Avançar para o conteúdo principal

Krismas- A Aldeia Luminosa do Natal


Apesar de o Natal já ter passado, resolvi deixar-vos este texto que já ando a escrever faz algum tempo.
Como o Natal é quando nós queremos, aqui fica a primeira parte. Segunda-feira irei deixar a segunda parte.

Espero que gostem e se acharem por bem contem-na aos meus pequenos.


Krismas- A Aldeia Luminosa do Natal

Era uma vez uma aldeia que estava para lá do local onde o sol ia dormir.
A aldeia era muito pequenina, com casinhas em forma de cogumelos e cada uma tinha um jardim, onde nasciam flores de muitas cores e sabores.
Aqui viviam seres muito particulares, cheios de luz própria. Aliás, luz era uma coisa que não faltava neste lugar! E de que cor era esta luz? De muitas, de todas as cores do arco-íris.

Os habitantes de Krismas, eram muito pequeninos e cheios de energia. Tinham características muito peculiares, olhos grandes sempre prontos a ver tudo, orelhas em forma de coração, cabelos coloridos e umas mãos especiais, grandes como a bondade que abundava por toda a aldeia.

No final de cada dia quando o sol ia dormir e antes de a lua subir ao céu, vários arco-íris cruzavam-se numa dança alegre, que deixavam muito felizes quem assistia a este espetáculo.
Assim era a vida em Krismas.

Para além da alegria habitual, viviam-se momentos de entusiasmo, pois o Natal estava a chegar e todos queriam ajudar.

Na praça principal de Krismas todos os anos era decorada uma grande árvore de Natal e para isso trabalha-se afincadamente durante algumas semanas.
Apanhavam-se frutos e flores, mas também se reciclavam materiais, como cartão e algum plástico, tornando o que supostamente não prestava em lindos motivos para enfeitar a árvore.
Os habitantes de Krismas também decoravam as suas casas e nas portas eram colocadas botas de Natal, uma por cada pessoa que lá vivia.

Contava-se que na noite de Natal um velhinho de nome Nicolae passava em cada casa deixando um mimo para cada habitante. Um doce, uma fruta especial, todos eram brindados sem excepção.
Mas o estranho é que nunca ninguém tinha visto Nicolae, apenas se dizia que ele passava e fazia uma magia na noite de Natal.

Este ano as crianças de Krismas juntaram-se no recreio da escola e falavam entre eles:
- O Nicolae não existe!
- Existe sim!
- Não existe nada, é um mágico que vem e que nos deixa as lembranças nas meias...
- Então e quem é esse mágico?
- Isso eu não sei...
- Este ano temos de descobrir o Nicolae.
- E como vamos fazer isso? Quando ele vem, nós já estamos a dormir....
- Este ano não vamos estar. Nós vamos descobrir quem é o Nicolae.

Os dias iam passando e a azáfama era muita, faltava um dia para terminar a montagem da grande árvore de Natal. Todos os dias ao fim da tarde, os habitantes de Krismas se reuniam na praça e todos levavam sempre um novo enfeite para colocar na grande árvore.

Finalmente o grande dia tinha chegado, os habitantes de Krismas ao final da tarde, juntaram-se em volta da grande árvore, deram as mãos e cantaram uma canção natalícia. Depois, juntos contaram até três e por magia a árvore ficou iluminada, criando um ambiente acolhedor e único.
Todos estavam realmente nas nuvens, felicidade era a palavra do dia.

No entanto, havia alguém que estava triste.
Marielle, não conseguia esconder a sua tristeza. Todos reparavam nos seus olhos brilhantes, não de felicidade mas sim de lágrimas que teimavam em saltar e correr pela cara abaixo.
Todos sabiam a razão das lágrimas, Marielle tinha perdido Flop, o seu cão que a acompanhou durante muito anos.
Um por um, todos lhe vinham dar um abraço, um beijo, fazer uma festinha e dizer-lhe que tudo ia passar e que tinha de se alegrar, porque o Natal estava a chegar.

Marielle agradeceu a preocupação, esboçou um sorriso tímido e disse-lhes: - Eu vou ser forte, juro que vou!
Mas secretamente ela sabia que o seu coração estava pequenino e a sofrer de uma coisa chamada "saudades". (...).

Beijos e abraços
Sandra C.

Comentários

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

A origem das coisas...

Todos os dias fazemos pequenos gestos e usamos alguns produtos que se tornam num ritual diário. Por exemplo, com certeza que usa sabonete, ou mesmo gel de banho todos os dias.  Já alguma vez se perguntou porque o fazemos, ou qual é o sua origem? O sabonete é um produto muito antigo, os primeiros vestígios deste produto, foram encontradas na era de 2800 A.C., durante as escavações da antiga Babilónia. Na era de 1500 A.C. os antigos egípcios usavam uma mistura de óleos animal e vegetal com sais alcalinos para criar um material semelhante ao sabão, este era usado para tratar de doenças. Na era de 600 A.C. os fenícios confeccionavam uma mistura de terra argilosa com cinzas de madeira ou calcário para limpar o corpo. Este produto correu as rotas do comércio, até chegar à Europa, no entanto esta técnica não foi utilizada pelos Romanos, durante cerca de 600 anos.A partir do I século D.C. o fabrico do sabão foi evoluindo consideravelmente, desde o cozimento do sebo de carneiro com cinzas de

Entrevista - Isabel Moura Pinto - Uma Força da Natureza!

  Bom dia! Hoje deixo-vos a ultima entrevista do mês de Março de 2024.  Neste dia tão importante para mim, tinha de trazer ao blog alguém ligado à arte do teatro e à cultura em si . Trago-vos então a Isabel Moura Pinto, uma mulher de uma garra incrível, uma consciência cultural fantástica e uma inspiração! Conhecia-a em 2022 numa reunião de um projecto teatral e nunca mais nos "deslargamos".  Se hoje faço parte do TEO - Teatro Experimental de Odivelas, o devo ao convite da Isabel. Deixo-vos então a entrevista. - Quem vive na zona de Odivelas a tua cara já não é estranha, mas para quem não te conhece, quem é a Isabel Moura Pinto? Apaixonada desde sempre pelo teatro. A Beatriz Costa era prima da minha mãe e como era uma celebridade talvez isso me tenha influenciado. De qualquer forma, era uma criança solitária e distraía-me sozinha criando personagens. O teatro também esteve presente na minha vida académica. Estive 10 anos fora e desde que regressei a Odivelas comecei a partici

Música que tem bom feeling - Maria

Adoro quando descubro músicas que me tocam. Sejam elas mais sérias, ou mais "cool" como esta, estas duas vozes juntas é qualquer coisa! Letra e música de Bezegol Por gostar de ti Maria Não olhei ao sofrimento E não quis lembrar o dia Que falhaste ao juramento Por ti enfrentei o mundo Enrolado no teu dedo Condenado a amor profundo Encobrindo o teu segredo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Vou seguindo minha estrela Firme vou no meu caminho A bagagem vai pesada Mas eu carrego sozinho Foi dica a tua experiência Mas não quero olhar para trás Agarro-me às partes boas E sigo a iludir as más Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Pa