Avançar para o conteúdo principal

Desafio - Livro que já li mais que uma vez - Diário de Anne Frank



Fotos da minha autoria.
Já li muitos livros. Tenho uma predilecção por alguns em particular... os que tratam a segunda guerra Mundial...
Este gosto começou quando li pela primeira vez o "Diário da Anne Frank".
Já tinha ouvido falar dele, mas lê-lo superou as minhas expectativas...

Emotivo, intenso, por vezes questionei-me sobre se estas palavras com sentimentos tão profundos  seriam mesmo escritas pela jovem Anne.
Falar de política, liberdade de expressão, de amor e solidão e de tantos outros temas causa dúvidas a quem lê o livro...
Em muitos parágrafos é difícil conter a emoção.

De qualquer forma, penso que o facto de estar privada de sair daquela casa despoletou toda esta "fome" de libertar os sentimentos reprimidos. Escrevendo, consegue exprimir-se e talvez tal não acontecesse, se falasse com alguns dos que partilhavam aquele espaço.
O "diário" apenas a "escutava", não a criticava, nem a reprimia...

Muito se escreveu sobre Anne Frank, alguns outros livros foram editados, mas até hoje nunca mais li nada para além deste livro. Já o li completo pelo menos duas vezes, esporadicamente posso ler uma ou outra página, sou sempre surpreendida cada vez que isso acontece.

Sem dúvida que este relato, é uma lição de vida, algo que não vou esquecer..

Por tudo isto e por todos os factos ocorridos durante os anos terríveis da segunda guerra mundial, tenho curiosidade de entender e saber mais sobre o tema.



Para quem não conhece ou já não se lembra, deixo-vos alguns excertos:

Pág 230" (...) Não preciso de admiradores mas sim de amigos; não preciso de adoradores em troca de um sorriso mas sim de alguém que dê valor à minha maneira de ser e ao meu carácter.(...)"

Pág 231" (...) Acho que alguma coisa de belo resta sempre: a natureza, o Sol, a liberdade e alguma coisa de nós próprios. É a isto que devemos agarrar-nos , e reencontrar-nos-emos a ti e a Deus, e não perdemos  equilíbrio. Aquele que é feliz, espalha felicidade. Aquele que tem coragem e confiança, nem na infelicidade se afogará!"

Pág 274 "(...) Quem foi que nos impôs este destino? Quem decidiu excluir deste modo os judeus do convívio dos outros povos?
Quem nos fez sofrer tanto até agora? Foi Deus que nos trouxe o sofrimento e será Deus que nos libertará.(...) Quem sabe, talvez venha ainda o dia em que o Mundo se aperceba do bem, através da nossa fé, e talvez seja por isso que temos de sofrer tanto.(...)
Não percamos a coragem. Temos de ter consciência da nossa missão. Não nos queixemos, que o dia da salvação há-de chegar. Nunca Deus abandonou o nosso povo.(...)"

Pág 275 "(...) Se Deus me deixar viver, hei-de ir mais longe de que a mãe. Não quero ficar insignificante. Quero conquistar o Mundo e trabalhar para a Humanidade.
O que sei é que a coragem e a alegria são os factores mais importantes na vida!"

Perante afirmações destas, não à como não ficar desarmado.
Espero que gostem. Este é um desafio, mas não vou desafiar ninguém em particular, mas todos os que quiserem abraçá-lo!

Beijos e abraços
Sandra C.

Comentários

  1. Já o li e vou ter de reler, e espero um dia ler juntamente com o meu filho!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. É uma vergonha, mas nunca li o livro! Acho que, parte mim, não se sentia preparada para a brutalidade do conteúdo. No entanto, quero fazê-lo ainda este ano

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. r: Oh, obrigada! Eu é que fico mal habituada com tanto carinho *-*

    Tenho mesmo que pegar no livro, que está há meses na estante à espera de uma oportunidade

    ResponderEliminar
  4. Oláá, tudo bem? Meu nome é Tanara e estou voltando pro mundo blogueiro agora! Adorei teu cantinho e espero que visite e siga o meu, caso queira! Fico no aguardo! (: Beijinhos!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Pode comentar... o Bluestrass não morde!

Mensagens populares deste blogue

A origem das coisas...

Todos os dias fazemos pequenos gestos e usamos alguns produtos que se tornam num ritual diário. Por exemplo, com certeza que usa sabonete, ou mesmo gel de banho todos os dias.  Já alguma vez se perguntou porque o fazemos, ou qual é o sua origem? O sabonete é um produto muito antigo, os primeiros vestígios deste produto, foram encontradas na era de 2800 A.C., durante as escavações da antiga Babilónia. Na era de 1500 A.C. os antigos egípcios usavam uma mistura de óleos animal e vegetal com sais alcalinos para criar um material semelhante ao sabão, este era usado para tratar de doenças. Na era de 600 A.C. os fenícios confeccionavam uma mistura de terra argilosa com cinzas de madeira ou calcário para limpar o corpo. Este produto correu as rotas do comércio, até chegar à Europa, no entanto esta técnica não foi utilizada pelos Romanos, durante cerca de 600 anos.A partir do I século D.C. o fabrico do sabão foi evoluindo consideravelmente, desde o cozimento do sebo de carneiro com cinzas de

Panquecas de maçã

Fotografias da minha autoria... Cá por casa, todos se pelam por ter um pequeno almoço com panquecas. No passado sábado "inventei" umas que ficaram uma delícia. Simplesmente voaram. Tive como inspiração base uma receita que vi no blog "A Pitada do Pai", que tanto gosto de seguir. Então a receita foi esta: - 2 ovos - 1 maçã pequena Granny Smith ou metade de uma grande - 1 colher sopa açúcar amarelo ou de coco - 2 colheres sopa amido milho (vulgo Maizena) - 1 colher sopa de Maizena - 1 colher sopa de farinha de coco Preparação: Descasque a maçã, corte em pedaços, junte todos os outros ingredientes no liquidificador. Se achar que a massa está muito densa, acrescente aos poucos leite vegetal ou leite de vaca ou mesmo sumo de laranja. Aqueça uma frigideira antiaderente com um pouco de óleo de coco ou manteiga. Faça mini panquecas, vai render cerca de 12 a 14 doses. Quando começar a fazer, é ver todos a virem a correr, espreitar o que se passa,

Música que tem bom feeling - Maria

Adoro quando descubro músicas que me tocam. Sejam elas mais sérias, ou mais "cool" como esta, estas duas vozes juntas é qualquer coisa! Letra e música de Bezegol Por gostar de ti Maria Não olhei ao sofrimento E não quis lembrar o dia Que falhaste ao juramento Por ti enfrentei o mundo Enrolado no teu dedo Condenado a amor profundo Encobrindo o teu segredo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Vou seguindo minha estrela Firme vou no meu caminho A bagagem vai pesada Mas eu carrego sozinho Foi dica a tua experiência Mas não quero olhar para trás Agarro-me às partes boas E sigo a iludir as más Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Para onde foste eu não vi Nem sei quando deixei Queria-te ter aqui Mas sei que não consigo Fazer voltar atrás Fazer do tempo amigo Eu lembro-me de ti Por quem me apaixonei Pa