Avançar para o conteúdo principal

Ana Paula Pereira - A Magia da escrita!



As entrevistas regressam ao Bluestrass, neste mês tão importante como o 13º aniversário deste cantinho. Para isso nada melhor do que trazer alguém que perceba, a vontade de escrever, a vontade de aprender e de chegar sempre mais além.

A Ana Paula Pereira, Conhecemo-nos de uma maneira muito engraçada. A Paula faz parte de um grupo de teatro por quem nutro um grande carinho, o Teatro Vitrine de Fafe.
O Grupo veio a Lisboa e eu fiquei encantada com eles, a partir daí, sigo a trabalho do grupo e "privo" assiduamente com a Paula, via Facebook e seguindo o seu blog o Baú da Paulinha, da Bá e afins.
A entrevista que vos trago, é para dar a conhecer o trabalho da Paula e o seu mais recente projecto, o livro "Mania do 7", um livro infantil,que foi publicado recentemente e que eu com muita pena não pude estar presente no lançamento.
Aqui fica a entrevista que a Paula gentilmente me deu, as fotos também foram gentilmente cedidas pr ela.
Deixo também uma música escolhida pela Paula para acompanhar a sua entrevista:



- Paula, recentemente lançaste o teu primeiro livro, como é que a escrita entrou na tua vida?
Eu escrevo desde sempre. Acho que nasci com o bichinho da escrita. Quando era miúda o meu sonho era ser jornalista num grande jornal.
Nunca escrevi com a intenção de editar, ou melhor, esse sonho está sempre lá, mas pensas sempre que é impossível realizá-lo. Até que… Vejo um concurso no Facebook, “Somos mais do que
histórias”, da editora Cordel d’ Prata. O prémio seria a publicação conjunta de 50 histórias de 50 novos autores. Concorri mas não fui seleccionada. 


Passados 15 dias recebi um e-mail a agradecer a minha participação no concurso e que apesar de não ter sido seleccionada para o referido concurso, gostariam de publicar a minha história num livro só meu. 
Fiquei super, híper, mega feliz! Como costumo dizer, fechou-se uma porta e abriu-se um portão.


- Escreves preferencialmente para crianças, ou tens preferência por outros géneros literários?
Eu gosto de grandes narrativas. Escrever para crianças não é fácil. É difícil “prendê-las”, captar a sua atenção. Mas gosto de o fazer.

- O que te inspirou para escrever o conto "Mania dos 7"?
A minha obsessão pelos números. Sou fascinada pelo 7 desde sempre. O número mágico desde os primórdios da humanidade. 

- As personagens são ficcionadas?
Sim, todas.

- Já ponderas um novo projecto literário?
Claro, estou a trabalhar nele. Aliás, A Mania dos 7 não é o meu primeiro projeto de escrita, apesar de ser o primeiro a ser editado.

- Sem ser o género infantil, sobre o que gostavas de escrever?
Neste momento, e já há mais de um ano, estou a escrever um romance. Dá -me muito trabalho em termos de pesquisa e desgasta-me imenso! Mas estou a adorar “criar” e ir conhecendo os meus personagens. 
Choro e rio com eles. Sofro de tal maneira com as suas dores que por vezes fico meses sem conseguir escrever. É difícil desligar-me das suas vidas e dos seus problemas.

- Vives na linda cidade de Fafe que eu adoro. Vias- te a escrever um romance sobre a sua cidade?
Quem sabe um dia…



- Para além desta aventura a Paula faz artesanato, faz teatro, tem um blog, uma mulher das artes portanto. Como geres o teu tempo?
Tenho um emprego “nine to five “, o que significa muito tempo livre. Como não sou de estar no sofá a ver TV ou passar horas no café, a determinada altura decidi fazer formação em artes decorativas. Com o tempo fui pesquisando e aprendendo sempre mais. Vou dando a conhecer os meus trabalhos através da página do Facebook, Baú da Paulinha. 

Desde há muito que estou ligada ao teatro, mas de forma mais séria desde que a Bárbara, a minha filhota, foi para a universidade. Tinha recebido um convite para integrar o Teatro Vitrine há algum tempo e essa foi a altura ideal. Temos ensaios 3 vezes por semana e há meses em que temos apresentações todos os fins-de-semana. Ando sempre a correr de um lado para o outro, mas adoro toda esta adrenalina! 

- Apresenta-nos o teu blog.
O Baú da Paulinha, da Bá e afins é um cantinho onde vou relatando algumas vivências cá de casa, com a minha filhota e com o meu gato. Neste momento, tem estado um bocadinho em stand by porque outras escritas “se alevantam”. 

- Voltando aos livros, as tuas preferências quais são? Autores portugueses, estrangeiros? E que género literário mais gostas?
Os meus gostos são muito eclécticos. Adoro histórias de acção, mas também gosto de um bom romance. Praticamente leio tudo, histórias infantis, biografias, relatos históricos… Não sou esquisita. 

Por fim, deixa uma mensagem a quem gosta de ler e a quem almeja o sonho de escrever um livro.

Arranjem desculpas para ler, pois ler é viajar, conhecer, aprender, sonhar! Se o vosso sonho é publicar um livro, leiam! Pesquisem, usem o dicionário, escrevam e reescrevam e quando acharem que está pronto, leiam mais meia dúzia de vezes e de certeza que vão sempre corrigir alguma coisa. Depois peçam a opinião a um ou dois amigos, que gostem de ler. Se eles gostarem, avancem! Contactem uma editora, não desistam do sonho!

Obrigado Paula, pela disponibilidade. Que este teu livro seja um sucesso!
Beijos e abraços a todos. Bom fim-de-semana!
Sandra C.

Comentários

  1. Que sejas sempre feliz a escrever
    Beijinhos da tua fã nr 1! 😛

    ResponderEliminar
  2. Que o livro, tal como os outros projectos criativos da Ana Paula, sejam o maior sucesso!...
    Já certamente bastante atrasada, e porque nestes últimos tempos, tenho andado daqui um pouco afastada, não me apercebi do aniversário do teu blog!
    Muitos parabéns para este teu espaço!... E que muitos mais aniversários, sejam por aqui assinalados, neste teu espaço de partilha, onde há sempre uma variedade de temas bem interessantes, e sempre com o mesmo gosto e empenho! Tudo de bom!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Ana, pelas palavras de incentivo :)
    Beijinho e sê feliz .

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

Música que tem bom feeling - Maria

Adoro quando descubro músicas que me tocam. Sejam elas mais sérias, ou mais "cool" como esta, estas duas vozes juntas é qualquer coisa! Letra e música de Bezegol Por gostar de ti Maria Não olhei ao sofrimento E não quis lembrar o dia Que falhaste ao juramento Por ti enfrentei o mundo Enrolado no teu dedo Condenado a amor profundo Encobrindo o teu segredo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Vou seguindo minha estrela Firme vou no meu caminho A bagagem vai pesada Mas eu carrego sozinho Foi dica a tua experiência Mas não quero olhar para trás Agarro-me às partes boas E sigo a iludir as más Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Pa...

Raquel Martins - Pura Inspiração

Bom dia! Hoje trago-vos a primeira entrevista do mês de Março de 2025. A Raquel, para além de mulher, é mãe, esposa e fisioterapeuta. Conheci a Raquel, não sei ao certo há quantos anos, no sitio onde um dia gostava de morar, em Arões, perto de Fafe.  Admiro a Raquel pela sua tranquilidade, pela sua maneira de estar e de levar a vida. Admiro a sua coragem por tomar o pulso à sua vida e lutar pelos seus sonhos! Parabéns Raquel, és uma inspiração! - Para quem ainda não te conhece, quem é a Raquel Martins? 💜 Sou a Raquel, tenho 29 anos, sou mãe de duas meninas com três anos. Sou profissional de saúde, fisioterapeuta por conta própria. Foi um dos maiores passos da minha vida, que me transformou profissionalmente e pessoalmente também, porque dá-nos asas para sermos mais e melhor. Principalmente sou feliz, muito feliz no que faço, muito feliz com o que tenho, muito feliz na mãe que sou e na família que construí até hoje. - Antes de falarmos da tua profissão, gostava de falar um pouco da...

Panquecas de maçã

Fotografias da minha autoria... Cá por casa, todos se pelam por ter um pequeno almoço com panquecas. No passado sábado "inventei" umas que ficaram uma delícia. Simplesmente voaram. Tive como inspiração base uma receita que vi no blog "A Pitada do Pai", que tanto gosto de seguir. Então a receita foi esta: - 2 ovos - 1 maçã pequena Granny Smith ou metade de uma grande - 1 colher sopa açúcar amarelo ou de coco - 2 colheres sopa amido milho (vulgo Maizena) - 1 colher sopa de Maizena - 1 colher sopa de farinha de coco Preparação: Descasque a maçã, corte em pedaços, junte todos os outros ingredientes no liquidificador. Se achar que a massa está muito densa, acrescente aos poucos leite vegetal ou leite de vaca ou mesmo sumo de laranja. Aqueça uma frigideira antiaderente com um pouco de óleo de coco ou manteiga. Faça mini panquecas, vai render cerca de 12 a 14 doses. Quando começar a fazer, é ver todos a virem a correr, espreitar o que se passa,...