Avançar para o conteúdo principal

Ora Agoras Falas Tu! "De Aqui em Diante" by Mara Vicente


Esta rubrica volta em grande neste mês de Setembro. Trago-vos uma amiga, com um sentido de humor único, um lado B da vida fantástico.
Conhecemo-nos desde os anos 90, onde éramos umas miúdas e fazíamos parte de um grupo de dança jazz, com umas ideias um bocadinho alternativas, entre muitas memórias retenho a memória preciosa de uma noite de Outubro, onde abrimos o sarau de dança ao som de "What is Love" de Hadday, "poderossimos" (porque este grupo era misto), com as suas calças à boca de sino e lá no meio de nós a pequena grande Mara a deixar todos de boca aberta!!
Uns anos mais tarde, cruzamo-nos mais uma vez em palco, mas já em teatro, onde esta menina voltava a dar cartas e fazendo o público vibrar apenas com a sua aparição em palco!

Bem, mas os anos passaram, as vidas deram uma grande volta e a Marita, agora é a senhora empresária Mara, mas o sorriso e a boa disposição nada fugiu, está tudo lá"

Como ela própria se descreve:

"Mara Vicente, 41. Head of customer support by day, dançarina de flamenco by night e  profissional do sofá nos intervalos. Encaro a vida com humor e humildade, mas também não há outra maneira quando se tem 1,50m desde os 10 anos. 
Fui Dirigente associativa voluntária por uns anos e sou mãe para a vida toda!"

Ai está, tudo dito! E sem mais demoras, aqui fica  a contribuição da Mara para esta rubrica, deliciem-se tal como eu...
Apenas de salientar que este texto foi escrito numa das viagens a Nova Iorque.

"Desço o elevador do Hotel mesmo no coração de Nova Iorque e vou cheia de planos na minha cabeça. Um par de horas para aproveitar e muito que ver. Trago as minhas leggings, os tenis mais confortáveis e uma t-shirt toda modernaça, cabelo solto e muita vontade de sair por aí a andar, só para sentir a cidade a pulsar. 
Rio sozinha quando penso que nunca nos meus sonhos mais recônditos eu me veria aos 41 anos sozinha, entregue a mim, a palmilhar Nova Iorque e a sentir que estou a vencer na vida.
No elevador vão uns quatro miúdos (nos vintes, miúdos portanto…) também eles cheios de planos e excitação. Parecem não me ver. Que os miúdos nesta idade não se misturam, verdade? Vivem à parte, lá no seu mundo de pele sem estrias e cabelos cheios de keratina e elasticidade. Só lhes levo vantagem pelo facto de já não precisar de clearasil. Que isto da idade bué adulta também tem os seus trunfos! Estes miúdos também têm o dom de muitas vezes não serem vistos. São meio que transparentes para as gerações mais velhas, desconsiderados para tudo o que importa decidir, sem voz nem razão. Não se lhes dá muita importância porque os cotas acham que “...convenhamos, esses fedelhos já se acham por demais importantes, com os seus I-pods e I-phones e I-quero, posso e mando...”. 
Mas hoje, da maneira como me sinto e como nos comportamos, somos todos iguais naquele elevador. Não me sinto nem um dia mais velha que nenhum deles! Caramba, sinto-me mesmo viva! 
O elevador abre-se. Um segundo de silêncio, um “plim” e ouço um valente: “Morning Madam!”
Ena, como aquele “Madam” foi direto ao meu coração tipo bala, mas daquelas que entram direitinhas e estilhaçam tudo lá por dentro. 

A verdade é que foi ontem. Foi ontem que fui nova com “N”. Pernas a tremer e uma mala carregada de coisas e coisinhas que me faziam vergar como se andasse a apanhar lenha para o Inverno Russo, mas que eu achava que eram mágicas e que me iam conferir o poder da leitura e da escrita. Lá fui eu, ontem, ladeira abaixo até à escola pela primeira vez.  E como eu queria entender aqueles códigos pequeninos e entrelaçados que enchiam milhares de folhas das dezenas de livros novinhos que a minha mãe comprava todos os meses no Círculo dos Leitores e exibia orgulhosamente na sala de estar como se ali se guardasse todo o conhecimento do mundo. Eu achava mesmo que sim. Ainda por cima  tinham capa rígida e letras douradas. Na minha cabeça estavam 25 bíblias na minha sala e eu TINHA DE SABER o que lá dizia. Mais tarde percebi que entre o D.Quixote, o monte dos vendavais e os não sei quantos volumes do Ivan o Terrível, aqueles livros só me ajudaram a ver que ninguém é perfeito e há vidas mais difíceis. Havia tanta coisa que eu não entendia, mas tanta vontade de aprender! Queria saber tudo, fazer tudo, não via limites em nada. O auge do dia era sair a correr para o recreio e ser a primeira a escorregar pelos trilhos que fazíamos com um saco de plástico ou não, sem dó nem piedade pelas calças de ganga e saias de sarja e descíamos aquelas mini ravinas de terra (ou lamaçal, dependendo da estação do ano) que circundavam os muros da minha escola. O saldo era quase sempre um joelho esfolado e uma mão cheia de felicidade! Daquela pura, cristalina, da que nos faz rir sem sentido. A genuína, que passamos a vida toda a tentar repetir por essas feiras populares a fora… Mas, uau, eu ali era feliz!

Foi mesmo ontem que eu guardei aquela última boneca, a preferida. A que na verdade não queria mesmo nada guardar mas que na minha cabeça me impedia de ser mais crescida. Foi ali que comecei a misturar a criança que fui e o adulto que viria a ser. Era tudo e coisa nenhuma. Claramente a idade em que se sabe que já se perdeu a piada toda quando pedimos qualquer coisa à mãe com aquela voz pequenina, cabeça ao lado e olhos de gato das botas (aquela, que funcionava que nem ginjas há uns mesitos atrás) e recebemos de volta um “Mau, não tenho paciência para essas criancices, que já não és bebé nenhuma!Diz lá o que é que queres como deve ser!” 
O chato é que já não se é bebé, mas também ainda não se ganharam as curvas. Então compensa-se com 50 kgs de atitude, toda ela uma colagem do colega mais bazófia da escola, com a tipa mais arisca lá do bairro, com a personagem favorita dos filmes de ação que passavam na altura - sim, era mesmo isso, ora oscilava entre um Chuck Norris de parcas palavras ou um Van Damme cheio de bazófia e emoções, conforme os dias. E sim, estava em boas condições para me fecharem num armário a marinar até aí aos 20.

Foi também ontem que o coração parou pela primeira vez e não sabendo muito bem explicar porquê não deixava de pensar naquele miúdo que me olhou uma vez, de relance - se calhar nem foi para mim que havia todo um cartaz da Samantha Fox mesmo atrás de mim - e que, portanto, nem devia saber que eu existia. Foi ontem que o coração aprendeu que tem não sei quantos ritmos, que consegue parar com um olhar, bater descompassado com uma conversa e também se parte. Estilhaça e corta, que parece nunca mais ter remédio. Mas estranhamente continua a bater. Sim, as paixonetas dão cabo do coração. Mas há que assumi-lo: nada, mas mesmo nada, tipo nem que venha lá o Brad Pitt dos tempos do “lendas de paixão”, cabelo comprido ao vento, todo nu, em cima de um cavalo - nos faz estraçalhar o coração como aquelas célebres palavras de mãe, ditas entre dentes: “Mara Rita, a gente quando chegar a casa conversa”.

Ó pá, a sério que foi ontem. Que saí finalmente do liceu. Que pisei uma faculdade pela primeira vez, que me vi a receber o meu primeiro ordenado com o qual comprei as minhas primeiras calças de ganga da Levi’s (aquele momento épico, a morder o lábio, a contar as notas, que este trapo é tão caro e este dinheiro me custou tanto a juntar...). Ontem assinei a escritura da minha primeira casa, que enchi rapidamente de bibelots, coca-cola, batatas fritas e dois gatinhos vadios. Foi ontem que fiz planos de vida com alguém, que casei, que tive uma filha - e a partir daí, daquele precioso momento em que ma colocaram nos braços e troquei um olhar com aquela criatura miudínha e frágil, que eu agarrei firme no volante, meti a quinta, pisquei os olhos duas vezes e de repente aqui me encontro. Carrego o mesmo coração curioso, a mesma vontade de ser feliz, a mesma energia para a vida. O chato é quando às vezes paro diante de do espelho e preciso de uns momentos para reconhecer aquela mulher cheia de olheiras, de maxilar mais quadrado e ancas largas que tem de tomar coragem para subir um lance de escadas e já não vai a pé a lado nenhum. E que de vez em quando, quando fala parece que estou a ouvir a minha mãe projetada de dentro de mim. 
Aquele “Madam” teve um efeito de espelho aumentador em mim. Sacana do tipo que me atirou o ego para o poço do elevador! Mas sabem que mais? Fiz o que faço melhor: pus o meu sorriso 35 e saí dali cheia de confiança, nariz empinado e ancas a oscilar , qual Irina Shayk a seguir ao primeiro piropo do Bradley Cooper. Porque os anos eu tenho, mas a velhice só chega quando eu deixar!

Nota de rodapé: estava tão confiançuda que galguei uns quarteirões e ainda subi os ultimos 7 lances do Empire State Building a pé. Chegada ao topo, acho prudente refazer a minha última frase: Os anos eu tenho, mas a velhice só chega quando os joelhos cederem! Pronto, é mais isso."

Agora que leram o texto, comunico-vos que a blogosfera acabou de ganhar mais uma estrela, esta menina mulher, de sua graça Mara.
O blog dela foi criado ontem, ainda é um bebé de seu nome "De Aqui Em Diante" e também já tem página de Facebook e de Instagram.

Obrigado, pela tua boa disposição, sinto-me orgulhosa desta tua "entrance" na vida dos blogs!
Sê bem vinda miúda!!

Beijos e abraços para todos.
Sandra C.

Comentários

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

A origem das coisas...

Todos os dias fazemos pequenos gestos e usamos alguns produtos que se tornam num ritual diário. Por exemplo, com certeza que usa sabonete, ou mesmo gel de banho todos os dias.  Já alguma vez se perguntou porque o fazemos, ou qual é o sua origem? O sabonete é um produto muito antigo, os primeiros vestígios deste produto, foram encontradas na era de 2800 A.C., durante as escavações da antiga Babilónia. Na era de 1500 A.C. os antigos egípcios usavam uma mistura de óleos animal e vegetal com sais alcalinos para criar um material semelhante ao sabão, este era usado para tratar de doenças. Na era de 600 A.C. os fenícios confeccionavam uma mistura de terra argilosa com cinzas de madeira ou calcário para limpar o corpo. Este produto correu as rotas do comércio, até chegar à Europa, no entanto esta técnica não foi utilizada pelos Romanos, durante cerca de 600 anos.A partir do I século D.C. o fabrico do sabão foi evoluindo consideravelmente, desde o cozimento do sebo de carneiro com cinzas de

País do NÃO, País do SIM

  Bom dia! Hoje comemora-se os 50 anos do 25 Abril. Como diz o meu pai "Como assim 50 anos?" Mas é verdade, já lá vão 50 anos. 50 anos depois de finalmente o povo poder sair à rua, sem medo... Deixo-vos um vídeo com texto de minha autoria. O desenho do cravo final, é da autoria da Carol. País do NÃO, País do SIM "Até Abril florir, Portugal era o país do Não. Não podes ser, Não podes ler,  Não podes ter, Não PODES! Não podes! Quantos homens não puderam ser felizes, porque uma guerra consumiu-lhes a vida? Quantos livros não foram lidos, porque eram impróprios? Quantas opiniões se perderam, porque foram encarceradas? Quantas músicas foram ouvidas em surdina? Quantos homens e mulheres tiveram de abandonar o seu país, para salvaguardar as suas vidas e os seus ideais? Após Abril florir, o povo saiu à rua! Após Abril florir nunca mais se deixou de cantar uma canção! Abril floriu, mas muitos não sabem que flor foi essa que nasceu nessa madrugada . Porque os livros não contam, qu

Entrevista - Isabel Moura Pinto - Uma Força da Natureza!

  Bom dia! Hoje deixo-vos a ultima entrevista do mês de Março de 2024.  Neste dia tão importante para mim, tinha de trazer ao blog alguém ligado à arte do teatro e à cultura em si . Trago-vos então a Isabel Moura Pinto, uma mulher de uma garra incrível, uma consciência cultural fantástica e uma inspiração! Conhecia-a em 2022 numa reunião de um projecto teatral e nunca mais nos "deslargamos".  Se hoje faço parte do TEO - Teatro Experimental de Odivelas, o devo ao convite da Isabel. Deixo-vos então a entrevista. - Quem vive na zona de Odivelas a tua cara já não é estranha, mas para quem não te conhece, quem é a Isabel Moura Pinto? Apaixonada desde sempre pelo teatro. A Beatriz Costa era prima da minha mãe e como era uma celebridade talvez isso me tenha influenciado. De qualquer forma, era uma criança solitária e distraía-me sozinha criando personagens. O teatro também esteve presente na minha vida académica. Estive 10 anos fora e desde que regressei a Odivelas comecei a partici