Por Entre Tachos e Panelas Portugal de lés a lés Primavera Profissões Programas Quando eu era pequenina Quem manda na Cozinha Sou eu Quintal Biológico Receitas Recordações Reencontros Respeito Respirar Revoltas Saúde Sentimentos Sintra Sondagem Sonhar Sonhos Sugestões de fim-de-semana Superstições Surpresas Tatuagens Teatro Temas Temas Especiais Trabalho Tradições viagens Viagens de sonho Viagens na nossa terra Viajar Video Videos Vídeos Visitas Votos

O que pretende ver?