Avançar para o conteúdo principal

A origem das Coisas - Filtro de Sonhos


Fotos e pensamentos da minha autoria...

Sonhar faz parte da vida. Que nunca percamos essa capacidade de subir ás nuvens e voar por cima delas, ainda que não tiremos os pés do chão.

Num sábado em família fui surpreendida por um atelier para os mais pequenos, onde ensinavam a fazer um Filtro de Sonhos (termo que desconhecia, para mim este objecto era uma variante dos Espanta- Espíritos).
Nesse dia a Ca. veio para casa com um e eu com a mania de aprender a fazer tudo, fui indagar como se fazia... e pronto, descobri todo um mundo novo!

Este domingo, num piquenique entre família e amigos, lancei este desafio que foi bem aceite, e o resultado está à vista. Parece complicado de fazer, mas é simples.

Para vos situar, este amuleto é de origem indígena e originalmente era feito de fibras de Salgueiro Chorão em forma de círculo, representativo da vida e do sol. O circulo era preenchido por tiras de couro onde se amarravam vários fios formando um género de teia de aranha que no centro tinha uma abertura, cujo significado seria a alma e também às nossas escolhas.
Diz-se que por este círculo passam os sonhos bons e que os sonhos maus ficam presos na teia, vindo a dissipar-se com a chegada do sol.

Os Filtros de Sonhos podem-se decorar com penas, em representação do ar, elemento essencial à vida. Pode-se ainda acrescentar grãos perfurados, contas e outros objectos que tenham algum significado especial.


Basta pesquisar pela internet para se encontrar uma panóplia vastíssima de maneiras de fazer um Filtro de Sonhos.. Estes foram feitos de uma forma muito simples e de maneira a reciclar materiais.


Quanto ás cores a utilizar, elas são são muito importantes e cheias de significados:

Branco-  Relaxamento, meditação e ordem.

Preto - Normalmente esta cor é utilizada em conjunto com outras.
Por exemplo a junção do preto e branco equilibram-se, formando uma extensão da filosofia oriental Yin e Yang.

Azul- Positivismo, fé.
Azul Turquesa - Bem estar.

Rosa - Paz, bom descanso.

Vermelho- Boa energia, paixão, aventura e optimismo.

Laranja - Estabilidade, alegria e vivacidade.

Amarelo- Energia Vital, sabedoria, inteligência e novas esperanças.

Verde- Plena conexão com a natureza, calma e tranquilidade.

Castanho - Também ligado à natureza, representa estabilidade.


Um sonho pode ter uma aura escura, cheia de nevoeiro e dúvidas por revelar. 
Mas também pode ser um arco-íris de vida.
Que cada um de nós chegue à plenitude e consiga alcançar o pote dos sonhos coloridos e da esperança.

Aprender a fazer estes Filtros dos Sonhos, foi algo de adorei aprender, quem sabe daqui para a frente, não dou asas à criatividade...

Beijos e abraços.
Sandra C.

Comentários

  1. Adorei!!! Também quero muito fazer um!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando olhamos pensamos... xiii é muito complicado! E na realidade não é!
      Depois quero ver!!!

      Beijinhos
      Sandra C.
      bluestrass.blogspot.com

      Eliminar
  2. E ficaram super giros estes apanhadores de sonhos!... :-)
    Que eles filtrem muitos sonhos e boas energia... e sejam pólos de inspiração!...
    Adorei o conceito e a ideia!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de Caramelo

Bom dia a todos! Este bolo que vos deixo hoje, é um dos que tem história. A minha mãe fazia-o várias vezes. E era  uma das delicias lá de casa...  Ingredientes: - 3 Ovos - 125 gr. de manteiga derretida - 100 gr. de açúcar + 1 chávena de açúcar - 2 chávenas de farinha - 1 chávena de leite quente - 2 colheres de chá de fermento em pó *Observações: Eu coloquei ainda três nozes partidas muito miudinhas e no fim do bolo cozido usei o sumo de uma laranja pequena para cobrir o bolo. Preparação: Num tacho coloca-se as 100 gr. de açúcar e leva-se ao lume até ficar em caramelo. Quando isso acontecer, deita-se com cuidado o leite quente e vai ao lume de novo até que o açúcar derreta. Numa tigela bate-se a manteiga derretida com a chávena de açúcar até obter um creme branco, deita-se as gemas e continua-se a mexer. A este preparado junta-se o leite com o açúcar e mexe-se mais um pouco., por fim deita-se as claras batidas em castelo, a farinha e o fermento. Unta-se uma forma com margarina ...

Sugestão de fim-de-semana - Lugar do Pernilongos

Bom dia! Já cheira a fim-de-semana! A sugestão que vos trago hoje é uma visita a um lugar especial. Chama-se Lugar dos Pernilongos e está situado dentro da Herdade de Gâmbia  datada de 1917. Dentro desta herdade é desenvolvida actividades agro-florestais e pecuária. Encontra-se na margem direita da  Ribeira de Marateca que está integrada na Reserva Natural do Estuário do Sado. Quanto ao Lugar dos Pernilongo s, este sítio tem cerca de 600 ha. Podemos passear por lá e observar as várias árvores como o pinheiro manso e bravo e sobreiros. Para além da área florestal, o ex-líbris desta visita é obviamente os animais da quinta. Podemos estar perto de uma família de burros, de ovelhas e de cabras, o cavalo (que é o habitante mais velho desta quinta), porcos, galinhas, patos e vários coelhos, alguns muito pequeninos. Quando chegamos perto dos coelhos já está tudo numa excitação, por se saber que vamos tê-los entre os braços. Também podemos da...

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de laranja com casca, Mel, Coco e Avelãs

  Bom dia! Este bolo é uma versão do Bolo de Laranja com casca e Mel que foi partilhado na Praça da Alegria na semana passada pela Cristina Manso. Este bolo levava ainda uma calda que não fiz, apenas coloquei o sumo de 1 laranja por cima do bolo. Ingredientes: - - 1 chávena de Farinha de trigo - Meia chávena  de avelãs moídos - Meia chávena de coco ralado - 1 chávena de Mel - Meia chávena  Azeite - 4 Ovos - 2 Laranjas pequenas (bem lavadas, com a casca e cortadas em pedaços) - 1 colher de sopa   Fermento em pó - Manteiga e Farinha (para untar a forma) - q.b. Preparação: Pré-aqueça o forno a 180° C. Misture numa taça a farinha e as avelãs moidas e o coco ralado. Reserve. Bata no liquidificador o mel, o azeite, os ovos e as laranjas cortadas. Aos poucos, junte este batido ao preparado da farinha, avelãs e coco ralado.  Acrescente o fermento, misture e verta para uma forma redonda com buraco  previamente untada e enfarinhada. Leve ao for...