Avançar para o conteúdo principal

Ana Paula Pereira - A Magia da escrita!



As entrevistas regressam ao Bluestrass, neste mês tão importante como o 13º aniversário deste cantinho. Para isso nada melhor do que trazer alguém que perceba, a vontade de escrever, a vontade de aprender e de chegar sempre mais além.

A Ana Paula Pereira, Conhecemo-nos de uma maneira muito engraçada. A Paula faz parte de um grupo de teatro por quem nutro um grande carinho, o Teatro Vitrine de Fafe.
O Grupo veio a Lisboa e eu fiquei encantada com eles, a partir daí, sigo a trabalho do grupo e "privo" assiduamente com a Paula, via Facebook e seguindo o seu blog o Baú da Paulinha, da Bá e afins.
A entrevista que vos trago, é para dar a conhecer o trabalho da Paula e o seu mais recente projecto, o livro "Mania do 7", um livro infantil,que foi publicado recentemente e que eu com muita pena não pude estar presente no lançamento.
Aqui fica a entrevista que a Paula gentilmente me deu, as fotos também foram gentilmente cedidas pr ela.
Deixo também uma música escolhida pela Paula para acompanhar a sua entrevista:



- Paula, recentemente lançaste o teu primeiro livro, como é que a escrita entrou na tua vida?
Eu escrevo desde sempre. Acho que nasci com o bichinho da escrita. Quando era miúda o meu sonho era ser jornalista num grande jornal.
Nunca escrevi com a intenção de editar, ou melhor, esse sonho está sempre lá, mas pensas sempre que é impossível realizá-lo. Até que… Vejo um concurso no Facebook, “Somos mais do que
histórias”, da editora Cordel d’ Prata. O prémio seria a publicação conjunta de 50 histórias de 50 novos autores. Concorri mas não fui seleccionada. 


Passados 15 dias recebi um e-mail a agradecer a minha participação no concurso e que apesar de não ter sido seleccionada para o referido concurso, gostariam de publicar a minha história num livro só meu. 
Fiquei super, híper, mega feliz! Como costumo dizer, fechou-se uma porta e abriu-se um portão.


- Escreves preferencialmente para crianças, ou tens preferência por outros géneros literários?
Eu gosto de grandes narrativas. Escrever para crianças não é fácil. É difícil “prendê-las”, captar a sua atenção. Mas gosto de o fazer.

- O que te inspirou para escrever o conto "Mania dos 7"?
A minha obsessão pelos números. Sou fascinada pelo 7 desde sempre. O número mágico desde os primórdios da humanidade. 

- As personagens são ficcionadas?
Sim, todas.

- Já ponderas um novo projecto literário?
Claro, estou a trabalhar nele. Aliás, A Mania dos 7 não é o meu primeiro projeto de escrita, apesar de ser o primeiro a ser editado.

- Sem ser o género infantil, sobre o que gostavas de escrever?
Neste momento, e já há mais de um ano, estou a escrever um romance. Dá -me muito trabalho em termos de pesquisa e desgasta-me imenso! Mas estou a adorar “criar” e ir conhecendo os meus personagens. 
Choro e rio com eles. Sofro de tal maneira com as suas dores que por vezes fico meses sem conseguir escrever. É difícil desligar-me das suas vidas e dos seus problemas.

- Vives na linda cidade de Fafe que eu adoro. Vias- te a escrever um romance sobre a sua cidade?
Quem sabe um dia…



- Para além desta aventura a Paula faz artesanato, faz teatro, tem um blog, uma mulher das artes portanto. Como geres o teu tempo?
Tenho um emprego “nine to five “, o que significa muito tempo livre. Como não sou de estar no sofá a ver TV ou passar horas no café, a determinada altura decidi fazer formação em artes decorativas. Com o tempo fui pesquisando e aprendendo sempre mais. Vou dando a conhecer os meus trabalhos através da página do Facebook, Baú da Paulinha. 

Desde há muito que estou ligada ao teatro, mas de forma mais séria desde que a Bárbara, a minha filhota, foi para a universidade. Tinha recebido um convite para integrar o Teatro Vitrine há algum tempo e essa foi a altura ideal. Temos ensaios 3 vezes por semana e há meses em que temos apresentações todos os fins-de-semana. Ando sempre a correr de um lado para o outro, mas adoro toda esta adrenalina! 

- Apresenta-nos o teu blog.
O Baú da Paulinha, da Bá e afins é um cantinho onde vou relatando algumas vivências cá de casa, com a minha filhota e com o meu gato. Neste momento, tem estado um bocadinho em stand by porque outras escritas “se alevantam”. 

- Voltando aos livros, as tuas preferências quais são? Autores portugueses, estrangeiros? E que género literário mais gostas?
Os meus gostos são muito eclécticos. Adoro histórias de acção, mas também gosto de um bom romance. Praticamente leio tudo, histórias infantis, biografias, relatos históricos… Não sou esquisita. 

Por fim, deixa uma mensagem a quem gosta de ler e a quem almeja o sonho de escrever um livro.

Arranjem desculpas para ler, pois ler é viajar, conhecer, aprender, sonhar! Se o vosso sonho é publicar um livro, leiam! Pesquisem, usem o dicionário, escrevam e reescrevam e quando acharem que está pronto, leiam mais meia dúzia de vezes e de certeza que vão sempre corrigir alguma coisa. Depois peçam a opinião a um ou dois amigos, que gostem de ler. Se eles gostarem, avancem! Contactem uma editora, não desistam do sonho!

Obrigado Paula, pela disponibilidade. Que este teu livro seja um sucesso!
Beijos e abraços a todos. Bom fim-de-semana!
Sandra C.

Comentários

  1. Que sejas sempre feliz a escrever
    Beijinhos da tua fã nr 1! 😛

    ResponderEliminar
  2. Que o livro, tal como os outros projectos criativos da Ana Paula, sejam o maior sucesso!...
    Já certamente bastante atrasada, e porque nestes últimos tempos, tenho andado daqui um pouco afastada, não me apercebi do aniversário do teu blog!
    Muitos parabéns para este teu espaço!... E que muitos mais aniversários, sejam por aqui assinalados, neste teu espaço de partilha, onde há sempre uma variedade de temas bem interessantes, e sempre com o mesmo gosto e empenho! Tudo de bom!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Ana, pelas palavras de incentivo :)
    Beijinho e sê feliz .

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

A origem das coisas...

Todos os dias fazemos pequenos gestos e usamos alguns produtos que se tornam num ritual diário. Por exemplo, com certeza que usa sabonete, ou mesmo gel de banho todos os dias.  Já alguma vez se perguntou porque o fazemos, ou qual é o sua origem? O sabonete é um produto muito antigo, os primeiros vestígios deste produto, foram encontradas na era de 2800 A.C., durante as escavações da antiga Babilónia. Na era de 1500 A.C. os antigos egípcios usavam uma mistura de óleos animal e vegetal com sais alcalinos para criar um material semelhante ao sabão, este era usado para tratar de doenças. Na era de 600 A.C. os fenícios confeccionavam uma mistura de terra argilosa com cinzas de madeira ou calcário para limpar o corpo. Este produto correu as rotas do comércio, até chegar à Europa, no entanto esta técnica não foi utilizada pelos Romanos, durante cerca de 600 anos.A partir do I século D.C. o fabrico do sabão foi evoluindo consideravelmente, desde o cozimento do sebo de carneiro com cinzas de

País do NÃO, País do SIM

  Bom dia! Hoje comemora-se os 50 anos do 25 Abril. Como diz o meu pai "Como assim 50 anos?" Mas é verdade, já lá vão 50 anos. 50 anos depois de finalmente o povo poder sair à rua, sem medo... Deixo-vos um vídeo com texto de minha autoria. O desenho do cravo final, é da autoria da Carol. País do NÃO, País do SIM "Até Abril florir, Portugal era o país do Não. Não podes ser, Não podes ler,  Não podes ter, Não PODES! Não podes! Quantos homens não puderam ser felizes, porque uma guerra consumiu-lhes a vida? Quantos livros não foram lidos, porque eram impróprios? Quantas opiniões se perderam, porque foram encarceradas? Quantas músicas foram ouvidas em surdina? Quantos homens e mulheres tiveram de abandonar o seu país, para salvaguardar as suas vidas e os seus ideais? Após Abril florir, o povo saiu à rua! Após Abril florir nunca mais se deixou de cantar uma canção! Abril floriu, mas muitos não sabem que flor foi essa que nasceu nessa madrugada . Porque os livros não contam, qu

Entrevista - Isabel Moura Pinto - Uma Força da Natureza!

  Bom dia! Hoje deixo-vos a ultima entrevista do mês de Março de 2024.  Neste dia tão importante para mim, tinha de trazer ao blog alguém ligado à arte do teatro e à cultura em si . Trago-vos então a Isabel Moura Pinto, uma mulher de uma garra incrível, uma consciência cultural fantástica e uma inspiração! Conhecia-a em 2022 numa reunião de um projecto teatral e nunca mais nos "deslargamos".  Se hoje faço parte do TEO - Teatro Experimental de Odivelas, o devo ao convite da Isabel. Deixo-vos então a entrevista. - Quem vive na zona de Odivelas a tua cara já não é estranha, mas para quem não te conhece, quem é a Isabel Moura Pinto? Apaixonada desde sempre pelo teatro. A Beatriz Costa era prima da minha mãe e como era uma celebridade talvez isso me tenha influenciado. De qualquer forma, era uma criança solitária e distraía-me sozinha criando personagens. O teatro também esteve presente na minha vida académica. Estive 10 anos fora e desde que regressei a Odivelas comecei a partici