Avançar para o conteúdo principal

Desafio - Livro que já li mais que uma vez - Diário de Anne Frank



Fotos da minha autoria.
Já li muitos livros. Tenho uma predilecção por alguns em particular... os que tratam a segunda guerra Mundial...
Este gosto começou quando li pela primeira vez o "Diário da Anne Frank".
Já tinha ouvido falar dele, mas lê-lo superou as minhas expectativas...

Emotivo, intenso, por vezes questionei-me sobre se estas palavras com sentimentos tão profundos  seriam mesmo escritas pela jovem Anne.
Falar de política, liberdade de expressão, de amor e solidão e de tantos outros temas causa dúvidas a quem lê o livro...
Em muitos parágrafos é difícil conter a emoção.

De qualquer forma, penso que o facto de estar privada de sair daquela casa despoletou toda esta "fome" de libertar os sentimentos reprimidos. Escrevendo, consegue exprimir-se e talvez tal não acontecesse, se falasse com alguns dos que partilhavam aquele espaço.
O "diário" apenas a "escutava", não a criticava, nem a reprimia...

Muito se escreveu sobre Anne Frank, alguns outros livros foram editados, mas até hoje nunca mais li nada para além deste livro. Já o li completo pelo menos duas vezes, esporadicamente posso ler uma ou outra página, sou sempre surpreendida cada vez que isso acontece.

Sem dúvida que este relato, é uma lição de vida, algo que não vou esquecer..

Por tudo isto e por todos os factos ocorridos durante os anos terríveis da segunda guerra mundial, tenho curiosidade de entender e saber mais sobre o tema.



Para quem não conhece ou já não se lembra, deixo-vos alguns excertos:

Pág 230" (...) Não preciso de admiradores mas sim de amigos; não preciso de adoradores em troca de um sorriso mas sim de alguém que dê valor à minha maneira de ser e ao meu carácter.(...)"

Pág 231" (...) Acho que alguma coisa de belo resta sempre: a natureza, o Sol, a liberdade e alguma coisa de nós próprios. É a isto que devemos agarrar-nos , e reencontrar-nos-emos a ti e a Deus, e não perdemos  equilíbrio. Aquele que é feliz, espalha felicidade. Aquele que tem coragem e confiança, nem na infelicidade se afogará!"

Pág 274 "(...) Quem foi que nos impôs este destino? Quem decidiu excluir deste modo os judeus do convívio dos outros povos?
Quem nos fez sofrer tanto até agora? Foi Deus que nos trouxe o sofrimento e será Deus que nos libertará.(...) Quem sabe, talvez venha ainda o dia em que o Mundo se aperceba do bem, através da nossa fé, e talvez seja por isso que temos de sofrer tanto.(...)
Não percamos a coragem. Temos de ter consciência da nossa missão. Não nos queixemos, que o dia da salvação há-de chegar. Nunca Deus abandonou o nosso povo.(...)"

Pág 275 "(...) Se Deus me deixar viver, hei-de ir mais longe de que a mãe. Não quero ficar insignificante. Quero conquistar o Mundo e trabalhar para a Humanidade.
O que sei é que a coragem e a alegria são os factores mais importantes na vida!"

Perante afirmações destas, não à como não ficar desarmado.
Espero que gostem. Este é um desafio, mas não vou desafiar ninguém em particular, mas todos os que quiserem abraçá-lo!

Beijos e abraços
Sandra C.

Comentários

  1. Já o li e vou ter de reler, e espero um dia ler juntamente com o meu filho!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. É uma vergonha, mas nunca li o livro! Acho que, parte mim, não se sentia preparada para a brutalidade do conteúdo. No entanto, quero fazê-lo ainda este ano

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. r: Oh, obrigada! Eu é que fico mal habituada com tanto carinho *-*

    Tenho mesmo que pegar no livro, que está há meses na estante à espera de uma oportunidade

    ResponderEliminar
  4. Oláá, tudo bem? Meu nome é Tanara e estou voltando pro mundo blogueiro agora! Adorei teu cantinho e espero que visite e siga o meu, caso queira! Fico no aguardo! (: Beijinhos!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de Caramelo

Bom dia a todos! Este bolo que vos deixo hoje, é um dos que tem história. A minha mãe fazia-o várias vezes. E era  uma das delicias lá de casa...  Ingredientes: - 3 Ovos - 125 gr. de manteiga derretida - 100 gr. de açúcar + 1 chávena de açúcar - 2 chávenas de farinha - 1 chávena de leite quente - 2 colheres de chá de fermento em pó *Observações: Eu coloquei ainda três nozes partidas muito miudinhas e no fim do bolo cozido usei o sumo de uma laranja pequena para cobrir o bolo. Preparação: Num tacho coloca-se as 100 gr. de açúcar e leva-se ao lume até ficar em caramelo. Quando isso acontecer, deita-se com cuidado o leite quente e vai ao lume de novo até que o açúcar derreta. Numa tigela bate-se a manteiga derretida com a chávena de açúcar até obter um creme branco, deita-se as gemas e continua-se a mexer. A este preparado junta-se o leite com o açúcar e mexe-se mais um pouco., por fim deita-se as claras batidas em castelo, a farinha e o fermento. Unta-se uma forma com margarina ...

Sugestão de fim-de-semana - Lugar do Pernilongos

Bom dia! Já cheira a fim-de-semana! A sugestão que vos trago hoje é uma visita a um lugar especial. Chama-se Lugar dos Pernilongos e está situado dentro da Herdade de Gâmbia  datada de 1917. Dentro desta herdade é desenvolvida actividades agro-florestais e pecuária. Encontra-se na margem direita da  Ribeira de Marateca que está integrada na Reserva Natural do Estuário do Sado. Quanto ao Lugar dos Pernilongo s, este sítio tem cerca de 600 ha. Podemos passear por lá e observar as várias árvores como o pinheiro manso e bravo e sobreiros. Para além da área florestal, o ex-líbris desta visita é obviamente os animais da quinta. Podemos estar perto de uma família de burros, de ovelhas e de cabras, o cavalo (que é o habitante mais velho desta quinta), porcos, galinhas, patos e vários coelhos, alguns muito pequeninos. Quando chegamos perto dos coelhos já está tudo numa excitação, por se saber que vamos tê-los entre os braços. Também podemos da...

Na Cozinha Mando Eu - Bolo de laranja com casca, Mel, Coco e Avelãs

  Bom dia! Este bolo é uma versão do Bolo de Laranja com casca e Mel que foi partilhado na Praça da Alegria na semana passada pela Cristina Manso. Este bolo levava ainda uma calda que não fiz, apenas coloquei o sumo de 1 laranja por cima do bolo. Ingredientes: - - 1 chávena de Farinha de trigo - Meia chávena  de avelãs moídos - Meia chávena de coco ralado - 1 chávena de Mel - Meia chávena  Azeite - 4 Ovos - 2 Laranjas pequenas (bem lavadas, com a casca e cortadas em pedaços) - 1 colher de sopa   Fermento em pó - Manteiga e Farinha (para untar a forma) - q.b. Preparação: Pré-aqueça o forno a 180° C. Misture numa taça a farinha e as avelãs moidas e o coco ralado. Reserve. Bata no liquidificador o mel, o azeite, os ovos e as laranjas cortadas. Aos poucos, junte este batido ao preparado da farinha, avelãs e coco ralado.  Acrescente o fermento, misture e verta para uma forma redonda com buraco  previamente untada e enfarinhada. Leve ao for...