Avançar para o conteúdo principal

Uma aventura...

Visão do Palacete para o lado do jardim 
A vida vale a pena quando finalmente descobrimos um lugar que toda uma vida quisemos conhecer..
E foi o que aconteceu... numa destas tardes, longe do rebuliço do fim-de-semana eu e a C. fomos à descoberta da Quinta Nova da Assunção na zona de Belas, perto de Sintra.
Esta quinta datada perto do ano de 1860, para mim sempre foi um absoluto mistério, porque enquanto eu vivi nesta zona o edifício e os seus jardins sempre estiveram encerrados.

Fiquei um pouco desiludida quando lá chegamos e as portas do palacete estavam fechadas, pelos vistos só abrem quando tem alguma exposição temporária. Uma pena...

Mas os jardins estavam abertos, confesso que sou um bocadinho como as crianças, quando estão em ânsias para descobrir alguma coisa nova.. E lá entramos, tudo parecia silencioso, bastante seco, mas isso não nos impedir de irmos em busca do que queríamos ver...

                                                                    Parque de Merendas
Encontramos várias coisas, tanques antigos, casas semi-abandonadas, árvores de fruto (ainda comemos um figo branco).

                                                                     Dióspireiro

Muitas folhas no chão, pois claramente o outono está a chegar...

                                                                  As árvores curvadas 

                                      Muitas folhas no chão com flores a nascer no seu meio

Continuamos o nosso caminho e pelos jardins fora, encontramos vários lagos, uns secos, outros ainda com alguma água, várias máquinas para fazer exercícios.

                                                               Várias árvores de frutos

O que percorremos ainda foi bastante, estava muito longe de que este lugar tinha para oferecer...
Ficamos com muita pena que todos os edifícios estivessem fechados.
Vimos azulejos muito pitorescos...

                                                                        Os azulejos

Chegamos um determinado local onde se via um género de miradouro que também pensamos que tivesse fechado, mas não, tínhamos acesso e lá fomos nós descobrir aquela preciosidade.
Para além de ter o miradouro, tinha uma porta com escadas que dava acesso a uma cave, que me pareceu ser um género de mina de água. Esta zona de Belas, tem vários locais com minas de água. Obviamente esse local estava bloqueado.

                                                                      O miradouro

Alguém só me dizia que "estava a gostar muito desta aventura na quinta e floresta misteriosa.
Quando chegamos ao topo que grande surpresa e que grande vista...

                                                                A vista maravilhosa

                                                                 Eu aos olhos da C.

Ainda fomos a tempo de ver umas maravilhas da natureza...


                                  A força das raízes das árvores rebentaram o muro da quinta
No caminho de regresso ainda houve tempo para mais umas descobertas...

                                                              Adoro esta fotografia

Na despedida descobrimos este banco com um mural de azulejos de inspiração chinesa (espero não estar a dizer nenhuma barbaridade, se for alguém que me corrija).

Estas foram algumas das minhas fotos, no entanto deixo-vos a sugestão de uma outra página com fotos lindíssimas do local.

Posso-vos contar que no fim desta aventura, cheguei a casa e a C. pediu-me para "escrever com as palavras dela, a história daquela tarde, para levar para os amiguinhos da escola.
Aqui fica o registo e a sugestão para este fim-de-semana.

Alguém de quem nos lê conhece este local?

Beijos e abraços
Sandra C.



Comentários

  1. A ver pelas imagens é um belo lugar!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Desconhecia este local, mas fiquei cheia de vontade de o descobrir! Quando for, finalmente, para esses lados, tentarei lá ir *-*

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

A origem das coisas...

Todos os dias fazemos pequenos gestos e usamos alguns produtos que se tornam num ritual diário. Por exemplo, com certeza que usa sabonete, ou mesmo gel de banho todos os dias.  Já alguma vez se perguntou porque o fazemos, ou qual é o sua origem? O sabonete é um produto muito antigo, os primeiros vestígios deste produto, foram encontradas na era de 2800 A.C., durante as escavações da antiga Babilónia. Na era de 1500 A.C. os antigos egípcios usavam uma mistura de óleos animal e vegetal com sais alcalinos para criar um material semelhante ao sabão, este era usado para tratar de doenças. Na era de 600 A.C. os fenícios confeccionavam uma mistura de terra argilosa com cinzas de madeira ou calcário para limpar o corpo. Este produto correu as rotas do comércio, até chegar à Europa, no entanto esta técnica não foi utilizada pelos Romanos, durante cerca de 600 anos.A partir do I século D.C. o fabrico do sabão foi evoluindo consideravelmente, desde o cozimento do sebo de carneiro com cinzas de

Entrevista - Isabel Moura Pinto - Uma Força da Natureza!

  Bom dia! Hoje deixo-vos a ultima entrevista do mês de Março de 2024.  Neste dia tão importante para mim, tinha de trazer ao blog alguém ligado à arte do teatro e à cultura em si . Trago-vos então a Isabel Moura Pinto, uma mulher de uma garra incrível, uma consciência cultural fantástica e uma inspiração! Conhecia-a em 2022 numa reunião de um projecto teatral e nunca mais nos "deslargamos".  Se hoje faço parte do TEO - Teatro Experimental de Odivelas, o devo ao convite da Isabel. Deixo-vos então a entrevista. - Quem vive na zona de Odivelas a tua cara já não é estranha, mas para quem não te conhece, quem é a Isabel Moura Pinto? Apaixonada desde sempre pelo teatro. A Beatriz Costa era prima da minha mãe e como era uma celebridade talvez isso me tenha influenciado. De qualquer forma, era uma criança solitária e distraía-me sozinha criando personagens. O teatro também esteve presente na minha vida académica. Estive 10 anos fora e desde que regressei a Odivelas comecei a partici

Música que tem bom feeling - Maria

Adoro quando descubro músicas que me tocam. Sejam elas mais sérias, ou mais "cool" como esta, estas duas vozes juntas é qualquer coisa! Letra e música de Bezegol Por gostar de ti Maria Não olhei ao sofrimento E não quis lembrar o dia Que falhaste ao juramento Por ti enfrentei o mundo Enrolado no teu dedo Condenado a amor profundo Encobrindo o teu segredo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Vou seguindo minha estrela Firme vou no meu caminho A bagagem vai pesada Mas eu carrego sozinho Foi dica a tua experiência Mas não quero olhar para trás Agarro-me às partes boas E sigo a iludir as más Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Pa