Avançar para o conteúdo principal

Livraria Solidária- Um sonho literário



Olá a todos! Eu disse-vos que voltava em breve com as entrevistas ao Bluestrass. E aqui estamos, hoje com uma entrevista, muito esperada por mim. Pois acredito neste projecto, é sem dúvida uma mais valia para o comunidade.
Quem nos dá está entrevista é Paulo Quaresma, uma pessoa que admiro muito, apesar de não pertencer ao mesmo concelho, fui-me habituando a vê-lo a lutar pela população e pelo seu bem estar. Espero que gostem tanto, como eu gostei.

A Livraria Solidárias  de Carnide completa no final de fevereiro um ano de vida.
- Tem sido um ano de muito trabalho, mas também de muitos sucessos?
Sim. A Livraria Solidária tem sido uma experiência muito enriquecedora, quer para os voluntários envolvidos no projeto, quer para a comunidade.
Podemos hoje afirmar que o resultado destes dez primeiros meses ultrapassou, e muito, as nossas expetativas iniciais.



Este é um projeto que pioneiro em Portugal. De onde surgiu está ideia?
- Na realidade este não é um projeto pioneiro no nosso país. Pelo menos existia mais uma experiência do género em Cascais. A nossa Livraria Solidária surge a partir de uma candidatura que a Boutique da Cultura apresentou ao programa BIP-ZIP da Câmara Municipal de Lisboa e que juntou ainda mais duas instituições: Crescer a Cores e Azimute Radical.
A ideia surge porque a génese da criação da própria Boutique da Cultura foi um projeto de leituras encenadas. 

Da ideia a concretização do projeto quanto tempo demorou?
- Foram cerca de 2 meses de preparação da candidatura, discussão da ideia. Depois a candidatura foi aprovada em setembro de 2017 e abrimos a Livraria no final de fevereiro de 2018.


Vocês estão localizados no coração de Carnide. A adesão dos moradores tem sido positiva?
- Quisemos que a Livraria Solidária se instala-se numa das entradas do centro histórico de Carnide, contribuindo assim para dar mais vida e dinâmica aquela zona da cidade de Lisboa. O feedback dos nossos “vizinhos” tem sido muito positivo, chegando alguns a referir questões como o reforço da segurança na rua, mais pessoas a frequentar o café próximo, foi reparada a iluminação pública na rua.
Pequenas questões laterais à Livraria mas importantes para a comunidade.
E depois ao nível da participação nas iniciativas e utilização do espaço também podemos referir como um resultado muito positivo.

Quem vos procura? E a faixa etária?
- Todo o tipo de pessoas, de diferentes faixas etárias e de várias zonas. A Livraria Solidária de Carnide não é frequentada e não existe apenas para os moradores da freguesia. Ela está aberta a todos, independentemente da sua área de residência.
Temos estudantes, estrangeiros a viver em Portugal, temos pessoas de meia idade, temos idosos… Felizmente é um espaço frequentado por uma grande diversidade de pessoas.

Como começaram a aparecer os livros nas prateleiras?
- Aqui foi a nossa primeira surpresa. Após começarmos a divulgar a ideia e a solicitar ajuda nas redes sociais foram muitas as doações, quer de particulares, quer de instituições. E rapidamente os livros apareceram ao ponto de termos que suspender, na altura, as doações.

Qual é o vosso horário de funcionamento?
- A nossa Livraria Solidária está aberta todos os dias úteis e ao primeiro sábado de cada mês, das 14h30 às 19h30.

Quem trabalha na Livraria são voluntários, esse voluntariado está aberto a qualquer pessoa, ou existem requisitos?
- A Livraria vive sobretudo do trabalho voluntário. Pessoas da comunidade e da própria associação que se foram juntando em torno desta ideia. Primeiro para recuperar o espaço, pintar, construir as prateleiras, o chão, catalogar e todos os trabalhos necessários para a abertura.
E depois para o funcionamento diário do espaço.
Hoje para além dos voluntários temos ainda dois estágios profissionais apoiados pelo IEFP, sendo que um dos casos é a integração de uma pessoa portadora de deficiência.
Temos ainda a ajuda de dois jovens europeus (um italiano e uma francesa) que estão, através da Boutique da Cultura, durante 12 meses em Portugal ao abrigo de um programa europeu de voluntariado (SVE).

Para além da consulta e troca de livros, também fazem eventos relacionados com os livros.
Indiquem alguns.
- O espaço da Livraria está aberto à realização de vários eventos culturais. Já realizámos lançamentos e apresentações de livros, sessões de conto, tertúlias, a dinamização de clubes literários.
Por outro lado, a partir da Livraria desenvolvemos outros projetos na comunidade como por exemplo a criação na freguesia de locais para a troca gratuita de livros. Instalámos em quase todas as farmácias da freguesia, e numa parceria com estas, pequenos quiosques onde qualquer pessoa pode levar ou trocar gratuitamente um livro.

O que falta ainda fazer na Livraria Solidária?
- Tanta coisa… Este será um projeto sempre em transformação, em mudança e em construção.

A quem se deve a decoração e pinturas deste espaço?
 - A toda a equipa de voluntários que foi dando ideias e sugestões.
Um trabalho coordenado pelo João Borges de Oliveira, nosso responsável criativo da Boutique da Cultura.


Num futuro próximo, a livraria irá ter um espaço para beber um chá ou um café?
- Não está previsto, mas nunca se sabe. A Livraria tem um espaço exterior agradável. Apesar de ser uma Livraria as pessoas podem ir ao local, escolher um livro e ficar ali a ler.

Deixem uma frase ou um pensamento, que elucide quem nos lê, sobre a importância deste projeto.
- Há ideias simples que ajudam a construir comunidade.
E há equipamentos culturais que ajudam a reforçar os laços de comunidade. O projeto da Livraria Solidária tem dois grandes benefícios: pessoal, para quem compra livros, pois ajuda a democratizar o acesso aos livros, colocando livros a preços muito acessíveis ( de 1 a 5 euros ) e depois um beneficio coletivo.
É que todas as receitas revertem para projetos culturais e de intervenção comunitária.

Um bom fim-de-semana a todos.
Beijos e abraços
Sandra C.

Comentários

  1. Fiquei encantada com esta entrevista! O projeto é maravilhoso e, acredito, faz toda a diferença na nossa sociedade e em cada pessoa. Além disso, o facto de ter essa abertura voluntária e plural, enriquece ainda mais o conceito.
    Espero que tenha sempre o maior sucesso *-*

    ResponderEliminar
  2. r: É mesmo difícil - para não dizer impossível - resistir a azulejos *-*

    ResponderEliminar
  3. Que iniciativa tão bonita! Que chegue a muitas pessoas!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: @rititipi || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
  4. Uma iniciativa fantástica que desconhecia por completo!
    Fiquei encantada! Parabéns aos autores do projecto... e a ti, Sandra, por no-lo dares a conhecer...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

A origem das coisas...

Todos os dias fazemos pequenos gestos e usamos alguns produtos que se tornam num ritual diário. Por exemplo, com certeza que usa sabonete, ou mesmo gel de banho todos os dias.  Já alguma vez se perguntou porque o fazemos, ou qual é o sua origem? O sabonete é um produto muito antigo, os primeiros vestígios deste produto, foram encontradas na era de 2800 A.C., durante as escavações da antiga Babilónia. Na era de 1500 A.C. os antigos egípcios usavam uma mistura de óleos animal e vegetal com sais alcalinos para criar um material semelhante ao sabão, este era usado para tratar de doenças. Na era de 600 A.C. os fenícios confeccionavam uma mistura de terra argilosa com cinzas de madeira ou calcário para limpar o corpo. Este produto correu as rotas do comércio, até chegar à Europa, no entanto esta técnica não foi utilizada pelos Romanos, durante cerca de 600 anos.A partir do I século D.C. o fabrico do sabão foi evoluindo consideravelmente, desde o cozimento do sebo de carneiro com cinzas de

Entrevista - Isabel Moura Pinto - Uma Força da Natureza!

  Bom dia! Hoje deixo-vos a ultima entrevista do mês de Março de 2024.  Neste dia tão importante para mim, tinha de trazer ao blog alguém ligado à arte do teatro e à cultura em si . Trago-vos então a Isabel Moura Pinto, uma mulher de uma garra incrível, uma consciência cultural fantástica e uma inspiração! Conhecia-a em 2022 numa reunião de um projecto teatral e nunca mais nos "deslargamos".  Se hoje faço parte do TEO - Teatro Experimental de Odivelas, o devo ao convite da Isabel. Deixo-vos então a entrevista. - Quem vive na zona de Odivelas a tua cara já não é estranha, mas para quem não te conhece, quem é a Isabel Moura Pinto? Apaixonada desde sempre pelo teatro. A Beatriz Costa era prima da minha mãe e como era uma celebridade talvez isso me tenha influenciado. De qualquer forma, era uma criança solitária e distraía-me sozinha criando personagens. O teatro também esteve presente na minha vida académica. Estive 10 anos fora e desde que regressei a Odivelas comecei a partici

Música que tem bom feeling - Maria

Adoro quando descubro músicas que me tocam. Sejam elas mais sérias, ou mais "cool" como esta, estas duas vozes juntas é qualquer coisa! Letra e música de Bezegol Por gostar de ti Maria Não olhei ao sofrimento E não quis lembrar o dia Que falhaste ao juramento Por ti enfrentei o mundo Enrolado no teu dedo Condenado a amor profundo Encobrindo o teu segredo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Vou seguindo minha estrela Firme vou no meu caminho A bagagem vai pesada Mas eu carrego sozinho Foi dica a tua experiência Mas não quero olhar para trás Agarro-me às partes boas E sigo a iludir as más Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Pa